. Dados de Identificação:
Site: http://__fono na escola.
Atividade do site: Brincando com a Memória
1. Período de desenvolvimento da atividade:
· Uma aula. (Atendimento Educacional especializado).
2. Características sensório-cognitivas exigidas para a realização da atividade:
· Leitura, escrita e raciocínio lógico.
3. Habilidade a ser desenvolvida:
· Percepção, memória, escrita e oralidade.
4. Objetivos:
· Desenvolver a percepção, memória e a escrita, a partir da ludicidade deste jogo;
· Impulsionar a oralidade através das formas, cores, animais, objetos, e suas funções.
5. Conteúdo:
· Linguagem escrita/oral, cores e formas.
6. Desenvolvimento da atividade:
· 1º Momento: A princípio orientar o aluno para o manuseio correto do computador, em seguida abri a página da web, onde será localizada a atividade no menu e clica-se em: “brincando com a memória”,
.2 º Momento: Em seguida aparece cartas com as gravuras geométricas (quadrado coloridos – marrom, laranja, verde, preto, branco, vermelho, azul e amarelo) com o seguinte comando: observe e memorize as “cartas”, depois clique na seta para continuar. Ao clicar aparecem as cartas faltando uma, para ser digitada e seu nome abaixo;
3º Momento: aparecem cartas com objetos – berço, cadeira, armário, cama, estante, sofá, mesa e televisão;
· 4º Momento: surgem 08 cartas com animais: macaco, cavalo, leão, rato, cachorro, formiga gato e elefante. E assim continua a atividade possibilitando a memorização da disposição dos elementos que falta para ser lembrado e escrito.
7. Recursos de apoio (por exemplo, tecnologia assistiva):
· Letras móveis, prancha alfabética (neste caso, o 1º para alunos não alfabetizados e no segundo para alunos com comunicação não expressiva –
· Computador / imagens.
8. Estratégias de acompanhamento da atividade:
· Explicações claras sobre a realização da atividade;
· Intervenções necessárias sobre dúvidas gerais ou sobre o objeto que está faltando, que o aluno não conseguiu memorizar.
9. Observações:
· A atividade possibilita aos alunos várias aprendizagens, a exemplo do reconhecimento e nomeação das cores, a forma geométrica – quadrados-, vários tipos de animais e seus nomes, bem como a posição a qual estavam dispostos – lateralidade – à direita/esquerda/cima/embaixo. A aluna reagiu positivamente à atividade, houve desafios que a mesma superou, conseguindo realizá-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário