RUA ANTERO DA ROCHA MONTENEGRO, S/N
CENTRO CEP. 44690-000 –
VÁRZEA NOVA – BAHIA
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL (PDI)
PARTE I – INFORMAÇÕES E AVALIAÇÃO GERAL DO ALUNO
1- IDENTIFICAÇÃO:
Nome completo:
Data de
nascimento:
Endereço:
Bairro:
Cidade:
|
2- DADOS FAMILIARES:
Nome do pai:
Nome da mãe:
Profissão,
escolaridade e idade do pai:
Profissão,
escolaridade e idade da mãe:
Número de irmãos:
Mora com:
Telefone:
|
:
3- INFORMAÇÃO ESCOLAR:
Nome da escola:
Endereço da escola:
Ano/série de escolaridade atual (classe regular):
Idade com que entrou na escola:
História
escolar (comum) e antecedentes relevantes:
História
escolar (especial) e antecedentes relevantes:
Motivo do encaminhamento para o atendimento educacional
especializado (dificuldades apresentadas pelo aluno):
|
4- AVALIAÇÃO DO ALUNO
4.1- CONDIÇÕES DE SAÚDE GERAL
Caso o aluno apresente alguma deficiência, problemas de
comportamento e/ou problemas de saúde, descreva:
4.2- Tem diagnóstico da área da saúde que indica surdez,
deficiência visual, deficiência física, deficiência intelectual ou transtorno
global de desenvolvimento?
4.3-Se sim, qual a data e resultado do diagnóstico?
4.4-Se não, qual é a situação do aluno quanto ao diagnóstico?
4.5- Tem outros problemas de saúde?
4.6- Se sim,quais ?
4.7- Faz uso de medicamentos controlados?
4.8- Se sim, quais?
4.9- O medicamento interfere no processo de aprendizagem?
Explique.
4.10- Existem recomendações da área da saúde?
4.11- Se sim, quais?
5 - NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DO ALUNO (DESCREVA):
6 - DESENVOLVIMENTO DO ALUNO:
Conhecimentos e capacidades do aluno:
Habilidades
Cognitivas
1-Atenção em sala –
2-Interesse no ambiente
3-Concentração nas atividades
4-Memória auditiva-visual-sequencial
5-Raciocínio lógico matemático
6-Sequência lógica dos fatos
7-Interesse por objetos
8-Exploração adequada dos objetos
9-Comparação – Associação - Classificação
10-Abstração (conduta simbólica)
11-Discriminação visual-auditiva-táctil
12-Organização
13-Noções de autopreservação
|
|
Habilidades Metacognitivas
1- Conhecimento do próprio conhecimento,
conhecimento da falta de conhecimento, dos próprios processos cognitivos e
controle executivo.
2-Utilização de estratégias para adquirir,
organizar e utilizar o conhecimento.
3-Planejar
4-Estabelecer estratégias
5-Avaliar
6-Executar correções
7-Julgamento adequado de situações
|
|
Habilidades
Interpessoais/Afetivas
1-Relações Sociais
2-Autoestima - resistência a frustação
3-Cooperação – Humor –
4-Agressividade
5-Autoagressão
6-Timidez - Iniciativa - Respeito
7-Colaboração – Motivação - Isolamento
8-Segue regras e rotina
9-Olha nos olhos de outros
10-Aceita a proximidade de outros
11-Iniciativa social
12-Comportamento adequado em público
13-Permanência em sala
|
|
Habilidades
Comunicacionais
1-Responde ao ser chamado
2-Compreende o que é falado
3-Forma de comunicação:
olhar- gestos- expressão facial- movimentos de
cabeça- sons guturais
4-Tecnologia Assisitiva utilizada
5-Fala palavras inteligíveis
6-Em quais situações se comunica
7-Realiza muito esforço para comunicar-se
8-Correspondência entre pensamento / fala
9-Relata experiências pessoais
10-Transmite recados
11-Respirador nasal
12-Controla salivação
|
|
Habilidades
Motoras/Psicomotoras
1-Permanece sentado com/sem apoio
2-Rola, engatinha, arrasta-se
3-Anda com/sem apoio
4-Corre, pula, cai com frequência
5-Equilíbrio estático/dinâmico
6-Toca cadeira de rodas
7-Ritmo – Diadococinesia motora
8-Dominância manual –
9-Esquema
Corporal
10-Discriminação de direita esquerda
11-Coordenação grossa/fina – 12-Coordenação gráfica/visomotora
13-Conceitos básicos (cores/posição no espaço
etc.)
14Empurra/apreende/manipula
mantém objetos.
15-Realiza atividades bimanuais –
|
|
7 –Identificar os fatores do
ambiente físico, social e atitudinal que influenciam de forma positiva
(facilitadores) ou negativa (barreiras) o desempenho do aluno.
8-- Ações necessárias para atender às necessidades educacionais
especiais do aluno:
Com base nas dificuldades e nas potencialidades apresentadas pelo
aluno, indicar quais são as suas necessidades educacionais especiais que
constituirão objetivos no planejamento pedagógico:
9-- PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO:
Flexibilizações no processo de ensino e aprendizagem
-medidas educativas a implementar:
a) APOIO PEDAGÓGICO PERSONALIZADO ( )
Descrever as estratégias a desenvolver com o aluno, nas diferentes
áreas curriculares ou disciplinas, que podem consistir:
• na antecipação e/ou reforço da aprendizagem de conteúdos;
• no desenvolvimento ou reforço de competências gerais de
aprendizagem;
• em adequações ao nível da organização do espaço e das
atividades.
b) FLEXIBILIZAÇÕES CURRICULARES INDIVIDUAIS ( )
Registrar as flexibilizações curriculares definidas, que podem
consistir:
• na introdução de objetivos, conteúdos ou áreas curriculares
específicas;
• na dispensa de atividades impossíveis de realizar pelo aluno.
• Estratégias educacionais a serem utilizadas para alcançar o
desenvolvimento da aprendizagem.
Devem ser explicitadas todas as alterações efetuadas em cada uma
das disciplinas.
c) FLEXIBILIZAÇÕES NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO ( )
Indicar as adequações definidas no âmbito do processo de avaliação
do aluno, explicitando:
• tipo de prova;
• instrumentos de avaliação;
• formas e meios de comunicação;
• periodicidade, local e duração da avaliação.
d) TECNOLOGIAS DE APOIO. ( )
Indicar as tecnologias de apoio a serem utilizadas pelo aluno para
melhorar o seu desempenho escolar.
10 -PARECER FINAL
A partir de observações e registros dos professores (escola comum
e SRM) registre:
• Avaliação educacional após a implantação da intervenção
pedagógica;
• Registrar os conhecimentos e capacidades alcançados pelo aluno,
bem como, as suas principais dificuldades:
11- ELABORAÇÃO DO PDI
PDI elaborado por:
Profissionais: Assinatura:
Concordo com as medidas educativas definidas,
Diretor
(a) da Escola. Assinatura:_____________________________________________________________
Secretária
de Educação. Assinatura:_____________________________________________________________
Várzea Nova_________ de _______________________ de __________
Nenhum comentário:
Postar um comentário