quarta-feira, 13 de setembro de 2017

PSICOMOTRICIDADE NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL/ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO -SRM/AEE-

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Coordenação visomotora– É a capacidade de coordenar à visão com a produção da escrita (representação gráfica), do desenho, da cópia, e até mesmo, das atividades lúdicas de manipulação e de jogos que utilizam objetos como bolas, tacos, bambolês e bastões, utilizando a coordenação olho e ação motora.Resultado de imagem para imagem sobre psicomotricidade

Figura fundo – É a capacidade de distinguir uma figura em espacial dentro de um fundo de outras informações. Esta competência é essencial para análise e síntese dos estímulos, sejam eles auditivos ou visuais. É importante para a distinção entre palavras, na leitura e escrita, e nas mais variadas atividades.Resultado de imagem para imagem sobre psicomotricidade

Posição no espaço – É a habilidade em reconhecer e perceber qualquer forma, em qualquer posição no espaço. É a capacidade adquirida com a consciência da lateralização do espaço corporal. Estas habilidades permitiram a diferenciação, a discriminação, a seleção e distinção de igual e diferente, mesmo que em posições invertidas, revertidas ou rodadas, por exemplo: b,d,q e p.
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Relações espaciais: É a capacidade em reconhecer e perceber as posições espaciais como, na frente\trás, embaixo\ em cima,\entre\ao lado de, em objetos, figuras, pontos, letras e números entre si, em sua relação com o indivíduo. a escrita é utilizada para reconhecer uma seqüência de letras em uma palavra ou uma seqüência de palavras em uma frase. A percepção visual deve-se processar antes das primeiras exigências gráficas. Com uma estimulação psicomotora adequada, podem-se desenvolver todas as competências de uma forma lúdica e prazerosa, tornando a aprendizagem integrada e contextualizada. Percepção auditiva A percepção auditiva tem como atender a direções verbais, processar e discriminar as ordens verbais, ajustando-se a situação e respondendo motoramente ou não a elas. Permite Integrar, memorizar e reproduzir ritmos e também a traduzir músicas em movimentos, diferenciar os variados sons de instrumentos de percussão, reter e integralizar sons, timbres e volumes, mudar expressões motoras de acordo com o som. Pode promover a integração intersensorial auditivo-motora.
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Percepção tátil-cinestésica-É o meio pelo qual o indivíduo projeta, registra, analisa, armazena e integra no cérebro as informações captadas pelos receptores táteis e sinestésicos, isso acontece por manipulação e experimentação do movimento no espaço ao redor de si próprio. É facilitada principalmente pelos receptores localizados em toda pele e pela percepção da modalidade muscular, provocada pela reação de músculos, tendões e articulações. O verdadeiro conhecimento corporal se dá pelas sensações do movimento (percepção cinestésica) que atingem o corpo; mover é sentir e sentir é saber. Esta percepção quando eficiente propicia à criança o ajuste automático as situações posturais, espaciais, temporais e coordenativas necessárias e exigidas para as competências escolares e da vida diária.


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Aspectos cognitivos



Cognição – ato ou ação de conhecer ou adquirir conhecimentos. Explica como a criança pensa e aprende. Pressupõe a estimulação de: Percepção e discriminação – capacidade de receber, discriminar, analisar e interpretar sensações recebidas. Ocorre quando se opera uma estimulação sensorial.
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Memória – capacidade de receber, registrar e fixar estímulos. Envolve: memória visual, auditiva, viso-motora. Segundo (Fonseca, 1995), a memória ocupa uma função importantíssima na aprendizagem. Ao eleger e chamar o conhecimento assimilado e concretizado, o cérebro combina-a, relaciona-a, classifica-a e organiza-a de uma forma sequencializada e classificada para resultados de atendimento, de integração e de expressão.Resultado de imagem para imagem sobre psicomotricidade

Atenção – constitui-se no modo como a mente seleciona e fixos determinados estímulos mantendo as funções de alerta e vigília por um período de tempo. A atenção depende de outras variáveis como motivação, entusiasmo, curiosidade para mobilização e estabilização da atenção necessária a aprendizagem consciente.
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Raciocínio – formas de pensar graças às quais buscas solucionar problemas. Raciocínio e pensamentos estão relacionados, pois é através do raciocínio que o pensamento se organiza.
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Linguagem “Linguagem é todo sistema de signos que serve como meio de comunicação entre indivíduos e que pode ser percebido pelos órgãos dos sentidos” (MEC, Diretrizes n. º 2). Vocabulário – (conjunto de palavras de uma língua) – oferecendo oportunidade para que o aluno possa ampliar e enriquecer o vocabulário.
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Fluência e codificação – (facilidade de expressar e comunicar-se). É através da expressão e comunicação que a criança irá adquirir o domínio linguístico (ex: dramatização, música, poesias, histórias etc.).
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Compreensão da leitura – Segundo Fonseca para que a criança possa ler é necessário associar “o símbolo gráfico (que se vê) a um componente auditivo que se lhe sobrepõe e lhe confere um significado”.
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Escrita – É a representação simbólica, gráfica da expressão verbal. “Consiste em saber o desenho dos símbolos, o que decorre da capacidade de decodificar as correspondências entre os sinais gráficos – grafemas (entendimentos visual das palavras na língua escrita) e os fonemas (entendimento auditivo na língua oral)”.

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Aspectos afetivos Quando a criança nasce ela já esta equipada com um repertório de condutas afetivas que lhe permite expressar suas necessidades básicas de sono, alimentação, repouso, entre outras. Portanto, podemos considerar que as primeiras formas de comunicação estão ligadas aos seus desejos, seus desconfortos, suas necessidades. Desce muito cedo, a criança já é capaz de interagir afetivamente a objetos e pessoas, usando sorrisos e outras manifestações de formas reflexas.Resultado de imagem para imagem sobre psicomotricidade

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