Autoras: Cássia
Bastos, Izaneide Gonzaga, Jilvani Rocha, Joacilda Reis, Sílvia Carneiro –
professoras da Sala de Recursos Multifuncional; Segundo semestre 2013.
Seqüência Didática AEE
Propósito: Despertar nas crianças a consciência da higiene
física diária, bem como, ler, escrever, interpretar texto oral e escrito e
realizar situações problemas matemáticos.
Tempo estimado: 3 meses.
Objetivos:
Oralidade:
1.
Ouvir com atenção os relatos dos colegas e do
professor;
2.
Posicionar-se emitindo sugestões sobre o tema
3.
Leitura em voz alta;
4.
Recontar/relatar estórias, músicas e vídeos;
5.
Interagir oralmente mediante estórias, músicas e vídeos, respeitando o
tempo de fala do colega;
Leitura:
1.
Leitura de rótulo;
2.
Despertar e vivenciar leitura, para que a mesma
comece fazer parte do seu cotidiano;
3.
Identificar e conhecer as partes do corpo e suas
funções;
4.
Apropriar-se da linguagem escrita;
5.
Desenvolver o interesse pela leitura;
6.
Ler para expressar-se, discutir, comentar e
mudar de atitude em relação aos cuidados com seu corpo;
Escrita:
1.
Elaborar desenhos sobre o tema, demonstrando o
conhecimento/domínio.
2.
Produzir textos com coerência, considerando os
elementos que caracterizam a modalidade: História em quadrinho, panfletos,
lista, caça-palavras, cruzadinha, imagem/sombra, texto informativo;
3.
Escrever com funcionalidade, a partir de um
gênero, a ser acordado por aluno, grupo e ou NEE de cada um;
4.
Incentivar a escrita autônoma por parte dos
alunos, respeitando seu tempo, potencialidades e barreiras.
Análise Lingüística
·
Observar em suas escritas o conhecimento sobre o
tema trabalhado;
·
Conhecer as palavras que se referem ao tema, e
as desconhecidas pesquisas no dicionário off ou online;
·
Conhecer e utilizar elementos da pontuação que
marcam a fala e escrita.
Módulo 0 - Apresentação
do tema: Higiene Corporal
Objetivo:
·
Despertar nos alunos hábitos de higiene;
·
Conscientizá-los para os cuidados que devemos
ter com seu corpo;
·
Utilizar a escrita e leitura nas situações em
que se fizer/mostrar necessárias.
Atividades:
·
Apresentação do objetivo da seqüência e de todos
as etapas planejadas para os 3 meses.
Duração: 01 AEE
A
apresentação deste módulo será realizada a partir da leitura na tela do
computador de toda a proposta trimestral que será trabalhada, onde contemple
atividades/livros/vídeos e textos, seguida de uma conversa sobre todo trabalho
deste período. Abrindo espaço para discussão sobre o tema.
Módulo 01
- Higienização das mãos.
Objetivos:
·
Aprender a lavar as mãos corretamente;
·
Desenvolver a coordenação motora, percepção
visual e sensorial;
·
Refletir sobre a existência das bactérias nas
mãos e suas conseqüências para nossa saúde.
Atividades:
·
Levantamento prévio sobre a existência de
bactérias nas mãos e o procedimento de limpeza das mesmas;
·
Demonstração prática de como lavar as mãos;
·
Pesquisa sobre doenças provocadas por bactérias;
·
Escrita de lista com nome de doenças provocadas
por bactérias;
·
Confecção de cartaz com curiosidades sobre o
tema (você sabia?);
·
Pintura com tinta guache usando o formato das
mãos;
·
Pintura de desenhos sobre o tema;
·
Realização de atividades impressas (circular,
trocar letras, contagem de letras e palavras,...);
·
Produção de texto oral/ escrita a partir de
pintura nas mãos;
·
Composição artística com recortes de papéis
coloridos em formato de mãos;
·
Criação de desenho de animais a partir do
formato de uma mão.
Duração:
Procedimento:
Apresentar o
tema aos alunos por meio de slides com imagens sobre o tema, questionando-os
para verificar o que sabem sobre o assunto. Como vocês costumam lavar as mãos?
