PSICOMOTRICIDADE
Coordenação
visomotora–
Figura
fundo –
Posição
no espaço -
Relações
espaciais-
Percepção
tátil-cinestésica-
Aspectos
cognitivos
Cognição –
Memória
–
Atenção
–
Raciocínio
–
Linguagem
-
Fluência
e codificação –
Compreensão
da leitura –
Escrita
–
Aspectos
afetivos-
Coordenação
visomotora– É a capacidade de coordenar à visão com a produção da
escrita (representação gráfica), do desenho, da cópia, e até mesmo, das
atividades lúdicas de manipulação e de jogos que utilizam objetos como bolas,
tacos, bambolês e bastões, utilizando a coordenação olho e ação motora.
Figura fundo – É a capacidade de
distinguir uma figura em espacial dentro de um fundo de outras informações.
Esta competência é essencial para análise e síntese dos estímulos, sejam eles
auditivos ou visuais. É importante para a distinção entre palavras, na leitura
e escrita, e nas mais variadas atividades.
Posição
no espaço – É a habilidade em reconhecer e perceber qualquer
forma, em qualquer posição no espaço. É a capacidade adquirida com a
consciência da lateralização do espaço corporal. Estas habilidades permitiram a
diferenciação, a discriminação, a seleção e distinção de igual e diferente,
mesmo que em posições invertidas, revertidas ou rodadas, por exemplo: b,d,q e
p.
Relações
espaciais: É a capacidade em reconhecer e perceber as posições
espaciais como, na frente\trás, embaixo\ em cima,\entre\ao lado de, em objetos,
figuras, pontos, letras e números entre si, em sua relação com o indivíduo. a
escrita é utilizada para reconhecer uma seqüência de letras em uma palavra ou
uma seqüência de palavras em uma frase.
A percepção visual deve-se processar
antes das primeiras exigências gráficas. Com uma estimulação psicomotora
adequada, podem-se desenvolver todas as competências de uma forma lúdica e
prazerosa, tornando a aprendizagem integrada e contextualizada. Percepção
auditiva A percepção auditiva tem como atender a direções verbais, processar e
discriminar as ordens verbais, ajustando-se a situação e respondendo
motoramente ou não a elas. Permite Integrar, memorizar e reproduzir ritmos e
também a traduzir músicas em movimentos, diferenciar os variados sons de
instrumentos de percussão, reter e integralizar sons, timbres e volumes, mudar
expressões motoras de acordo com o som. Pode promover a integração intersensorial
auditivo-motora.
Percepção
tátil-cinestésica-É o meio pelo qual o indivíduo projeta,
registra, analisa, armazena e integra no cérebro as informações captadas pelos
receptores táteis e sinestésicos, isso acontece por manipulação e
experimentação do movimento no espaço ao redor de si próprio.
É facilitada
principalmente pelos receptores localizados em toda pele e pela percepção da
modalidade muscular, provocada pela reação de músculos, tendões e articulações.
O verdadeiro conhecimento corporal se dá pelas sensações do movimento
(percepção cinestésica) que atingem o corpo; mover é sentir e sentir é saber.
Esta percepção quando eficiente propicia à criança o ajuste automático as
situações posturais, espaciais, temporais e coordenativas necessárias e exigidas
para as competências escolares e da vida diária.
Aspectos cognitivos
Cognição –
ato ou ação de conhecer ou adquirir conhecimentos. Explica como a criança pensa
e aprende. Pressupõe a estimulação de: Percepção e discriminação – capacidade
de receber, discriminar, analisar e interpretar sensações recebidas. Ocorre
quando se opera uma estimulação sensorial.
Memória
–
capacidade de receber, registrar e fixar estímulos. Envolve: memória visual,
auditiva, viso-motora. Segundo (Fonseca, 1995), a memória ocupa uma função
importantíssima na aprendizagem. Ao eleger e chamar o conhecimento assimilado e
concretizado, o cérebro combina-a, relaciona-a, classifica-a e organiza-a de
uma forma sequencializada e classificada para resultados de atendimento, de
integração e de expressão.
Atenção
–
constitui-se no modo como a mente seleciona e fixos determinados estímulos
mantendo as funções de alerta e vigília por um período de tempo. A atenção
depende de outras variáveis como motivação, entusiasmo, curiosidade para mobilização
e estabilização da atenção necessária a aprendizagem consciente.
Raciocínio
–
formas de pensar graças às quais buscas solucionar problemas. Raciocínio e
pensamentos estão relacionados, pois é através do raciocínio que o pensamento
se organiza.
Linguagem
“Linguagem
é todo sistema de signos que serve como meio de comunicação entre indivíduos e que pode ser percebido pelos órgãos dos
sentidos” (MEC, Diretrizes n. º 2). Vocabulário – (conjunto de palavras de
uma língua) – oferecendo oportunidade para que o aluno possa ampliar e
enriquecer o vocabulário.
Fluência
e codificação – (facilidade de expressar e comunicar-se). É
através da expressão e comunicação que a criança irá adquirir o domínio
linguístico (ex: dramatização, música, poesias, histórias etc.).
Compreensão
da leitura – Segundo Fonseca para que a criança possa ler é
necessário associar “o símbolo gráfico (que se vê) a um componente auditivo que
se lhe sobrepõe e lhe confere um significado”.
Escrita
–
É a representação simbólica, gráfica da expressão verbal.
“Consiste em saber o
desenho dos símbolos, o que decorre da capacidade de decodificar as
correspondências entre os sinais gráficos – grafemas (entendimentos visual das
palavras na língua escrita) e os fonemas (entendimento auditivo na língua
oral)”.
Aspectos afetivos- Quando a criança nasce ela já esta equipada com um repertório de condutas afetivas que lhe permite expressar suas necessidades básicas de sono, alimentação, repouso, entre outras.
Maravilhoso
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