quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Instituição Escolar em Ação.


Escola
"Toda a arte de ensinar é apenas a arte de acordar a curiosidade natural nas mentes jovens, com  o propósito de serem satisfeitas mais tarde." ANATOLE FRANCE.

http://sites.google.com/site/aeesilviacos/_/rsrc/1267462289186/escola/Centro%20Educacional%20Jo%C3%A3o%20de%20Souza%20Oliveira.JPG?height=300&width=400



A inclusão começou a ser pensada em nosso município a partir do curso de AEE 2008.




 Quem é? Centro Educacional João de Souza Oliveira –C.E.J.S.O. Um educandário de grande porte que teve seu ato de criação em 16 de abril de 1971, este é localizado á Praça Otacílio Alcântara s/n, com dependência administrativa municipal.
Porque de grande porte? Nestas quatro décadas sempre funcionou nos três turnos – Matutino, Vespertino e Noturno, comportando atualmente 1224 alunos. Destes 16 possuem necessidades educacionais especiais -. Atendendo alunos do Ensino Fundamental I e II, com professores que em sua grande maioria são graduados e pós-graduados nas mais diversas áreas, algo hoje positivo para garantir um ensino com mais qualidade, pois segundo  Antoni Zabala em seu livro A Prática Educativa Como ensinar :
  “Um dos objetivos de qualquer bom profissional consiste em ser cada vez mais competente em seu ofício. Geralmente se consegue esta melhora profissional mediante o conhecimento e a experiência: o conhecimento das variáveis que intervêm na prática e a experiência para dominá-la”. (ZABALA,1998,p.13).
Buscando assim atendera demanda da sede deste município e algumas localidades circunvizinhas com qualidade e experiência comprovada nestes 40 anos de existência.
Compõem o quadro humano desta instituição 04 coordenadores pedagógicos, direção com 03 Vice-diretores, Secretário Escolar, Agentes administrativos, digitadores, bibliotecários, porteiros e zeladores.
Fisicamente sou espaçoso e aconchegante, possuo uma quadra de esporte com amplo pátio, biblioteca, secretaria, diretoria, sala de professor e de digitação, almoxarifado, laboratório de informática, cantina, refeitório, banheiros masculino e feminino e uma sala de Recurso Multifuncional tipo I que funciona desde o 2º semestre de 2009.
Falar do C.E.J.S.O. é descrever Escola com as palavras do grande educador Paulo Freire.
Escola é... o lugar onde se faz amigos. Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, gente que estuda, gente que  se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida  em que cada ser se comporta como colega, como amigo. Nada de ilha cercada de gente cercada de gente por todos os lados. Nada de ser como tijolo que forma parede indiferente, frio, só. Importantemente na escola não é só estudar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se amarrar nela. Ora lógico... em uma assim vai ser fácil estudar, crescer, fazer amigos, educar e ser feliz. (FREIRE, 1999).

Este é o C.E.J.S.O. quarentão, que não é só um espaço escolar, mas um espaço da vida, onde neste sentido nos afirma Brandão (1981) “viver o fazer faz o saber”.  



Um comentário:

  1. Tenho muito orgulho de ter sido aluna do C.E.J.S.O, pela qualidade de ensino e pela responsabilidade de professores.

    ResponderExcluir