quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

AEE E DEFICIÊNCIA FÍSICA.



REGISTRO REFLEXIVO MAIRLA OLIVEIRA SILVA.
 
Deficiência física é o nome dado a característica dos problemas que ocorrem no cérebro ou sistema locomotor, e levam a um mau funcionamento ou paralisia dos membros inferiores e/ou superiores.A deficiência física pode ter várias etiologias, entre as principais estão os: fatores genéticos, fatores virais ou bacterianos, fatores neonatal, fatores traumáticos (especialmente os medulares). Para facilitar a mobilidade dos alunos nas atividades é desenvolvida em sala, podem-se utilizar tecnologias assistivas ou aumentativas (um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover Vida Independente e Inclusão. É também definida como "uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências" (Cook e Hussey • Assistive Technologies: Principles and Practices • Mosby – Year Book, Inc., 1995), como engrossadores de lápis, apoios para os braços, tesouras adaptadas e quadros magnéticos. Respeite o tempo de aprendizagem desses alunos, que podem demorar mais para executar determinadas tarefas, e conte sempre com a ajuda do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Atividade artística.
Os Recursos são todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob medido utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência. Os Serviços, são definidos como aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência a selecionar, comprar ou usar os recursos acima definidos.
·         Recursos - Podem variar de uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado. Estão incluídos brinquedos e roupas adaptadas, computadores, softwares e hardwares especiais, que contemplam questões de acessibilidade, dispositivos para adequação da postura sentada, recursos para mobilidade manual e elétrica, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida, auxílios visuais, materiais protéticos e milhares de outros itens confeccionados ou disponíveis comercialmente.
·         Serviços - São aqueles prestados profissionalmente à pessoa com deficiência visando selecionar, obter ou usar um instrumento de tecnologia assistiva. Como exemplo, podemos citar avaliações, experimentação e treinamento de novos equipamentos.
Os serviços de Tecnologia assistiva são normalmente transdisciplinares envolvendo profissionais de diversas áreas, tais como: Fisioterapia
, Terapia ocupacional, Fonoaudióloga, Educação, Psicologia, Técnicos de muitas outras especialidades.

Atividade online em grupo. Pesquisa sobre as bactérias.
 

PROBLEMA: Apresenta uma forma congênita de fragilidade óssea, com ossos quebradiços assemelhando-se à osteogênese imperfeita.

POTENCIALIDADES: Na leitura a aluna apresenta bom desenvolvimento no processo de aquisição da e da escrita;

Lê com fluência qualquer tipo de texto, fazendo relações com a realidade;

Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos;

Escreve e responde E-MAIL, está na aprendizagem do uso do computador a serviço de ampliação da aprendizagem tecnológica. Encontra-se no nível da série que se encontra.



BARREIRAS: Autonomia nas brincadeiras no pátio locomove-se sem apoio, embora o apoio seja necessário por conta de sua fragilidade óssea.
QUANTIDADE DE AEE/SEM EM 2013: Muito assídua 16 AEE.

  • PARECER DO PSICOPEDAGOGO CLÍNICO E INSTITUCIONAL  MARQUES MAGALHÃPS:Não houve necessidade desse acompanhamento.



Avaliar é tomar partido, é aceitar o outro como ele se apresenta, é ter responsabilidade, compromisso com o outro e, portanto, consigo mesmo, com uma nova perspectiva, com uma dimensão ética.


EM ANEXO ATIVIDADES REALIZADAS.



SÍLVIA CARNEIRO DE OLIVEIRA SILVESTRE.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROFESSORA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL/AEE
VÁRZEA NOVA, DEZEMBRO DE 3013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário