terça-feira, 12 de setembro de 2017

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL (PDI)

                                               SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA                             
                                              RUA ANTERO DA ROCHA MONTENEGRO, S/N
                                               CENTRO CEP. 44690-000 – VÁRZEA NOVA – BAHIA
                                               TELEFONE: (74) 3659- 2133 E-mail: smevnova@gmail.com


PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL (PDI)

PARTE I – INFORMAÇÕES E AVALIAÇÃO GERAL DO ALUNO
1- IDENTIFICAÇÃO:
Nome completo:
Data de nascimento:
Endereço:
Bairro:
Cidade:


2- DADOS FAMILIARES:
Nome do pai:
Nome da mãe:
Profissão, escolaridade e idade do pai:
Profissão, escolaridade e idade da mãe:
Número de irmãos:
Mora com:
Telefone:
:
3- INFORMAÇÃO ESCOLAR:
Nome da escola:
Endereço da escola:
Ano/série de escolaridade atual (classe regular):
Idade com que entrou na escola:
História escolar (comum) e antecedentes relevantes:

História escolar (especial) e antecedentes relevantes:

Motivo do encaminhamento para o atendimento educacional especializado (dificuldades apresentadas pelo aluno):


4- AVALIAÇÃO DO ALUNO

4.1- CONDIÇÕES DE SAÚDE GERAL
Caso o aluno apresente alguma deficiência, problemas de comportamento e/ou problemas de saúde, descreva:

4.2- Tem diagnóstico da área da saúde que indica surdez, deficiência visual, deficiência física, deficiência intelectual ou transtorno global de  desenvolvimento?

4.3-Se sim, qual a data e resultado do diagnóstico?

4.4-Se não, qual é a situação do aluno quanto ao diagnóstico?
4.5- Tem outros problemas de saúde?
4.6- Se sim,quais ?
4.7- Faz uso de medicamentos controlados?
4.8- Se sim, quais?
4.9- O medicamento interfere no processo de aprendizagem? Explique.
4.10- Existem recomendações da área da saúde?
4.11- Se sim, quais?

5 - NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DO ALUNO (DESCREVA):
6 - DESENVOLVIMENTO DO ALUNO:
Conhecimentos e capacidades do aluno:
       Habilidades Cognitivas

1-Atenção em sala –
2-Interesse no ambiente
3-Concentração nas atividades
4-Memória auditiva-visual-sequencial
5-Raciocínio lógico matemático
6-Sequência lógica dos fatos
7-Interesse por objetos
8-Exploração adequada dos objetos
9-Comparação – Associação - Classificação
10-Abstração (conduta simbólica)
11-Discriminação visual-auditiva-táctil
12-Organização
13-Noções de autopreservação




  Habilidades Metacognitivas

1- Conhecimento do próprio conhecimento, conhecimento da falta de conhecimento, dos próprios processos cognitivos e controle executivo.
2-Utilização de estratégias para adquirir, organizar e utilizar o conhecimento.
3-Planejar
4-Estabelecer estratégias
5-Avaliar
6-Executar correções
7-Julgamento adequado de situações



Habilidades Interpessoais/Afetivas

1-Relações Sociais
2-Autoestima - resistência a frustação
3-Cooperação – Humor –
4-Agressividade
5-Autoagressão 
6-Timidez - Iniciativa - Respeito
7-Colaboração – Motivação - Isolamento
8-Segue regras e rotina
9-Olha nos olhos de outros
10-Aceita a proximidade de outros
11-Iniciativa social
12-Comportamento adequado em público
13-Permanência em sala


Habilidades Comunicacionais

1-Responde ao ser chamado
2-Compreende o que é falado
3-Forma de comunicação:
olhar- gestos- expressão facial- movimentos de cabeça- sons guturais
4-Tecnologia Assisitiva utilizada
5-Fala palavras inteligíveis
6-Em quais situações se comunica
7-Realiza muito esforço para comunicar-se
8-Correspondência entre pensamento / fala
9-Relata experiências pessoais
10-Transmite recados
11-Respirador nasal
12-Controla salivação

Habilidades Motoras/Psicomotoras

1-Permanece sentado com/sem apoio
2-Rola, engatinha, arrasta-se
3-Anda com/sem apoio
4-Corre, pula, cai com frequência
5-Equilíbrio estático/dinâmico
6-Toca cadeira de rodas
7-Ritmo – Diadococinesia motora
8-Dominância manual –
 9-Esquema Corporal
10-Discriminação de direita esquerda
11-Coordenação grossa/fina – 12-Coordenação gráfica/visomotora
13-Conceitos básicos (cores/posição no espaço etc.)
14Empurra/apreende/manipula
mantém objetos.
15-Realiza atividades bimanuais –



7Identificar  os fatores do ambiente físico, social e atitudinal que influenciam de forma positiva (facilitadores) ou negativa (barreiras) o desempenho do aluno.


8-- Ações necessárias para atender às necessidades educacionais especiais do aluno:
Com base nas dificuldades e nas potencialidades apresentadas pelo aluno, indicar quais são as suas necessidades educacionais especiais que constituirão objetivos no planejamento pedagógico:

9-- PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO:
Flexibilizações no processo de ensino e aprendizagem -medidas educativas a implementar:
a) APOIO PEDAGÓGICO PERSONALIZADO (  )
Descrever as estratégias a desenvolver com o aluno, nas diferentes áreas curriculares ou disciplinas, que podem consistir:
• na antecipação e/ou reforço da aprendizagem de conteúdos;
• no desenvolvimento ou reforço de competências gerais de aprendizagem;
• em adequações ao nível da organização do espaço e das atividades.

b) FLEXIBILIZAÇÕES CURRICULARES INDIVIDUAIS (  )
Registrar as flexibilizações curriculares definidas, que podem consistir:
• na introdução de objetivos, conteúdos ou áreas curriculares específicas;
• na dispensa de atividades impossíveis de realizar pelo aluno.
• Estratégias educacionais a serem utilizadas para alcançar o desenvolvimento da   aprendizagem.
Devem ser explicitadas todas as alterações efetuadas em cada uma das disciplinas.

c) FLEXIBILIZAÇÕES NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO (  )
Indicar as adequações definidas no âmbito do processo de avaliação do aluno, explicitando:
• tipo de prova;
• instrumentos de avaliação;
• formas e meios de comunicação;
• periodicidade, local e duração da avaliação.

d) TECNOLOGIAS DE APOIO. (  )
Indicar as tecnologias de apoio a serem utilizadas pelo aluno para melhorar o seu desempenho escolar.

10 -PARECER FINAL
A partir de observações e registros dos professores (escola comum e SRM) registre:
• Avaliação educacional após a implantação da intervenção pedagógica;
• Registrar os conhecimentos e capacidades alcançados pelo aluno, bem como, as suas principais dificuldades:

11- ELABORAÇÃO DO PDI
PDI elaborado por:
Profissionais: Assinatura:
Concordo com as medidas educativas definidas,
Diretor (a) da Escola. Assinatura:_____________________________________________________________
Secretária de Educação. Assinatura:_____________________________________________________________


Várzea Nova_________ de _______________________ de __________

Nenhum comentário:

Postar um comentário