PSICOMOTRICIDADE
Coordenação
visomotora–
Figura
fundo –
Posição
no espaço -
Relações
espaciais-
Percepção
tátil-cinestésica-
Aspectos
cognitivos
Cognição –
Memória
–
Atenção
–
Raciocínio
–
Linguagem
-
Fluência
e codificação –
Compreensão
da leitura –
Escrita
–
Aspectos
afetivos-
Coordenação
visomotora– É a capacidade de coordenar à visão com a produção da
escrita (representação gráfica), do desenho, da cópia, e até mesmo, das
atividades lúdicas de manipulação e de jogos que utilizam objetos como bolas,
tacos, bambolês e bastões, utilizando a coordenação olho e ação motora.
Figura fundo – É a capacidade de
distinguir uma figura em espacial dentro de um fundo de outras informações.
Esta competência é essencial para análise e síntese dos estímulos, sejam eles
auditivos ou visuais. É importante para a distinção entre palavras, na leitura
e escrita, e nas mais variadas atividades.
Posição
no espaço – É a habilidade em reconhecer e perceber qualquer
forma, em qualquer posição no espaço. É a capacidade adquirida com a
consciência da lateralização do espaço corporal. Estas habilidades permitiram a
diferenciação, a discriminação, a seleção e distinção de igual e diferente,
mesmo que em posições invertidas, revertidas ou rodadas, por exemplo: b,d,q e
p.
Relações
espaciais: É a capacidade em reconhecer e perceber as posições
espaciais como, na frente\trás, embaixo\ em cima,\entre\ao lado de, em objetos,
figuras, pontos, letras e números entre si, em sua relação com o indivíduo. a
escrita é utilizada para reconhecer uma seqüência de letras em uma palavra ou
uma seqüência de palavras em uma frase. A percepção visual deve-se processar
antes das primeiras exigências gráficas. Com uma estimulação psicomotora
adequada, podem-se desenvolver todas as competências de uma forma lúdica e
prazerosa, tornando a aprendizagem integrada e contextualizada. Percepção
auditiva A percepção auditiva tem como atender a direções verbais, processar e
discriminar as ordens verbais, ajustando-se a situação e respondendo
motoramente ou não a elas. Permite Integrar, memorizar e reproduzir ritmos e
também a traduzir músicas em movimentos, diferenciar os variados sons de
instrumentos de percussão, reter e integralizar sons, timbres e volumes, mudar
expressões motoras de acordo com o som. Pode promover a integração intersensorial
auditivo-motora.
Percepção
tátil-cinestésica-É o meio pelo qual o indivíduo projeta,
registra, analisa, armazena e integra no cérebro as informações captadas pelos
receptores táteis e sinestésicos, isso acontece por manipulação e
experimentação do movimento no espaço ao redor de si próprio. É facilitada
principalmente pelos receptores localizados em toda pele e pela percepção da
modalidade muscular, provocada pela reação de músculos, tendões e articulações.
O verdadeiro conhecimento corporal se dá pelas sensações do movimento
(percepção cinestésica) que atingem o corpo; mover é sentir e sentir é saber.
Esta percepção quando eficiente propicia à criança o ajuste automático as
situações posturais, espaciais, temporais e coordenativas necessárias e exigidas
para as competências escolares e da vida diária.
Aspectos cognitivos
Cognição –
ato ou ação de conhecer ou adquirir conhecimentos. Explica como a criança pensa
e aprende. Pressupõe a estimulação de: Percepção e discriminação – capacidade
de receber, discriminar, analisar e interpretar sensações recebidas. Ocorre
quando se opera uma estimulação sensorial.
Memória
–
capacidade de receber, registrar e fixar estímulos. Envolve: memória visual,
auditiva, viso-motora. Segundo (Fonseca, 1995), a memória ocupa uma função
importantíssima na aprendizagem. Ao eleger e chamar o conhecimento assimilado e
concretizado, o cérebro combina-a, relaciona-a, classifica-a e organiza-a de
uma forma sequencializada e classificada para resultados de atendimento, de
integração e de expressão.
Atenção
–
constitui-se no modo como a mente seleciona e fixos determinados estímulos
mantendo as funções de alerta e vigília por um período de tempo. A atenção
depende de outras variáveis como motivação, entusiasmo, curiosidade para mobilização
e estabilização da atenção necessária a aprendizagem consciente.
Raciocínio
–
formas de pensar graças às quais buscas solucionar problemas. Raciocínio e
pensamentos estão relacionados, pois é através do raciocínio que o pensamento
se organiza.
Linguagem
“Linguagem
é todo sistema de signos que serve como meio de comunicação entre indivíduos e que pode ser percebido pelos órgãos dos
sentidos” (MEC, Diretrizes n. º 2). Vocabulário – (conjunto de palavras de
uma língua) – oferecendo oportunidade para que o aluno possa ampliar e
enriquecer o vocabulário.
Fluência
e codificação – (facilidade de expressar e comunicar-se). É
através da expressão e comunicação que a criança irá adquirir o domínio
linguístico (ex: dramatização, música, poesias, histórias etc.).
Compreensão
da leitura – Segundo Fonseca para que a criança possa ler é
necessário associar “o símbolo gráfico (que se vê) a um componente auditivo que
se lhe sobrepõe e lhe confere um significado”.
Escrita
–
É a representação simbólica, gráfica da expressão verbal. “Consiste em saber o
desenho dos símbolos, o que decorre da capacidade de decodificar as
correspondências entre os sinais gráficos – grafemas (entendimentos visual das
palavras na língua escrita) e os fonemas (entendimento auditivo na língua
oral)”.
Aspectos afetivos- Quando a criança nasce ela já esta equipada com um repertório de condutas afetivas que lhe permite expressar suas necessidades básicas de sono, alimentação, repouso, entre outras. Portanto, podemos considerar que as primeiras formas de comunicação estão ligadas aos seus desejos, seus desconfortos, suas necessidades. Desce muito cedo, a criança já é capaz de interagir afetivamente a objetos e pessoas, usando sorrisos e outras manifestações de formas reflexas.
Maravilhoso
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