@Blog a serviço do letramento
digital@
Segundo Laufer &
Scavetta, hipermídia (ou Hipermédia em Portugal) é a
reunião de várias mídias num suporte computacional, suportado por sistemas
eletrônicos de comunicação. O livro Texto, Hipertexto, Hipermedia, lançado
originalmente em francês, faz alusões explícitas ao criador do Hipertexto e da
Hipermídia e procura dar uma visão histórica dos fatos relacionados à invenção
do conceito. No Brasil um dos primeiros livros lançados sobre o tema foi o do
pesquisador André Parente.A mistura de vídeos, textos e imagens de diversas
espécies formam assim um ambiente de informação virtual que encanta. E a música
de Gilberto Gil Pela Internet retrata muito a nossa atualidade e o uso da ‘rede’
.
Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleja... (2x)
Que veleje nesse informar
Que aproveite a vazante da informaré
Que leve um oriki do meu orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé
Que aproveite a vazante da informaré
Que leve um oriki do meu orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé
Um barco que veleje nesse informar
Que aproveite a vazante da informaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer
Que aproveite a vazante da informaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut de acessar
O chefe da Mac Milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus para atacar os programas no Japão
O chefe da Mac Milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus para atacar os programas no Japão
Eu quero entrar na rede para
contatar
Os lares do Nepal,os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Os lares do Nepal,os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na Praça Onze tem um
videopôquer para se jogar...
HIPERMÍDIAS promovendo debate entre as pessoas num mundo conectado. Sendo
o blog um Hipertexto, este é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de
informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso
se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo
de texto principal, ícones gráficos
ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação,
oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o
texto principal. Repensar o letramento em sala de aula (SALA COMUM ou SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL) nos leva a pensar em
novas possibilidades de ’ensino’ OU READAPTAÇÃO aproveitando os avanços tecnológicos,
e considerando que estes recursos já é familiar a grande parte dos educando
através das redes sociais, cabe a escola( com alunos com necesidades especial ou não) levar o uso do computador para sala de
aula com um novo olhar se utilizando deste novo formato de texto, escritos nos blogs possibilitando novas
estratégias metodológicas promovendo o letramento digital de forma lúdica,sem descartar
o letramento nas vias tradicional,pois o livro jamais será substituído,pois o
letramento nas vias normais que a escola oferece é fundamental para a eficácia
do letramento digital.
Além
deste benefício a internet a serviço da aprendizagem deve ser uma ferramenta de
reflexão que permita aos educando uma reflexão acerca da linguagem acadêmica e
a internetês que é utilizada nas redes sociais e que está presente no texto
abaixo o qual retrata uma realidade de jovens em confronto com pais e educadores por
estarem’ fora’ deste contexto:
A menina que falava internetês.
É impressionante a falta de comunicação
dos filhos com os pais!... Gerando automaticamente a falta de comunicação dessa
geração de jovens com a geração mais velha!... Isso é um desafio imenso para
muitas mães que tentam se adaptar com as coisas mais novas da mesma maneira dos
seus filhos. E os filhos não fazem sua parte de explicar coisas simples
como o famoso 'Internetês' que é a língua dos inter-nautas com gírias e
muitas abreviações! E em um texto uma mãe tenta ser moderna, e decidir
conversar com sua filha pela internet e quando começa a ler aquelas
"Gírias e abreviações" ... Nossa, leia por si mesmo! ↓↓
A mãe
gostava de acreditar-se moderna. Do figurino à linguagem, esforçava-se para
estar sempre up-to-date* com as últimas tendências da
moda. Seus objetivos eram claros: criar uma imagem de mulher mais jovem e fazer
bonito para os filhos, os reis da tecnologia doméstica, que dominavam tudo na
casa, dos controles remotos dos aparelhos eletrônicos aos computadores e laptops.
Foi o propósito de não perder o bonde da história que levou Wanda a comprar um
computador pessoal, assinar um provedor de acesso e começar a navegar pela
internet. Nada poderia detê-la rumo à modernidade!
Depois de
alguns dias, navegando em seu trabalho, encontrou sua filha pré-adolescenteon-line.
Não resistiu à tentação e iniciou uma conversa através de um programa de
mensagens instantâneas.
— Olá, filha, aqui é a
sua mãe, navegando pela internet… Tudo bem com você, querida?
— blz.
— Como? Não entendi,
filhinha. Seu teclado está com algum problema nas vogais?
— naum.
— Vejo que não é este
o problema, já que você digitou duas vogais agora mesmo! Mas pode ser um
defeito nas teclas de acentuação. Por favor, filha, teste o ‘til’.
Clique em continuar
lendo para terminar de ler esse texto maravilhoso! ↓↓
— q tio?
— Não, não o tio, o
til. O tio é o irmão do papai, o tio Bruno. O til é aquele acento do não, do
anão, da mamãe… Lembra quando a mamãe ensinou a você que o til parecia uma
minhoquinha?
— nem
— Nem? Como assim,
‘nem’? Nem no sentido de conjunção coordenativa aditiva como ‘não lembro nem
quero lembrar’? Ou seria ‘nem’ como conjunção coordenativa alternativa, como em
‘não me lembro de e nem parece uma minhoquinha’?
—;-(
— Que foi isso, filhota?
— naum quero + tc com
vc
— Você… não quer mais
tecer comigo?
— teclar
— Assim mamãe fica
triste, lindinha. Eu só queria conversar, puxar algum assunto. Mas está
difícil. Eu não entendo o que você escreve e você não se interessa pelo que eu
digito. Realmente, meu bem, parece que não é possível estabelecer um diálogo
com você. Tudo bem, se eu tiver incomodando, eu paro agora mesmo.
— ta
— Antes de ir pra casa
eu vou passar no supermercado. O que você quer que eu compre para… para… para
vc? É assim que se diz em internetês?
— refri e bisc8
— Refrigerante e
biscoito? Biscoito? Filha, francamente, que linguagem é essa? Você estuda no
melhor colégio, seu pai paga uma mensalidade altíssima e você escreve assim na
internet? Sem vogais, sem acentos, sem completar as palavras, sem usar
maiúsculas no início de uma frase, com orações sem nexo e ainda por cima usando
números no lugar das sílabas? Isso é inadmissível, Maria Eugênia!
— Xau, mãe, c ta xata.
— Maria Eugênia! Chata
é com ch!
—
— Maria Eugênia?
—
—Desligou. Bem, pelo
menos a tecla til está em ordem.
(Rosana Hermann. In: CAMPOS, C. L. S.; SILVA, N. J. (orgs.)
Lições de Gramática para quem gosta de Literatura. 1ª Ed. São Paulo: Panda
Books, 2007, p.91-94.)
O trabalho com o hipertexto na sala de aula deve promover uma reflexão
sobre os tipos de escrita e a preguiça mental que a internetês possibilita por esta ser aceitar nas
redes sociais,embora na escrita acadêmica é o inverso.Confirmada esta
interferência que não deve ser vista somente de forma negativa ,mas uma
realidade que deve ser aproveitada para resignificar o conceito de letramento
com textos impressos e ou eletrônicos.É pertinente que conheçamos as principais
características entre ambos ,que embora são distintos mas se complementam.Ambos
tem acessibilidade ilimitada,podem ser utilizada no coletivo e
individual,possuem linguagem verbal e não verbal.
Nas suas particularidades um é linear o outro não,um trás tranquilidade
o outro stress cognitivo,um trás estabilidade o outro dinamismo e interação
ilimitada,um há sequenciação o outro é um labirinto,um é concreto o outro é
abstrato e assim estes ajudam na função social da escola ensinar a ler e
escrever,em um ambiente divertido,interativo permitindo a alunos e professores
uma aproximação no mundo virtual e na realidade social através das produções
que ultrapassarão os muros da escola ampliando os trabalhos escolares.SUGESTÃO DE LEITURA SOBRE ESTA TEMÁTICA.
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