terça-feira, 17 de dezembro de 2013

PROJETO REGRAS DE CONVIVÊNCIA.SRM/AEE.

Projeto Educacional Especializado Após análise de estudos de casos de alguns alunos matriculados na Sala de Recursos Multifuncionais do Complexo Escolar Reginaldo Silva Macedo evidenciou-se a necessidade da elaboração de um plano de atendimento voltado à resolução de problemas de socialização, o qual tem interferido muito no processo de inclusão dos mesmos na sala de aula comum. Por isso, faz-se necessário a elaboração e execução deste projeto para auxiliar os alunos em suas relações interpessoais, desenvolvendo ações que possibilitem a vivência de situações positivas no contexto escolar, num ambiente de aceitação, respeito e valorização das diferenças. Serão desenvolvidas ainda, atividades que objetivem o desenvolvimento dos processos mentais superiores que ajudarão o aluno a ter uma participação mais ativa na realização das atividades em sala de aula comum. Objetivos: • Refletir acerca das ações que auxiliam ou prejudicam a convivência entre as pessoas. • Potencializar atitudes positivas em suas relações interpessoais no âmbito escolar. • Estimular a linguagem oral. • Elevar sua auto-estima. • Desenvolver os processos mentais superiores: atenção, memória, percepção, imaginação, criatividade e linguagem. Organização do atendimento. O atendimento terá início no mês de abril e prosseguirá aproximadamente até o mês de julho, onde ocorrerá uma vez por semana com duração de duas horas. Os atendimentos acontecerão em grupo para que as dificuldades de socialização dos alunos possam ser trabalhadas. Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno. Para o desenvolvimento da socialização, linguagem e auto-estima, serão realizadas várias atividades, tais como: escrita por meio de cruzadinha;jogos diversos;interpretação de textos; produção de texto coletivo;colagem;pintura;entrevista filmada com alguns alunos da escola; operação detetive; atividades no computador;observação e discussão de vídeoo;análise de música;confecção de bandeira pessoal; produção de regras de convivência;confecção de jogos de dominó, quebra-cabeça e trilha, para ser jogado em grupo com os demais colegas da sala de Isaías. Também serão proporcionados encontros sistemáticos com a equipe gestora da escola, pais do aluno e professora da sala de aula comum para esclarecer as necessidades do aluno, a respeito dos seus processos de aprendizagem e seu desenvolvimento sócio afetivo. Recursos necessários à realização do atendimento História da campanha do obrigado; Vídeo com a Fábula da convivência; Vídeo com a música "Canção amigo"; Letra impressa da música; Vídeo Thimoty vai à escola - fazendo novos amigos e projeto de equipe, cruzadinha; jogo de dominó; quebra cabeça; jogo da trilha;papel sulfite;cola;tesoura;computador; revistas para recorte; lápis de cor; tinta guache;pincéis;papel metro branco;duplex, pincel atômico;filmadora;microfone e câmara digital. Parcerias necessárias para o aprimoramento do atendimento. Família, professora da sala de aula comum, colegas de turma, equipe pedagógica. Profissionais da escola que receberão orientação do professor do AEE: Ao iniciar a realização deste plano de AEE, a professora da sala de aula comum obterá esclarecimentos acerca das necessidades do aluno com elementos a respeito dos seus processos de aprendizagem e seu desenvolvimento sócio afetivo. Será também informada sobre a proposta de atividades envolvendo a temática das relações interpessoais no contexto escolar. Assim, será sugerido que a mesma trabalhe o tema através do desenvolvimento de um projeto sobre o respeito às diferenças na escola. E, no decorrer do atendimento será orientada na realização das flexibilizações necessárias para a participação ativa de Isaías em sala de aula, enfatizando a necessidade da utilização de uma metodologia cooperativa, servindo-se de diversos trabalhos em grupo e/ou dupla. O coordenador pedagógico da escola também atuará como parceiro no desenvolvimento das atividades propostas, auxiliando, sobretudo a professora da sala de aula comum, na elaboração do projeto a ser desenvolvido com a turma. Avaliação - forma de registro A avaliação deste plano será feita de forma processual, fazendo os devidos reajustes e flexibilizações necessárias. Assim, serão utilizados os seguintes instrumentos avaliativos: portfólio, contendo as atividades realizadas pelo aluno seguido das observações e registro escrito sobre o desempenho durante a realização das atividades propostas na SRM; registro escrito e análise do desempenho de aprendizagem de Isaias na sala de aula comum através da interlocução com a professora da sala de aula comum. Culminância do projeto: Exposição dos trabalhos realizados na SRM, para toda a comunidade escolar. Obs.: Após o desenvolvimento destes trabalhos na SRM e serem confeccionado todo o material- em combinação com os professores da sala de aula comum- será estabelecido um dia para que seja socializado para os demais alunos da escola o trabalho que foi desenvolvido na SRM, por meio de slides e exposição dos jogos confeccionados, onde será explicada a regra de cada um deles. Logo após, a turma do AEE convidará os demais presentes a fazerem grupos para desfrutarem dos jogos produzidos por eles. Nesse momento todos terão a oportunidade de refletirem sobre o respeito às diferenças e as regras essenciais para uma boa convivência no âmbito escolar, de forma lúdica e bastante significativa. Autoria: Cássia Antônia. Colaboradoras: Irvys,jilvani e Sílvia. Várzea nova, 2012

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