Pegar bola
A brincadeira em questão
consiste em chamar a criança para jogar uma bolinha até você. Procure estimular
o pequeno demonstrando que está interagido com a atividade. O jogo é responsável
pelo movimento dos braços e das mãos, além da capacidade de preensão de um
objeto.
Cartão
animado
Jogos infantis, que incluem
personagens, são excelentes para o desenvolvimento psicomotor
da criança. A ideia é colar imagens de um herói ou integrante de um
desenho animado em cartõezinhos para que a criança possa unir os pares
semelhantes (Bob Esponja com Bob Esponja; Peppa com Peppa, etc.). A intenção é
fazer com que o pequeno se sinta mais motivado a continuar na brincadeira e,
assim, ter sua atenção trabalhada.
Cestinha
O nome já adianta qual é o
objetivo da tarefa. O pequeno deve ser motivado a jogar uma bola pequena ou
bola de meia em uma cestinha. Isso estimula, assim como o ato de pegar bola, o
movimento dos principais membros superiores do corpo, além do foco que a
criança pode ter para acertar a cestinha.
Pescaria
A pescaria é responsável por
trabalhar a funcionalidade das mãos da criança
autista. Considerando que ela está em fase de desenvolvimento, o ato de
estimular sua habilidade manual é bastante válido. O ato de utilizar
peixinhos de papel pode dar a você a possibilidade de variar as cores que
comporão os bichinhos.
Argola
Assim como a pescaria, a
brincadeira da argola também incentiva o desenvolvimento psicomotor
da criança. O pequeno deve acertar as garrafas, que servirão de alvo. É
importante que se utilize cores variadas para aumentar o aspecto lúdico do
jogo.
https://pt.slideshare.net/SimoneHelenDrumond/80-planejamento-de-atividades-para-desenvolver-a-linguagem-do-autista
Como colocar isso em prática diante de uma criança com
espectro autista:
1. Você gosta de desenhar? Comunique-se com
a criança desenhando e quando conseguir sua atenção verbalize o que está
desenhando.
2. Você gosta de
fazer construções de peças? Faça-as junto à criança, mas sem invadir o seu
espaço. Dessa maneira você estará chamando sua atenção, estimulando-a.
3. Potencie a
interação naquilo que a criança gosta de fazer, realizando com ele ou com ela.
4. Se a criança
apresenta hipersensibilidade acústica, evite lugares com multidões.
5. Para realizar uma
tarefa, dê ordens breves, claras e simples.
6. Não faça as coisas
no lugar da criança, dê tempo para ela.
7. Respeite seu ritmo
e seu ritual, ou seja, se a criança prefere guardar os brinquedos de uma
determinada maneira, faça da mesma forma. Assim conseguirá empatia e fazer
coisas juntos.
8. Incentive a
imitação para chegar à comunicação. Através da brincadeira, chegaremos
melhor à criança.
9. Reforce o que elas
fazem bem. Essa forma de estimulação trata-se de qualquer coisa que a criança
goste, e pode ser algumas dessas coisas:
- Comestíveis. Qualquer tipo de alimento ou bebida.
- Atividade. Atividades de lazer ou passatempos. Podem ser jogos ou
brinquedos.
- Sociais. Elogios e adulações acompanhados de carícias.
10. Faça cartazes com desenhos de elementos básicos como comer (especificando os alimentos),
tomar banho, vestir-se. Coloque esses cartazes num lugar que a criança possa
ver, para que mostre para ela o que você deseja. Pode ainda perguntar a ela: o
que é isso? E fale você mesmo sobre o objeto desenhado.
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