Caso AI
Aluna da
6ª série Turma A matutina do Ensino Fundamental I, Al. de O.S., 11 anos, mora com sua mãe S. F. e avó Fl. Sua mãe se separou do seu
pai quando a mesmo tinha na época três anos de idade, o vê com pouca
frequência, há 6 meses não se veem.
A. não
o reconhece como pai, não tem muita
afetividade e convivência com o mesmo.
Iniciou
sua vida escolar aos três anos, hoje é uma criança/ pré-adolescente amável. Até
então nunca repetiu de série e suas notas sempre foram superiores à médias
estabelecidas pelas escolas por onde estudara.
Durante
o Ensino Fundamental I, todos os professores relatavam que TUDO levava a se
perder no contexto da sala de aula. Ela vivia no “mundo da lua”. Suspeitavam de
T.D.A.
Este ano
de 2013, na série supracitada, no 1º semestre teve notas ótimas, ano passadas
nenhum professor da 5ª série percebeu seu déficit, ou foi alertado. Só agora no
2º semestre, sua tia procurou a SRM/AEE, por observar distração excessiva em
casa; Ex: Se lhes solicitado três atividades/favores, ela só consegue realizar
uma, ou às vezes nenhuma, ela vive em seu mundinho, ( relato da tia S.).
Muita lentidão para realizar atividades da vida diária, como: Tomar banho, escovar os dentes, tomar o café da
manhã em tempo hábil, pois estuda no turno matutino e chegou ao colégio
C.E.J.S.O 07:20 h. Percebe-se em esforço tremendo e é extremamente obediente, e
gosta muito da escola.
A aluna foi encaminhada ao médico clínico e o mesmo
orientou e solicitou a mãe de que ela podia está confundindo estes fatos
supracitados e as chamadas de desobediências ( pelos familiares) de uma
possível déficit de atenção. Sendo que no mês de julho de 2013 após consulta e
o relato de seu comportamento, o médico detectou TDA, dando-lhes solicitações
de exames/ procedimentos e encaminhamentos a um psicopedagogo.
Caso Maria Aparecida
Nascida em 04
de agosto de 1992, filha de pai desconhecido, sua mãe, logo após seu
nascimento, foi até seu matagal/roça do seu pai, enterrou Maíria até o tórax e
com uma fralda no pescoço, fugindo após este episodio de casa, neste dia chovia
muito. Sendo encontrada logo depois por seu avô materno, sendo criado pelos
seus avós maternos até 2012. A notícia que se tem é que sua mãe hoje reside em
Salvador, mas após este episódio não mais retornou para ver as filhas Maíria E
Naíara. A família explica este ocorrido associado a uma depressão pós parto,
pois Eliete sua mãe sempre foi muito tranqüila/ calada, as duas não conheceram
o pai, supõem serem filhas do mesmo pai. Em 2012 após falecimento do seu
querido avô Josias, sua avó, pela idade avançada achou por bem sua mãe
primogênita requerer e ficar com sua guarda. Sendo assim ficando responsável
por Maíria, a partir de 2013 sua irmã.
Segundo sua
irmã Maíria inicou sua fase/vida escolar aos 6 anos, permanecendo até os 13
anos, sendo afastado neste período,pois
a aluna sofria B (Pesquisar colocar definição). Retornando à escola com
17 anos junto com seu avô Josias, permanecendo na EJA - Educação de Jovens e Adultos
até os 20 anos, quando moravam na cidade de Miguel Calmon.
Tem bom
relacionamento com as pessoas em Miguel Calmon tinha amigos na escola e na rua
que morava, Renata, Silvia, Silvana e Juliana esta ultima lhe apresenta ao
computador e a internet, assim foi inserida no mundo virtual Maíria possui
computador em casa. Muito tranqüila, só ficando nervosa se gritam, falam alto
com ela, quando tem reações agressivas se dá por este fator, chegando a tremer.
Mora
atualmente com sua avó materna e sua irmã que por sua vez tem um bebê de meses.
Maíria possui
laudo médico com CID F71+F29 = Retardo mental moderado com transtorno bipolar.
Chegando a
Várzea Nova em 2013 sua irmã lhes matriculou no TOPA, no inicio do ano letivo,
se encontrando atualmente na 4ª série. Sua irmã relata que há 6 meses não sai
de casa, a não ser para ir à escola à noite, este fica próximo à sua casa.
Caso Uilian
Com 15 anos
(25/12/98), estuda no CEJSO a 5ª série vespertino, iniciou-se sua vida
estudantil entre 6 e 7 anos em escola particular/ município.
Segundo relata
sua mãe, “Ele não aprende quase nada, o que aprende esquece, sente muita dor de
cabeça toma remédio limbitral/neozina (...)
Após a
separação de seus pais, tudo ficou sem sentindo para Uilian. Seu pai mora em
Goiás há 2 anos período da separação de seus pais. ( seu pai tem um outro filho
de 2 anos do seu 2º casamento), de sua mãe é filho único. Só mantém raramente
contato com o pai por telefone, financeiramente o que lhes é dado não é
suficiente para mantê-lo.
Atualmente mora
com sua mãe e avós maternos na Rua ACM, nascido de parto normal, sem problemas
aparente. Após separação do seu pai, Uilian às vezes se altera, é nervoso e não
quer ficar em casa, chegando até a quebrar objetos, não é agressivo com sua
mãe. É amigo, e tem amigos na vizinhança assim como na escola, é um adolescente
fácil de fazer amizade. Embora na escola não goste de realizar trabalho em
grupo. Não gosta de vir à escola, pois aqui sofre muitas críticas (B...) querem
espancá-lo. Mesmo gostando e morando com membros da família materna, o seu xodó
é a avó paterna a qual ele conta tudo, quando sua mãe viaja gosta de ficar com
sua avó A. Pouco conversa com sua mãe, sai pouco de casa, fica assistindo o
desenho pica-pau.
Já passou no
médico e realizou o exame encefalograma, a interpretação do médico foi que deu
alguma alteração a qual ela (sua mãe) não soube explicar- o médico
neurologista. Já passou na psicóloga (vai enviar-nos relatório de sua
avaliação). Bem como descrição de sua professora da série anterior.
Já repetiu
série, ele diz não gosta de estudar, pois falam-lhes que ele não tem juízo,
pirraçam-no, define alguns professores como nojentos ( seu professor de
História). Gosta de desenhar e jogar futebol sonha que seu pai venha lhes
buscar para morar em Goiânia.
Caso S. M.
Iniciou-se sua
vida escolar aos 3 anos, alfabetizando-se em escola particular, com 5 anos
estava no Ensino Fundamental I. Relata sua genitora que sempre teve
dificuldades em realizar as atividades, principalmente ler com
desenvoltura/fluentemente. Sempre muito esforçada e gosta da escola, mesmo
tendo um ritmo diferenciado que impede de acompanhar os seus colegas de classe,
é um pré-adolescente amável, preocupada com seus afazeres de estudante, bem
como é amável com todos; ao realizar atividades em grupo, gosta muito de fazer,
embora a mãe diga que ela não gosta de dividir (egocêntrica...)
Não ler
convencionalmente, tendo ampliado seu acesso a leitura na banca que participou
em 2012, focando sempre seu ponto fraco -leitura- Embora goste da escola e de
estudar realiza atividades sozinha com muito esforço.
Aprende um
conteúdo hoje, amanhã já esquece. Cursa hoje 6ª série/ 7º ano. É uma pessoa
muito calada com seu pai, se relaciona bem com seu irmão.
Solicitamos
uma avaliação com psicopedagogo do município, antes de ser matriculada no
AEE/SRM.
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