segunda-feira, 7 de abril de 2014

PDI 2014 IRÁ GARANTIR ACESSIBILIDADE CURRICULAR AOS ALUNOS COM N.E.E. EM VÁRZEA NOVA. SÍLVIA,APOIO CÁSSIA(AMBAS PROFESSORAS DE A.E.E.





 
 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
                                RUA ANTERO DA ROCHA MONTENEGRO, S/N
                          CENTRO CEP. 44690-000 – VÁRZEA NOVA – BAHIA
Descrição: Brasão V            TELEFONE: (74) 3659- 2133 E-MAILS: smevnova@gmail.com

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL (PDI)

PARTE I – INFORMAÇÕES E AVALIAÇÃO GERAL DO ALUNO
1- IDENTIFICAÇÃO:
Nome completo: Ítalo Emanuel Rocha Belitardo
Data de nascimento: 15/01/2000
Endereço:  Rua Maximinio José Venâncio, 215
Bairro: Centro
Cidade: Várzea Nova


2- DADOS FAMILIARES:
Nome do pai: Euvaldo Alves Belitardo
Nome da mãe: Jilvani Rocha Silva Belitardo.
Profissão, escolaridade e idade do pai:  Lavrador, tem ensino Médio completo.
Profissão, escolaridade e idade da mãe:  Professora. Pós-graduada.
Número de irmãos: 1
Mora com: os pais
Telefone: 88083755
:
3- INFORMAÇÃO ESCOLAR:
Nome da escola:  Centro Educacional João de Souza Oliveira
Endereço da escola: Praça Otacílio Alcântara
Ano/série de escolaridade atual (classe regular): 9º ano
Idade com que entrou na escola: 3 anos
História escolar (comum) e antecedentes relevantes:
Ano
Série/ano
Idade
Professor (a)
 Resultado final
2007




2008




2009




2010




2011




2012




2013





História escolar (especial) e antecedentes relevantes:
O aluno frequenta o AEE desde 2009 nesta Instituição de Ensino.

Motivo do encaminhamento para o atendimento educacional especializado (dificuldades apresentadas pelo aluno):
Comprometimentos motores e necessidade de comunicação alternativa.

4- AVALIAÇÃO DO ALUNO

4.1- CONDIÇÕES DE SAÚDE GERAL
Caso o aluno apresente alguma deficiência, problemas de comportamento e/ou problemas de saúde, descreva:

4.2- Tem diagnóstico da área da saúde que indica surdez, deficiência visual, deficiência física, deficiência intelectual ou transtorno global de  desenvolvimento?
Sim.
4.3-Se sim, qual a data e resultado do diagnóstico?
CID.10_________
4.4-Se não, qual é a situação do aluno quanto ao diagnóstico?
4.5- Tem outros problemas de saúde? Não
4.6- Se sim,quais ?
4.7- Faz uso de medicamentos controlados? Não
4.8- Se sim, quais?
4.9- O medicamento interfere no processo de aprendizagem? Explique.
4.10- Existem recomendações da área da saúde? Não
4.11- Se sim, quais?

5 - NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DO ALUNO (DESCREVA):
Por conta do comprometimento motor e comunicacional causado pela paralisia cerebral, o aluno necessita fazer uso de tecnologias assistivas e de comunicação auternativa. Assim como, de professor de apoio para auxiliá-lo em relação a mobilidade, higiene, alimentação e comunicação. Faz-se necessário também fazer flexibilizações para que o aluno possa participar ativamente na sala de aula comum.

5.1- IMPLICAÇÕES DA NEE DO ALUNO PARA A ACESSIBILIDADE CURRICULAR:
O aluno já tem garantido a oferta do Atendimento Educacional Especializado, o acompanhamento de um professor de apoio na sala de aula comum, e faz uso da comunicação alternativa e de tecnologias assistivas de alta e baixa tecnologia. Ou seja, 70% das suas necessidades Educacionais Especiais já são garantidas. No entanto, ainda falta  aperfeiçoar o uso da comunicação alternativa e  estabelecer  uma parceria consistente entre os profissionais da educação para que as flexibilizações necessárias ao aluno sejam garantidas em todas as áreas do conhecimento facilitando assim, o acesso ao currículo.

6 - DESENVOLVIMENTO DO ALUNO:
Conhecimentos,  capacidades e dificuldades  do aluno:
      







Habilidades
 Cognitivas





 Embora Ítalo tenha paralisia cerebral seu cognito foi preservado. Ele compreende os conteúdos trabalhados em sala de aula, mas apresenta dificuldades de leitura e escrita. Isso fica visível nas atividades feitas no computador. Quanto a leitura torna-se compreensível quando o professor de apoio faz lê para ele. Só depois  é que ele consegue extrair as informações do texto por meio da varredura.
Quanto a atenção , interesse, concentração, abstração, raciocínio lógico matemático e noções de autopreservação o aluno apresenta um bom desempenho. No entanto, nem sempre essas questões são claras.



