quarta-feira, 9 de agosto de 2017

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA AUTISTA

Resultado de imagem para gravuras sobre inclusão

Pegar bola

A brincadeira em questão consiste em chamar a criança para jogar uma bolinha até você. Procure estimular o pequeno demonstrando que está interagido com a atividade. O jogo é responsável pelo movimento dos braços e das mãos, além da capacidade de preensão de um objeto.

Cartão animado

Jogos infantis, que incluem personagens, são excelentes para o desenvolvimento psicomotor da criança. A ideia é colar imagens de um herói ou integrante de um desenho animado em cartõezinhos para que a criança possa unir os pares semelhantes (Bob Esponja com Bob Esponja; Peppa com Peppa, etc.). A intenção é fazer com que o pequeno se sinta mais motivado a continuar na brincadeira e, assim, ter sua atenção trabalhada.

Cestinha

O nome já adianta qual é o objetivo da tarefa. O pequeno deve ser motivado a jogar uma bola pequena ou bola de meia em uma cestinha. Isso estimula, assim como o ato de pegar bola, o movimento dos principais membros superiores do corpo, além do foco que a criança pode ter para acertar a cestinha. 

Pescaria

A pescaria é responsável por trabalhar a funcionalidade das mãos da criança autista. Considerando que ela está em fase de desenvolvimento, o ato de estimular sua habilidade manual é bastante válido.  O ato de utilizar peixinhos de papel pode dar a você a possibilidade de variar as cores que comporão os bichinhos.

Argola

Assim como a pescaria, a brincadeira da argola também incentiva o desenvolvimento psicomotor da criança. O pequeno deve acertar as garrafas, que servirão de alvo. É importante que se utilize cores variadas para aumentar o aspecto lúdico do jogo.

 

https://pt.slideshare.net/SimoneHelenDrumond/80-planejamento-de-atividades-para-desenvolver-a-linguagem-do-autista

Como colocar isso em prática diante de uma criança com espectro autista:

1. Você gosta de desenhar? Comunique-se com a criança desenhando e quando conseguir sua atenção verbalize o que está desenhando.
2. Você gosta de fazer construções de peças? Faça-as junto à criança, mas sem invadir o seu espaço. Dessa maneira você estará chamando sua atenção, estimulando-a.
3. Potencie a interação naquilo que a criança gosta de fazer, realizando com ele ou com ela.
4. Se a criança apresenta hipersensibilidade acústica, evite lugares com multidões.
5. Para realizar uma tarefa, dê ordens breves, claras e simples.
6. Não faça as coisas no lugar da criança, dê tempo para ela.
7. Respeite seu ritmo e seu ritual, ou seja, se a criança prefere guardar os brinquedos de uma determinada maneira, faça da mesma forma. Assim conseguirá empatia e fazer coisas juntos.
8. Incentive a imitação para chegar à comunicação. Através da brincadeira, chegaremos melhor à criança.
9. Reforce o que elas fazem bem. Essa forma de estimulação trata-se de qualquer coisa que a criança goste, e pode ser algumas dessas coisas:
- Comestíveis. Qualquer tipo de alimento ou bebida.
- Tangíveis. Brinquedos ou objetos que pela sua textura chamem a atenção da criança.
- Atividade. Atividades de lazer ou passatempos. Podem ser jogos ou brinquedos.
- Sociais. Elogios e adulações acompanhados de carícias. 
10. Faça cartazes com desenhos de elementos básicos como comer (especificando os alimentos), tomar banho, vestir-se. Coloque esses cartazes num lugar que a criança possa ver, para que mostre para ela o que você deseja. Pode ainda perguntar a ela: o que é isso? E fale você mesmo sobre o objeto desenhado.

Vanessa Fuentes
Psicóloga clínica e social
http://psicovan.hostinazo.com/Resultado de imagem para gravuras sobre inclusão

Nenhum comentário:

Postar um comentário