quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Planos para atuação no Atendimento Educacional Especializado.

Estes planos por área de atendimento subsidiarão como'' MODELO'' para os  professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado -AEE-  , na ATUAÇÃO de Sala de Recursos Multifunciona -S.R.M. -,sabe-se que cada caso deve ser estudado e sobretudo escolhido as'' ferramentas'' adequadas para atender as suas especificidades, VALORIZANDO AS SUAS POTENCIALIDADES ,  os mesmos podem servir de referência ,estas produções  foram de autoria de  Cássia Antônia dos Santos Bastos e Sílvia Carneiro de Oliveira Silvestre,no CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE /2010, pela  Universidade Federal de Ceará UFC.




PLANO DE AEE I.Deficiência Física.






CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE.
Cursistas: Cássia Antônia dos Santos Bastos e Sílvia Carneiro de Oliveira Silvestre.
Disciplina: AEE e Deficiência Física.
Atividade: Elaboração do plano de AEE.
A. Plano de AEE

Justificativa: Este plano destina-se ao atendimento da aluna Laura. Ela tem oito anos, matriculada no 2º ano, tem Deficiência Física - Paralisia cerebral, com comprometimentos nos membros inferiores e superiores, apresentam dificuldades para segurar a cabeça e o tronco. Gosta da escola e demonstra interesse em participar das atividades.
Ela conhece letras, presta atenção à aula e é avaliada através de perguntas objetivas, responde o sim com um sorriso e o não com uma expressão séria, utilizam pranchas de comunicação alternativa e cartões que são apontados com a mão, também dispõe de um vocalizador de voz. Mesmo sendo conduzida pelos colegas, a aluna tem acesso aos diferentes espaços escolares, tem boa relação com a turma, mas, há uma superproteção dos colegas para com ela, o que dificulta o desenvolvimento da mesma.Quanto a aprendizagem, há dúvida do potencial cognitivo e desenvolvimento acadêmico de Laura. Quanto às barreiras de acessibilidade física e curricular, observa-se que a cadeira é inadequada, há inadequação do mobiliário e falta de apoio de uma equipe multiprofissional.
Assim, faz-se necessário a elaboração e execução deste plano de A.E.E, para atender as necessidades educativas especiais de Laura, proporcionando-lhe  acessibilidade e o desenvolvimento da sua autonomia .

Objetivos do plano:
·        Ampliar a Comunicação Alternativa (CA), de acordo às necessidades escolares e de vida diária da aluna, possibilitando o aumento do vocabulário expressivo através de pranchas de comunicação e da expressão facial da mesma.
·        Possibilitar a participação da aluna nas atividades pedagógicas e recreativas coletivamente através do uso de TA e CA.
·        Criar uma rede de apoio entre: professor do AEE, professor da escola comum, equipe escolar, família, alunos da turma, secretaria de educação e demais secretarias.
·        Desenvolver a autonomia da aluna através do uso da CA , TA e informática acessível.
·        Possibilitar a aluna o uso da informática acessível.
·        Viabilizar a acessibilidade curricular através da adequação de materiais adaptação de atividades e parceria entre professores de AEE e sala comum.
2. Organização do atendimento:
  • Período de atendimento: Durante o ano letivo.
  • Freqüência: 2 vezes, semanal
  • Tempo de atendimento: 2 h
  • Composição do atendimento: ( X) individual   (   ) coletivo

1-Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno.
·        Uso de software de comunicação alternativa para selecionar e ampliar as pranchas de interesse da aluna de acordo as suas necessidades diárias e escolares.
·        Confecção de pranchas de comunicação alternativas.
·        Realizar reunião com a direção da escola para esclarecer as necessidades educativas especiais da aluna, solicitar a adaptação do mobiliário e o auxílio de pessoal de apoio.
·        Seleção e solicitação de compra de materiais para produção de tecnologia assistiva e adequação de material escolar.
·        Orientar a aluna, equipe escolar família quanto ao uso  da tecnologia assistiva e informática acessível.
·        Elaboração de slides, seleção de dinâmicas de sensibilização e materiais impressos para realização de formação continuada.
·        Acompanhamento e avaliação do uso dos materiais adaptados.
·        Participação das  Atividades Complementares (A.Cs. )da escola regular para um melhor acompanhamento e orientação ao professor da escola comum.
·        Propor ao professor da escola regular o uso de atividades coletivas em classe e extra classe.

