quinta-feira, 16 de outubro de 2014

PLANO DE ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO PARA PESSOAS COM SURDEZ.

importa a surdez da orelha, quando a mente ouve? A verdadeira surdez ...

PLANO DE ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO

CABEÇALHO DA ESCOLA – Centro Educacional João de Souza Oliveira

Nome da Criança:  Rosana da Silva
Professor: Eliziane dos Santos
Período de Atendimento: 30 dias
Serie/Ano que estuda no Ensino Regular: 9º ano
Dias de atendimento
Segunda a Sexta

                     Cinco dias semanais
Área de desenvolvimento
Objetivos

Atividades
Frequência da atividade
Avaliação
Evolução



Afetiva
Oportunizar e demonstrar ao aluno uma aproximação com o lugar em que estuda, colegas e professores, desenvolvendo assim, sua socialização, linguagem, leitura e escrita. Bem como a busca/ estimulação de novos desafios.


Histórias em quadrinhos,


Cinco Atendimentos
Será explorando através de sequência das gravuras, bem como a riqueza dos detalhes e suas cores também com rótulos, calendários, cartões, convites, anúncios, slogans, cartazes, folhetos.

Sensorial
Aguçar o visual e o auditivo através do diferentes tipos de  imagens.

Dominó de frutas


Cinco Atendimentos
Através da sequencia lógica do jogo, associando os sinais em libras às frutas. 

Motora
Aprender e compreender o uso da datilologia bem como o uso de sinais para objetos concretos, pessoas e imagens.

Baralho, com alfabeto e sinais.


Cinco Atendimentos
Através da postura, locomoção, manipulação de objetos e combinações de movimentos, lateralidade, equilíbrio, orientação espaço – temporal e coordenação motora.
Cognitiva
 Aguçar o visual e o auditivo através do diferentes tipos de apreciação das histórias; Fazer releitura de todos os personagens em especial e/ou a escolha a partir da observação da imagem;


Contos de fadas


Cinco Atendimentos
A avaliação deverá considerar o conhecimento sistêmico, isto é, a transferência e aplicação dos conteúdos; a habilidade comunicativa, isto é, compreensão escrita e uso da língua escrita / de sinais; e as atitudes.




Linguagem


Propiciar às crianças surdas o
desenvolvimento espontâneo da
língua brasileira de sinais – LIBRAS com a forma de expressão linguística, de comunicação interpessoal e com o suporte do pensamento
e do desenvolvimento
cognitivo.
 Propiciar às crianças surdas o aprendizado da língua portuguesa contemporânea,
principalmente em sua modalidade oral, de modo a possibilitar- lhes o desenvolvimento da linguagem como instrumento de interação
interpessoal e social e habilitá-las a desempenhar tarefas comunicativas.


Língua brasileira de sinais - LIBRAS
E o aprendizado da língua Portuguesa






Durante todo o ano


Conversação com outra pessoa surda ou professor que domine a língua brasileira de sinais, sobre temas da vida.



Expressão verbal
Possibilitar e identificar através da  estimulação da linguagem as alterações, ou as diferenças, no desenvolvimento de cada criança, e  principalmente, acreditar e estimular suas potencialidades,

A Língua Brasileira de Sinais - Libras


Durante todo o ano
Observando através da Libras a importância  para o desenvolvimento linguístico, afetivo, social e cognitivo.



Raciocínio lógico-matemático
Conhecer e diferenciar as formas geométricas uma das outras, propor para o aluno o desafio, explorar, identificar e sistematizar ajudando a adquirir o domínio sobre a matemática reconhecendo sua característica e identificando ao seu redor os objetos sólidos.   


Figuras geométricas – formas e espaço



Cinco Atendimentos
Analisar a capacidade de diferenciação das figuras geométricas.















Nenhum comentário:

Postar um comentário