Habilidades
Metacognitivas


Ítalo demonstra ter conhecimento do seu próprio conhecimento e de suas dificuldades de leitura e escrita . Dessa forma, serve-se da memória como estratégia para compreender os conteúdos e realizar as atividades propostas.
Seus erros são comuns para a série em que se encontra não se permite errar, quando isso acontece  fica estressado.
Vale ressaltar que o aluno fica estressado quando o professor não flexibiliza as atividades para que ele possa participar ativamente das mesmas em par de igualdade com os seus colegas de classe.






Habilidades Interpessoais/Afetivas


Ítalo é um aluno tranquilo, atencioso, afetivo, que demonstra ter boa auto-estima e gosta muito de estudar.
Gosta de estar perto dos colegas, e participar  ativamente de trabalhos em grupo. Tem baixa tolerância a frustração, ficando agitado quando isto acontece.
Segue as regras e rotina da escola sendo um aluno frequente e assíduo, permanecendo todo o período  da atual em sala, com um ótimo comportamento e comprometimento como estudante..





Habilidades Comunicacionais


A comunicação com Ítalo é alternativa, ele faz uso do olhar para responder sim (olha para cima) e não (olha para baixo). Serve-se também da expressão facial para demonstrar seus sentimentos e emoções. Para escrever, serve-se de recursos de tecnologia assistiva (mouse adaptado, notebook, acionador de pressão, software de comunicação alternativa. ) onde escreve movimentando a cabeça para o lado direito.
O aluno compreende tudo o que lhe é falado, quando chamado, corresponde com movimentos nos membros superiores ou com o olhar.
O aluno não consegue controlar a salivação, por isso sempre está acompanhado de uma toalhinha.




Habilidades Motor-Psicomotoras


Ítalo é cadeirante, tem movimentos involuntários nos membros superiores e inferiores. Assim, sua coordenação motora global é bastante comprometida.
Seu equilíbrio voluntário é a cabeça (lado direito) que conectado ao acionador de pressão, consegue se comunicar e realizar atividades escrevendo no computador.
O aluno demonstra ter conhecimento de lateralidade, espaço, forma e tempo. 


7Identificar  os fatores do ambiente físico, social e atitudinal que influenciam de forma positiva (facilitadores) ou negativa (barreiras) o desempenho do aluno.
Fatores positivos:
·         Oferta do AEE
·         Professor de apoio em sala de aula comum
·         Uso de tecnologia asssistiva
·         Algumas flexibilizações.
·         Aceitação dos  professores e dos colegas de sala.
Fatores negativos:
·         A não flexibilização de atividades por parte de alguns professores.
·         Falta de formação especializada para os professores.
·         Falta de apoio pedagógico (coordenador da escola) aos professores.
·         Falta de parceria entre os professores comuns e especializados.

8-- Ações necessárias para atender às necessidades educacionais especiais do aluno:
Com base nas dificuldades e nas potencialidades apresentadas pelo aluno, indicar quais são as suas necessidades educacionais especiais que constituirão objetivos no planejamento pedagógico:
·         Garantir as flexibilizações necessárias ao desenvolvimento da aprendizagem do aluno.
·         Estabelecer parceria entre os professores da sala de aula comum e do AEE. ( por meio de ACS ou agendamento individualizado).
·         Promover formação continuada para professores e gestores sobre o papel da escola numa perspectiva inclusiva.
·         Garantir tempo disponível ao professor do AEE para confecção de pranchas de comunicação alternativa.
·         Garantir o AEE para o aluno no mínimo 2 vezes por semana.
·         Assegurar assistência pedagógica aos professores

9-- PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO:
Flexibilizações no processo de ensino e aprendizagem -medidas educativas a implementar:
a) APOIO PEDAGÓGICO PERSONALIZADO (X)
Descrever as estratégias a desenvolver com o aluno, nas diferentes áreas curriculares ou disciplinas, que podem consistir:
• na antecipação e/ou reforço da aprendizagem de conteúdos;
• no desenvolvimento ou reforço de competências gerais de aprendizagem;
• em adequações ao nível da organização do espaço e das atividades.

As estratégias que serão desenvolvidas para apoio pedagógico a Ítalo contemplam apenas as três sugestestões, a saber:
·         Priorize o uso da tecnologia assistiva e da comunicação almentativa em sala de aula.
·         Para melhor aproveitamento dos conteúdos para Ítalo, faz-se necessário a antecipação de alguns temas/capítulos de livros , pesquisas, pois, o aluno lê através de varredura (leitura indicada com objeto pelo cuidador), e este método demanda tempo. Enviar para o e-mail italoemmanuelrb@gmail.com.
·         Realize atividades diversificadas, de preferência objetivas/lacunadas.
·         Faça perguntas orais diretas ao aluno, pois ele pode responder com o olhar (sim- olhar para cima, não- olhar para baixo).Esta alternativa é acertiva apenas para questões objetivas.
·         Se for fazer alguma aula de campo, verifique antecipadamente as condições de acesso para que o aluno possa participar.
·         Utilizar fonte texto ampliada.
·         Enviar as atividades para a professora do AEE pelo e-mail silviabbcc@yahoo.com para que se possível e necessário possa contribuir com alguma coisa.
·         Nunca se coloque atrás da cadeira de rodas, ou seja,  deve-se explicar a aula, sempre à frente da turma para ficar visível ao aluno, facilitando sua compreensão.
·         Imagens, jogos, livros, filmes, músicas, tudo o que possa fazer a favor da aprendizagem, é bem vindo.
·         Ofereça uma explicação individualizada a respeito da atividade que será realizada e marque no quadro todas as etapas da aula.

