terça-feira, 18 de outubro de 2011

S.R.M. X INCLUSÃO.





O que são as Salas de Recursos Multifuncionais-SRM-?


As SRMs são espaços para o atendimento educacional especializado para alunos com Necessidades Educacionais Especializadas- NEE são elas:(DI deficiência intelectual, DV deficiência visual, DF deficiência física, altas habilidades/super dotação, TGD transtorno global de desenvolvimento, DMU deficiência múltipla, DA deficiência auditiva). Favorecendo a inclusão destes alunos nas classes comuns do Ensino Regular. O desconhecimento é a matéria-prima para a perpetuação das atitudes preconceituosas e as leituras estereotipadas da deficiência.

 

   

Quem são os profissionais que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais–SRM-?

Somos profissionais da educação que atuam na SRM com curso de graduação, pós-graduação e com formação contínua que habilite para atuar em área de educação especial para o AEE (Atendimento Educacional Especializado) dos alunos com NEE (Necessidade Educacional Especializada). Essa formação deve contemplar conhecimentos acerca de: Comunicação aumentativa e alternativa, sistema Braille, orientação e mobilidade, soroban, ensino da língua brasileira de sinais-LIBRAS-, ensino de língua portuguesa para surdo, atividades de vida diária, atividades cognitivas, aprofundamento e enriquecimento curricular, estimulação precoce, entre outros.

Nossas principais atribuições no AEE são:
* Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias;
* Elaborar e executar plano de AEE
* Organizar o tipo e o número de atendimento para cada aluno;
* Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilade na sala de aula comum;
* Estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais;
* Orientar professor e família sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno;
* Ensinar a usar recursos de tecnologia assistiva, tais como: informática acessível, soroban...
* Estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum;
* Promover atividades e espaço de participação da família e a interface com os serviços setoriais da saúde, da assistência social, entre outros.

.Sala de Recursos Multifuncionais:Espaço para Atendimento Educacional Especializado.Brasília.2006.

Um comentário:

  1. Sou professora de espanhol da rede pública do DF. Gostaria de me especializar na área de Educação Especial, especialmente na área de deficiência auditiva, ser intérprete. Qual o caminho devo seguir? Onde encontro cursos no DF? O APADA está sem turma no momento e gostaria de começar agora, no próximo mês de maio.

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