terça-feira, 12 de novembro de 2013

REGISTRO REFLEXIVO DA PRÁTICA ANUAL DA SRM X AEE EM VÁRZEA NOVA.

Registro reflexivo referente ao 1º semestre de 2011 da atuação da profª Sílvia Carneiro na SRM do C.E.J.S.O “ Descobrir como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer” Amyr Klink. Amyr Klink foi muito sábio ao expressar na sua frase PACIÊNCIA/RAZÃO E QUERER, como palavras chaves para as conquista tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Pois nesta luta que é o trabalho da S.R.M. Sala de Recursos Multifuncional e AEE- Atendimento Educacional Especializado em Várzea Nova para a inclusão destas crianças no Ensino Regular, muitas vezes em 2009/2010 quis dominar a força para que as coisas acontecessem a ex: da nossa paralisação de uma semana após o episódio do povoado de Salinas, que de nada resolveu, não atingimos o alvo. Mudanças? Aconteceu este ano já estamos inseridos nas instalações do C.E.J.S.O, embora até hoje 23/03/2011, os computadores não estejam ligados, só estão para compor a sala. O que fazer? A quem recorrer? Tanto o dirigente da escola Cristiano Batista de Morais, quanto a Coordenadora de Educação do munícipio Cássia Antônia Bastos já fizeram várias as solicitações. Mas como iniciado o texto é preciso ter paciência, penso que estes episódios tristes são por faltar de querer não fica claro para nós, de quem é a [...] Assim de 14/02 a 21/02 permaneci na SRM do C.E.J.S.O realizando matrículas, contra a minha vontade, pois não é atribuição de professores de AEE, ou é? Só a partir de 22 iniciou-se o planejamento, nesta data foi - me solicitado pelo diretor desta unidade de ensino que preparasse uma pauta para discutir com os professores O que é a SEM o AEEA e o papel destes na escola, e a função/ atribuições dos envolvidos. Este encontro aconteceu na manhã do dia 24/02/2011 de 08h00minh às 12h00minh, o mesmo foi ministrado mim e por Irvys hoje professora/ cuidadora educacional do Aluno I.M, estudante do 6º ano A matutino desta escola. O encontro foi interessante a pauta está em anexo. Discutimos sobre o papel de cada um neste processo, a profª Irvys deu um depoimento real de uma vivência no Povoado de Mulungú, onde sem experiência e formação específica conseguiu estar com um aluno com NEE necessidade educacional especializado na classe comum e perceber que é possível e normal é só querer, o depoimento emocionou a todos os presentes, pena que o diretor Cristiano e o vice-diretor do turno matutino não se fizeram presentes estavam neste dia distribuindo livros didáticos aos pais dos alunos. Neste encontro os professores que lecionam no 6º ano A matutino solicitaram uma nova formação para serem orientados para trabalharem com o aluno I.E. que é PC/DF, inclusive a cuidadora educacional Irvys. O 1º encontro de formação para professores da escola comum X professora AEE aconteceu em 15/03/2011 de 10:00h às 12:00h na C.E.J.S.O se fizeram presentes o diretor Cristiano Batista de Morais, o vice-diretor deste turno José Divonilson, a coordenadora Ana Paula, os professores que lecionam para o 6º ano A matutino: Adria Simone, Robério Pinto, Jidoval Taveira, Sílvia Cristina, Roberto Dantas, Absolon Pimentel, Jeany Rios, não se fizeram presente os professores Theobaldo Peixoto e Marcos Oliveira. A pauta segue em anexo. O AEE Atendimento Educacional Especializado de fato iniciou-se em 21/03/2011, a carga horária será igual ao do ano de 2010, de 20h, sendo seg, ter, e qua nas turmas do matutino e vespertino, com o atendimento a 11 alunos que estão matriculados no C.E.J.S.O e no Grupo Escolar Aderbal César de Oliveira. Por conta da carga horária alguns alunos frequentam 1 vez, outros 2 vezes. 1ª semana de AEE na S.R.M. do C.E.J.S.O. Dos 11 matriculados só 06 compareceram nos seus respectivos horários, todas as atividades previstas para os alunos em grupo e ou individual foram executadas com coerência e presteza, todas se envolveram e as realizaram, das 06 alunos só uma a aluna M/C que ainda é um desafio, pois a 1ª não consegue se relacionar e comunicar e a 2ª a se concentrar. Hoje 14/03/2011 realizamos a 1ª reunião a 1ª reunião de pais que os alunos frequentam a SEM do C.E.J.S.O. dos 11 alunos que frequentam esta sala estudam no Grupo Escolar Aderbal César de Oliveira e o C.E.J.S.O. Nesta reunião discutimos sobre a importância da AEE para os seus filhos e a importância da frequência dos mesmos para o seu sucesso na escola regular, sugeriu-se que os pais comprassem a farda do C.E.J.S.O para que eles não os diferencia ao demais alunos ( aqueles que são do G.E.A.C.O.). Na oportunidade esclareceu-se o papel AEE para cada NEE, e que mesmo havendo grupos de alunos com a mesma deficiência o plano de AEE é individual. Por falta de “ comunicação “ dos 11 alunos, só 4 mães compareceram, foi proveitosa a discussão, principalmente do texto: Avance sempre de autor desconhecido pena que nenhum membro da direção participou, ainda nos parece que a S.R.M e o AEE, só é responsabilidade do grupo habilitado para estas funções. 1ª A.C na S.R.M do C.E.J.S.O aconteceu no dia 21/03/2011 nos reunimos- Cássia, Irvis e Jilvani onde discutimos sobre o texto: relacionando-o com a nossa prática, falamos da dificuldade que é ainda encontrar as atividades exatas para atingir os objetivos para cada aluno na sua deficiência/NEE. Para facilitar a escrita do planejamento a Coordenadora nos favoreceu a apostila intitulada: 2ª A.C na S.R.M 28/03/2011 iniciamos este encontro com o texto Solidariedade de autor desconhecido, em seguida, discutiu-se a necessidade de acompanhar o planejamento escrito dos professores, visto que a Coord. Cássia foi sabedora por parte de uma mãe que seu filho está a margem na sala de aula, diante disto a proposto é de que nós este ano temos que intervir diretamente com a professora no sentido de sugerir melhores estratégias que inclua TODOS os alunos com NEE nas atividades. Em seguida discutiu-se a necessidade de intervirmos com os professores , sugeriu que criássemos,pesquisássemos sugestões de ações por alunos para posteriormente repassarmos para os professores e sobre seus respectivos alunos, baseado no material no mini- curso “ A caminho da inclusão”, o qual é muito rico e nele consta muitas seqüências didática sugerindo flexibilização, o qual inclui principalmente os alunos com DI em todas as atividades realizadas nas classes comuns. Ano passado tentamos inserir está prática, só que não foi possível, esperamos que ano pudesse atuar melhor neste sentido. • Não é, pois segundo no texto: Nota técnica- SEESP/GAB/ nº 11/2010, cedido pela coordenadora Cássia Antônia, p. 04 item c, e de competência da escola 07 itens e um deles é matricular no AEE e na SRM os alunos público alvo da educação especial, tanto da própria escola, quanto os outros, conforme demanda da rede municipal de ensino. • Assim ficou decidido que após uma reunião com gestores/ coordenadores pedagógicos escolares, teremos A.C atividades complementares com os professores que estão com estes alunos com NEE, para que possamos realizar as intervenções necessárias, a saber: orientações sobre estratégias metodológicas inclusive e acompanhamento pedagógico para checagem se as estratégias estão sendo aplicadas como orientadas, pois o AEE só tem sentido se houver esta troca entre a SRM e Sala de aula comum, pois a 1ª complementa e ou suplementa a segunda. A.C.C. foi muito proveitosa / útil 3ª A.C. Esta se utilizou o tempo para planejamos o 1º A.C com os professores da Rede Municipal por escola e que tenha alunos com DI nas salas regulares e que frequentam a SEM, o foco desta reunião será discutir com os professores o papel de cada um numa perspectiva de Educação Inclusiva e discutir estratégias de flexibilização curriculares para que estes alunos sejam incluídos nas atividades propostas e permanecem nas escolas pois a garantia de matrícula já é proposta e validada pela lei e cumprida pela escolas municipais de Várzea Nova o X da questão é garantir sua permanência e aprendizagem significativa. A 1ª A.C se deu no G.E.A.C.O em 05/04/201, das 08:00h às 12:00h e se fizeram presentes a diretora A., a coordenadora S. e os professores: Maria E., J. Luíza, S. F., L. A. e A. Janete. A coordenadora Cássia distribuiu alguns textos para serem estudados, algumas estratégias de flexibilização foram discutidas, segundo a coordenadora S. os textos repassados servirão para estudos posteriores em ACs futuras. Após o encontro que foi bom, não considerei ótimo por que como o ano passado, pessoas saiam antes da conclusão e no momento da apresentação dos slides e vídeos alguns participantes estavam realizando atividades extras a ex: de passando atividades dos alunos para matriz ou lendo outras coisas. Ficou acertado que mensalmente, preferencialmente a 1ª terça de cada mês estarei fazendo orientações aos professores com referencia à flexibilização curriculares para atender alunos com DI 03/04/2011 hoje tivemos o primeiro A.C com os docentes do 4ºe 5º ano do C.EJ.S.O, neste momento discutiremos sobre inclusão escolar e estratégias metodológicas para alunos com DI ( a profª Leila Cristiane tem I) e D.A ( a profª Edineide contempla 1 em sua turma a aluna ), as discussões foram norteados baseados em slides e filmes de escolar reais que discute como lidar com a inclusão real de alunos com NEE necessidades educacionais especializada. Ao iniciar assistimos a um filme que contemplava uma escola municipal do Rio de Janeiro onde a inclusão já acontecia, mostro o “ medo do novo” dos professores, em contrapartida umas uma escola onde só sua estrutura arquitetônica já barra o aceso e permanência destes alunos, onde uma aluna relatava que tem uma irmã DI e que estuda em escola especial, falava o quanto a irmã perdia com isso, pois em sua comum a inclusão favorecia uma aprendizagem mais significativa. Muitos mitos foram quebrados nesta reunião, pois uma professora se pronunciou acreditando que 50% da responsabilidade na aprendizagem dos alunos NEE era do AEE na SEM. Mas a coordenadora Cássia com sabedoria explicou o nosso papel no AEE, deixando claro também que não nos aperfeiçoamos em trabalhar com alunos com NEE em sala de aula comum. Durante este semestre as A.C.s na SRM- foram bem diversificadas tivemos a oportunidade para estudar, refletir sobre nossas práticas, tivemos em 30/11/2011 o início de um mini-curso de LIBRAS organizado pela Coordenadora Cássia Antônia. No final deste período sentamos para avaliar o que foi realizado neste período a partir das fichas de Atribuições do professor do AEE/ SRM para os alunos com Necessidades Educacionais Especializadas NEE, por deficiência e revimos o modelo de planejamento que foi reelaborado pela coordenadora da Educação Especial a profª Cássia Antônia Bastos, bem como o PDI- Plano de Desenvolvimento Individual dos alunos com NEE que devem ser preenchidos pelos professores das classes comuns que estes alunos estão inseridos.

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