1.     Seleção de materiais a serem produzidos para o aluno.
·        Pranchas de comunicação alternativa.
·        Prancha alfabética e numérica.
·        Virador de páginas.
·        Pranchas pictográficas.
·        Avental de comunicação.
·        Pasta de comunicação.
·        Livro de atividades educacionais com simbologias.
·        Pranchas organizadas por categorias e cores (social, pessoais, verbos, substantivos, descritivos, miscelânea)

2.     Adequações de materiais:
·        Separador de páginas.
·        Tesoura adaptada.
·        Engrossadores com espuma (cola lápis, pincel).
·        Mesa com símbolos.

3.     Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos:
·        Espuma, velcro, cola , tesoura, suporte para encaixe da tesoura, lápis, EVA, pistola e cola quente, pincel, tintas coloridas, plastificação das pranchas, papéis diversos, pastas com folhas plásticas, software, órtese para escrita.

4.     Tipos de parcerias necessárias para aprimoramento do atendimento e da produção de materiais:
·        Terapeuta ocupacional, para adaptação de alguns materiais,
·        Carpinteiro, para adequação do mobiliário escolar,
·        Fisioterapeuta, para adequação postural,
·        Família, para dar o suporte necessário, utilizar a CA e TA de forma adequada proporcionando a autonomia da aluna,
·        Demais secretarias, para contribuir na acessibilidade,
·        Colegas de sala,
·        Professor da escola comum,
·        Equipe escolar.


8. Profissionais da escola que receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos oferecidos ao aluno:
·        Professor de sala de aula
·        Colegas de turma
·        Profissionais da escola.

B. Avaliação dos resultados:

A avaliação será processual, contemplando os avanços da aluna no contexto escolar, observando em que as ações do AEE contribuíram, fazendo os devidos ajustes para que haja a eliminação das barreiras curriculares. Para tanto, será utilizado alguns instrumentos avaliativos como: Portfólio, registro descritivo, entrevistas e observações de campo.



PLANO DE AEE II. Deficiência Intelectual.









Curso-Especialização em Atendimento Educacional Especializado.
Disciplina - AEE/ Deficiência Intelectual.
Cursistas - Cássia Antônia dos Santos Bastos e
                 Sílvia Carneiro de Oliveira Silvestre.
Atividade: Elaboração do Plano de AEE

PLANO DE AEE

A. Plano de AEE

  Leandro, 9 anos , 3º ano do ensino fundamental.

1. Objetivos do Plano do AEE

·        Estimular o desenvolvimento dos processos mentais: atenção, percepção, memória, raciocínio, imaginação, criatividade e linguagem.
·        Proporcionar ao aluno o conhecimento de seu corpo, levando-o a usá-lo como instrumento de expressão consciente na busca de sua independência e na satisfação de suas necessidades;
·        Fortalecer a autonomia do aluno para decidir, opinar, escolher e tomar iniciativas, a partir de suas necessidades e motivações;
·        Elevar a auto-estima do aluno.

2. Organização do atendimento:
  • Período de atendimento: 1 ano
  • Freqüência: 2 vezes por semana.
  • Tempo de atendimento: 2h
  • Composição do atendimento: (X) individual (X) coletivo
Obs.: Um dia de atendimento será individual (atividades cognitivas) e outro coletivo (atividades de socialização).

3. Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno

Para o desenvolvimento dos processos mentais:

·        Uso do computador: jogos educativos, pintura, escrita e leitura relacionadas a esporte especificamente a- CAPOEIRA- etc.
·        Jogos pedagógicos diversos: memória, seleção, classificação, material dourado, cruzadinhas, quebra-cabeça, caça-palavras, dominó diversos, lego.
·        Confecção de um caderno informativo e/ou com curiosidades sobre a capoeira.
·        Pintura
·        Colagem
·        Confecção e uso de diário de atendimento.
·        Uso de bandinha rítmica.
·        Utilização de músicas infantis e ou/ de capoeira para ouvir, cantar e realizar algumas atividades.
·        Relatos orais sobre acontecimentos do dia a dia, de imagens, gravuras contos, histórias.

