SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
RUA ANTERO DA
ROCHA MONTENEGRO, S/N
CENTRO CEP. 44690-000
– VÁRZEA NOVA – BAHIA
TELEFONE: (74) 3659- 2133 E-MAILS:
smevnova@gmail.com
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL (PDI)
PARTE I – INFORMAÇÕES E AVALIAÇÃO GERAL DO ALUNO
1- IDENTIFICAÇÃO:
Nome completo:
Data de nascimento: 15/01/2000
Endereço: Rua Maximinio
José Venâncio, 215
Bairro: Centro
Cidade: Várzea Nova
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2- DADOS FAMILIARES:
Nome do pai:
Profissão,
escolaridade e idade do pai: Lavrador, tem ensino Médio completo.
Profissão,
escolaridade e idade da mãe: Professora. Pós-graduada.
Número de irmãos: 1
Mora com: os pais
Telefone: 88083755
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3- INFORMAÇÃO ESCOLAR:
Nome da escola: Centro Educacional João de Souza Oliveira
Endereço da escola: Praça
Otacílio Alcântara
Ano/série de escolaridade atual (classe regular): 9º ano
Idade com que entrou na escola: 3 anos
História
escolar (comum) e antecedentes relevantes:
História escolar (especial) e antecedentes relevantes:
O aluno frequenta o AEE desde 2009 nesta Instituição de Ensino.
Motivo do
encaminhamento para o atendimento educacional especializado (dificuldades
apresentadas pelo aluno):
Comprometimentos motores e necessidade de comunicação alternativa.
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4- AVALIAÇÃO DO ALUNO
4.1- CONDIÇÕES DE SAÚDE GERAL
Caso o aluno apresente alguma deficiência, problemas de
comportamento e/ou problemas de saúde, descreva:
4.2- Tem diagnóstico da área da saúde que indica surdez,
deficiência visual, deficiência física, deficiência intelectual ou transtorno
global de desenvolvimento?
Sim.
4.3-Se sim, qual a data e resultado do diagnóstico?
CID.10_________
4.4-Se não, qual é a situação do aluno quanto ao diagnóstico?
4.5- Tem outros problemas de saúde? Não
4.6- Se sim,quais ?
4.7- Faz uso de medicamentos controlados? Não
4.8- Se sim, quais?
4.9- O medicamento interfere no processo de aprendizagem?
Explique.
4.10- Existem recomendações da área da saúde? Não
4.11- Se sim, quais?
5 - NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DO ALUNO (DESCREVA):
Por conta do comprometimento motor e comunicacional causado pela
paralisia cerebral, o aluno necessita fazer uso de tecnologias assistivas
e de comunicação auternativa. Assim como, de professor de apoio
para auxiliá-lo em relação a mobilidade, higiene, alimentação e comunicação.
Faz-se necessário também fazer flexibilizações para que o aluno possa
participar ativamente na sala de aula comum.
5.1- IMPLICAÇÕES DA NEE
DO ALUNO PARA A ACESSIBILIDADE CURRICULAR:
O aluno já tem
garantido a oferta do Atendimento Educacional Especializado, o acompanhamento
de um professor de apoio na sala de aula comum, e faz uso da comunicação
alternativa e de tecnologias assistivas de alta e baixa tecnologia. Ou seja,
70% das suas necessidades Educacionais Especiais já são garantidas. No entanto,
ainda falta aperfeiçoar o uso da
comunicação alternativa e estabelecer uma parceria consistente entre os
profissionais da educação para que as flexibilizações necessárias ao aluno
sejam garantidas em todas as áreas do conhecimento facilitando assim, o acesso
ao currículo.
6 - DESENVOLVIMENTO DO ALUNO:
Conhecimentos, capacidades e
dificuldades do aluno:
Habilidades
Cognitivas
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Embora
Ítalo tenha paralisia cerebral seu cognito foi preservado. Ele compreende os
conteúdos trabalhados em sala de aula, mas apresenta dificuldades de leitura
e escrita. Isso fica visível nas atividades feitas no computador. Quanto a
leitura torna-se compreensível quando o professor de apoio faz lê para ele.
Só depois é que ele consegue extrair
as informações do texto por meio da varredura.
Quanto a atenção , interesse,
concentração, abstração, raciocínio lógico matemático e noções de
autopreservação o aluno apresenta um bom desempenho. No entanto, nem sempre
essas questões são claras.
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Habilidades
Metacognitivas
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Ítalo demonstra ter
conhecimento do seu próprio conhecimento e de suas dificuldades de leitura e
escrita . Dessa forma, serve-se da memória como estratégia para compreender
os conteúdos e realizar as atividades propostas.
Seus erros são comuns para a
série em que se encontra não se permite errar, quando isso acontece fica estressado.
Vale ressaltar que o aluno fica
estressado quando o professor não flexibiliza as atividades para que ele
possa participar ativamente das mesmas em par de igualdade com os seus
colegas de classe.
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Habilidades Interpessoais/Afetivas
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Ítalo é um aluno tranquilo,
atencioso, afetivo, que demonstra ter boa auto-estima e gosta muito de
estudar.
Gosta de estar perto dos
colegas, e participar ativamente de trabalhos em grupo. Tem
baixa tolerância a frustração, ficando agitado quando isto acontece.
Segue as regras e rotina da
escola sendo um aluno frequente e assíduo, permanecendo todo o período da atual em sala, com um ótimo comportamento
e comprometimento como estudante..
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Habilidades Comunicacionais
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A comunicação com Ítalo é alternativa,
ele faz uso do olhar para responder sim (olha para cima) e não (olha para
baixo). Serve-se também da expressão facial para demonstrar seus sentimentos
e emoções. Para escrever, serve-se de recursos de tecnologia assistiva (mouse
adaptado, notebook, acionador de pressão, software de comunicação
alternativa. ) onde escreve movimentando a cabeça para o lado direito.
O aluno compreende tudo o que
lhe é falado, quando chamado, corresponde com movimentos nos membros
superiores ou com o olhar.
O aluno não consegue controlar
a salivação, por isso sempre está acompanhado de uma toalhinha.
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Habilidades Motor-Psicomotoras
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Ítalo é cadeirante, tem
movimentos involuntários nos membros superiores e inferiores. Assim, sua
coordenação motora global é bastante comprometida.
Seu equilíbrio voluntário é a
cabeça (lado direito) que conectado ao acionador de pressão, consegue se
comunicar e realizar atividades escrevendo no computador.
O aluno demonstra ter
conhecimento de lateralidade, espaço, forma e tempo.
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7 –Identificar os fatores do
ambiente físico, social e atitudinal que influenciam de forma positiva
(facilitadores) ou negativa (barreiras) o desempenho do aluno.
Fatores positivos:
·
Oferta do AEE
·
Professor de apoio em sala de aula comum
·
Uso de tecnologia asssistiva
·
Algumas flexibilizações.
·
Aceitação dos professores e dos colegas de sala.
Fatores negativos:
·
A não flexibilização de atividades por
parte de alguns professores.
·
Falta de formação especializada para os
professores.
·
Falta de apoio pedagógico (coordenador
da escola) aos professores.
·
Falta de parceria entre os professores
comuns e especializados.
8-- Ações necessárias para atender às necessidades educacionais
especiais do aluno:
Com base nas dificuldades e nas potencialidades apresentadas pelo
aluno, indicar quais são as suas necessidades educacionais especiais que
constituirão objetivos no planejamento pedagógico:
·
Garantir as flexibilizações necessárias
ao desenvolvimento da aprendizagem do aluno.
·
Estabelecer parceria entre os professores
da sala de aula comum e do AEE. ( por meio de ACS ou agendamento
individualizado).
·
Promover formação continuada para
professores e gestores sobre o papel da escola numa perspectiva inclusiva.
·
Garantir tempo disponível ao professor
do AEE para confecção de pranchas de comunicação alternativa.
·
Garantir o AEE para o aluno no mínimo 2
vezes por semana.
·
Assegurar assistência pedagógica aos
professores
9-- PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO:
Flexibilizações no processo de ensino e
aprendizagem -medidas educativas a implementar:
a) APOIO PEDAGÓGICO PERSONALIZADO (X)
Descrever as estratégias a desenvolver com o aluno, nas diferentes
áreas curriculares ou disciplinas, que podem consistir:
• na antecipação e/ou reforço da aprendizagem de conteúdos;
• no desenvolvimento ou reforço de competências gerais de
aprendizagem;
• em adequações ao nível da organização do espaço e das
atividades.
As estratégias que
serão desenvolvidas para apoio pedagógico a Ítalo contemplam apenas as três
sugestestões, a saber:
·
Priorize o uso da tecnologia assistiva e da comunicação
almentativa em sala de aula.
·
Para melhor aproveitamento dos conteúdos para Ítalo, faz-se
necessário a antecipação de alguns temas/capítulos de livros , pesquisas, pois,
o aluno lê através de varredura (leitura indicada com objeto pelo cuidador), e
este método demanda tempo. Enviar para o e-mail italoemmanuelrb@gmail.com.
·
Realize atividades diversificadas, de preferência
objetivas/lacunadas.
·
Faça perguntas orais diretas ao aluno, pois ele pode responder com
o olhar (sim- olhar para cima, não- olhar para baixo).Esta alternativa é
acertiva apenas para questões objetivas.
·
Se for fazer alguma aula de campo, verifique antecipadamente as
condições de acesso para que o aluno possa participar.
·
Utilizar fonte texto ampliada.
·
Enviar as atividades para a professora do AEE pelo e-mail silviabbcc@yahoo.com para que se possível e
necessário possa contribuir com alguma coisa.
·
Nunca se coloque atrás da cadeira de rodas, ou seja, deve-se explicar a aula, sempre à frente da
turma para ficar visível ao aluno, facilitando sua compreensão.
·
Imagens, jogos, livros, filmes, músicas, tudo o que possa fazer a
favor da aprendizagem, é bem vindo.
·
Ofereça uma explicação individualizada a respeito da atividade que
será realizada e marque no quadro todas as etapas da aula.
b) FLEXIBILIZAÇÕES CURRICULARES INDIVIDUAIS ( X )
Registrar as flexibilizações curriculares definidas, que podem
consistir:
• na introdução de objetivos, conteúdos ou áreas curriculares
específicas;
• na dispensa de atividades impossíveis de realizar pelo aluno.
• Estratégias educacionais a serem utilizadas para alcançar o
desenvolvimento da aprendizagem.
Devem ser explicitadas todas as alterações efetuadas em cada uma
das disciplinas.
A aula é naturalmente normal para
todos, de acordo a criatividade, materiais e estratégias dependendo de cada
professor e disciplina. Visto que, as habilidades cognitivas e metacognitivas
lhes são favorável em 90%. No entanto, devido o comprometimento motor e
comunicacional do aluno algumas atividades deverão ser dispensadas ou
flexibilizadas. Ex:
·
Num
seminário ou exposição oral o aluno poderá participar por meio da exposição de
imagens e palavras-chaves relacionadas
ao tema (no computador).
·
Nas atividades de
recorte, colagem, pintura ou
confecção de algum artesanato o aluno poderá participar da seguinte forma: Em vez de procurar imagens em livros e
revistas, o aluno irá pesquisar
imagens no computador e montar o seu trabalho. Fazer a pintura no computador
também é possível. Em relação ao artesanato o aluno poderá pesquisar trabalhos
já prontos relacionados ao que foi proposto e escrever o porquê da sua escolha,
imprimindo-o para avaliação do
professor. Há também outra possibilidade, dos trabalhos supracitados serem
realizados pelo professor de apoio com a participação do aluno na escolha das
imagens, formas, materiais e cores.
·
Em
Educação Física muitas atividades lhes são irrealizáveis, não
impossíveis, pois sempre é possível fazer algumas flexibilizações/adaptações, sabendo
que é limitado para muitas atividades esportivas. Uma das sugestões é realizar
as atividades sempre com o suporte do professor de apoio para arremessar bola ,
participar de rodas, corridas, bater a corda para os colegas pularem, chutar
bola, realizar jogos com materiais
didáticos (ex; dominó ) etc.
·
Nas
demais disciplinas utilizar diversos recursos, imagéticos, concretos
e audiovisuais para facilitar a compreensão e participação do aluno. Atividades
com lacunas, objetivas, subjetivas oral (pois ele responderá sim olhando para
cima/e não olhando para baixo). Assim como faz perguntas orais referindo-se a Ítalo, contanto que a questão
seja objetiva servindo-se de pranchas de
comunicação ou escrevendo na lousa
( ) SIM ( ) NÃO (
) VERDADEIRO ( ) FALSO
( ) NÃO SEI (
) NÃO COMPREENDI- cabeça para cima será sempre sim cabeça para baixo será sempre não OK!
·
O aluno
também consegue realizar atividades com Caça-palavras, cruzinhas com banco de dados de um texto e texto
lacunado.
c) FLEXIBILIZAÇÕES NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO ( X )
Indicar as adequações definidas no âmbito do processo de avaliação
do aluno, explicitando:
• tipo de prova;
• instrumentos de avaliação;
• formas e meios de comunicação;
• periodicidade, local e duração da avaliação.
Realizar;
1-
Atividades objetivas ( ) sim
( ) não ( )
não sei
ou (
) verdadeiro ( ) falso
( ) não entendi.
2-
Questões lacunadas com
bancos de dados.
d) TECNOLOGIAS DE APOIO. ( X )
Indicar as tecnologias de apoio a serem utilizadas pelo aluno para
melhorar o seu desempenho escolar.
Continuar usando:
·
Pranchas de comunicação de imagens, letras, tabuadas etc.
·
Software SKM, onde ele escreve clicando com a cabeça no acionador
de pressão.
·
Bancada adaptada para a cadeira de rodas.
·
Notebook.
·
Acionador de pressão.
10 - PARECER FINAL
A partir de observações e registros dos professores (escola comum
e SRM) registre:
• Avaliação educacional após a implantação da intervenção
pedagógica;
• Registrar os conhecimentos e capacidades alcançados pelo aluno,
bem como, as suas principais dificuldades:
11- ELABORAÇÕES DO PDI
PDI elaborado por:
Profissionais: Assinatura:
Concordo com as medidas educativas definidas,
Diretor
(a) da Escola. Assinatura:_____________________________________________________________
Secretária
de Educação. Assinatura:_____________________________________________________________
ÍTALO ,SÍMBOLO DA INCLUSÃO ESCOLAR,COM APOIO EM SALA COMUM DE UMA CUIDADORA ESCOLA.
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