b) FLEXIBILIZAÇÕES CURRICULARES INDIVIDUAIS ( X )
Registrar as flexibilizações curriculares definidas, que podem consistir:
• na introdução de objetivos, conteúdos ou áreas curriculares específicas;
• na dispensa de atividades impossíveis de realizar pelo aluno.
• Estratégias educacionais a serem utilizadas para alcançar o desenvolvimento da   aprendizagem.

Devem ser explicitadas todas as alterações efetuadas em cada uma das disciplinas.

A aula é naturalmente normal para todos, de acordo a criatividade, materiais e estratégias dependendo de cada professor e disciplina. Visto que, as habilidades cognitivas e metacognitivas lhes são favorável em 90%. No entanto, devido o comprometimento motor e comunicacional do aluno algumas atividades deverão ser dispensadas ou flexibilizadas. Ex:
·         Num seminário ou exposição oral o aluno poderá participar por meio da exposição de  imagens e palavras-chaves relacionadas ao tema (no computador).
·         Nas atividades de  recorte, colagem, pintura ou confecção de algum artesanato o aluno poderá participar da seguinte forma:  Em vez de procurar imagens em livros e revistas, o aluno irá  pesquisar imagens  no computador  e montar o seu  trabalho. Fazer a pintura no computador também é possível. Em relação ao artesanato o aluno poderá pesquisar trabalhos já prontos relacionados ao que foi proposto e escrever o porquê da sua escolha, imprimindo-o  para avaliação do professor. Há também outra possibilidade, dos trabalhos supracitados serem realizados pelo professor de apoio com a participação do aluno na escolha das imagens, formas, materiais e cores.
·         Em Educação Física muitas atividades lhes são irrealizáveis, não impossíveis, pois sempre é possível fazer algumas flexibilizações/adaptações, sabendo que é limitado para muitas atividades esportivas. Uma das sugestões é realizar as atividades sempre com o suporte do professor de apoio para arremessar bola , participar de rodas, corridas, bater a corda para os colegas pularem, chutar bola,  realizar jogos com materiais didáticos (ex; dominó ) etc.
·         Nas demais disciplinas utilizar diversos recursos, imagéticos, concretos e audiovisuais para facilitar a compreensão e participação do aluno. Atividades com lacunas, objetivas, subjetivas oral (pois ele responderá sim olhando para cima/e não olhando para baixo). Assim como faz perguntas orais  referindo-se a Ítalo, contanto que a questão seja objetiva  servindo-se de pranchas de comunicação ou escrevendo  na lousa (   ) SIM (    ) NÃO (    ) VERDADEIRO   (    ) FALSO  (   ) NÃO SEI      (    ) NÃO COMPREENDI- cabeça para cima será sempre sim cabeça para baixo será sempre não OK!
·         O aluno também consegue realizar atividades com Caça-palavras, cruzinhas com banco de dados de um texto e texto lacunado.

c) FLEXIBILIZAÇÕES NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO ( X )
Indicar as adequações definidas no âmbito do processo de avaliação do aluno, explicitando:
• tipo de prova;
• instrumentos de avaliação;
• formas e meios de comunicação;
• periodicidade, local e duração da avaliação.

 Realizar;
1-      Atividades objetivas (  ) sim  (  ) não   (   ) não sei
       ou          (  ) verdadeiro   (  ) falso     (    )  não entendi.
2-      Questões lacunadas com bancos de dados.



d) TECNOLOGIAS DE APOIO. ( X )
Indicar as tecnologias de apoio a serem utilizadas pelo aluno para melhorar o seu desempenho escolar.
Continuar usando:
·         Pranchas de comunicação de imagens, letras, tabuadas etc.
·         Software SKM, onde ele escreve clicando com a cabeça no acionador de pressão.
·         Bancada adaptada para a cadeira de rodas.
·         Notebook.
·         Acionador de pressão.

10 - PARECER FINAL
A partir de observações e registros dos professores (escola comum e SRM) registre:
• Avaliação educacional após a implantação da intervenção pedagógica;
• Registrar os conhecimentos e capacidades alcançados pelo aluno, bem como, as suas principais dificuldades:

11- ELABORAÇÕES DO PDI
PDI elaborado por:
Profissionais: Assinatura:
Concordo com as medidas educativas definidas,
Diretor (a) da Escola. Assinatura:_____________________________________________________________
Secretária de Educação. Assinatura:_____________________________________________________________

Várzea Nova_________/---------/2014

Um comentário:

  1. ÍTALO ,SÍMBOLO DA INCLUSÃO ESCOLAR,COM APOIO EM SALA COMUM DE UMA CUIDADORA ESCOLA.

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