Para o conhecimento e valorização do corpo.

·        Pesquisa no computador sobre as formas corretas de utilização do corpo na capoeira.
·        Atividades físicas e recreativas.

Para fortalecer a autonomia e elevar a auto-estima;

·        Todas as atividades supracitadas.
·        Socialização dos conhecimentos adquiridos sobre a capoeira para os colegas da escola regular.
·        Participar de grupo/ aulas de capoeira (se possível).

4. Seleção de materiais e recursos a serem confeccionados, adaptados ou adquiridos para o aluno.

·        Jogos educativos diversos.

5. Tipos de parcerias necessárias para aprimoramento do atendimento

·        Família
·        Professor da escola regular.
·        Psicólogo

8. Profissionais da escola e outras pessoas que receberão, de forma direta ou indireta, orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos oferecidos ao aluno.

·        Professor da escola regular.

B. Avaliação dos resultados:

1.Indicação de formas de registro

·        Portifólio.
·        Caderno de registros, para os encontros com o aluno e com o professor da escola regular.
·        Observações.

2. Resultados esperados diante dos objetivos e das ações desenvolvidas do Plano de AEE.

Espera-se que no decorrer do atendimento, Leandro consiga descobrir o prazer e a capacidade em aprender, eleve sua auto-estima e supere as suas dificuldades em relação aos processos mentais superiores, visto que estes são essenciais para o desenvolvimento de toda a aprendizagem, favorecendo assim, o seu desempenho na escola regular.

C. Reestruturação do Plano:

Acrescenta-se ao plano os encontros mensais com a professora da escola regular através das Atividades Complementares – A.Cs. - .


PLANO DE AEE III.  Deficiência Visual.














Curso – Especialização em Atendimento Educacional Especializado
Disciplina - AEE e Deficiência Visual.
Cursistas: Cássia Antônia dos Santos Bastos e Sílvia Carneiro de Oliveira Silvestre.
Atividade: Aprimoramento do Plano de AEE.
Data: 18/10/2010
  PLANO DE AEE-FINAL


A. Plano de AEE

 Aluna Daiane, sete anos 1º ano do ensino fundamental, DV-Cegueira.

1-Objetivos e atividades do plano de AEE.

Objetivos
Atividades
Ampliar as possibilidades de orientação e mobilidade da aluna para que a mesma tenha acessibilidade e autonomia nos diferentes espaços sociais.

·        Realizar um percurso nas dependências do estabelecimento de ensino e casa da aluna, para ensinar as diversas técnicas de orientação e mobilidade.
·        Realização de diversas brincadeiras para o desenvolvimento da orientação espacial.

Ensinar de forma dinâmica o sistema braile, para desenvolvimento da leitura e da escrita e consequentemente a alfabetização da aluna. Utilizando o Sistema Braile como principal meio de comunicação escrita no processo de aprendizagem.

·        Apresentação das letras do seu nome em braile com execução escrita e de leitura das mesmas, servindo-se de diversos materiais.
·        Utilização de jogos para o ensino do braile.
·        Utilização de jogos no DOSVOX
Possibilitar o desenvolvimento de atividades de interação com o mundo para a formação de conceitos.

·        Confecção de caixa conceitual: listar juntamente com a aluna, nome de coisas que ela já ouviu falar, mas que ainda não sabe o que é, não tem um conceito formado, posteriormente confeccionar a caixa com os objetos listados em miniatura para desenvolvimentos de conceitos através do tato e descrição realizada pela professora. Em outro momento realizar com os mesmos objetos a leitura em braile.
·        Confecção de maquetes para exploração da aluna, de acordo a suas necessidades.
·        Realização de visitas a alguns ambientes e estabelecimentos comerciais, cultural e artístico.
Possibilitar atividades de vida diária, escrita cursiva, soroban e acesso às tecnologias de informação e outros.

·        Exploração de letras cursivas confeccionadas em EVA, tinta em relevo e barbante (inicialmente as letras do seu nome).
·        Escrita do nome em letra cursiva, na areia e em papel.
·        Realização de jogos que envolvam as operações para uso do soroban.
·        Realização de jogos com o material dourado.
·        Realizar adequações para o uso das TICs pela aluna.
·        Utilização de software para leitura e escrita de textos.
·        Utilização de alguns jogos acessíveis no computador.
·        Realização de atividades de vida diária: higiene pessoal,
vestuário, alimentação e boas maneiras à mesa, cortesia social...

Desenvolver habilidades motoras finas.

·        Agrupar objetos de acordo com suas formas;
·        Recortar papéis de vários tipos: tiras largas, estreitas, curtas cumpridas e fazer uma composição artística com elas.
·        Realização de modelagem de diversos objetos com massa de modelar ou argila, bem como modelar as formas geométricas, os números e as letras.

Valorizar e incentivar o uso dos sentidos remanescentes: tato, audição, paladar e olfato.


·        Utilização de caixa mágica: onde serão colocados alguns objetos que a aluna já conhece para que a mesma possa pegar e pelo tato descobrir qual é o objeto.
·        Utilização de livro de texturas.
·        Acompanhar a aluna pelas dependências da escola para identificar os vários estímulos existentes localizando a fonte.
·        Identificação de vários produtos pelo cheiro.
·        Atividades no computador, para discriminação de sons.
·        Utilização de karaokê para trabalhar a percepção auditiva e musical de forma dinâmica.
·        Tocar instrumentos musicais da bandinha rítmica.
·        Identificação dos instrumentos  musicais através dos sons.
·        Ouvir histórias e músicas, cantá-las e recontá-las posteriormente.
·        Criar histórias orais a partir de objetos retirados da caixinha mágica.


2. Organização do atendimento:
  • Período de atendimento: 1 ano
  • Frequência : 2 vezes por semana
  • Tempo de atendimento: 2 horas
  • Composição do atendimento: individual.



3. Seleção de materiais e recursos a serem confeccionados, adaptados ou adquiridos para o aluno.
Caixa mágica
Caixa conceitual
Maquetes de acordo a necessidade.
Cela braile confeccionada com caixa de ovos e bolinhas de rolon, feitas de emborrachado etc.
Alfabeto móvel
 Gaveteiro alfabético
Grade para escrita cursiva
Caixa de números
Jogos adaptados: dominó, jogo da velha e outros.
 Sorobã
Material dourado
Máquina braile
Livro de texturas
Softwares, Dosvox, laptop, karaokê.
reglete e punção
Diversos objetos em miniatura.
Bengala
Pré-bengala feito com bambolê


4. Tipos de parcerias necessárias para aprimoramento do atendimento
Gestor escolar
Professora da escola regular
Família;
Colegas de turma
Demais profissionais da escola.

5. Profissionais da escola e outras pessoas que receberão, de forma direta ou indireta, orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos oferecidos ao aluno.
Todos os demais profissionais da escola.
Família
Colegas de turma 
Professora da escola regular

B. Avaliação dos resultados:

1.Indicação de formas de registro

Observações de campo, registro escrito e entrevistas com a família e professora da escola regular.

2. Resultados esperados diante dos objetivos e das ações desenvolvidas do Plano de AEE.

Diante a realização das atividades propostas, espera-se que todos os objetivos sejam alcançados para que a aluna Daiane possa ser ainda mais, uma criança autônoma, independente, inteligente e feliz. Que ela possa ser atendida em suas necessidades educacionais especiais e assim possa eliminar as barreiras atitudinais curricular e física que se apresentam em seu percurso estudantil e social.


C. Reestruturação do Plano:

Este será realizado de acordo a  necessidade que ora venha se apresentar no decorrer do atendimento.




PLANO DE AEE IV.Pessoa com surdez.






                                                                                             

CURSO - Especialização em Atendimento Educacional Especializado MEC/SEESP/UFC - 2010
CURSISTAS – Cássia Antônia dos Santos Bastos e Sílvia Carneiro de Oliveira Silvestre.
DISCIPLINA – AEE e PS.
ATIVIDADE: Aprimoramento do plano de AEE - PS PLANO DE AEE.

Este plano foi desenvolvido para atender as Necessidades Educacionais Especiais da aluna Mirla, através dos três momentos didáticos pedagógicos: AEE em LIBRAS, AEE de LIBRAS e AEE para o ensino de LPE. Este atendimento acontecerá no horário oposto da sua escolarização em SRM.

1. Objetivo geral: • Promover a acessibilidade curricular da aluna, através da eliminação da barreira de comunicação e atitudinal no âmbito escolar, complementando os estudos referentes aos conhecimentos construídos na classe comum, na perspectiva do bilingüismo.

1.1 Objetivos específicos: • AEE em LIBRAS.

*Ofertar suporte pedagógico aos alunos, facilitando-lhes o acesso a todos os conteúdos curriculares.
*Fornecer a base conceitual dos conteúdos curriculares desenvolvidos na escola comum.
 *Contribuir para que o aluno com surdez participe das aulas, compreendendo o que é tratado pelo professor e interagindo com seus colegas.

 • AEE de LIBRAS.

*Promover o aprendizado de LIBRAS.
 *Conhecer e utilizar adequadamente os parâmetros que constituem a estrutura da língua de sinais. • AEE para o ensino LPE.
 *Promover o aprendizado da LPE.
*Desenvolver a competência gramatical, lingüística e textual da aluna.

 2. Organização do atendimento:

• Período de atendimento: 1 ano
• Freqüência: todos os dias.
• Tempo de atendimento: AEE em LIBRAS (2h) AEE de LIBRAS (1h) AEE para o ensino de LPE (1h) • Composição do atendimento: ( X ) individual ( X ) coletivo, a depender da realidade do município diante a quantidade de alunos com surdez, considerando os níveis de conhecimento para o AEE de LIBRAS e de LPE e a série dos alunos para o AEE em LIBRAS.

3. Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno: • AEE de LIBRAS

*Aquisição e uso de muitas imagens visuais e materiais concretos para o conhecimento dos parâmetros que constituem a estrutura da LIBRA.
*Utilização de vídeo aulas com diversas temáticas inclusive do alfabeto manual. *Realização de jogos em LIBRAS no computador.
*Utilização de jogos com dominó: sinal X desenho.
 *Produção de diálogos em LIBRAS. • AEE em LIBRAS.

Conteúdos:

Geografia:
Brasil, o país em que vivemos divisão regional do Brasil, o governo e os poderes; atividades econômicas no Brasil, tecnologia e mudanças, modernização no campo, indústria e crescimento das cidades, o processo de industrialização no Brasil, o comércio no Brasil; o trabalho no Brasil, trabalho infantil, direitos trabalhistas, condições de trabalho, vagas para portadores de deficiência; sociedade brasileira e urbanização, indígenas, negros africanos, imigrantes, urbanização brasileira, problemas sociais, problemas ambientais.

Matemática:

Números naturais, sistema de numeração decimal, noção de ordens e classes, valor absoluto e valor relativo, numeração ordinal, sistema de numeração romano, sólidos geométricos, ponto reta e plana, sistema monetário brasileiro, operação com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão, múltiplos de um número natural, mínimo múltiplo comum, divisores de um número natural, máximo divisor comum, critérios de divisibilidade, figuras geométricas, sentenças matemáticas, fração, tipos de fração, trações equivalentes, comparação de frações, operações com frações, medidas de tempo, medidas de comprimento, medidas de massa,medidas de capacidade, porcentagem.

Português:

 Leitura, interpretação de textos, produção de textos como: diálogo em história em quadrinhos, bilhetes, propaganda, cartaz, folheto, poemas, reescrita de conto, listas, notícia; classes gramaticais: substantivos, gênero e número do substantivo, adjetivos, pronome, verbo, tempos verbais, artigo,concordância nominal e verbal, pontuação, ortografia.

Ciências:

1. Que direção seguir? *A Terra [...]
 2. Cuidando da água. *Água por toda parte [...]
3. O solo e a produção de alimentos. *A importância do solo [...]
 4. Ar poluído: a Terra em perigo. *Alterações da composição do ar.
5. Os seres vivos e suas relações com o ambiente. *Onde moram os seres vivos [...]
6. Nosso corpo: organização e funcionamento. *Célula, unidade básica dos seres vivos [...]
7. Tipos de energia. *Energia em transformação [...]
8. A energia elétrica. *O que é energia elétrica?[...]

História:

1. Política e trabalho no Brasil do século XIX. *Manifestações contrárias a dominação portuguesa [...]
2. Sociedade brasileira e exclusão social no século XIX *Mudanças na sociedade [...]
 3. A questão do negro e a luta pela terra. *Do império á República [...]
 4. Conquistas da sociedade durante a República. *A conquista do voto feminino [...]
5. A Terra Brasil. *A expansão marítima e comercial européia [...]
6 A VISÃO DOS EUROPEUS. *ÍNDIOS E BRANCOS [...]
7. Os povos indígenas e a natureza. *A importância da natureza [...]

Atividades:

* Todos os conteúdos supracitados, serão trabalhados a partir da metodologia vivencias, servindo-se de imagens, materiais concretos, maquetes, cartazes, jogos, simulações, leitura, escrita, atividades mimeografadas, atividades no computador, pesquisas na internet, colagens, pinturas, modelagem, cantinho de matemática, de geografia, de história, de leitura e cantinho de ciências, de acordo as possibilidades de desenvolvimento de cada conteúdo.

AEE para o ensino de LPE.

*Exploração do nome da aluna: leitura, comparação, identificação de semelhanças e diferenças.
*Cruzadinha com sinais e gravuras de acordo com o nível de aprendizagem em que a aluna se encontra.
*Apresentação das letras do alfabeto através de gravuras e sinais.
*Trabalhar com rótulos e embalagens, identificando as letras iniciais e finais...
*Recorte de gravuras e montagem de palavras, retiradas de revistas.
*Dominó de palavras/desenho.
*Produção textual através de desenho seqüenciado.
*Etiquetagem dos objetos existentes na sala de aula.
*Quebra cabeça de palavra/gravura.
 *Leitura e sequenciação de diversos portadores textuais.
*Leitura e atividades impressas e práticas envolvendo listas e receitas.
 *Leitura de rotina diária/semanal, através de um diário visual contendo texto e imagem a EX: dia da semana+ desenho da atividade a ser realizada+ nome da atividade. *Produção de frases e textos a partir de imagens.
 * Leitura e interpretação de texto por meio de desenhos.
*Escrita de diferentes gêneros textuais.
*Utilização de jogos no computados.
*Digitação das produções realizadas.
*Contextualização de situações vividas.

 4. Seleção de materiais a serem produzidos para o aluno.

 • Confecção de material bilíngüe.
 • Confecção de maquetes, cartazes.
• Confecção de jogos: dominó, quebra-cabeça.
• Confecção do caderno de estudo de Mirla.

5. Adequações de materiais:

 liste os materiais que necessitem de adequações para atender às necessidades do aluno (exemplo: engrossadores de lápis, papel com pautas espaçadas e outros).
* Livro didático

6. Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos:

 liste os recursos materiais que precisam ser encaminhados para compra e /ou que já existem na sala de recursos multifuncionais.
• Jogos diversos
• Computador
• CD
• Cartolina, duplex, papel sul fite.
• Impressora.
• Lápis de cor
• Massa de modelar
 • Isopor
• Cola
• Tinta
• Pincéis
• Fita adesiva
• Adesivos
• Miniaturas de acordo o tema.

7. Tipos de parcerias necessárias para aprimoramento do atendimento e da produção de materiais:

Professores do AEE Professores da escola comum Família Funcionários da escola.

8. Profissionais da escola que receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos oferecidos ao aluno:

 • Professor de sala de aula
• Colegas de turma
 • Diretor escolar
• Equipe pedagógica C.

Avaliação dos resultados:
  1. Avaliação: • AEE de LIBRAS *Diante as atividades propostas a avaliação será desenvolvida de forma processual observando-se a aprendizagem da aluna em LIBRAS, conhecimento dos sinais, fluência e simetria. Bem como, o emprego de termos técnicos científicos considerando a série da aluna.
  2.  • AEE em LIBRAS * Está será realizada considerando a compreensão e a evolução conceitual da aluna diante os conteúdos trabalhados, e sua efetivação na sala de aula comum.
  3. • AEE para o ensino do PE *Será realizada através da participação e das produções escrita da aluna no decorrer das aulas, considerando o nível de compreensão e dificuldades lingüísticas e textuais da aluna para uma suposta reformulação do plano.













                   PLANO DE AEE V.DMU (Surdoceguira)




UFC – UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CURSO – Atendimento Educacional Especializado.
 DISCIPLINA – AEE – DMU (Surdoceguira) CURSISTAS: Cássia Antônia dos Santos Bastos e Sílvia Carneiro de Oliveira Silvestre.
6ª semana: Atividade 2 PLANO DE AEE A.
Dados de identificação Nome da aluna: Gaby...
Plano de AEE

1-Objetivos do plano:

 Utilizar as tecnologias assistivas, favoráveis ao seu processo de inclusão. Desenvolver a comunicação e a interação. Realizar uma comunicação mais clara por meio de pranchas de comunicação. Participar ativamente das atividades propostas em sala de aula. Aprimorar as funções mentais superiores (atenção, concentração, memória...) Usar o computador de forma independente. Adquirir autonomia e reciprocidade social. Desenvolver a sua motricidade fina.

2.Organização do atendimento: Período de atendimento: 1 ano Freqüência : 2 vezes por semana Tempo de atendimento: 2:00 h Composição do atendimento: ( X ) individual ( ) coletivo

3.Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno:

Uso de técnicas de comunicação alternativa. Uso da informática acessível para estimular à escrita e a comunicação. Realização de jogos no computador. Atividades com recursos concretos de apoio físico e visual: palavras associadas ao objeto, figuras, dominó etc. Jogos de simbolização, faz-de-conta, de imitação etc. Atividades de desenho, pintura, recorte, colagem, modelagem etc. Atividades de vida diária. Manuseio de objetos de formas e tamanhos variados transferindo de uma mão para outra. Atividades com leggo. Manuseio de potes e objetos que tenham tampa rosca para abrir, fechar, apertar etc. Atividades com alinhavo.

4.Seleção de materiais a serem produzidos para o aluno.

Cartões, pranchas, pasta de comunicação alternativa. Caderno de atividades diárias para estimular a organização e a memorização.
Letras móveis, números etc. Jogos variados: quebra-cabeça jogo de ordenação, seriação, classificação etc. Confecção de kits de contação de história: avental de história, saco de histórias, caixa de histórias.

5.Adequações de materiais:

Engrossador de lápis, pincel, cola etc. Pranchas de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e letras.

6.Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos:

Sintetizador de voz, acionador de pressão.

7.Tipos de parcerias necessárias para aprimoramento do atendimento e da produção de materiais:

Fisioterapeuta, para orientar em relação a postura e as possíveis atividades a serem desenvolvidas com os membros superiores, assim como orientar em relação ao uso de algumas tecnologias assistivas.

8. Profissionais da escola que receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos oferecidos ao aluno:

 Professor de sala de aula X Professor da Educação Física X Colegas de turma X Diretor escolar X Equipe pedagógica X.
Outros. Quais: família.

Avaliação dos resultados: Este plano será avaliado durante toda a sua execução mediante registro realizado ao final de cada atendimento, no qual será observada a eficiência no uso dos recursos, e estratégias utilizados para favorecer o desempenho da aluna na sala de aula e na sala de recursos, descrevendo o seu desempenho em todas as atividades propostas, assim como as possíveis necessidades de reestruturação do plano.  

Reestruturação do Plano: Caso os objetivos do Plano não tenham sido atingidos, será considerado como ponto de reestruturação do plano, a pesquisa e implementação de novos recursos e estratégias a fim de atender as necessidades educacionais de Gaby.




9 comentários:

  1. Nosso objetivo é mostrar nosso trabalho e em contrapartida,colaborar de alguma forma com quem está nesta caminhada INCLUSIVA! OBRIGADA!

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    1. Estou abrindo uma Ong Rede de Humanidade de Inclusão Social ,incluir pessoas com deficiência.

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  2. Seu blog contribuiu bastante, pois estou atuando em uma escola para pcd, e as dúvidas são inúmeras e vc esclareceu algumas. Continue com esse lindo trabalho.

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  3. Parabéns pelo blog! Me ajudou muito nos cursos que estou fazendo na área do AEE. Obrigada por compartilhar!

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