REGISTRO REFLEXIVO DO
ALUNO WELITON.
Déficit
de atenção
O Déficit de atenção é caracterizado pela dificuldade que uma pessoa tem de se concentrar por muito tempo perante algo. É resultante da ação de fatores genéticos e externos, que aparece na infância e continua na fase adulta, comprometendo o desempenho em diversas áreas como na profissão, nos estudos e nos relacionamentos.
O Déficit de atenção é caracterizado pela dificuldade que uma pessoa tem de se concentrar por muito tempo perante algo. É resultante da ação de fatores genéticos e externos, que aparece na infância e continua na fase adulta, comprometendo o desempenho em diversas áreas como na profissão, nos estudos e nos relacionamentos.
Não são sinais da doença quando a
dificuldade de concentração é passageira e não se manifesta desde a infância.
Porém, se você apresenta este quadro, procure um médico e faça uma avaliação:
"Hoje em dia existem vários e eficazes tratamentos para o TDAH (Transtorno
do Déficit de Atenção com Hiperatividade). Se tratada de maneira correta, é
possível reverter o problema, porém, se detectada tardiamente, os sintomas
ficam mais sérios e é mais difícil reverter o quadro", explica
neurologista Paulo Breine .
PROBLEMA: DISTRAÇÃO
INCONTROLÁVEL.
POTENCIALIDADES: Demonstra atitudes críticas diante de acontecimentos conflitantes;
• É criativo e comunicativo;
• Coopera com colegas e professora;
• O aluno demonstra interesse nas atividades propostas (as realiza com autonomia embora em alguns momentos se distraia, vem melhor controlando neste aspecto). Necessitando do apoio e intervenção da professora ou dos colegas.
• É criativo e comunicativo;
• Coopera com colegas e professora;
• O aluno demonstra interesse nas atividades propostas (as realiza com autonomia embora em alguns momentos se distraia, vem melhor controlando neste aspecto). Necessitando do apoio e intervenção da professora ou dos colegas.
BARREIRAS: CONTROLAR
A ANCIEDADE, BUSCANDO SEMPRE ESTAR CONCENTRADO NAS ATIVIDADES.
QUANTIDADE DE AEE/SEM
EM 2013: Assíduo 33 AEE.
PARECER DO
PSICOPEDAGOGO CLÍNICO E
INTITUCIONAL M. M.:
Avaliar é tomar partido, é
aceitar o outro como ele se apresenta, é ter responsabilidade, compromisso com
o outro e, portanto, consigo mesmo, com uma nova perspectiva, com uma dimensão
ética.
SÍLVIA CARNEIRO DE OLIVEIRA SILVESTRE.
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PROFESSORA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL
VÁRZEA NOVA, DEZEMBRO DE 2013.
REGISTRO REFLEXIVO DA
ALUNA AMANDA.
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM (leitura)
As dificuldades podem
advir de fatores orgânicos ou mesmo emocionais e é importante que sejam
descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo,
percebendo se estão associadas à preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação,
desordem, dentre outros, considerados fatores que também desmotivam o
aprendizado.
PROBLEMA: Dificuldade
de aprendizagem, logo encaminhada para avaliação com o psicopedagogo do
município.
POTENCIALIDADES: Não foi avaliada pela Sala de
Recursos/Atendimento Educacional Especializada.
“BARREIRAS: A mãe relata déficit de aprendizagem, comparando-a com seus
irmãos e relato de seus professores no Ensino Fundamental”.
“Segundo relato da mãe gosta da escola e de estudar, a mesma (sua mãe), sempre
acompanha sua filha nas tarefas escolares.
QUANTIDADE DE AEE/SRM
EM 2013: Não frequentou.
PARECER DO
PSICOPEDAGOGO CLÍNICO E
INSTITUCIONAL M. M.: 01.19/04/2013
Após
anamnese de cunho psicopedagógico, a referida aluna deixou a suspeita de que
possui um ritmo próprio de aprendizagem que se caracteriza por ser mais lento,
o que não significa necessariamente déficit na aprendizagem, haja vista o fato
de que cada ser cognoscente possui um ritmo peculiar em seu processo de
aquisição de conhecimento.
Porém, existem
duas outras hipóteses a serem (ou não) confirmadas em investigações
psicopedagógicas subsequentes, são elas:
a)
Deficiência
na alfabetização, supostamente devido ao método utilizado. Alguns alunos se
adaptam melhor a métodos mais antigos, pelo fato de estarem de acordo com o
nível operatório concreto, onde a necessidade de abstração é menor.
b)
Dislexia
em grau leve a moderado.
Entretanto,
após contato com a genitora (que também é professora) e intervenção
psicopedagógica de orientação psicanalítica realizada com a mesma (aluna), além
da análise de desenho da constelação familiar; há também a suspeita de ansiedade infantil e baixa auto-estemas decorrentes de
suposta “pressão” exercida pela genitora,
que deve ser conscientizada sobre tal hipótese, pois pode ser uma atitude
inconsciente de “descarregar” questões emocionais sobre a aluna, situação relativamente
frequente que ocorre na relação entre pais e filhos.
Diante das
suposições acima expostas, algumas recomendações se fazem necessárias:
I)
Continuidade
das intervenções psicopedagógicas objetivando clarificar questões ainda
obscuras em seu processo de aprendizagem.
II)
Orientação
à professora de língua sobre a necessidade de algumas intervenções pedagógicas
diferenciadas visando facilitar a aquisição da competência da leitura e escrita
convencionais por parte da aluna.
III)
Apoio
por parte da coordenação que deverá ser dispensado à aluna em suas dificuldades
pedagógicas.
Além do
acima exposto, a aluna será encaminhada
para avaliação médica básica, avaliação fonoaudiológica (visando analisar
questões relativas à verbalização da escrita e/ou investigar a possibilidade de
existência (ou não) de dislexia); e, psicopedagogo.
Avaliar é tomar partido, é
aceitar o outro como ele se apresenta, é ter responsabilidade, compromisso com
o outro e, portanto, consigo mesmo, com uma nova perspectiva, com uma dimensão
ética.
SÍLVIA CARNEIRO DE OLIVEIRA SILVESTRE.
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--PROFESSORA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL.
VÁRZEA
NOVA, DEZEMBRO DE 2013.--PROFESSORA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL.
REGISTRO REFLEXIVO DO ALUNO OZIMAR.
Dislalia: é a dificuldade na emissão da fala, apresenta pronúncia inadequada das palavras, com trocas de fonemas e sons errados, tornando-as confusas. Manifesta-se mais em pessoas com problemas no palato, flacidez na língua ou lábio leporino - Este último não é o caso de OZIMAR. O aprendizado pode se tornar um pouco lento, mas possível, a linguagem é adquirida com grandes
PROBLEMA: COMUNICAÇÃO
PRECISA E ACESSÍVEL Á TODOS.
POTENCIALIDADES: GOSTA
DE ESTUDAR, EMBORA NÃO ESTANDO ALFABETIZADO.
BARREIRAS: FREQUENTAR
O AEE EM TURNO OPOSTO/TRANSPORTE.
QUANTIDADE DE AEE/SRM
EM 2013: 10 AEE, repensar a sala que ele deve freqüentar,pois este ano ele não
foi aceito pelos colegas e sofreu muito Bullying (anglicismo,
bullying,
pronuncia-se AFI: [ˈbʊljɪŋ])
é um termo utilizado para descrever atos de violência
física ou psicológica,
intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês
bully, tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos
causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de
poder.FREQUENTOU SÓ DO MÊS DE MAIO Á AGOSTO
PARECER DO
PSICOPEDAGOGO CLÍNICO E
INTITUCIONAL M.M.:?????????
Avaliar é tomar partido, é
aceitar o outro como ele se apresenta, é ter responsabilidade, compromisso com
o outro e, portanto, consigo mesmo, com uma nova perspectiva, com uma dimensão
ética.
SÍLVIA CARNEIRO DE OLIVEIRA SILVESTRE.
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PROFESSORA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL.
VÁRZEA NOVA, DEZEMBRO DE 2013.
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