Em quais situações é necessário lavar as mãos? O que vocês estão vendo nesta
imagem? (mostrar a imagem das mãos com bactérias), Já ouviram falar sobre
bactérias? Você acha que esses bichinhos podem estar em suas mãos?..
.A professora
contará para os alunos a história “Bichinho nas mãos de Betinho” (autor
desconhecido).
BICHINHOS
NAS MÃOS DE BETINHO
Postado por Lu Beheraborde em:
http://www.claradefontaine.com.br/Evangelizacao_jul2013.html?Atividades
Betinho era muito esperto e arteiro. Aprontava cada uma! Adorava jogar bola, andar de bicicleta, andar de skate, de patins, subir em árvores, brincar na lama, rolar na grama com seu cachorrinho de estimação… Enfim, o dia era curto para tudo o que Beto gostava de fazer. Mas, isto não tem nada de errado, não é mesmo? Toda criança com saúde e energia gosta de fazer tudo o que Betinho faz! O problema era que Betinho não gostava de lavar as mãos, nem mesmo depois de usar o banheiro.
- Filho, água não dá choque! Sua mão deve estar igual ao jardim zoológico, cheia de bichos! Você vai ficar doente – alertava a mamãe.
- Não estou vendo nada. Depois eu lavo – dizia Betinho olhando as mãos.
E lá ia brincar novamente. Na hora da comida, vinha correndo para a mesa e, somente depois de muita insistência da mãe, ia lavar as mãos. Mas se a mãe não estivesse por perto, pegava na comida com as mãos sujas, contaminando todo o alimento. Se os olhos coçavam, esfregava a mão suja neles. Se a cabeça cocava, esfregava as mãos sujas nela. Coçava também o ouvido e o nariz. Ai, ai, ai, Betinho! Ele não aprendia mesmo. Certa manhã, ao acordar para ir à escola, Betinho sentiu seus olhos coçando e doendo. Foi olhar no espelho e viu que estavam vermelhos e grudentos.
- Mãe, tô ficando cego! – gritou desesperado.
A mamãe veio e, olhando cuidadosamente, disse:
- Acho que é conjuntivite! Vamos no médico.
O médico olhou, examinou e constatou que realmente era conjuntivite.
- Betinho, você vai ficar alguns dias com os olhos doloridos e inflamados. Lave com bastante soro fisiológico e mantenha as mãos muito limpas.
Betinho escondeu as mãos do médico, pois não queria que ele as visse sujas. O médico desconfiou e falou:
- Você é mais um desses menininhos que não gostam de lavar as mãos?
Betinho balançou a cabeça, envergonhado. O doutor explicou:
- Betinho, quando não lavamos as mãos ficamos sujeitos a muitas doenças e infecções e aos vermes também. Imagine o monte de monstrinhos que você enfia na boca, no nariz, nos ouvidos, nos olhos. Eles acabam entrando em nosso corpo e fazendo o maior estrago. Se você tivesse higiene com suas mãos, talvez não tivesse pegado conjuntivite.
Betinho prometeu ao médico que iria mudar e que, a partir dali, teria higiene com suas mãos. E ele cumpriu a promessa. Seu corpo passou a ser mais limpo por fora e ainda mais por dentro!
Betinho era muito esperto e arteiro. Aprontava cada uma! Adorava jogar bola, andar de bicicleta, andar de skate, de patins, subir em árvores, brincar na lama, rolar na grama com seu cachorrinho de estimação… Enfim, o dia era curto para tudo o que Beto gostava de fazer. Mas, isto não tem nada de errado, não é mesmo? Toda criança com saúde e energia gosta de fazer tudo o que Betinho faz! O problema era que Betinho não gostava de lavar as mãos, nem mesmo depois de usar o banheiro.
- Filho, água não dá choque! Sua mão deve estar igual ao jardim zoológico, cheia de bichos! Você vai ficar doente – alertava a mamãe.
- Não estou vendo nada. Depois eu lavo – dizia Betinho olhando as mãos.
E lá ia brincar novamente. Na hora da comida, vinha correndo para a mesa e, somente depois de muita insistência da mãe, ia lavar as mãos. Mas se a mãe não estivesse por perto, pegava na comida com as mãos sujas, contaminando todo o alimento. Se os olhos coçavam, esfregava a mão suja neles. Se a cabeça cocava, esfregava as mãos sujas nela. Coçava também o ouvido e o nariz. Ai, ai, ai, Betinho! Ele não aprendia mesmo. Certa manhã, ao acordar para ir à escola, Betinho sentiu seus olhos coçando e doendo. Foi olhar no espelho e viu que estavam vermelhos e grudentos.
- Mãe, tô ficando cego! – gritou desesperado.
A mamãe veio e, olhando cuidadosamente, disse:
- Acho que é conjuntivite! Vamos no médico.
O médico olhou, examinou e constatou que realmente era conjuntivite.
- Betinho, você vai ficar alguns dias com os olhos doloridos e inflamados. Lave com bastante soro fisiológico e mantenha as mãos muito limpas.
Betinho escondeu as mãos do médico, pois não queria que ele as visse sujas. O médico desconfiou e falou:
- Você é mais um desses menininhos que não gostam de lavar as mãos?
Betinho balançou a cabeça, envergonhado. O doutor explicou:
- Betinho, quando não lavamos as mãos ficamos sujeitos a muitas doenças e infecções e aos vermes também. Imagine o monte de monstrinhos que você enfia na boca, no nariz, nos ouvidos, nos olhos. Eles acabam entrando em nosso corpo e fazendo o maior estrago. Se você tivesse higiene com suas mãos, talvez não tivesse pegado conjuntivite.
Betinho prometeu ao médico que iria mudar e que, a partir dali, teria higiene com suas mãos. E ele cumpriu a promessa. Seu corpo passou a ser mais limpo por fora e ainda mais por dentro!
Fim.
Em seguida a
professora levará os alunos até o pátio da escola para terem contato com terra
manuseando-a, ao término entregará aos alunos papel toalha para a limpeza das
mãos propondo que por intermédio de uma lupa manual verifique se ainda há
sujeira nas mãos. Logo após irá conduzi-los até o banheiro para uma explicação
demonstrativa de como lavar as mãos corretamente, questionando e ampliando os
conhecimentos dos alunos sobre o assunto.
OBS: Ao lavar as mãos ir cantando a música do alfabeto baiano.
ABC BAIANO
Cássia
Bastos
A B C D E F G
H I J K L M
N O P Q R S T
U V W X Y Z
VAMOS TODOS
APRENDER
A CANTAR O ABC
A B C D E F G
H I J K L M
N O P Q R S T
U V W X Y Z
VEJAM NOSSO
ABC
COMO É FÁCIL
DE APRENDER.
Conversando sobre...
Quando é preciso lavar as
mãozinhas?
·
Cada vez que você perceber que estão sujas,
·
Depois de usar o banheiro,
·
Depois de mexer com dinheiro,
·
Depois das brincadeiras,
·
Depois de jogar bola,
·
Antes e depois de comer,
·
Depois de brincar com seu animalzinho de estimação,
·
Depois de tossir ou espirrar,
·
Depois do recreio da escola,
·
Depois visitar um amiguinho ou familiar doente,
·
Depois de ajudar a mamãe ou o papai em algum trabalho da casa,
·
Ao voltar da rua após um passeio.
Como lavar as mãos?
·
Use água corrente e sabão líquido. Estes são os melhores materiais que as
crianças devem usar para lavar as mãos.
·
Se não tiver água e sabão, use o gel de limpeza e toalha descartável.
·
Esfregue as mãos com força sob a água corrente por 20 segundos (conte até
20). Ou cante a música do alfabeto. Neste período, até 90% dos germes
encontrados na mão são mortos.
·
Lave as costas das mãos, pulsos, dedos e unhas.
·
Tire todo o sabão.
·
Use toalhas de papel ou um secador de ar para secar as mãos.
·
Após lavar as mãos, não toque a torneira (toque-a com um papel nas mãos),
o botão da descarga, nem o cesto de lixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário