sábado, 17 de março de 2012

Princípios pedagógicos que devem ser levados em consideração ao utilizar as TICs.


 
São eles:


Coerência entre os objetivos e a abordagem pedagógica - Provocar a participação ativa do aluno levando-o a posicionar-se como protagonista de seu percurso de aprendizagem.
Contextualização – Propõe uma pedagogia mais atenta á realidade do aluno. Os materiais de estudos não devem ser escolhidos abstratamente, mas sim retirados do universo cultural dos estudantes, e que sirvam como instrumentos para formação, num processo educativo que leva á reflexão sobre a realidade vivida.
Ênfase na formação e no desenvolvimento de competências-Os conteúdos precisa ser organizada a partir desse novo enfoque educacional, tendo em vista mais do que um simples treinamento sobre conteúdos: Levando o aluno a construir significações, provocando a sua reflexão sobre problemas e situações reais estimulando-o a desenvolver a capacidade de análise e a visão crítica.
Estímulo da autonomia-Estimular, ao mesmo tempo, a autonomia para aprender, visando formar pessoas capazes de ir à busca do próprio crescimento.
Aprendizagem significativa – O interesse pelo que se estuda será sempre o primeiro passo numa aprendizagem significativa, duradoura e prazerosa. Para isso, atribuição de significados àquilo que se estuda através da definição clara dos objetivos, de forma que o aluno entenda o porquê do que aprende, e de ilustrações que façam analogias com aquilo que lê (SILVA, 2003).



Nenhum comentário:

Postar um comentário