sexta-feira, 7 de novembro de 2014

C.J.S.O.


HISTÓRIA DO C.E.J.S.O

 
                  A Nossa Unidade escolar foi fundada no dia 16 de Abril de 1971, com o esforço do Sr. Ariobaldo Oliveira e o Prof. Lourival Martins.
                  Situado na Praça Otacílio Alcântara  o  ginásio João de Souza Oliveira funcionava de 5º à 8º série ,  ou seja ensino fundamental e era particular. Após alguns anos foi municipalizado. A estrutura desta instituição era bem simples, não tinha muro, era cercado com arames e os postes caídos em alguns lugares, porém os alunos obedeciam as normas da escola. Antes de entrar a Sr. Stela Brandão(Porteira e Zeladora), olhava o Uniforme de todos os alunos e aquele que não estivesse devidamente uniformizado  teria que voltar para casa e rever o uniforme. Tínhamos  também uma espécie de caderneta do aluno , onde era registrado as notas, faltas e frequência  e os pais era responsáveis recebiam e acompanhava  a  vida estudantil dos filhos. Diferente de hoje, é que antes os estudantes pagavam para estudar, comprava material escolar e tinha prazer de estudar e valorizavam mais o estudo.
         Hoje tem vários programas  do governo é Tudo é Contrario .Em 1984 foi implantado o curso de magistério e o ginásio recebeu o nome de João de Souza Oliveira, e o espaço foi ampliado, o numero de salas aumentaram, o numero de alunos aumentou, porém temos o curso do magistério ou seja 2º grau, não demorou muito, porem temos muitos professores(as) que se destacaram na época foram heróis e heroínas da nossa unidade escolar  e que fazem parte da nossa educação.
         Hoje temos um colégio, que trabalhar com o ensino fundamental é o orgulho da nossa cidade de nossa comunidade.

 
Biografia De
João de Souza Oliveira

                    João de Souza Oliveira brasileiro, agricultor e comerciante. Natural de Morro do Chapéu estado da Bahia.
           Nascido no dia 08 de marco de 1883 na fazenda denominada rocado, distrito de Morro do Chapéu.
           Filho legitimo de Vencerlêncio Pereira de Souza e Dona Maria Lídia Oliveira.
           Em 1902, foi matriculado na escola Particular do Professor Teodoro Santo. Depois foi transferido para a escola primaria, ilustre e dedicado professor, Antônio Gabriel de Oliveira, onde estudou até 1904,deixando de frequentar, por falta de condições financeiras.
           Nas Horas de descanso, não esquecia dos livros. Foi sempre amigo dos brasileiros(as) e dos principais autores brasileiros. Dedicou  sua vida aos pobres e doentes . Deixou uma  casa na praça Zacarias Domingo de Jesus para que nela colocassem médicos , dentistas e enfermeiros a fim de atender a pobreza desta localidade.
           Casou a primeira vez com Sinésia deixando filhos, Aderbal, Celia e Flavia Cezar de Oliveira . Falecendo sua primeira esposa veio casar-se com Alzira Figueiredo de Oliveira, deste segundo casamento  deixou os filhos: Ariobaldo ,Leondes, Maronildes e Cleobaldo Figueiredo de Oliveira .Depois de 1930  veio residir aqui em Várzea Nova, onde começou a negociar com tecidos . Logo que  chegou foi procurado para fazer parte de grupo que representava o Povoado.
           Como representante  disputado de conceito exemplar  no meio social. Em 1995 consegui junto aos políticos desta época que  Várzea Nova passasse de povoado a Distrito.

           Faleceu no dia 11 de novembro de  1968 no Hospital Português , em Salvador e foi enterrado  no dia 13 de novembro, aqui  em Várzea Nova, pedaço da terra que ele sempre amou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário