terça-feira, 17 de dezembro de 2013

V Sequência Didática, tema: Higiene pessoal.


 Autoras: Cássia Bastos, Izaneide Gonzaga, Jilvani Rocha, Joacilda Reis, Sílvia Carneiro – professoras da Sala de Recursos Multifuncional; Segundo semestre 2013.









Seqüência Didática AEE
Propósito: Despertar nas crianças a consciência da higiene física diária, bem como, ler, escrever, interpretar texto oral e escrito e realizar situações problemas matemáticos.

 Tempo estimado: 3 meses.

Objetivos:

Oralidade:

1.    Ouvir com atenção os relatos dos colegas e do professor;
2.    Posicionar-se emitindo sugestões sobre o tema
3.    Leitura em voz alta;
4.    Recontar/relatar estórias, músicas e vídeos;
5.    Interagir oralmente mediante  estórias, músicas e vídeos, respeitando o tempo de fala do colega;

Leitura:

1.    Leitura de rótulo;
2.    Despertar e vivenciar leitura, para que a mesma comece fazer parte do seu cotidiano;
3.    Identificar e conhecer as partes do corpo e suas funções;
4.    Apropriar-se da linguagem escrita;
5.    Desenvolver o interesse pela leitura;
6.    Ler para expressar-se, discutir, comentar e mudar de atitude em relação aos cuidados com seu corpo;

Escrita:

1.    Elaborar desenhos sobre o tema, demonstrando o conhecimento/domínio.
2.    Produzir textos com coerência, considerando os elementos que caracterizam a modalidade: História em quadrinho, panfletos, lista, caça-palavras, cruzadinha, imagem/sombra, texto informativo;
3.    Escrever com funcionalidade, a partir de um gênero, a ser acordado por aluno, grupo e ou NEE de cada um;
4.    Incentivar a escrita autônoma por parte dos alunos, respeitando seu tempo, potencialidades e barreiras.

Análise Lingüística

·           Observar em suas escritas o conhecimento sobre o tema trabalhado;
·           Conhecer as palavras que se referem ao tema, e as desconhecidas pesquisas no dicionário off ou online;
·           Conhecer e utilizar elementos da pontuação que marcam a fala e escrita.


Módulo  0 - Apresentação do tema: Higiene Corporal
                                
Objetivo:
·         Despertar nos alunos hábitos de higiene;
·         Conscientizá-los para os cuidados que devemos ter com seu corpo;
·         Utilizar a escrita e leitura nas situações em que se fizer/mostrar necessárias.
Atividades:
·         Apresentação do objetivo da seqüência e de todos as etapas planejadas para os 3 meses.
Duração: 01 AEE
            A apresentação deste módulo será realizada a partir da leitura na tela do computador de toda a proposta trimestral que será trabalhada, onde contemple atividades/livros/vídeos e textos, seguida de uma conversa sobre todo trabalho deste período. Abrindo espaço para discussão sobre o tema.


Módulo  01  -  Higienização das mãos.                       


             


Objetivos:

·         Aprender a lavar as mãos corretamente;
·         Desenvolver a coordenação motora, percepção visual e sensorial;
·         Refletir sobre a existência das bactérias nas mãos e suas conseqüências para nossa saúde.
Atividades:
·         Levantamento prévio sobre a existência de bactérias nas mãos e o procedimento de limpeza das mesmas;
·         Demonstração prática de como lavar as mãos;
·         Pesquisa sobre doenças provocadas por bactérias;
·         Escrita de lista com nome de doenças provocadas por bactérias;
·         Confecção de cartaz com curiosidades sobre o tema (você sabia?);
·         Pintura com tinta guache usando o formato das mãos;
·         Pintura de desenhos sobre o tema;
·         Realização de atividades impressas (circular, trocar letras, contagem de letras e palavras,...);
·         Produção de texto oral/ escrita a partir de pintura nas mãos;
·         Composição artística com recortes de papéis coloridos em formato de mãos;
·         Criação de desenho de animais  a partir do  formato de uma mão.
Duração:   
Procedimento:
Apresentar o tema aos alunos por meio de slides com imagens sobre o tema, questionando-os para verificar o que sabem sobre o assunto. Como vocês costumam lavar as mãos? Em quais situações é necessário lavar as mãos? O que vocês estão vendo nesta imagem? (mostrar a imagem das mãos com bactérias), Já ouviram falar sobre bactérias? Você acha que esses bichinhos podem estar em suas mãos?..
 





























 











.A professora contará para os alunos a história “Bichinho nas mãos de Betinho” (autor desconhecido).
BICHINHOS NAS MÃOS DE BETINHO

Postado por Lu Beheraborde  em:
http://www.claradefontaine.com.br/Evangelizacao_jul2013.html?Atividades

Betinho era muito esperto e arteiro. Aprontava cada uma! Adorava jogar bola, andar de bicicleta, andar de skate, de patins, subir em árvores, brincar na lama, rolar na grama com seu cachorrinho de estimação… Enfim, o dia era curto para tudo o que Beto gostava de fazer. Mas, isto não tem nada de errado, não é mesmo? Toda criança com saúde e energia gosta de fazer tudo o que Betinho faz! O problema era que Betinho não gostava de lavar as mãos, nem mesmo depois de usar o banheiro.

- Filho, água não dá choque! Sua mão deve estar igual ao jardim zoológico, cheia de bichos! Você vai ficar doente – alertava a mamãe.

- Não estou vendo nada. Depois eu lavo – dizia Betinho olhando as mãos.

E lá ia brincar novamente. Na hora da comida, vinha correndo para a mesa e, somente depois de muita insistência da mãe, ia lavar as mãos. Mas se a mãe não estivesse por perto, pegava na comida com as mãos sujas, contaminando todo o alimento. Se os olhos coçavam, esfregava a mão suja neles. Se a cabeça cocava, esfregava as mãos sujas nela. Coçava também o ouvido e o nariz. Ai, ai, ai, Betinho! Ele não aprendia mesmo. Certa manhã, ao acordar para ir à escola, Betinho sentiu seus olhos coçando e doendo. Foi olhar no espelho e viu que estavam vermelhos e grudentos.

- Mãe, tô ficando cego! – gritou desesperado.

A mamãe veio e, olhando cuidadosamente, disse:

- Acho que é conjuntivite! Vamos no médico.

O médico olhou, examinou e constatou que realmente era conjuntivite.

- Betinho, você vai ficar alguns dias com os olhos doloridos e inflamados. Lave com bastante soro fisiológico e mantenha as mãos muito limpas.

Betinho escondeu as mãos do médico, pois não queria que ele as visse sujas. O médico desconfiou e falou:

- Você é mais um desses menininhos que não gostam de lavar as mãos?

Betinho balançou a cabeça, envergonhado. O doutor explicou:

- Betinho, quando não lavamos as mãos ficamos sujeitos a muitas doenças e infecções e aos vermes também. Imagine o monte de monstrinhos que você enfia na boca, no nariz, nos ouvidos, nos olhos. Eles acabam entrando em nosso corpo e fazendo o maior estrago. Se você tivesse higiene com suas mãos, talvez não tivesse pegado conjuntivite.

Betinho prometeu ao médico que iria mudar e que, a partir dali, teria higiene com suas mãos. E ele cumpriu a promessa. Seu corpo passou a ser mais limpo por fora e ainda mais por dentro!
Fim.


Em seguida a professora levará os alunos até o pátio da escola para terem contato com terra manuseando-a, ao término entregará aos alunos papel toalha para a limpeza das mãos propondo que por intermédio de uma lupa manual verifique se ainda há sujeira nas mãos. Logo após irá conduzi-los até o banheiro para uma explicação demonstrativa de como lavar as mãos corretamente, questionando e ampliando os conhecimentos dos alunos sobre o assunto.  OBS: Ao lavar as mãos ir cantando a música do alfabeto baiano. 
ABC  BAIANO
Cássia Bastos
A B C D E F G
H I J K L M
N O P Q R S T
U V W X Y Z
VAMOS TODOS APRENDER
A CANTAR O ABC

A B C D E F G
H I J K L M
N O P Q R S T
U V W X Y Z
VEJAM NOSSO ABC
COMO É FÁCIL DE APRENDER.

Conversando sobre...
Quando é  preciso lavar as mãozinhas?
·         Cada vez que você perceber que estão sujas,
·         Depois de usar o banheiro,
·         Depois de mexer com dinheiro,
·         Depois das brincadeiras,
·         Depois de jogar bola,
·         Antes e depois de comer,
·         Depois de brincar com seu animalzinho de estimação,
·         Depois de tossir ou espirrar,
·         Depois do recreio da escola,
·         Depois visitar um amiguinho ou familiar doente,
·         Depois de ajudar a mamãe ou o papai em algum trabalho da casa,
·         Ao voltar da rua após um passeio.
Como lavar as mãos?
·         Use água corrente e sabão líquido. Estes são os melhores materiais que as crianças devem usar para lavar as mãos.
·         Se não tiver água e sabão, use o gel de limpeza e toalha descartável.
·         Esfregue as mãos com força sob a água corrente por 20 segundos (conte até 20). Ou cante a música do alfabeto. Neste período, até 90% dos germes encontrados na mão são mortos.
·         Lave as costas das mãos, pulsos, dedos e unhas.
·         Tire todo o sabão.
·         Use toalhas de papel ou um secador de ar para secar as mãos.
·         Após lavar as mãos, não toque a torneira (toque-a com um papel nas mãos), o botão da descarga, nem o cesto de lixo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário