O que são as Salas de Recursos Multifuncionais-SRM-?
As SRMs são espaços para o atendimento educacional especializado para alunos com Necessidades Educacionais Especializadas- NEE são elas:(DI deficiência intelectual, DV deficiência visual, DF deficiência física, altas habilidades/super dotação, TGD transtorno global de desenvolvimento, DMU deficiência múltipla, DA deficiência auditiva). Favorecendo a inclusão destes alunos nas classes comuns do Ensino Regular. O desconhecimento é a matéria-prima para a perpetuação das atitudes preconceituosas e as leituras estereotipadas da deficiência.
Quem são os profissionais que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais–SRM-?
Somos profissionais da educação que atuam na SRM com curso de graduação, pós-graduação e com formação contínua que habilite para atuar em área de educação especial para o AEE (Atendimento Educacional Especializado) dos alunos com NEE (Necessidade Educacional Especializada). Essa formação deve contemplar conhecimentos acerca de: Comunicação aumentativa e alternativa, sistema Braille, orientação e mobilidade, soroban, ensino da língua brasileira de sinais-LIBRAS-, ensino de língua portuguesa para surdo, atividades de vida diária, atividades cognitivas, aprofundamento e enriquecimento curricular, estimulação precoce, entre outros.
Nossas principais atribuições no AEE são:
* Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias;
* Elaborar e executar plano de AEE
* Organizar o tipo e o número de atendimento para cada aluno;
* Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilade na sala de aula comum;
* Estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais;
* Orientar professor e família sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno;
* Ensinar a usar recursos de tecnologia assistiva, tais como: informática acessível, soroban...
* Estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum;
* Promover atividades e espaço de participação da família e a interface com os serviços setoriais da saúde, da assistência social, entre outros.
* Elaborar e executar plano de AEE
* Organizar o tipo e o número de atendimento para cada aluno;
* Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilade na sala de aula comum;
* Estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais;
* Orientar professor e família sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno;
* Ensinar a usar recursos de tecnologia assistiva, tais como: informática acessível, soroban...
* Estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum;
* Promover atividades e espaço de participação da família e a interface com os serviços setoriais da saúde, da assistência social, entre outros.
.Sala de Recursos Multifuncionais:Espaço para Atendimento Educacional Especializado.Brasília.2006.
Sou professora de espanhol da rede pública do DF. Gostaria de me especializar na área de Educação Especial, especialmente na área de deficiência auditiva, ser intérprete. Qual o caminho devo seguir? Onde encontro cursos no DF? O APADA está sem turma no momento e gostaria de começar agora, no próximo mês de maio.
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