"Ao jogar, os alunos têm a oportunidade de
resolver problemas, investigar e descobrir a melhor jogada; refletir e analisar
as regras, estabelecendo relações entre os elementos do jogo e os conceitos de
aprendizagem” (SMOLE, 2007, p.11).
Um dos pensadores que adota a
educação como prática de liberdade é Paulo Freire. Ele conceitua o jogo como
trabalho, e que a criança só o realiza quando ela, no mínimo, tem satisfação
para executá-lo (apud FREITAS
e ASSIS 2006). Neste contexto em que Paulo Freire coloca a educação, este ano
de 2014 em especial, introduzir os
jogos pedagógico e ou online na prática
dos Atendimentos Educacional Especializado/Sala de Recursos Multifuncional do
C.E.J.S.O.,com todos os alunos,como principal ferramenta de ensino
aprendizagem,tendo sempre o cuidado de escolher
de acordo a Necessidade Educacional dos
alunos,assim alguns sites foram privilegiados como:http://luzdosaber.seduc.ce.gov.br/paic/ O Luz
do Saber Infantil é um recurso didático que tem por objetivo contribuir para a
alfabetização de crianças, além de promover a inserção na cultura digital. É um
software de autoria embasado primordialmente, na teoria do educador Paulo
Freire. Considera também algumas contribuições de Emilia Ferreiro e
AnaTeberosky acerca do processo de aquisição do código linguístico.http://luzdosaber.seduc.ce.gov.br/paic/index.php/software/o-que-e-luz-do-saber
SOFTWARE Fono na escola
Jogos para estimular a
linguagem
* Aquisição de Linguagem
* Dislalia
* Atrasos de Linguagem
* Troca de Letras
* Gagueira
Jogos para estimular a
audição; bingo sonoro; desenhando o que escuto; Percebendo cada som
* Uso de aparelhos auditivos
* Implante coclear
* Distúrbio no Processamento auditivo
central
* Perdas auditivas
* Otites de Repetição
Jogos
e cantigas para estimular a escrita
* Dislexia
* Disgrafia
* Discalculia
* Disortografia
Esta coleção é o resultado de alguns anos
de trabalho de uma fonoaudióloga e de uma pedagoga na assessoria para
professores de uma rede pública do Estado de São Paulo.
O intuito desta coleção é levar
informações sobre os principais distúrbios fonoaudiológicos que os alunos
apresentam até completarem o Ensino Fundamental I, ou seja, dez anos. O
objetivo é que essas informações sejam transmitidas com linguagem acessível,
clara e exemplicificada, levando ao conhecimento do professor a teoria, os
possíveis exames, o tratamento e as possíveis contribuições que a escola poderá
oferecer para um melhor desenvolvimento do aluno, podendo mudar sua postura e
entendimento frente a algumas alterações fonoaudíológicas frequentes nesta
faixa etária.
[...] discutindo as mais frequentes
patologias fonoaudiológicas que envolvem os alunos na faixa etária do Ensino
Infantil e Fundamental, e cada um deles traz os conhecimentos específicos da
área da Fonoaudiologia e da Pedagogia.
Encontre mais informações no LINK abaixo:http://www.booktoy.com.br/product_info.php?products_id=3495
http://www.cerebronosso.bio.br/ O Cérebro Nosso de Cada Dia é elaborado, com o apoio da
FAPERJ e do CNPq, pela equipe de Suzana Herculano-Houzel, neurocientista do
Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ empenhada desde 1999 em trazer ao
público não-especializado os conhecimentos que a neurociência gera sobre o ser
humano e examinar como eles se aplicam ao nosso dia-a-dia.Exercite seu
cérebro!
Uma seleção de jogos que mexem
com habilidades específicas do cérebro. Aqui você se diverte e ainda descobre o
que é necessário para que seu cérebro chegue até o final de cada jogo - com
muuuita ativação do sistema de recompensa garantida no caminho!
EXPERIMENTEM
!!!!!
Você consegue acompanhar o esconderijo do
cachorro e saber onde ele está? Mesmo se outro cachorro passar pela sua frente?
Parece fácil, mas requer muita atenção: você
consegue separar as bolinhas azuis e vermelhas - e ainda lembrar qual cor deve
ir para qual lado?
Apelem para cores, sons e lugares para
ajudar sua memória de trabalho a lembrar de sequências de sons. Quanto você
consegue?
Você consegue lembrar a posição de números
que apenas piscam rapidamente na tela? O chimpanzé Ayumu consegue...
Você consegue fazer duas coisas ao mesmo
tempo? Três? Quatro? Desiluda-se!
Os números aparecem e logo somem. Você
consegue lembrar quem estava onde, e clicar em seus lugares na ordem certa?
Você deve contar estrelas - mas elas
aparecem rápido demais... Descubra que o cérebro não precisa contar para saber
quantas estrelas ele vê!
Você precisa apelar para a calculadora até
para somar números de 1 a 10? Ponha suas habilidades matemáticas elementares à
prova aqui.
O objetivo é trocar a pilha de lugar. Mas
você só pode mover uma peça de cada vez, e somente colocando peças menores
sobre maiores. Um clássico da neuropsicologia.
Só há uma vaga disponível, e os carros estão
nos lugares errados. De quantos movimentos você precisa para colocar o carro
certo na vaga certa?
Oh não, o mouse está invertido! Você
consegue acertar o prego com o martelo ainda assim? (Não vale virar o mouse de
cabeça para baixo!)
O favorito da Suzana: você consegue
reprogramar seu cérebro? Experimente voltar aqui todos os dias e surpreenda
seus colegas de trabalho - porque o aprendizado é duradouro...
Exercícios de raciocínio analítico,
apresentados na forma de um teste de inteligência - mas não leve essa parte
muito a sério...
Preste bastante atenção nesta estória de
detetive e... Surpreenda-se no final (em inglês, mas vale a pena ver mesmo se
você não entender a língua)
Você consegue prestar atenção em duas coisas
ao mesmo tempo?
Esqueça o que você aprendeu sobre o cérebro
servir para responder a estímulos: este jogo você só ganha se conseguir
antecipar o deslocamento dos carros, ou o sapo é atropelado!
Mais um jogo onde perde quem apenas
responder a estímulos: é preciso se antecipar aos movimentos da minhoca para
mudar de direção na hora certa, pegar a maçã - e ainda não bater na parede!
O Super Cérebro é
um método inovador de desenvolvimento cognitivo (inteligência que se constrói progressivamente
ao longo do tempo – segundo Piaget), que utiliza ferramentas como matemática
interpretação de texto, Soroban (ábaco japonês), desafios de lógica e jogos
criativos. Com o conceito de “academia”, ao invés de “escola”, o aluno tem uma
série personalizada de atividades que o colocam fora da zona de conforto
mental, estimulando competências como raciocínio lógico, leitura crítica,
cálculo mental, memória e concentração. O sistema é disseminado através de
parcerias ou microfranquias, podendo ser aplicado dentro de escolas
(extracurricular), em unidades externas ou até mesmo dentro de empresas que
tenham interesse em capacitar seus funcionários.
Benefícios - Estimule seu cérebro e desenvolva as seguintes competências: Raciocínio Lógico, Cálculo Mental, Memória, Concentração, Liderança, Cooperativismo Estratégia, Sociabilidade.
Benefícios - Estimule seu cérebro e desenvolva as seguintes competências: Raciocínio Lógico, Cálculo Mental, Memória, Concentração, Liderança, Cooperativismo Estratégia, Sociabilidade.
Estes sites supracitados e tantos
outros que utilizamos como instrumento de aprendizagem este ano de 2014 (e os que verão
ao longo dos registros dos alunos), reafirma a citação de Jean Jacques Rosseau (apud ALMEIDA
2000) quando diz que a criança tem seu jeito próprio de pensar, sentir e ver, e
que a criança só aprende de maneira ativa, executando as tarefas, e também
exercitando os sentidos, pois eles são os instrumentos da inteligência. Neste
contexto os jogos escolhidos para ser
realizado com os alunos favoreceram que os alunos desenvolvessem o
Raciocínio Lógico,Cálculo Mental,Memória e Concentração-desenvolvimento
cognitivo-.Quanto ao desenvolvimento social ,os jogos focaram o Cooperativismo,Liderança,Estratégia
e Sociedade. Enquanto
que Froebel (apud ALMEIDA 2000) acreditava nos métodos
lúdicos da educação. Ele dizia que o educador faz do jogo um instrumento para
promover a educação para crianças, e também é uma forma de conduzir a criança à
atividade, auto-expressão e a socialização. Assim de acordo com a lei
maior, a Constituição Brasileira, toda pessoa tem direito à educação, e a
escola deve levar em conta a diversidade das características dos seres humanos.
A igualdade de oportunidades está assegurada na Lei de Diretrizes e Bases n.º
9.394 /96. Então "Pensar numa sociedade melhor para as
pessoas deficientes é necessariamente também pensar numa sociedade melhor para
todos nós." (RIBAS, 1998, p.98), por conta desses fatores visualizei
nos jogos grandes possibilidades de aproximar os alunos com NEE, da
aprendizagem respeitando seu tempo e ritmo.
Para
o planejamento do AEE- Atendimento
Educacional Especializado - A Cognição e Habilidades são poderosas para um
cérebro saudável – Considerando estes aspectos e sempre com o foco na Necessidade Educacional Especializa NEE do Aluno e suas especificidades ,faz-se
necessário pensar também nestas questões abaixo ao realizar a escolha das
atividades/jogos que contemplarão o AEE COLETIVO e ou INDIVIDUAL. Pois estes
aspectos irão fortalecer as potencialidades dos alunos.
Memória auditiva em curto prazo- É a capacidade de lembrar-se da informação auditiva durante um breve período de tempo;
Memória
contextual-É a lembrança consciente da fonte
e circunstancias de uma memória específica;
Distância
estimada-É a capacidade para estimar a
futura localização de um objeto com base na sua distância atual.
Atenção
dividida-É a capacidade de executar mais
de uma ação por vez, prestando atenção a alguns poucos canais de informações.
Foco- É a capacidade para ordenar diferentes estímulos
visuais e auditivos com o objetivo de priorizar as ações.
Inibição- É a capacidade de ignorar os estímulos irrelevantes
ou suprimir as reações irrelevantes enquanto desempenha uma tarefa.
Memória em
longo prazo- É a capacidade de manter a
informação recente de poucos dias atrás até décadas.
Denominação-
É a capacidade de recordar e
recuperar uma palavra do nosso vocabulário. É considerada uma habilidade
básica.
Planejamento-
É a capacidade de "pensar no
futuro", de antecipar mentalmente a maneira correta de executar uma
tarefa.
Velocidade
de processamento- Implica a
capacidade de realizar com fluidez as tarefas fáceis ou já aprendidas.
Reconhecimento-
É a capacidade de recuperar
informação memorizada no passado que nos permite reconhecer pessoas, situações,
lugares e coisas.
Tempo de
resposta- É a habilidade para perceber um
estímulo simples e responder a ele.
Recontextualização-
É a habilidade de redirigir sua
atenção de um canal de informação a outro.
Memória em
curto prazo- É a capacidade de reter uma
pequena quantidade de informação que vai ser usada em um breve período de
tempo.
Percepção
espacial- É a capacidade de avaliar como se
ordenam as coisas no espaço, e investigar as suas relações no ambiente.
Estimação
de velocidade- É a capacidade para estimar a
futura localização de um objeto com base na sua velocidade atua.
Atualização-
É a capacidade de responder de
maneira flexível e adaptativa com o intuito de se manter em dia com as mudanças
que são produzidas no entorno.
Memória não
verbal- É a capacidade de memorizar e
lembrar representações temporais de informação visual, olfativa e espacial.
Percepção
visual- É a capacidade para interpretar a
informação dos efeitos da luz visível sobre o olho.
Exploração
visual- É a capacidade de discernir a
informação pertinente no nosso entorno de forma rápida e eficiente.
Memória
visual de curto prazo- É a capacidade
de reter temporalmente uma pequena quantidade de informação visual.
Memória de
trabalho-Se refere ao armazenamento
temporal e a manipulação da informação necessária para as tarefas cognitivas
complexas. Considerar estas questões supracitadas são de suma importância para
valorizar e ampliar as potencialidades de cada aluno com NEE do AEE/SRM.
De acordo com Valente, "[...] os estudantes ficam mais motivados a usar a inteligência, pois querem jogar bem; sendo assim, esforçam-se para superar obstáculos, tanto cognitivos quanto emocionais. Estando mais motivadas durante o jogo, ficam também mais ativos mentalmente” (1993, p. 8).
DIÁRIO DE BORDO INDIVIDUAL DOS ALUNOS COM NEE 2014
( Em construção ,breve!)
Aluno 01=Ab.
Atividades desenvolvidas com o aluno na SRM da Escola CEJSO - em 2014 –
Professora
SÍLVIA CARNEIRO
Registros final por AEE/ Síntese dos registros:
1- Atividades desenvolvidas com jogos pedagógicos e outros ( atividade impressa , no caderno, colagem, pintura etc.
Registros final por AEE/ Síntese dos registros:
1- Atividades desenvolvidas com jogos pedagógicos e outros ( atividade impressa , no caderno, colagem, pintura etc.
Dominó de fração, reforçando
conceito de fração;
2- Atividades desenvolvidas no computador:
·
05/08/2014- http://www.escolagames.com.br/jogos/cincoSentidos/
·
Uma maneira divertida de
aprender informações básicas sobre cada um dos 5 sentidos e de testar o aprendizado,
com um divertido jogo de perguntas.os 5 sentidos: visão, olfato, tato, paladar
e audição. Após conhecer esses sentidos, você ajudará o monge a meditar!
Jogo educativo de ciências sobre os cinco sentidos.
Jogo educativo de ciências sobre os cinco sentidos.
·
Aprendizado dos conceitos
de sucessor e de antecessor e darão uma forcinha nas operações de adição e
subtração! 06/08/14 http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-memoria-animais-extincao.html- cantina
dona Maria (compra, venda troco, troca/conceito de mais e menos /subtração e
adição)
05/08-Ab.
sabe ler, com algumas dificuldades convencionais, bem como na interpretação matemática
e linguística, interagiu bem com as atividades.
06/08-Na
questão de matemática proposto nesta atividade. Ele foi bem, compreendeu o que
era proposto, gastar o valor exato do saldo em dinheiro que lhes era oferecido
comprando lanches na cantina virtual. No jogo da memória foi satisfatório a sua
memória visual BOA,é um aluno tranquilo
que realiza tudo que lhes é proposto.
07/
e 12/08[...]!
13/08-Hoje
no meio da atividade sobre sistema monetário e situações problemas envolvendo
troco.
Ab.
do nada falou:_Estou ouvindo som da água caindo/descendo'.
Aluno sem laudo, e com frequência irregular nos AEE, com
algumas dificuldades de socialização, no que tange a aprendizagem normal para
série e idade que se encontra, embora seja perceptível que o aluno tem algum problema,
que se faz necessária investigação, pois tem medo de vir para a escola e sair
da SRM / ESCOLA e ir até o portão de saída sozinho. Alguns comportamentos como:(Ouvir
vozes,barulhos/Medos sem explicação) devem ser estudados/analisados, penso que
uma das saídas seria terapia, - inclusive a mãe já foi orientada para
encaminhar Ab.-. A um psicólogo,as terapias poderia ajudar[...]
Mais poderia ter
sido feito neste espaço se o aluno fosse assíduo.
Professora AEE/SRM /CEJSO/Sílvia Carneiro de Oliveira Silvestre.
Atividades desenvolvidas com o aluno na SRM da Escola: CEJSO
A. Diagnosticada com -“Discalculia” é um problema causado
por má formação neurológica que se manifesta como uma dificuldade no
aprendizado dos números. Essa dificuldade de aprendizagem não é causada por
deficiência mental, má escolarização, déficits visuais ou auditivos, e não
tem nenhuma ligação com níveis de QI e inteligência.
Problema:* Desenvolvimento afetivo, social e de aprendizagem (discalculia [... é uma dificuldade em aprender matemática, com falhas para adquirir a adequada proficiência neste domínio cognitivo, a despeito de inteligência normal, oportunidade escolar, estabilidade emocional e motivação...], UM POUCO de disgrafia [apresenta uma escrita ilegível decorrente de dificuldades no ato motor de escrever, alterações na coordenação motora fina, ritmo, e velocidade do movimento, sugerindo um transtorno práxico motor (psicomotricidade fina e visual alteradas)....].*Déficit de atenção.
Potencialidades:
* Gosta de ler, faz isso com desenvoltura e interpreta satisfatoriamente.
* Gosta de ler, faz isso com desenvoltura e interpreta satisfatoriamente.
* Realiza todas as atividades propostas.
* Compreende ordens.
* Tem bom comportamento.
* Realiza produções (desenhos / textos).
* Oratória satisfatória.
Dificuldades:
* Raciocínio
lógico, resolução de situações problemas, escrita (caligrafia).
* Tem traço de disgrafia (letra feia
“ilegível”).
* Cálculo mental.
* Esquecimento (de frequentar o AEE), por ex.
realizar atividades.
* Autoestima fragilizada por ter
discalculia e questões familiares que lhe afeta (mãe / pai).
*Déficit
de atenção, conseguir realizar atividades sem acompanhamento sistemático do
professor.
SAIBA MAISOBRE DISCALCULIA [...].
http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/discalculia-voce-precisa-saber-ajudar-seu-filho-732394.shtml De acordo com Johnson e Myklebust (1983): “Este transtorno não é causado por deficiência mental, nem por déficits visuais ou auditivos, nem por má escolarização”. Ainda, segundo os autores, o portador de discalculia comete erros diversos na solução de problemas verbais, nas habilidades de contagem, nas habilidades computacionais, na compreensão dos números.
http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/discalculia-voce-precisa-saber-ajudar-seu-filho-732394.shtml De acordo com Johnson e Myklebust (1983): “Este transtorno não é causado por deficiência mental, nem por déficits visuais ou auditivos, nem por má escolarização”. Ainda, segundo os autores, o portador de discalculia comete erros diversos na solução de problemas verbais, nas habilidades de contagem, nas habilidades computacionais, na compreensão dos números.
Dentre os tipos de discalculia foram
descritos pelo Dr. Ladislav Kosc, o investigador que identificou a discalculia
em 1974. Este autor descreveu seis tipos de discalculia, cada uma
correspondendo a capacidades específicas e tarefas da matemática. Estes tipos
de discalculia podem ocorrer individual ou conjuntamente. Ad. Encaixa-se nos três tipos
abaixo que estão grifadas.
Discalculia Verbal-Dificuldade em nomear quantidades matemáticas, números, termos, símbolos e relações matemáticas.
Discalculia Lexical-Dificuldades na leitura de símbolos matemáticos, como numerais.
Discalculia Gráfica-Dificuldades na escrita de símbolos matemáticos, como números ou sinais matemáticos.
Discalculia Operacional-Dificuldades na realização de operações e cálculos matemáticos.
Discalculia Ideognóstica-Dificuldades em fazer operações mentais e na compreensão de conceitos matemáticos, como identificar se um número é maior do que outro.
Discalculia Practognóstica-Dificuldade em tornar práticos conceitos matemáticosteóricos, por exemplo, trabalhar equações
.
Tomando a dimensão neuropsicológica as áreas afetadas são:
• Áreas terciárias do hemisfério
esquerdo que dificulta a leitura e compreensão dos problemas verbais,
compreensão de conceitos matemáticos;
• Lobos frontais dificultando a
realização de cálculos mentais rápidos, habilidade de solução de problemas e conceitualização
abstrata.
• Áreas secundárias occípito-parietais
esquerdos dificultando a discriminação visual de símbolos matemáticos
escritos.
• Lobo temporal esquerdo dificultando
memória de séries, realizações matemáticas básicas.
Os processos cognitivos envolvidos na
discalculia são:
1. Dificuldade na memória de trabalho;
2. Dificuldade de memória em tarefas
não verbais;
3. Dificuldade na soletração de não
palavras (tarefas de escrita);
4. Não há problemas fonológicos;
5. Dificuldade na memória de trabalho
que implica contagem;
6. Dificuldade nas habilidades
visuo-espaciais;
7. Dificuldade nas habilidades
psicomotoras e perceptivo-táteis.
De acordo com o
DSM-IV, o Transtorno da Matemática
caracteriza-se da seguinte forma:
• A capacidade matemática para a
realização de operações aritméticas, cálculo e raciocínio matemático,
encontra-se substancialmente inferior à média esperada para a idade
cronológica, capacidade intelectual e nível de escolaridade do indivíduo.
• As dificuldades da capacidade
matemática apresentadas pelo indivíduo trazem prejuízos significativos em
tarefas da vida diária que exigem tal habilidade.
• Em caso de presença de algum déficit
sensorial, as dificuldades matemáticas excedem aquelas geralmente a este
associada.
• Diversas habilidades podem estar
prejudicadas nesse Transtorno, como as habilidades linguísticas (compreensão e
nomeação de termos, operações ou conceitos matemáticos, e transposição de
problemas escritos em símbolos matemáticos), perceptuais (reconhecimento de
símbolos numéricos ou aritméticos, ou agrupamento de objetos em conjuntos), de
atenção (copiar números ou cifras, observar sinais de operação), e matemáticas
(dar sequência a etapas matemáticas, contar objetos e aprender tabuadas de
multiplicação).
Segundo os pesquisadores, a criança com discalculia é incapaz de:
a) Visualizar conjuntos de objetos dentro de um conjunto maior;
b) Conservar a quantidade, o que a impede de compreender
que 1 quilo é igual a quatro pacotes de 250 gramas;
c) Compreender os sinais de soma, subtração, divisão e
multiplicação (+, –, ÷ e x);
d) Sequenciar números, como, por exemplo, o que vem antes
dos 11 e depois dos 15 (antecessor e sucessor);
e) Classificar números; 17
f) Montar operações;
g) Entender os princípios de medida;
h) Lembrar as sequencia dos passos para realizar as
operações matemáticas;
i) Estabelecer correspondência um a um, ou seja, não
relaciona o número de alunos de uma sala à quantidade de carteiras; e
j) Contar através de cardinais e ordinais.
Convém destacar, ainda, que os processos cognitivos
envolvidos na discalculia são:
a) Dificuldade na memória de trabalho;
b) Dificuldade de memória em tarefas não verbais;
c) Dificuldade na soletração de não palavras (tarefa de
escrita);
d) Ausência de problemas fonológicos;
e) Dificuldade na memória de trabalho que implica
contagem;
f) Dificuldade nas habilidades visuo-espaciais;
g) Dificuldade nas habilidades psicomotoras e
perceptivo-táteis.
São observados, a seguir, três graus de imaturidade:
a) Leve – em que o discalcúlico reage favoravelmente à
intervenção terapêutica;
b) Médio – configura o quadro da maioria dos que
apresentam dificuldades específicas em matemática; e
c) Limite – ocorre quando há lesão neurológica, gerada
por diversos traumatismos, provocando um déficit intelectual.
[...] para Piaget, o homem se faz matemático na medida em que constrói matemática – como conteúdo, mas, sobretudo, como estrutura. [...] ser humano implica ser matemático; tornar-se humano é tornar-se matemático, ou melhor, lógico matemático [...].
Com base nessa afirmação de Piaget e preocupado com os resultados prejudiciais ao aprendizado, o pesquisador solicitou informações junto à Associação Brasileira de Discalculia (ABD), via e-mail (Anexo “D”) e obteve como resposta algumas orientações sobre as possibilidades de ajuda do professor em relação aos alunos que, eventualmente, apresentem dificuldades no aprendizado da matemática, O Professor que deve , a saber:
a) Permitir o uso de calculadora e tabela de tabuada;
b) Adotar o uso de caderno quadriculado;
c) Quanto às provas, devem-se elaborar questões claras e
diretas, reduzindo-se ao mínimo o número de questões, sem limite de tempo,
aplicando-a de tal sorte que o aluno esteja acompanhado apenas de um tutor para
certificar se entendeu o enunciado das questões;
d) estabelecer critério em que, por vezes, o aluno poderá
ser submetido a prova oral, desenvolvendo as expressões mentalmente, ditando
para que alguém as transcreva;
e) Moderar na quantidade dos deveres de casa, passando
exercícios repetitivos e cumulativos;
f) Incentivar a visualização do problema, com desenhos e
depois internamente;
g) Prestar a atenção no processo utilizado pela criança,
verificando o tipo de pensamento que ela usa para desenvolver o problema;
h) Ministrar uma aula livre de erros, para esse aluno
conhecer o sucesso; e
i) Ter em mente que, para o discalcúlico, nada é óbvio,
como é para os demais alunos.
Dicas para discalculia: Estas dicas permitem melhorar a
aprendizagem da matemática para quem tem discalculia, assim
como facilitar a apresentação do conhecimento adquirido:
O aluno deve ter um atendimento
individualizado por parte do professor
que deve evitar:
·
Ressaltar
as dificuldades do aluno, diferenciando-o dos demais;
·
Mostrar
impaciência com a dificuldade expressada pela criança ou interrompê-la várias
vezes ou mesmo tentar adivinhar o que ela quer dizer completando sua fala;
· Corrigir
o aluno frequentemente diante da turma, para não o expor;
· Ignorar
a criança em sua dificuldade.
Dicas para o
professor:
Não force o aluno a fazer as lições quando estiver nervoso por não ter
conseguido;
Explique a ele suas dificuldades e diga que está ali para ajudá-lo sempre que
precisar;
Proponha jogos na sala;
Não corrija as lições com canetas vermelhas ou lápis;
Procure usar situações concretas, nos problemas.
Leia mais e ENCONTRE NESTE SITE/atividades/discalculia;
http://www.webartigos.com/artigos/jogos-matem-aacute-ticos-para-estimula-ccedil-atilde-o-da-intelig-ecirc-ncia-nos-dist-uacute-rbios-de-discalculia/2067/#ixzz3HkjZEOgd .
http://www.webartigos.com/artigos/jogos-matem-aacute-ticos-para-estimula-ccedil-atilde-o-da-intelig-ecirc-ncia-nos-dist-uacute-rbios-de-discalculia/2067/#ixzz3HkjZEOgd .
Jogos
Matemáticos Para Estimulação Da Inteligência Nos Distúrbios De Discalculia.
http://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com.br/2012/09/discalculia-
dicas-para-sala-de-aula.html
Síntese dos registros das atividades realizadas em 2014
Registros por AEE
Atividades desenvolvidas com jogos pedagógicos
e outros ( atividade impressa , no caderno, colagem, pintura etc.) E Atividades desenvolvidas no computador:
1.Casa de carne, Nesta
atividade envolveu as 4 operações e valor monetário,A. TEVE DIFICULDADES EX.6kg
da picanha custa 15.00 reais =90.00reais
quantas cédulas necessita-se?(cédulas) Uma de 50 reais e 4 de 10
reais=90,00reais o total geral site:
http://www.escolagames.com.br/jogos/casaDeCarne/
http://www.escolagames.com.br/jogos/casaDeCarne/
.
2.BATALHAS DOS
NÚMEROS-APRENDER MAIOR QUE/MENOR QUE COM OS DOIS SÍMBOLOS E ENVOLVENDO AS 4
OPERAÇÕES.SITE http://www.escolagames.com.br/jogos/batalhaNumeros/
Atividade
mimeografada de matemática (adição e subtração)
4.Compras da Zuzu/adição
5. Neste site encontrei e realizarei com A. Atividades para minimizar sua discalculia.Nestas contemplará os 5 itens fundamentais para a compreensão da matemática.São eles:
1. Fundamentos,
2. Números e Operações
3. Espaço e Forma,
4. Grandezas e Medidas,
5. Tratamento da Informação.
6.14/08/14 ATIVIDADE EM DUPLA COM A. Forma divertida de estudar o mapa do Brasil e de aprender os nomes das capitais e a localização dos estados brasileiros.
7.http://www.escolagames.com.br/jogos/casaMagica/Através do jogo, as crianças aprendem a utilizar a
bússola, e fixam os nomes dos 04 pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste).
8.http://www.escolagames.com.br/jogos/direitoCrianca/O jogo estimula a capacidade de estabelecer relações, além de ser uma divertida atividade de aperfeiçoamento da coordenação motora.
11JOGO-1 Atenção espacial: siga aquele cérebro! http://www.cerebronosso.bio.br/exercite-seu-crebro/
Este é um jogo
manjado, porém muito divertido: você consegue acompanhar um objeto que se move
pela tela?
Sua missão: veja o cérebro se esconder em uma das cabeças,
acompanhe enquanto elas se movem, e clique na que você acha que contém o
cérebro quando elas pararem. Boa sorte para ignorar as mosquinhas e amebas
quando elas começarem a passear pela sua frente! (Dica para quando ficar
difícil: experimente não mover os olhos; ao invés de acompanhar os movimentos
das cabeças, apenas olhe para frente o tempo todo)
Habilidades
específicas:
- atenção visual
espacial (córtex parietal)
- manutenção de objetivo
e supressão de distratores (córtex pré-frontal)
12.Jogo- 2 Planejamentos estratégicos: Torre de Hanói
Este é um clássico
dos testes de habilidades cognitivas. Se você não conhece, comece pela versão
mais fácil, com apenas 3 discos, e vá aumentando o número.
Sua
missão: mudar a pilha de lugar. Você só pode movimentar um disco de
cada vez (clicando no disco e arrastando-o na horizontal para outro pino), e só
pode colocar um disco acima de outro maior do que ele. Por isso, uma série de
jogadas - na ordem certa - é necessária para cumprir a missão.
Habilidades específicas:- Planejamento
estratégico (córtex pré-frontal)
O Dino quer brincar no mundo mágico e para
isso precisa de sua ajuda com a tabuada.
Escolha uma tabuada e responda às questões para começar uma grande aventura!
Jogo educativo com tabuadas de multiplicação, divisão, subtração e adição.
Escolha uma tabuada e responda às questões para começar uma grande aventura!
Jogo educativo com tabuadas de multiplicação, divisão, subtração e adição.
Jogos de
perguntas e respostas
15.03-11-2014. APRENDENDO AS HORAS
Ajuste os ponteiros
do relógio para a hora indicada.
A cada acerto você ganha uma vida para brincar dentro do relógio, em um jogo divertido.
A cada acerto você ganha uma vida para brincar dentro do relógio, em um jogo divertido.
16.10/11/2014 Problemas de matemática:
Antônio tinha 17 caixas com 16 cadernos cada uma. Um amigo lhe deu mais 14
cadernos.Quantos cadernos ele tem agora?
http://www.exercicios-de-matematica.com/tabuada-multiplicacao/tabuada-multiplicacao
Leitura do livro: brincar de quê? E Dom
Ratão o rei da confusão, A bela dança da Lua e do Sol,ler com
desembaraço, compreendendo perfeitamente do que se tratava a temática do livro.
Este ano de 2014,
o trabalho com Ad. FOI PENSADO PRIVILEGIANDO ESTES ASPECTOS:
Jogo da memória – motricidade
fina, memória, hipótese, cores e estratégias.
Resta um – formas,
regras e estratégias.
Quebra-cabeça – motricidade
fina e memória, formas, hipótese, cores, análise-síntese, figura-fundo e
estratégias.
Arquiteto – planejamento,
equilíbrio, motricidade fina e estratégias.
Cilada – percepção de
formas, encaixe, motricidade fina, organização, plano mental, projeto e
criatividade.
Tangran – formas geométricas,
buscas de solução, percepção de figura e formas, hipótese, paciência,
regras, motricidade fina e representação mental.
Material dourado e o ábaco – trabalhar o sistema de numeração
decimal.
Embora
todo o trabalho pensado na dificuldade que o discálculo tem, finalizou o ano e
Ad. Continuou aparentemente com os comprometimentos abaixo:
·
Organização
espacial;
·
Autoestima;
·
Orientação
temporal;
·
Memória;
·
Habilidades
sociais;
·
Habilidade
grafa motoras;
·
Linguagem/leitura;
·
Impulsividade;
-Inconsistência
(memorização).
"Em sala de aula, o discalcúlo tem dificuldade com noção de tempo, de grandeza; demora a aprender a contar e a sequenciar números. Também se complica na hora de memorizar regra de jogos, não monta boas estratégias, tem dificuldade para lidar com dinheiro. É muito difícil que faça cálculos mentais ou decore tabuadas".
ALUNO 04-El.
ALUNO 05-Ít.
ALUNO 06-Pr.
ALUNO 07-Tl.
FOTOS DE ALGUMAS ATIVIDADES REALIZADAS EM 2014 /SRM/C.J.S.O.
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