Caso de
Jhonatas
Criança nascida em
09/03/2009, hoje com 08 anos, filho de E.S. e C. L.de J., nascido de uma
gestação programada e desejada aos 24 anos, realizando todo o pré-natal, porem
uma gravidez de alto risco, devido a pressão alta e sangramento, necessitando
ficar de repouso toda a gestação – parto normal – á termo, sem intercorrência,
chorou ao nascer.
A alimentação natural se
deu ate mais ou menos aos 2 anos e 06 meses . Não usou chupeta e mamadeira.Segunda
sua genitora dorme bem, sono tranqüilo, porem dorme na mesmo quadro que seus
pais.È medicado pela manha com Resperidona e a noite com Imbiprominio já
internado 2 vezes aos 2 e 3 com pneumonia .
A mãe relata que é uma
criança preguiçosa, não gosta de estudar .Há atrita entre os pais , pois sua
mãe queixa-se da ausência paterna e da mesma ser impaciente com o filho.
Em Ribeirão Preto onde
reside passou por tratamento psiquiatra- A mãe confusa não soube relatar os
resultados – novembro de 2015. Neste período recebia o atendimentos
psicopedagógicos e fonaoudiólogico .
Neste período em 2015, a psicóloga observou que não
conseguia entender o que lhe era solicitado, não conseguia entender o que lhe
era solicitado , não compreendia conceitos do tipo: diferente/ igual, sempre
apontando para o mesmo alternativos, não olhando para todas as gravuras , sua
idade mental é menor que a cronológicas .Seus desenhos possui características
primarias podendo ser classificada como intelectualmente deficiente .
Apresentando comportamento introvertido, não tem atenção e concentração nas atividades
realizadas.
Sendo assim o individuo
necessita de apoio prevasirio, ou seja, em longo prazo, vista que apresenta
comprometimento intelectual significativa nas seguinte areias da habilidades:
comunicações .auto-cuidado, sociais/interpessoais , comportamento comunitário
,acadêmica , lazer, saúde e segurança .
Em anammese com a mãe em
05/07/2017, ela acrescentou que atualmente ( há 2 meses )retornaram para Várzea
Nova ,moram ela, o esposo e eu filho
,pretendem permanecer aqui depois de uma temporada morando em outra estado .
Confirma que seu filho necessita permanentemente de
apoio da fonoaudiológica por apresentar
atraso na linguagem, como acompanhamento psiquiátrico por conta da
medicação e freqüenta um centro de apoio pedagógico que aqui denominamos AEE-
Atendimento Educacional Especializado .Por ser este lugar de apoio ao seu
difícil cognitivo no que se refere a lectoescrita e linguagem matemática.
Quanto a sua
potencialidade: já escreve e reconhece o seu nome completo com caixa alta. Não
sabe ainda alfabeto completo, não ler ainda, gosta mais de matemática que Língua
Portuguesa , conta ate 50 oscilando a aprendizagem .
É uma criança tranqüila,
gosta de brincar com bola, bonecos , brinca muito solitariamente , não costuma
se relacionar com colegas /amigos,quieto não interagem .Na escola é importante sentar-se a frente,pois se não é
estimulado pode dormir na aula.Sua alimentação é normal e é independente nas
atividades da vida diária .
Caso de
Pedro Henrique
Pedro Henrique é uma
criança com suspeita de TEA, foi encaminhada para a psicopedagógica para uma
avaliação, nasceu em 13/07/2012, nasceu a termo, cesariana, ao nascer demorou a
clarear, aparentemente não apresentou problema no parto. Foi amamentado durante
02 anos, sustentou a cabeça aos 03 meses
=, sentou –se com um ano, não engatinhou andou com 1 ano e 6 meses, só falou
após 2 anos.Controla esfíncteres, usa a banheira,mais ainda incontinência
urinaria noturna ENURESE,se utiliza
medicação Depakene por conta da Epilepsia .
Demorou a ter trajetória
escolar com anos. Na escola educação infantil
(espaço )
Em 2016, freqüentou o
primeiro semestre sua professora rela bom relacionamento com as colegas, gosta
de jogos educativos, musicas e brincadeiras. Realiza aos seu modo as atividades
e divide seus brinquedos com os colegas.
Hoje aos 5 anos a
professora do ensino regular relata: Comportamento estranho ,dispenso não se
concentra nas atividades propostas , parece não ouvir o que se é falado, é
preciso ser tocado pra volta o mundo real, fixa o olhar nas atividades que está realizando, apresenta dificuldade na
fala ,sendo muitas vezes
incompreensível.Durante as brincadeiras não consegue acompanha os
comando- bater palmas,pé,pular,requebrar, ele permanece apenas em um único
movimento,pulando a todo tempo.As vezes fica com um olhar fixo para o horizonte
ou algo que lhes.
Apresenta ainda
dificuldades na coordenação motora, não consegue subir na balança sozinha
segura as correntes da balança, de segurar o lápis com firmeza, manusear a
tesoura, a colher, coloca ficha com os pregadores, ir ao banheiro, tem apego a
um brinquedo, se isola e gosta de brincar sozinho.
Há momentos em que seus
comportamentos são normais grita alto, arremessar dos matériais escolares, sem
preocupação de onde eles irão parar, dispara risada altas, parecendo choro ,
gosta de ficar deitado no chão de bruço
e resiste a levantar-se.
Mesmo apresentando estes
comportamentos e dificuldades dos de mias alunos da classe é uma criança carinhosa,amigável sem
agressividade , houve boa adaptação escolar, só chorou no inicio do ano
letivo.Tem melhorado a comunicação , pois inicialmente não conseguia manter
dialogo com a professora e colegas.
Caso de Emanuel
Emanuel é uma criança hiperativa,
ainda sem laudo especifico, anos, esta
matriculado no 1º ano do Ensino fundamental numa escola da Rede Municipal de
Ensino do Município de Várzea Nova .Segundo a mãe anammese com a mora com ela o
padastro e seus 5 irmãos de 17/14/11/01 anos e a caçula recém-nascida ,Nascida
de parto normal e no período a termo, foi amamentado por 02 anos,sorriu com 4
meses, sentou-se aos 10 meses, andou com 1 ano e 1 mês .Com essa idade tem
dificuldade no controle da bexiga, urina ate 3 vezes na noite.
Sua linguagem é pobre,
fala com erros, ”grosseiro” carinhoso com todos, consegue aprender é
inteligente –fala sua genitora -.
Possui condutas inadequadas:
Muito agitado destrói tudo, quebra brinquedo, rasga livro, arranca plantas[ ...]
Costuma briga com os irmãos e é agressivo verbal e quer fisicamente agredir o padastro.
A reação espontânea dos colegas de sala
e no cotidiano com ele é de rejeição, por conta do seu comportamento .A mãe
recebe queixa desde o primeiro dia de aula até então estas constantes .Ao ser
solicitado para da recados,as realiza coerentemente.
Em sala de aula com os
colegas o aluno também apresenta
atitudes e comporta mentais indisciplinar , sem motivo aparente agredi os
colegas a todo tempo, bem como destrói objetos alheios, há um descumprimento
sucessivos de regas , inclusive desrespeita com o decente .Criança
temperamental e impulsivo.
Caso de
Marlo
O menor nasceu em
16/12/2010, estuda 2º ano do Ensino Fundamental
I, freqüentou anteriormente a Creche por 2 anos .Mora com sua mãe e Irma
de 3 anos, seu genitor.
Nasceu de parto normal a termo com 2.900kg,
após 06 dias do parto a mãe relata ter tido uma hemorragia. Foi amamentado por
3 anos, sentou-se com 06 meses , andou com 1 ano e 3 meses , falou com 2 anos
e meses gritava .
Neste período um fato ocorrido é pertinente
relatar aos 2 meses de nascido Marlo
caiu do colo e da cama batendo assim a cabeça
no chão .
Sua gentileza relata alto destrabilidade,
lenta nas conclusões das atividades-dificuldade em conhecer as letras, ler,
caligrafia ilegível incompreensível,
houver sempre uma agitação,comportamento deste que freqüentou a Creche , a mãe sempre
foi chamada para conversar sobre. Grita muito desde pequeno, desobediente com
os pais, não e muito carinhoso, briga muito com a irmã.Baixa auto-estima, tendo
preconceito consigo próprio.
Caso de
Fabrício
Continuação de Fabricio :
por este motivo tem aversão ao pai.Mora com sua genitora e o padastro o qual
tem como filho é unigênito .Fazia acompanhamento psicológico .Fazia
acompanhamento psicológico e atual não o faz.Freqüenta o AEE- Atendimento
Educacional Especializado – na SRM- Sala de Recurso Multifuncional desde 2015.
Ainda não consegue dar
recados,fazer compras,quando lhe é solicitado sempre troca as mercadorias .Não
reconhece dinheiro,é obediente em casa,interage com amigos na rua que reside ,
as vezes fica agitado e grita [...]
Caso de Davi
Oliveira
Nascido em 22/01/2007, a
termo em hospital não havendo aparentemente nenhum problema .Mora com seus pais
e duas irmãs uma de 16,e a outra de 12 anos .A de 16 anos é laudada com
deficiência intelectual.
Não ingere nenhum
medicamento, em borá os pais suspeitam
que ele tem algum problema na mente, pois ele não aprende esta na escola
desse do 05 anos, sugeriu uma investigação com um neuropediatra como foi feito
com sua mana primogênita ,quanto ao seu desenvolvimento inicial de
recém-nascido não souber informar.
Aos 10 anos ainda
esporadicamente urina natural. Possui alguma dificuldades em se vestir-se
corretamente, há pecas e modelos de roupas que veste ao contrário necessitando
da ajuda do pai ou da sua Irma caçula .
Durante essa década foi
internado uma vez por 30 dias por ser contaminando por calazar.Criança saudável, calma,gosta de brincadeiras
excessivas, as vezes incomoda as pessoas com quem convivem. È obediente com
esta idade não consegue dar recado
orais, sempre confunde o que lhe é solicitado, sua conversa é sem nexo, não
conhece nossa moeda.
Iniciou sua vida escolar
na Creche, aos 3 anos hoje na ano
de Ensino fundamental não ler e não
escreve de acordo a serie que se encontra .Em 2007 submeteu em uma avaliação
psicopedagógica onde detectou-se
normalidade, e que se faz necessário avaliação de outro profissionais bem como limite do seu
lar.
Obs:Foi encaminhado para
a realização da encefalograma, em seguida avaliação pericial.CID
F72.1/R75.1.Por correr riscos constantes e necessitar de vigilância diária .
Caso de João
Alexandre
Criança co 07 anos, pais separados, mora com
sua genitora e suas duas irmãs de 06 e 03 anos
. Seu pai mora em outro país e não mantém contato – não o conhece –
Nascido de parto normal e pré-termo, foi
amamentado durante seus primeiro ano de vida, atualmente não tem sono
tranqüilo, falando muito a noite- dormindo –
A mãe salienta que o mesmo possui uma
imaturidade cronológica, por este motivo faz terapia com a psicóloga quinzenalmente,
não é afetivo, muito distraído.
Freqüentou Escola de Educação Infantil por 3
anos ainda segundo era agressivo nessa
época , atualmente estuda , atualmente
estuda 2º ano do Ensino fundamental I , conhece as
letras , embora tenha dificuldade na leitura . Sua mãe, não tem uma alimentação
regada de frutas, verduras e legumes, embora goste bastante de comer.
Em casa gosta muito de brincar e é cuidadoso
com seus brinquedos. Sua mãe não é permissiva para brincar com outras crianças.
Não é de conversa com a mãe, repete o que assiste em novelas. Possui baixo
percepção de detalhes, “finge que não escuta “relata a genitora .
Caso de João
Vitor
Apresenta de 09 anos,
nasceu de cesariana a termo, não foi amamentado, engatinhou muito pouco, andou
e falou com 1 ano segundo dia avó.
Criado pelas avós desde 08 meses, nunca usou óculos,
embora aparente sinais de baixa visão, encaminhado para a perda total. Sua dificuldade
é tremendo para visualizar TV, objetivo, ler,aproxima cerca de 5cm de proximidade
.Há muitos casos de problemas de visão na família João Vitor nasceu com os
olhos vermelhos e sempre apresentou sinais de baixa visão .
Caso Vinicius
Nascido de cesariana pós
termo de uma semana, pesando 3.800kg, ficando 15 dias na UTI por ter
icterícia.Foi amamentado por 2 anos sentou-se com meses , andou com 9 falou com.
Atualmente com 07 anos, sua mãe relata que
Vinicius queixa-se de olhos cansado e pesado. A mãe acredita que ele pode ter
descolado a retina por pancada na cabeça , ter nascido com esta deficiência ou
a UTI prejudicou a visão pois no período de 15 dias internados, seus olhos não
receberam proteção, o que seria obrigatória ter acontecido quando nasceu que
permanecem na incubadora .
Recentemente o oftalmologista constatou
deslocamento da retina- Córneas vivas -
Ele não faz uso de colírio ou óculos,o mesmo tem rejeição á deficiência .
Vinicius mora com sua mãe, e seus irmãos de 07
e 01 ano. Seu genitor
Caso de
Fábio
Adolescente de 15 anos
reside com os pais e suas irmãs de 08 e 02 anos 09 família do coração . Segundo
o seu padastro sempre ajuda no afazeres da roça, e a mesma tem
dificuldades em aprender a ler,escreve e contar, freqüenta 4º ano do Ensino
Fundamental ,
Fabio foi adotado- Aos dois
anos seu genitor lhe entregou para a família atual, sua genitora não matem
contato.
Em casa só obedece ao pai,
entra em conflito com a madrasta e irmãs.
Para conta seu contexto,
não houve possibilidades de maiores
detalhes sobre o passado /nascimento e infância do mesmo .
Caso de
Fabrício
Aprendente na 3º ano do
Ensino Fundamental I, 10 anos, não possui laudo especifico. Pais separados, o
seu genitor é total mente ausente, Fabrício por este motivo tem aversão ao pai.Mora
com sua genitora e o padastro o qual tem como filho é unigênito .Fazia
acompanhamento psicológico .Fazia acompanhamento psicológico e atual não o
faz.Freqüenta o AEE- Atendimento Educacional Especializado – na SEM- Sala de
Recurso Multifuncional desde 2015.
Ainda não consegue dar recados,fazer
compras,quando lhe é solicitado sempre troca as mercadorias .Não reconhece
dinheiro,é obediente em casa,interage com amigos na rua que reside , as vezes
fica agitado e grita [...]
Iniciou sua vida escolar
na Creche, aos 3 anos hoje na ano
de Ensino fundamental não ler e não
escreve de acordo a serie que se encontra .Em 2007 submeteu em uma avaliação
psicopedagógica onde detectou-se
normalidade, e que se faz necessário avaliação de outro profissionais bem como limite do seu
lar.
Obs:Foi encaminhado para
a realização da encefalograma, em seguida avaliação pericial.CID
F72.1/R75.1.Por correr riscos constantes e necessitar de vigilância diária .
Caso de
Ismael
Aparentemente com 13 anos,
mora com sua genitora, padastro e seus dói irmãos de 16 e 11 anos.Nascido de
parto normal,a termo amamentado até 2 anos e meio ao 4 meses teve uma parada
cárdica, foi reanimado ficando internado por 8 dias.Fez acompanhamento com fisioterapeuta por 4 anos
.Não possuem informação sobre seus
desenvolvimento infantil, há histórico de
familiares com estado de convulsão constante, desmaia e manhas no
cérebro- mãe-.
Segundo parecer
pedagógico da escola anterior o pré-adolescente ainda não desenvolveu as
habilidades necessárias considerando idade/serie, nos aspecto sócio afetivo
demonstra previsão violenta desagregadora , bem como ineficiente no prioritário
e ineficiente no prioritário, apresentando insegurança e sendo necessário o
apoio constante de um educador nas intervenções diretas, possui dificuldades no
trabalho coletivo com os colegas de sala.
Possui dificuldades de argumentação e participação oral
necessitando de questionamentos dirigido da docente,não consegue ainda organiza
e reter informações com coerência .
Gosta de manusear livros
e revistas e fazer pseudaleitura, desenhar e colorir. Consegue escrever seu nome com letras caixa alta.Na linguagem
matemática não é diferente, demonstra limitação, consegue fazer relatos de sua
vida.
Caso de
Marlo
O menor nasceu em
16/12/2010, estuda 2º ano do Ensino Fundamental
I, freqüentou anteriormente a Creche por 2 anos .Mora com sua mãe e Irma
de 3 anos, seu genitor.
Nasceu de parto normal a termo com 2.900kg,
após 06 dias do parto a mãe relata ter tido uma hemorragia . Foi amamentado por
3 anos, sentou-se com 06 meses , andou com 1 ano e 3 meses , falou com 2 anos e meses gritava .
Neste período um fato ocorrido é pertinente
relatar aos 2 meses de nascido Marlo
caiu do colo e da cama batendo assim a cabeça
no chão .
Sua gentileza relata alto destrabilidade,
lenta nas conclusões das atividades –dificuldade em conhecer as letras, ler,
caligrafia ilegível incompreensível,
houver sempre uma agitação,comportamento deste que freqüentou a Creche , a mãe
sempre foi chamada para conversar sobre. Grita muito desde pequeno
,desobediente com os pais, não e muito carinhoso, briga muito com a irmã .
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