Caso E.
A aluna E. do C M nascida no dia 16/02/1999, filha do
senhor A.R. M. e da senhora G. O. do C. Eliziane
é a caçula tendo ainda duas irmãs mais velhas. A aluna é muito, superprotegida
aparenta desejar atenções diferenciadas
para si, solicitando que sejam feitas todas as suas vontades, em casa demonstra agressividade em situações de conflito; usa meios físicos para
alcançar o que deseja fica muito agitada, não gosta de barulho, fala baixo
quando falam baixo com ela, e fala alto se também falam com ela. Eliziane gosta de fazer amizade quando não esta na
escola certamente esta brincando com suas colegas, gostar muito de estudar e
tem em sua mãe o apoio para realização de todos os passos principalmente para a
escola e/ou atividade escolar, a aluna já foi reprovada, por serias
dificuldades de aprendizagem, Eliziane tem problemas de reumatismo e bloqueio
no coração seu Laudo médico afirma que Eliziane do Carmo, tem retardo de
aprendizagem com escrita espelhada confirma o CID 10 –F 71. É muito agitada faz
tratamento em salvador onde viaja com sua mãe toda semana.
A aluna foi encaminhada para a sala de recursos através dos seus pais,
estuda na escola comum, encontra-se na terceira série na qual a professora da
escola comum demonstra sua preocupação e vem buscando conduzir mudanças que sejam significativas para o
desenvolvimento da aluna.
A mesma participa frequentemente
do (AEE) Atendimento Educacional Especializado,onde venho desenvolvendo um trabalho lúdico que é uma das
alternativas para a aprendizagem, pois o
lúdico é mais um recurso que utilizamos para desenvolver atividades
necessárias no processo de ensino aprendizagem, observar
como está sendo a participação nestas atividades e incentivar a
socialização já que a mesma necessita de mais tempo para aprender.Assim
exploramos ainda atividades pedagógicas: como quebra – cabeça,
musiquinha com a bandinha rítmica, trabalhando o projeto dona baratinha ouvir a
historinha explorar os sons dos animais encontrados com os fantoches; colagem,
pintura e recorte. Atividade de vida diária, usar ilustrações e fixas de leitura com o objetivo de
acostumar o aluno a relacionar a imagem a escrita.
Contudo
pude perceber os avanços,
criando e recriando através de atividades, jogos e brincadeiras lúdicas,
tornando assim as possibilidades mais rica e produtiva.
Análise do caso e clarificação do problema.
Problema:
* Cognitivo: desenvolvimento e funcionamento cognitivo.
* Estilos e ritmos de aprendizagem.
Potencialidades:
* Gosta da escola, de estudar.
* É assíduo e tem bom comportamento.
* Com apoio realiza todas as atividades que lhe é proposta.
* Compreende comando e as propostas de atividade.
Dificuldades:
* Realiza
sem intervenção / acompanhamento direto as atividades propostas.
* Ler e escreve convencionalmente e com desenvoltura.
REGISTRO REFLEXIVO
DA ALUNA Eliziane do Carmo Maia.
O que é deficiência intelectual?
Ricardo Ampudia (novaescola@fvc.org.br)
Pessoas
com deficiência intelectual ou cognitiva costumam apresentar dificuldades para
resolver problemas, compreender ideias abstratas (como as metáforas, a noção de
tempo e os valores monetários), estabelecer relações sociais, compreender e
obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas - como, por exemplo, as
ações de autocuidado.
A
capacidade de argumentação desses alunos também pode ser afetada e precisa ser
devidamente estimulada para facilitar o processo de inclusão e fazer com que a
pessoa adquira independência em suas relações com o mundo.
Como
lidar com alunos com deficiência intelectual na escola? Segundo a
psicopedagoga especialista em Inclusão, Daniela Alonso, as limitações impostas
pela deficiência dependem muito do desenvolvimento do indivíduo nas relações
sociais e de seus aprendizados, variando bastante de uma criança para outra.
Em geral, a deficiência intelectual traz mais dificuldades para que a criança interprete conteúdos
abstratos. Isso exige estratégias
diferenciadas por parte do professor, que diversifica os modos de exposição nas aulas, relacionando os
conteúdos curriculares a situações do
cotidiano, e mostra exemplos
concretos para ilustrar ideias mais complexas.
Para a especialista, o professor é capaz de identificar
rapidamente o que o aluno não é capaz de fazer. O melhor caminho para se
trabalhar, no entanto, é identificar as
competências e habilidades que a criança tem. Propor atividades paralelas com conteúdos mais simples ou diferentes, não
caracteriza uma situação de inclusão. É preciso redimensionar o conteúdo com
relação às formas de exposição, flexibilizar
o tempo para a realização das atividades e usar estratégias diversificadas,
como a ajuda dos colegas de sala - o que também contribui para a integração
e para a socialização do aluno. É importante a mediação do adulto no que diz
respeito à organização da rotina.
Dislexia e Auto Estima andam
a par. A Dislexia afeta a autoestima, por isso é importante trabalhar bem esta
questão com os seus filhos e/ou alunos. Estratégias para melhorar a memória
especialmente para alunos com dificuldades de aprendizagem. Normalmente alunos
com dislexia ou
outras dificuldades de aprendizagem apresentam problemas no nível da memória.
Assim, tornam-se importante trabalhar esta área e facultar algumas estratégias
para colmatar as falhas:O DDA (ocorre como resultado de uma disfunção neurológica no córtex pré-frontal. Quando pessoas que Distúrbio de Déficit de Atenção (DDA)
O DDA tentam se concentrar, a atividade do córtex pré-frontal diminui, ao invés de aumentar (como nos sujeitos do grupo de controle de cérebros normais). Assim sendo, pessoas que sofrem de DDA mostram muitos dos sintomas discutidos nesse capítulo, como fraca supervisão interna, pequeno âmbito de atenção, distração, desorganização, hiperatividade (apesar de que só metade das pessoas com DDA sejam hiperativas), problemas de controle de impulso, dificuldade de aprender com erros passados, falta de previsão e adiamento.
PROBLEMA: Não está
alfabetizada, e cursa sétimo ano; apresenta dificuldades para resolver problemas,
compreender ideias abstratas (como as metáforas, a noção de tempo e os valores
monetários); Crença de que pode passar de ano sem ter avançado, pois é Deficiente intelectual9DI).
POTENCIALIDADES: gosta
do A.E.E.. frequenta assiduamente, embora só realize as atividades com o
acompanhamento 100% do professor. Gosta e aceita trabalhar em grupo, mas não
consegue contribuir oralmente /escrita. As sua escritas não é mais espelhada.
BARREIRAS: Acompanhar
o currículo da escola/falta do P.D.I. (Plano de desenvolvimento do aluno),AS
FALTAS OBTIDAS na escola comum por conta de acompanhamento multi profissional em
SALVADOR.
QUANTIDADE DE AEE/SRM
EM 2013:26 VEZES, SENDO AS ATIVIDADES INDIVIDUAIS E EM GRUPO.
Estratégias para
melhorar a Memória/ PARA 2014.Existem diversas estratégias para melhorar a
memória das crianças com necessidades educativas especiais. Abaixo indicamos
sete estratégias para a memória que se revelam úteis para crianças com
dificuldades de aprendizagem, nomeadamente dislexia:
- Estratégia Metacognitiva
Conhecimento do próprio conhecimento, conhecimento da falta de conhecimento, dos próprios processos cognitivos e controle executivo.Utilização de estratégias para adquirir, organizar e utilizar o conhecimento.PlanejarEstabelecer estratégiasAvaliarExecutar correçõesJulgamento adequado de situações
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