quinta-feira, 30 de novembro de 2017
MODELO DE RELATÓRIO INDIVIDUAL AEE
O aluno ______, que possui a Necessidade Educativa Especial, Multideficiência, não aprende da mesma forma que os restantes alunos em sala de aula, uma vez que as suas dificuldades cognitivas, sensoriais, motoras, comunicativas e comportamentais influenciam o desenvolvimento global da mesma. Foi de extrema importância tanto para o professor titular, como para o professor (a) AEE procurar conhecer a forma como o aluno aprende, ou seja, como processa a informação, assim como analisar e organizar os ambientes onde esta interage. Tentou-se procurar conhecer a forma como o aluno, ______ interage com o meio ambiente (como o explora, que tipos de objetos prefere, como comunica as suas vontades, desejos e necessidades, como reage às ajudas, entre outros), como recebe e processa a informação (conhecer as condições ótimas de aprendizagem, conhecer o tempo de processamento da informação, que tempos necessita para responder a estímulos, quais são as suas preferências para processar a informação: táteis, auditivas, visuais, olfativas ou a combinação de dois ou mais sentidos, entre outras). Ao longo do segundo período, demonstrou sempre interesse pela disciplina de Arte. É claro, que evidenciou bastantes dificuldades ao longo das tarefas a realizar, no entanto tinha autonomia para a realização das tarefas propostas, começava por fazê-las á maneira dele, fato que se deve valorizar. No que concerne ao comportamento, o aluno___ este ano esteve um pouco mais agitado. Saliento mais uma vez, que é sem dúvida necessário que os professores não desistam e procurem dar a este aluno motivação e autoestima que necessita para alcançar o sucesso escolar. Para isso, é preciso uma boa intervenção, que deve começar pela aquisição de conhecimentos acerca desta deficiência. De seguida, deve-se selecionar o tipo de intervenção, tendo em conta as características do aluno em questão e os recursos da sala de aula. As estratégias adotadas pela professora de AEE ao longo do ano implementadas na sala de aula foram: - Apoio individualizado e especifico nas aulas; - Mais tempo na execução das atividades a realizar por parte do aluno: - Apoio ao nível motor, devido á grande dificuldade da mão direita; - Utilização de uma linguagem direta, clara e objetiva de modo ao entendimento da tarefa a realizar; - Enaltecer o seu trabalho; - Incentivar o aluno na execução do trabalho. - Oportunidade de interagir com os colegas (principalmente na distribuição ou recolha das atividades). O aluno no decorrer do ano reagiu de forma positiva às estratégias de alternativa implementadas verificando progressos a nível prático. É um aluno assíduo e pontual e manifesta interesse nas atividades propostas, no entanto, manifesta por vezes alguma falta de concentração. O aluno, ________, demonstrou empenho nas atividades letivas, atingindo os objetivos satisfatórios na realização dos trabalhos propostos. As estratégias adotadas devem continuar a ser implementadas no próximo ano. Por parte do professor orientador e professor(a) /AEE houve sempre um acompanhamento individualizado, esteve-se sempre atentos às dificuldades apresentadas pelo aluno. O aluno, _____, sempre que tinha dúvidas, colocava o dedo no ar, para podermos orientar e esclarecer as suas dúvidas. Relativamente às faltas o aluno nunca foram grandes. No que concerne aos resultados obtidos na avaliação final do 4º bimestre, obteve um nivel satisfatório.
Atividades Suzano de Adriana Silva
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário