quarta-feira, 13 de setembro de 2017

ESCLARECIMENTOS SOBRE O AUTISMO

Resultado de imagem para imagem sobre ATIVIDADES AUTISMOO que é Autismo?Resultado de imagem para imagem sobre ATIVIDADES AUTISMO
O Autismo é um Transtorno Global do Desenvolvimento (também chamado
de Transtorno do Espectro Autista), caracterizado por alterações significativas
na comunicação, na interação social e no comportamento da
criança.
Essas alterações levam a importantes dificuldades adaptativas e aparecem
antes dos 03 anos de idade, podendo ser percebidas, em alguns casos, já
nos primeiros meses de vida.
As causas ainda não estão claramente identificadas, porém já se sabe que o
autismo é mais comum em crianças do sexo masculino e independente da
etnia, origem geográfica ou situação socioeconômica.
Existem outros Transtornos Globais do Desenvolvimento?
Sim, até o momento foram identificados oito transtornos, segundo a Classificação
Internacional de Doenças (CID-10), oficialmente adotada pela legislação
brasileira.
A classificação estabelece um código para cada problema de saúde. Os
Transtornos Globais do Desenvolvimento receberam o código F84, que contem
os seguintes transtornos:
Autismo infantil (F84.0), Autismo atípico (F84.1), Síndrome de Rett (F84.2),
Outro Transtorno Desintegrativo da Infância (F84.3), Transtorno com Hipercinesia
associada a Retardo Mental e a Movimentos Estereotipados (F84.4),
Síndrome de Asperger (F84.5), Outros Transtornos Globais do Desenvolvimento
(F84.8) e Transtornos Globais Não Especificados do Desenvolvimento
(F84.9).
Esses transtornos foram classificados conjuntamente porque todos causam,
de algum modo, distúrbios no desenvolvimento, ou seja, o desenvolvimento
ocorre de um jeito diferente do esperado para crianças da mesma
idade. Ademais, todos afetam, de várias maneiras e intensidades, a comunicação,
a interação social e o comportamento da pessoa.
Os mais conhecidos, além do Autismo infantil, são a Síndrome de Asperger
(autismo de alto desempenho, onde a inteligência e a fala estão preservadas,
apesar das dificuldades sociais) e a Síndrome de Rett (de origem genética
claramente identificada, pode levar a uma deficiência intelectual grave,
ocorrendo quase sempre em crianças do sexo feminino).
Quais são os principais sinais de autismo?
Cada pessoa com autismo tem características próprias, mas existem alguns
sinais que costumam ser mais comuns (alguns podem estar presentes e outros
não, com intensidade e gravidade diferentes em cada caso).
A seguir apresentamos alguns sinais importantes que podem indicar a
presença de traços autistas ou de outros problemas, e que podem ser
percebidos no ambiente familiar, social e escolar.


Como e quando é feito o diagnóstico? Existem exames?Resultado de imagem para imagem sobre ATIVIDADES AUTISMO


Chegar a um diagnóstico de autismo não é simples, pois os Transtornos
do Espectro Autista não são muito conhecidos e não existem exames para
identificá-los. Porém, alguns podem ser necessários para descartar outros
problemas, como exames auditivos (de ouvido), visuais (de vista) etc.
É preciso fazer uma avaliação completa da criança para se chegar a um diagnóstico,
que deve ser feito por uma equipe de profissionais especializados.
Essa equipe vai precisar de um tempo para observar o comportamento
da pessoa, analisar sua história de vida e o desenvolvimento de suas relações
sociais.
A avaliação não é feita em um único atendimento, é um processo que deve
ter acompanhamento contínuo. Essa avaliação também vai indicar o tratamento
mais adequado para cada pessoa, e deve ser refeita periodicamente
para acompanhar sua evolução.
Com relação a bebês e crianças pequenas, é preciso cuidado com previsões
definitivas sobre seu futuro, afinal, ela está em desenvolvimento e muita
coisa ainda pode acontecer. Porém, é muito importante identificar os
chamados “sinais ou traços autistas” o quanto antes! Assim é possível realizar
intervenções precoces, fundamentais para auxiliar à família e à criança
em suas dificuldades.
O que é intervenção precoce?Resultado de imagem para imagem sobre ATIVIDADES AUTISMO
É uma das tendências atuais de tratamento, voltada para o acompanhamento
da relação da mãe (ou quem exerce a função materna) com o bebê ou
criança pequena (0 a 3 anos). A intervenção é feita logo que surgem os
primeiros sinais de risco para o desenvolvimento infantil, evitando que o
desenvolvimento dessas crianças se encaminhe para transtornos ou deficiências
graves.
O pediatra é o profissional de referência na primeira infância, por isso
seu papel é essencial na observação desses sinais precoces. Assim, é preciso
garantir que os pediatras, e outros profissionais da atenção básica à
saúde, recebam a formação e o treinamento adequados para atuarem
como agentes de identificação e prevenção de sinais precoces de risco para
o desenvolvimento infantil.
É importante que essa rotina pediátrica esteja incluída no atendimento integral

à saúde das crianças, através de programas específicos na assistência

O autismo tem remédio ou tratamento?Resultado de imagem para imagem sobre ATIVIDADES AUTISMO

Não há medicamentos específicos para o autismo, mas remédios podem ser
receitados quando há outra doença associada ao autismo como epilepsia,
hiperatividade etc. Porém, o uso de medicamento deve sempre seguir recomendação
médica e deve ser feito sempre junto com outros tratamentos.
Existem várias opções de tratamentos, que devem ser realizados sempre
por equipes multidisciplinares. Os diferentes métodos terapêuticos podem
ser usados sozinhos ou em conjunto. Um método pode trazer bons resultados
para uma criança, mas não para outra, ou seja, cada caso é único,
apesar de possíveis semelhanças, e o tratamento também deve ser
assim, considerando sempre a criança como um todo: seus sentimentos,
seus comportamentos, sua relação com os outros na família, na escola, na
comunidade etc.
A maioria dos estudiosos afirma que o autismo não tem cura, pois mesmo
quando há um ótimo desenvolvimento suas características permanecem
por toda a vida. Portanto, já existem tratamentos que podem levar a criança
a um excelente desenvolvimento e a uma melhor qualidade de vida, ainda

mais quando são realizadas intervenções precoces.


Autismo é deficiência?Resultado de imagem para imagem sobre ATIVIDADES AUTISMO

O Autismo é considerado um Transtorno Mental e de Comportamento1.
Porém, algumas pessoas com autismo podem ter também, associada ao
quadro, uma Deficiência Intelectual (inteligência mais baixa que a normal,
que varia de leve à profunda) ou outras doenças associadas (epilepsia, alterações
físicas etc.). Cada um desses problemas de saúde é um novo diagnóstico
e novo código do CID-10 (por exemplo, Deficiência Intelectual Leve é
F70). Assim, não são todas as pessoas com autismo que têm Deficiência
Intelectual, algumas, inclusive, apresentam inteligência acima do normal.
De qualquer modo, tanto aqueles que têm autismo e possuem inteligência
normal ou acima do normal, como os com inteligência abaixo do normal,
todos são considerados pela ONU (Organização das Nações Unidas)
como pessoas com deficiência2, por terem impedimentos de longo prazo
que podem prejudicar ou impedir sua participação plena e efetiva na sociedade,em igualdadede condições com as demais pessoas3.Resultado de imagem para imagem sobre ATIVIDADES AUTISMO


Produção
Núcleos Especializados da Infância e Juventude, de Combate à Discriminação,
Racismo e Preconceito e do Idoso e da Pessoa com Deficiência da Defensoria
Pública do Estado de São Paulo
1⁰ Edição - Março de 2011

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