1.PARTE II
PLANO
PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO- AEE
NOME DO ALUNO: A.G. L.
SÉRIE: 7ª A matutino
ANO: 2013
DATA DE NASCIMENTO: 06 de setembro de 1998
ENDEREÇO:
TELEFONE:
PERÍODO DA EXECUÇÃO DO PLANO: Ano letivo de 2013
PROFESSORA DO AEE: Silvia Carneiro de Oliveira Silvestre
PROFESSORA DO AEE: Silvia Carneiro de Oliveira Silvestre
PROFESSORA DA CLASSE COMUM:
ESCOLA: Centro Educacional João de Souza Oliveira
SRM DA ESCOLA: CEJSO
1- AÇÕES NECESSÁRIAS PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES
EDUCACIONAIS ESPECIAIS DO ALUNO:
1-1 ÂMBITO DA
ESCOLA:
Ações já existentes:
|
Ações necessárias e
que precisam ser desenvolvidas:
|
Responsáveis:
|
·
Matrícula
e freqüência na Sala de Recursos Multifuncional (SRM), AEE- Atendimento Educacional
Especializado.
|
·
Aumentar
o nº de AEE de 2 para 3, visto que sua dificuldade em matemática é bem
expressiva, e os conteúdos de 7ª série são complexas;
·
Apoio e
orientação ao professor de matemática no sentido de compreender o problema da
referida aluna;
|
Coordenação de
AEE e professora de AEE.
|
1-2 ÂMBITO DA SALA DE AULA:
Ações já existentes:
|
Ações necessárias e
que precisam ser desenvolvidas:
|
Responsáveis:
|
|
·
Comunicação
aos professores sobre a NEE ( Necessidade Educacional Especializada) da
aluna, que é a discalculia ( dificuldade na área da matemática);
·
Atenção
individualizada na sala de aula, nas aulas/ atividades de matemática;
|
Coordenação pedagógica da escola, do AEE e professora do AEE.
Professor de matemática;
|
1-3 ÂMBITO DA FAMÍLIA:
Ações já existentes:
|
Ações necessárias e
que precisam ser desenvolvidas:
|
Responsáveis:
|
·
Matricula
da Adrielly no AEE;
|
·
Acompanhamento
mais sistemático nas atividades escolares em casa e em classe;
|
Seus pais
|
1-4 ÂMBITO DA SAÚDE:
Ações já existentes:
|
Ações necessárias e
que precisam ser desenvolvidas:
|
Responsáveis:
|
?
|
?
|
|
2- ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO:
Tipo de
AEE:
|
( x)sala de recursos multifuncionais
(
)intérprete na sala regular
( )tutor em
sala de aula regular
(
)domiciliar
( )outro?
Qual?
|
Frequência
semanal:
|
( ) 1 vez
por semana na sala de recursos multifuncionais
( ) 2 vezes
por semana na sala de recursos multifuncionais
( x) 3 vezes por semana na sala de recursos
multifuncionais
( ) 4 vezes
por semana na sala de recursos multifuncionais
( ) 5 vezes
por semana na sala de recursos multifuncionais
( ) todo o
período de aula, na própria sala de aula
( ) outra?
Qual?
|
Tempo de
atendimento:
|
( x) 50 minutos por atendimento
( ) 2 horas
por atendimento
( ) durante
todas as aulas, na própria sala de aula.
( ) outro?
Qual?
|
Composição
do
atendimento:
|
( x) atendimento individual
( )
atendimento grupal
( )
atendimento na própria sala de aula com todos os alunos
|
Outros
profissionais
envolvidos:
|
( )
Fonoaudiólogo
( x) Psicólogo
( )
Assistente Social
( ) Médico.
Qual a especialidade?
( ) outro?
Qual?
|
Orientações
a serem
realizadas
pelo
professor
de AEE:
|
( x ) Orientação ao professor de sala de aula comum.
Quais?
Conversa
formal x informal sobre a aluna e sua situação-problema # discalculia# ao
professor de matemática, fornecimento de material impresso/ e língua
portuguesa.
( )
Orientação ao professor de Educação Física. Quais?
( )
Orientação aos colegas de turma. Quais?
( )
Orientação ao diretor da escola. Quais?
( x ) Orientação ao coordenador pedagógico. Quais?
Nas A.Cs,
conversar sobre o rendimento da aluna nas aulas
(x )
Orientação à família do aluno. Quais?
Apoiar a
família, a solicitar para mãe para que sempre elogie e reforce o que é
trabalhado na SRM/ AEE
( )
Orientação aos funcionários da escola. Quais?
|
3- SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS:
Áreas a
serem trabalhadas
na sala de
recursos multifuncionais:
|
Apontar as áreas e o que será desenvolvido com o
aluno, em cada uma delas, no AEE:
Área Cognitiva ( X )
A aluna
apresenta discalculia, uma incapacidade aritmética ( dificuldades para lidar com cálculos e seqüência lógica.
Problema que pode ocasionar déficit sócio afetivo.
Realizar o teste online educacionais, com
teste discalculia, nas atividades permitir o uso da calculadora, tabuada
escrita, mecanismos visuais para resolver problemas, não estipular limites de
tempo para realização de atividades, na busca de sanar Discalculia
Operacional – Dificuldade de Aprendizagem.
Área Motora (X )
Confecção de
dobraduras, materiais concretos com os quais transformaremos em objetos de
seu interesse; tipo confecção de minhaeiro com garrafa pet.
Área Social (
)
|
|
Objetivos
|
Descrever os objetivos que pretende alcançar com o
aluno, em cada área, no AEE:
·
Auxiliar
na busca de alternativas que potencializa sua aprendizagem na matemática;
·
Ressígnificar
conceitos matemáticos básicos e referentes a série que se encontra;
·
Estudar
estratégias que a motive nas atividades com números;
·
Propor e
auxiliar a aluna em atividades lúdicas que envolva a aritmética;
·
Estudar
aspectos gerais da matemática através de jogos eletrônicos, manuais e
atividades impressas;
·
Desenvolver
habilidades para resolver atividades de matemática;
·
Despertar
o interesse pela matemática através de jogos e brincadeiras.
|
|
Atividades
diferenciadas
para o AEE
|
Assinalar as
atividades que pretende desenvolver no AEE com o aluno:
( ) Ensino
do uso da comunicação alternativa e
aumentativa.
( ) Ensino
da usabilidade e das funcionalidades da
informática acessível.
( ) Ensino
da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS.
( ) Ensino
da Língua Portuguesa na modalidade escrita.
( )
Adequação de material
( ) Ensino
do Sistema Braile
( ) Ensino
do uso de recursos ópticos e não ópticos.
( ) Técnicas
de orientação e mobilidade
( ) Ensino
do uso do soroban.
( )
Estratégias para o desenvolvimento de processos mentais.
( X ) Estratégias para autonomia no ambiente
escolar.
( )
Estratégias para enriquecimento
curricular.
|
|
Metodologia
de
trabalho
|
·
Promover atividades matemáticas; raciocínio lógico,
calculo mental e escrito, jogos e desafios matemáticos.
·
Atividades
com jogos impressos e online.
Esta se dará a partir de um trabalho focado na sua dificuldade de
matemática – discalculia- buscando com materiais concretos ajustar e ampliar
seu entendimento matemático.
|
|
Recursos
materiais
e equipamentos
|
·
Computador,
jogos diversos, material dourado, tabuada giratória, relógio, ábaco, tabuada
vertical, calculadora.
|
|
Critérios
e
Instrumentos
de avaliação
|
Descrever o período e pontuar os critérios que serão
utilizados para avaliar o desempenho do aluno, no AEE.
·
Durante
o ano letivo de 2013, a aluna será avaliada a partir de seu empenho diante de
cada atividade realizada no AEE, bem como haverá registros de todos os seus
avanços e entraves encontrados. Assim, diante da proposta prevista para esta aluna, será avaliado o
raciocínio lógico, resolução de situações-problema, e seqüência lógica.
|
|
Avaliação
do Plano
de AEE.
|
No 1º semestre
de 2013 Adrielle avançou muito no que tange o entendimento de alguns
conceitos matemáticos, bem como o uso do raciocínio lógico aliado ao uso da
calculadora, estas estratégias utilizadas lhes deixaram mais confiante,
fortalecendo assim suas fraquezas, transformando-se em potencialidades.
|
|
|
Descrever plano de ação que pretende alcançar com o
aluno, em cada área, no AEE:
Durante o ano
letivo de 2013, no AEE com a referida aluna buscaremos tratar de entender as
dificuldades dos discálculos, os fatores que dificultam a aprendizagem da
matemática, através de estratégias e atividades lúdicas e com apoio de
material concreto como ábaco, material dourado, jogos matemáticos impressos e
online buscando favorecer a aluna, o ensino da matemática de acordo com a sua
necessidade e relacionando-a seu dia-a-dia; matemática mais significativa,
com uma linguagem simbólica trazendo nas atividades propostas, instruções e enunciados
matemáticos, bem como as percepções aritméticas mais claro possíveis para o
entendimento da aluna. A interpretação e resolução de problemas terão
temas/abordagens de vida diária como compra de produtos, troco porcentagem
[...] operações fundamentais com o uso de calculadora, geometria, leitura de
gráficos, estudo online de tabuada. Levando em conta que são várias as causas
da dificuldade em matemática pedagógicas, capacidade intelectual limitada,
disfunções do sistema nervoso central; essas desordens têm sido como forma de
discalculia- distúrbio da aprendizagem dos cálculos. Assim o desafio deste
ano é buscar e se utilizar de várias maneiras, como já citadas o conhecimento
matemático mais fascinante e funcional, considerando as estratégias
espontâneas da aluna valorizando e estimulando a sua própria capacidade de
construir o conhecimento.
|
|
Data:
|
||
Assinatura da
professora do AEE:
|
||
Assinatura do Diretor (a) da escola:
|
||
2 PARTE II
PLANO
PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO- AEE
NOME DO ALUNO: E. do C. M.
SÉRIE: 6ª A matutino/ 7º ano
ANO: 2013
DATA DE NASCIMENTO: 16 de fevereiro de 1999
ENDEREÇO:
TELEFONE:
PERÍODO DA EXECUÇÃO DO PLANO: Ano letivo de 2013
PROFESSORA DO AEE: Silvia Carneiro de Oliveira Silvestre
PROFESSORA DO AEE: Silvia Carneiro de Oliveira Silvestre
PROFESSORA DA CLASSE COMUM:
ESCOLA: Centro Educacional João de Souza Oliveira
SRM DA ESCOLA: CEJSO
1- AÇÕES NECESSÁRIAS PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES
EDUCACIONAIS ESPECIAIS DO ALUNO:
1-1 ÂMBITO DA
ESCOLA:
Ações já existentes:
|
Ações necessárias e
que precisam ser desenvolvidas:
|
Responsáveis:
|
|
·
Formação
para os professores da 6ª série A matutino, para orientação sobre como lidar
e planejar sob as necessidades da aluna, bem como as atividades rotineiras e
avaliativas.
|
Direção,
Coordenação
Pedagógica
Coordenadora do AEE e professora do AEE.
|
1-2 ÂMBITO DA SALA DE AULA:
Ações já existentes:
|
Ações necessárias e
que precisam ser desenvolvidas:
·
Atendimento
individualizado durante as aulas;
|
Responsáveis:
Professor da sala
regular.
|
1-3 ÂMBITO DA FAMÍLIA:
Ações já existentes:
|
Ações necessárias e
que precisam ser desenvolvidas:
|
Responsáveis:
|
|
·
Acompanhamento
às atividades escolares;
|
Seus pais
|
1-4 ÂMBITO DA SAÚDE:
Ações já existentes:
|
Ações necessárias e
que precisam ser desenvolvidas:
|
Responsáveis:
|
?
|
?
|
|
2- ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO:
Tipo de
AEE:
|
( )sala de
recursos multifuncionais
(
)intérprete na sala regular
( )tutor em
sala de aula regular
(
)domiciliar
( )outro?
Qual?
|
Frequência
semanal:
|
( ) 1 vez
por semana na sala de recursos multifuncionais
( X ) 2 vezes por semana na sala de recursos
multifuncionais
( ) 3 vezes
por semana na sala de recursos multifuncionais
( ) 4 vezes
por semana na sala de recursos multifuncionais
( ) 5 vezes
por semana na sala de recursos multifuncionais
( ) todo o
período de aula, na própria sala de aula
( ) outra?
Qual?
|
Tempo de
atendimento:
|
( x) 50 minutos por atendimento
( ) 2 horas
por atendimento
( ) durante
todas as aulas, na própria sala de aula.
( ) outro?
Qual?
|
Composição
do
atendimento:
|
( )
atendimento individual
( X ) atendimento grupal
( )
atendimento na própria sala de aula com todos os alunos
|
Outros
profissionais
envolvidos:
|
( )
Fonoaudiólogo
( X) Psicólogo
( )
Assistente Social
( ) Médico.
Qual a especialidade?
( ) outro?
Qual?
|
Orientações
a serem
realizadas
pelo
professor
de AEE:
|
( x ) Orientação ao professor de sala de aula comum.
Quais?
·
Sobre
sua deficiência e sua forma de aprender;
·
Como
pode/deve ser avaliado;
( )
Orientação ao professor de Educação Física. Quais?
( )
Orientação aos colegas de turma. Quais?
( )
Orientação ao diretor da escola. Quais?
( ) Orientação ao coordenador pedagógico.
Quais?
(x ) Orientação à família do aluno. Quais?
Solicitar-lhes
que façam um acompanhamento mais sistemático ( caderno para casa [...])
( )
Orientação aos funcionários da escola. Quais?
|
3- SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS:
Áreas a
serem trabalhadas
na sala de
recursos multifuncionais:
|
Apontar as áreas e o que será desenvolvido com o
aluno, em cada uma delas, no AEE:
Área Cognitiva ( X )
Área Motora (
)
.
Área Social (
)
|
|
Objetivos
|
Descrever os objetivos que pretende alcançar com o
aluno, em cada área, no AEE:
·
Conduzir
e auxiliar o aluno ao reconhecimento de suas potencialidades;
·
Crias
intervenções pedagógicas específicas para que o aluno supere suas
dificuldades;
·
Desenvolver
atividades que estimulem o desenvolvimento dos processos mentais ( processos
cognitivos, que oportunizam a produção do conhecimento) como, jogos,
brincadeiras, dinâmicas, músicas, leituras, dramatizações entre outros.
|
|
Atividades
diferenciadas
para o AEE
|
Assinalar as
atividades que pretende desenvolver no AEE com o aluno:
( ) Ensino
do uso da comunicação alternativa e
aumentativa.
( ) Ensino
da usabilidade e das funcionalidades da
informática acessível.
( ) Ensino
da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS.
( ) Ensino
da Língua Portuguesa na modalidade escrita.
( )
Adequação de material
( ) Ensino
do Sistema Braile
( ) Ensino
do uso de recursos ópticos e não ópticos.
( ) Técnicas
de orientação e mobilidade
( ) Ensino
do uso do soroban.
( X ) Estratégias para o desenvolvimento de
processos mentais.
( X ) Estratégias para autonomia no ambiente
escolar.
( )
Estratégias para enriquecimento
curricular.
|
|
Metodologia
de
trabalho
|
·
Todas as
atividades propostas neste ano de 2013 contemplar o desenvolvimento de
estratégias para o desenvolvimento de processos mentais e para sua autonomia
no ambiente escolar. Estas atividades inclusivas ( de acordo e valorizando)
fazem com que os alunos com DI avancem dentro de seus limites, mostrando que
todos são parte importante do grupo, promovendo e estimulando diariamente o
respeito e a cooperação.
|
|
Recursos
materiais
e equipamentos
|
|
|
Critérios
e
Instrumentos
de
avaliação
|
Descrever o período e pontuar os critérios que serão
utilizados para avaliar o desempenho do aluno, no AEE.
·
Observação
diária nas atividades realizadas, seguido de registros enfatizando seus
avanços, buscando repensar novas intervenções pedagógicas para sua
progressão.
|
|
Avaliação
do Plano
de AEE.
|
|
|
|
Descrever plano de ação que pretende alcançar com o
aluno, em cada área, no AEE:
Todas as
atividades propostas neste ano de 2013 contemplam o desenvolvimento de
estratégias para o desenvolvimento de processos mentais e para sua autonomia
no ambiente escolar. Estas atividades inclusivas ( de acordo e valorizando as
potencialidades e limites/ritmos de aprendizagem) fazem com que os alunos com
DI avancem dentro de seus limites mostrando que todos são partes importantes
do grupo, promovendo e estimulando diariamente o respeito e a cooperação.
|
|
Data:
|
||
Assinatura da
professora do AEE:
|
||
Assinatura do Diretor (a) da escola:
|
3 PARTE II
PLANO
PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO- AEE
NOME DO ALUNO: Í. E. R.B.
SÉRIE: 8º ano / 7ª série C matutino
ANO: 2013
DATA DE NASCIMENTO: 15 de Janeiro de 2000
ENDEREÇO: Rua Maximino José Venâncio Nº 215
TELEFONE:
PERÍODO DA EXECUÇÃO DO PLANO: Ano letivo de 2013
PROFESSORA DO AEE: Silvia Carneiro de Oliveira Silvestre
PROFESSORA DO AEE: Silvia Carneiro de Oliveira Silvestre
PROFESSORA DA CLASSE COMUM:
ESCOLA: Centro Educacional João de Souza Oliveira
SRM DA ESCOLA: CEJSO
1- AÇÕES NECESSÁRIAS PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES
EDUCACIONAIS ESPECIAIS DO ALUNO:
1-1 ÂMBITO DA
ESCOLA:
Ações já existentes:
|
Ações necessárias e
que precisam ser desenvolvidas:
|
Responsáveis:
|
·
“Adaptações
necessárias” como: rampas, banheiro acessível.
·
Monitora
educacional para o aluno na sala de aula comum;
·
Sala de
Recursos Multifuncional na escola;
|
·
Encontro
com professores da escola CEJSO. Para apresentação de todos os alunos com
Necessidade Educacional Especializada que freqüenta o AEE x SRM;
·
Articulação
entre os professores da sala comum com a sala de recursos multifuncional;
|
Direção,
coordenação pedagógica da escola e do AEE e professor do AEE.
|
1-2 ÂMBITO DA SALA DE AULA:
Ações já existentes:
|
Ações necessárias e
que precisam ser desenvolvidas:
|
Responsáveis:
|
·
Acompanhamento permanente de uma monitora;
·
Inclusão na sala com colegas e professores;
·
Acesso a 70% do conteúdo curricular através de
atividades adaptadas;
·
Material adaptado à suas necessidades,
cadeira/mesa computador, programa, internet.
|
·
Garantir adaptação de todas as atividades, de/em todas
as áreas do conhecimento estudadas nesta série pelos professores responsáveis
com o acompanhamento e orientação da professora do AEE (se necessário e
solicitado);
·
Orientação aos alunos novos da sala ( se necessário)
sobre Ítalo aprende;
·
Acompanhamento de uma monitora na sala comum.
|
Direção, coordenação pedagógica da
escola e do AEE, Professor do AEE e todos os professores que trabalham na 7ª
série c/ 8º ano com Ítalo.
|
1-3 ÂMBITO DA FAMÍLIA:
Ações já existentes:
|
Ações necessárias e
que precisam ser desenvolvidas:
|
Responsáveis:
|
·
Matrícula
e freqüência do aluno na sala comum e no AEE;
·
Parecia
entre os pais e a escola;
|
·
A partir
da orientação da profª do AEE, se possível dar continuidades em sua casa.
|
Seus pais
|
1-4 ÂMBITO DA SAÚDE:
Ações já existentes:
|
Ações necessárias e
que precisam ser desenvolvidas:
|
Responsáveis:
|
·
Acompanhamento
no Hospital;
|
·
Freqüência
maior ao Hospital
|
Pais do Ítalo
|
2- ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO:
Tipo de
AEE:
|
( x)sala de recursos multifuncionais
(
)intérprete na sala regular
( )tutor em
sala de aula regular
(
)domiciliar
( )outro?
Qual?
|
Frequência
semanal:
|
( ) 1 vez
por semana na sala de recursos multifuncionais
( X) 2 vezes por semana na sala de recursos
multifuncionais
( ) 3 vezes
por semana na sala de recursos multifuncionais
( ) 4 vezes
por semana na sala de recursos multifuncionais
( ) 5 vezes
por semana na sala de recursos multifuncionais
( ) todo o
período de aula, na própria sala de aula
( ) outra?
Qual?
|
Tempo de
atendimento:
|
( x) 50 minutos por atendimento
( ) 2 horas
por atendimento
( ) durante
todas as aulas, na própria sala de aula.
( ) outro?
Qual?
|
Composição
do
atendimento:
|
( x) atendimento individual
( )
atendimento grupal
( )
atendimento na própria sala de aula com todos os alunos
|
Outros
profissionais
envolvidos:
|
( )
Fonoaudiólogo
( )
Psicólogo
( )
Assistente Social
( ) Médico.
Qual a especialidade?
( ) outro?
Qual?
|
Orientações
a serem
realizadas
pelo
professor
de AEE:
|
( x ) Orientação ao professor de sala de aula comum.
Quais?
Comunicação,
adaptações de atividades para serem realizadas pelo aluno na classe e
extraclasse;
( )
Orientação ao professor de Educação Física. Quais?
( )
Orientação aos colegas de turma. Quais?
O que ele tem?
Conversas informais sobre como Ítalo aprende, se comunica.
( X ) Orientação ao diretor da escola. Quais?
Formação como
ele se comunica e aprende.
( x ) Orientação ao coordenador pedagógico. Quais?
Formação
sobre: o que ele precisa na sala de aula para ser repassado para todos os
professores que lidam no 8º ano/ 7ª C matutino.
(x )
Orientação à família do aluno. Quais?
Dar
continuidade com freqüência ao uso do programa SKM.
( )
Orientação aos funcionários da escola. Quais?
|
3- SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS:
Áreas a
serem trabalhadas
na sala de
recursos multifuncionais:
|
Apontar as áreas e o que será desenvolvido com o
aluno, em cada uma delas, no AEE:
Área Cognitiva (
)
Área Motora (X )
Buscar através
do uso e treino do programa SKM no computador e um acionador de pressão na
cabeça estimular a escrita de Ítalo no Noide ou conectá-lo a jogos online
para que o mesmo interaja com mais precisão.
Área Social (
)
|
|
Objetivos
|
Descrever os objetivos que pretende alcançar com o
aluno, em cada área, no AEE:
·
Utilizar
o computador com o acionador de cabeça automaticamente;
·
Produzir
frases e pequenos textos;
·
Reforçar
o sistema da Comunicação Alternativa, objetivando uma comunicação precisa e real.
|
|
Atividades
diferenciadas
para o AEE
|
Assinalar as
atividades que pretende desenvolver no AEE com o aluno:
( X) Ensino do uso da comunicação alternativa e aumentativa.
( ) Ensino
da usabilidade e das funcionalidades da
informática acessível.
( ) Ensino
da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS.
( ) Ensino
da Língua Portuguesa na modalidade escrita.
(X) Adequação de material
( ) Ensino
do Sistema Braile
( ) Ensino
do uso de recursos ópticos e não ópticos.
( ) Técnicas
de orientação e mobilidade
( ) Ensino
do uso do soroban.
( )
Estratégias para o desenvolvimento de processos mentais.
( X ) Estratégias para autonomia no ambiente
escolar.
( )
Estratégias para enriquecimento
curricular.
|
|
Metodologia
de
trabalho
|
Todo o trabalho será a partir do programa de computador SKM, e
pranchas de comunicação sempre utilizando a comunicação alternativa com baixa
e alta tecnologia. Sendo que as atividades serão diversificada, xerografa,
produção e em jogos online.
|
|
Recursos
materiais
e equipamentos
|
·
Produzidos:
prancha de comunicação matemática, alfabeto silábico, tabuada com as quatro
operações em prancha.
·
Utilizadas:
Computador com programas específicos e acionador de pressão na cabeça- SKM
programa -
|
|
Critérios
e
Instrumentos
de avaliação
|
Descrever o período e pontuar os critérios que serão
utilizados para avaliar o desempenho do aluno, no AEE.
·
Neste
sentido a observação diária e o registro de seus avanços nos permitirão ao
final do 1º semestre de 2013, visualizarmos seu crescimento no que tange ao
uso de programas de computador que lhes dê autonomia na produção escrita e
leitura.
|
|
Avaliação
do Plano
de AEE.
|
|
|
Data:
|
||
Assinatura da
professora do AEE:
|
||
Assinatura do Diretor (a) da escola:
|
||
4 PARTE II
PLANO
PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO- AEE
NOME DO ALUNO: G. de A. A.
SÉRIE: 4ª/5º ano ANO:
2013
DATA DE NASCIMENTO: 22 de Janeiro de 2004
ENDEREÇO: Praça Otacílio Alcântara
TELEFONE:
PERÍODO DA EXECUÇÃO DO PLANO: Ano letivo de 2013
PROFESSORA DO AEE: Silvia Carneiro de Oliveira Silvestre
PROFESSORA DO AEE: Silvia Carneiro de Oliveira Silvestre
PROFESSORA DA CLASSE COMUM: Izaneide Gonzaga Marques
ESCOLA: Centro Educacional João de Souza Oliveira
SRM DA ESCOLA: CEJSO
1- AÇÕES NECESSÁRIAS PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES
EDUCACIONAIS ESPECIAIS DO ALUNO:
1-1 ÂMBITO DA
ESCOLA:
Ações já existentes:
|
Ações necessárias e
que precisam ser desenvolvidas:
|
Responsáveis:
|
·
Garantir
a sua participação na Sala de Recursos Multifuncional ( SEM) para o
Atendimento Educacional Especializado AEE.
·
Matrícula
na SEM/AEE uma vez por semana.
|
·
Incluir
no Projeto Político Pedagógico as necessidades educacionais deste aluno;
·
Realizar
junto ao professor da escola comum o PDI- Plano Individual do Aluno com NEE
Necessidade Educacional Especializado.
|
Dirigentes
Professores
Coordenadores
Profº do AEE
|
1-2 ÂMBITO DA SALA DE AULA:
Ações já existentes:
|
Ações necessárias e
que precisam ser desenvolvidas:
|
Responsáveis:
|
·
Enturmar
G nos grupos pré determinadas pela
profª
·
Evitar que
ele seja privilegiado.
|
·
Estabelecer
diferentes estratégias para se organizar melhor: o seu caderno, a sua
escrita, o seu para casa ( na maioria das vezes não são realizadas).
·
Orientar
os pais quanto à ajudar o G. a
realizar os para casa.
|
Professora
Professora
|
1-3 ÂMBITO DA FAMÍLIA:
Ações já existentes:
|
Ações necessárias e
que precisam ser desenvolvidas:
|
Responsáveis:
|
·
Matrícula
na SEM/ AEE;
|
·
Buscar
um laudo preciso/específico com uma equipe multiprofissional.
|
Seus pais
|
1-4 ÂMBITO DA SAÚDE:
Ações já existentes:
|
Ações necessárias e
que precisam ser desenvolvidas:
|
Responsáveis:
|
|
·
Acompanhamento
pedagógico psicológico;
·
Busca de
um laudo preciso sobre o aluno.
|
Pais
Escola
Sec. de saúde
e Assistência Social.
|
2- ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO:
Tipo de
AEE:
|
( x)sala de recursos multifuncionais
(
)intérprete na sala regular
( )tutor em
sala de aula regular
(
)domiciliar
( )outro?
Qual?
|
Frequência
semanal:
|
( X ) 1 vez por semana na sala de recursos
multifuncionais
( ) 2 vezes
por semana na sala de recursos multifuncionais
( ) 3 vezes
por semana na sala de recursos multifuncionais
( ) 4 vezes
por semana na sala de recursos multifuncionais
( ) 5 vezes
por semana na sala de recursos multifuncionais
( ) todo o
período de aula, na própria sala de aula
( ) outra?
Qual?
|
Tempo de
atendimento:
|
( x) 50 minutos por atendimento
( ) 2 horas
por atendimento
( ) durante
todas as aulas, na própria sala de aula.
( ) outro?
Qual?
|
Composição
do
atendimento:
|
( x) atendimento individual
( )
atendimento grupal
( )
atendimento na própria sala de aula com todos os alunos
|
Outros
profissionais
envolvidos:
|
( )
Fonoaudiólogo
( X) Psicólogo
( X ) Assistente Social
( X ) Médico. Qual a especialidade? Neuro Pediatra.
( ) outro?
Qual?
|
Orientações
a serem
realizadas
pelo
professor
de AEE:
|
( x ) Orientação ao professor de sala de aula comum.
Quais?
Apostila/questionário
sobre a Necessidade Educacional do Aluno - Altas habilidades/ superdotação.
( )
Orientação ao professor de Educação Física. Quais?
( )
Orientação aos colegas de turma. Quais?
( )
Orientação ao diretor da escola. Quais?
( )
Orientação ao coordenador pedagógico. Quais?
( X)
Orientação à família do aluno. Quais?
Material
impresso/informativo sobre altas habilidades/superdotação.
( )
Orientação aos funcionários da escola. Quais?
|
3- SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS:
Áreas a
serem trabalhadas
na sala de
recursos multifuncionais:
|
Apontar as áreas e o que será desenvolvido com o
aluno, em cada uma delas, no AEE:
Área Cognitiva (X)
·
Atividades
pedagógicas complementares e atividades de enriquecimento e aprofundamento
nas diversas áreas em que se manifestam a superdotação tais como:
Desenvolvimento de projeto.
·
Confecção
e resolução de saídas em labirintos, quebra-cabeça;
·
Atividades
práticas de como: pesquisa sobre aspectos que lhes chamo atenção.
·
Atividades:
jogos físicos, recreativos e competitivos
·
Atividades
de destreza dígito-manual.
·
Resolução
de problemas;
·
Área Motora (X )
·
O aluno
tem aspectos de disgráfico-pertubação no comportamento motor do ato de
escrever, caligrafia deficiente com letras pouco diferenciada, mal elaborada
e mal proporcionada. Sendo que é possível o encorajamento da expressão de
diferentes materiais, pincel, lápis= pintura, incitar a G. a recortar desenhar
e figuras, a fazer colagens e picotar. Promover situações de escrita
funcional como: recados/convites/listas/bilhetes entre outros.
·
Assim,
faz-se necessário realizar alguns trabalhos manuais concretos do tipo
origami, confecção de materiais concretos com metriais recicláveis-
Exercícios de precisão motora, deixando G. expressar-se livremente sem
corrigir nem julgar resultados.
Área Social ( X )
·
Promover AEE, com outros alunos, pois ele
gosta de se isolar, fazer “TUDO” sozinho.
|
|
Objetivos
|
Descrever os objetivos que pretende alcançar com o
aluno, em cada área, no AEE:
·
Oportunizar
momentos de desenvolvimento global e de harmonização dos aspectos
dificultadores de seus potenciais;
·
Propor
atividades centradas em seu interesse, baseados em propostas metodológicas de
várias correntes da educação e psicologia: pesquisas na área de interesse,
testes cognitivas, montagens e construção de objetos;
·
Elaboração
de atividades, atingindo organização de trabalhos intelectuais, pessoais
acerca de um campo de interesse – projeto de pesquisa -.
·
Identificar
com clareza alta precisão as áreas de altas potencialidades do aluno;
·
Promover
atividades considerando o crescimento de acordo com seus próprios ritmos,
possibilidades e interesse e necessidade.
·
Construir:
desenhos, pinturas, objetos, projetos...
|
|
Atividades
diferenciadas
para o AEE
|
Assinalar as
atividades que pretende desenvolver no AEE com o aluno:
( ) Ensino
do uso da comunicação alternativa e
aumentativa.
( ) Ensino
da usabilidade e das funcionalidades da
informática acessível.
( ) Ensino
da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS.
( ) Ensino
da Língua Portuguesa na modalidade escrita.
( ) Adequação
de material
( ) Ensino
do Sistema Braile
( ) Ensino
do uso de recursos ópticos e não ópticos.
( ) Técnicas
de orientação e mobilidade
( ) Ensino
do uso do soroban.
( )
Estratégias para o desenvolvimento de processos mentais.
( ) Estratégias para autonomia no ambiente
escolar.
( X) Estratégias para enriquecimento curricular.
|
|
Metodologia
de
trabalho
|
·
Utilizar-se-a
materiais e equipamentos disponíveis na sala de Recursos Multifuncionais
(SRM) do tipo: quebra-cabeça, damas, xadrez... Equipamentos como atividades
online no computador, construção de materiais e elaboração de um projeto de
pesquisa na sua área de interesse e descobrir esta área no processo durante o
trabalho com o aluno, buscando sempre prepará-lo para autonomia,
independência, respeito ao outro que sabe diferente, desenvolvendo
habilidades, estimulando atividades de planejamento implementando diferentes
formas de pensar, oferecendo estratégias que “sempre” estimule o pensamento
crítico e avaliativo.
|
|
Recursos
materiais
e equipamentos
|
·
Materiais
recicláveis como: garrafa pet, tampinhas, papel, cola, estilete...
Computador, tesoura, quebra-cabeça, labirinto.
|
|
Critérios
e
Instrumentos
de avaliação
|
Descrever o período e pontuar os critérios que serão
utilizados para avaliar o desempenho do aluno, no AEE.
·
A partir
da proposta das estratégias metodológicas e suas atividades, juntos aluno x
professor buscaremos conjuntamente desenvolver competências habilidades e
talentos, a observação e os registros, serão em todas as áreas aqui privilegiadas,
sempre buscando nas atividades o diferencial sendo complementar/suplementar
ao seu estudo na escola regular. Sempre objetivando o seu sucesso,
favorecendo e ampliando as suas potencialidades, buscando também fortalecer
as suas fraquezas.
|
|
Avaliação
do Plano
de AEE.
|
·
Mediante
as atividades realizadas nestes dois atendimentos que o mesmo participou
neste 2º semestre não foi suficiente para dar um parecer positivo ou negativo
do que está proposto para G. neste plano.
|
|
|
Descrever plano de ação que pretende alcançar com o
aluno, em cada área, no AEE:
·
O
trabalho com Gabriel, focando suas altas habilidades/superdotação, se traduz
em grandes desafios; requerendo uma postura de mediador do seu processo de
aprendizagem. Estimulando sempre a construção e ampliação dos conteúdos/temas
que já domina. Não obrigando o aluno a realizar atividades/conteúdos que não
lhes são desafiador, para não desmotivá-lo e aborrecido. Faz-se necessário
deixá-lo “LIVRE” para através das atividades diversificadas que lhes são
propostas desenvolvam e enriqueçam seus conhecimentos curriculares.
·
Buscar
flexibilidades nas atividades propostas para que o aluno amplie o que já sabe
e favoreça os seus pontos fracos para que os mesmos se fortaleçam.
|
|
Data:
|
||
Assinatura da
professora do AEE:
|
||
Assinatura do Diretor (a) da escola:
|
||
5 PARTE II
PLANO
PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO- AEE
NOME DO ALUNO: O.S. de L.
SÉRIE: 5ª B Matutino ANO:
2013
DATA DE NASCIMENTO: 30 de maio de 1992
ENDEREÇO: Povoado de Boa Esperança
TELEFONE:
PERÍODO DA EXECUÇÃO DO PLANO: Ano letivo de 2013
PROFESSORA DO AEE: Silvia Carneiro de Oliveira Silvestre
PROFESSORA DO AEE: Silvia Carneiro de Oliveira Silvestre
PROFESSORA DA CLASSE COMUM:
ESCOLA: Centro Educacional João de Souza Oliveira
SRM DA ESCOLA: CEJSO
1- AÇÕES NECESSÁRIAS PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES
EDUCACIONAIS ESPECIAIS DO ALUNO:
1-1 ÂMBITO DA
ESCOLA:
Ações já existentes:
|
Ações necessárias e
que precisam ser desenvolvidas:
|
Responsáveis:
|
·
Garantia
do AEE na escola em turno oposto.
|
·
Garantir
a formação dos professores que estão trabalhando na 5ª B matutino;
·
Dar
orientação e acompanhamento aos professores sobre o que e como fazer na sala
de aula com o aluno;
|
Direção
Coordenação
Pedagógica
Coordenação do
AEE e professor de AEE (Atendimento Educacional Especializado)
|
1-2 ÂMBITO DA SALA DE AULA:
Ações já existentes:
|
Ações necessárias e que precisam ser desenvolvidas:
|
Responsáveis:
|
|
|
|
1-3 ÂMBITO DA FAMÍLIA:
Ações já existentes:
|
Ações necessárias e que precisam ser desenvolvidas:
|
Responsáveis:
|
·
Garantia da matricula de Ozimar na sala regular e no
AEE;
|
·
Encaminhamento do fonoaudiólogo.
|
Pais, dirigentes escolar, coordenador pedagógico do
AEE.
|
1-4 ÂMBITO DA SAÚDE:
Ações já existentes:
|
Ações necessárias e
que precisam ser desenvolvidas:
|
Responsáveis:
|
|
·
Acompanhamento
sistemático do fonoaudiólogo.
·
|
Fonoaudiólogo.
|
2- ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO:
Tipo de
AEE:
|
( x)sala de recursos multifuncionais
(
)intérprete na sala regular
( )tutor em
sala de aula regular
(
)domiciliar
( )outro?
Qual?
|
Frequência
semanal:
|
( ) 1 vez por semana na sala de recursos
multifuncionais
( ) 2 vezes
por semana na sala de recursos multifuncionais
( ) 3 vezes
por semana na sala de recursos multifuncionais
( ) 4 vezes
por semana na sala de recursos multifuncionais
( ) 5 vezes
por semana na sala de recursos multifuncionais
( ) todo o
período de aula, na própria sala de aula
( ) outra?
Qual?
|
Tempo de
atendimento:
|
( ) 50
minutos por atendimento
( ) 2 horas
por atendimento
( ) durante
todas as aulas, na própria sala de aula.
( ) outro?
Qual?
|
Composição
do
atendimento:
|
( )
atendimento individual
( )
atendimento grupal
( )
atendimento na própria sala de aula com todos os alunos
|
Outros
profissionais
envolvidos:
|
( )
Fonoaudiólogo
( ) Psicólogo
( )
Assistente Social
( ) Médico. Qual a especialidade?
( ) outro?
Qual?
|
Orientações
a serem
realizadas
pelo
professor
de AEE:
|
( x ) Orientação ao professor de sala de aula comum.
Quais?
·
Formação
geral sobre o aluno;
·
Acompanhamento
nas A.C. sobre “adaptações” de atividades;
( )
Orientação ao professor de Educação Física. Quais?
( )
Orientação aos colegas de turma. Quais?
( ) Orientação ao diretor da escola. Quais?
( )
Orientação ao coordenador pedagógico. Quais?
( ) Orientação à família do aluno. Quais?
Material
impresso/informativo sobre altas habilidades/superdotação.
( )
Orientação aos funcionários da escola. Quais?
|
3- SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS:
Áreas a
serem trabalhadas
na sala de
recursos multifuncionais:
|
Apontar as áreas e o que será desenvolvido com o
aluno, em cada uma delas, no AEE:
Área Cognitiva (X)
Área Motora ( )
Área Social ( )
|
|
Objetivos
|
Descrever os objetivos que pretende alcançar com o
aluno, em cada área, no AEE:
·
Estimular
o desenvolvimento dos processos mentais: atenção, percepção, memória,
raciocínio, imaginação, criatividade e linguagem;
·
Possibilitar
atividades que estimulem a linguagem oral, seguida de escrita.
|
|
Atividades
diferenciadas
para o AEE
|
Assinalar as
atividades que pretende desenvolver no AEE com o aluno:
( ) Ensino
do uso da comunicação alternativa e
aumentativa.
( ) Ensino
da usabilidade e das funcionalidades da
informática acessível.
( ) Ensino
da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS.
( ) Ensino
da Língua Portuguesa na modalidade escrita.
( ) Adequação
de material
( ) Ensino
do Sistema Braile
( ) Ensino
do uso de recursos ópticos e não ópticos.
( ) Técnicas
de orientação e mobilidade
( ) Ensino
do uso do soroban.
( X) Estratégias para o desenvolvimento de processos
mentais.
( )
Estratégias para autonomia no ambiente escolar.
( )
Estratégias para enriquecimento
curricular.
|
|
Metodologia
de
trabalho
|
|
|
Recursos
materiais
e equipamentos
|
|
|
Critérios
e
Instrumentos
de avaliação
|
Descrever o período e pontuar os critérios que serão
utilizados para avaliar o desempenho do aluno, no AEE.
|
|
Avaliação
do Plano
de AEE.
|
.
|
|
|
Descrever plano de ação que pretende alcançar com o
aluno, em cada área, no AEE:
·
Por se o
aluno com DI, ou melhor, parecer o trabalho/ a ensinagem desses alunos mais
complexos, é que todas as atividades a serem realizadas com este adolescente
devem contemplar estratégias para o desenvolvimento de processos mentais e em
seguida que o auxilie na autonomia no ambiente da sala de aula regular. Neste
caso temos algumas dificuldades a serem enfrentadas: entraves na comunicação,
menor capacidade para entender a lógica de funcionamento das línguas, por não
compreender a representação escrita, necessita de um sistema de aprendizado
diferente. Assim as atividades buscarão contemplar a ludicidade/atratividade
com jogos online, de tabuleiro, quebra-cabeça, jogo da memória, usando uma
seqüência lógica de exercícios/ atividades parecidas e agradáveis possíveis
de serem executadas.
·
|
|
Data:
|
||
Assinatura da
professora do AEE:
|
||
Assinatura do Diretor (a) da escola:
|
||
6 PARTE II
PLANO
PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO- A.E.E.
NOME DO ALUNO: W. T.S. dos S.
SÉRIE: 6ª C / 7º Ano Matutino ANO:
2013
DATA DE NASCIMENTO: 12 de Janeiro de 2001
ENDEREÇO: Rua João
Barbosa
TELEFONE:
PERÍODO DA EXECUÇÃO DO PLANO: Ano letivo de 2013
PROFESSORA DO AEE: Silvia Carneiro de Oliveira Silvestre
PROFESSORA DO AEE: Silvia Carneiro de Oliveira Silvestre
PROFESSORA DA CLASSE COMUM:
ESCOLA: Centro Educacional João de Souza Oliveira
SRM DA ESCOLA: CEJSO
1- AÇÕES NECESSÁRIAS PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES
EDUCACIONAIS ESPECIAIS DO ALUNO:
1-1 ÂMBITO DA
ESCOLA:
Ações já existentes:
|
Ações necessárias e
que precisam ser desenvolvidas:
|
Responsáveis:
|
·
Matrícula
e permanência na Sala de Recursos Multifuncionais.
|
·
Reunião
com os professores da 6ª matutino, para uma conversa sobre sua dificuldade de
aprendizagem, por conta de sua dispersão, causando-lhes um comportamento
típico de Transtorno do Déficit de Atenção.
·
Distribuição
de apostilas para TODOS os professores (p.80 a 83, livro mentes inquietas de
Ana Beatriz Barbosa Silva).
|
Direção da
escola, coordenação pedagógica/do AEE, e professora do AEE.
|
1-2 ÂMBITO DA SALA DE AULA:
Ações já existentes:
|
Ações necessárias e
que precisam ser desenvolvidas:
|
Responsáveis:
|
·
|
·
Atendimento
individualizado na sala de aula;
·
Se
necessário: Orientação do uso do caderno, atividades digitadas, sentar-se
sempre à frente, promover trabalhos em dupla...
|
Professores que trabalham na 6ª matutino.
Professor de AEE, para repassar estas orientações,
em reunião com todos eles.
|
1-3 ÂMBITO DA FAMÍLIA:
Ações já existentes:
|
Ações necessárias e
que precisam ser desenvolvidas:
|
Responsáveis:
|
·
Matrícula
no AEE;
·
Acompanhamento
sistemático da mãe à escola regular e AEE.
|
|
Pais
|
1-4 ÂMBITO DA SAÚDE:
Ações já existentes:
|
Ações necessárias e
que precisam ser desenvolvidas:
|
Responsáveis:
|
|
·
Revisão
médica para rever dosagem da mediação que era ingerida em 2012.
|
Pais
|
2- ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO:
Tipo de AEE:
|
( x)sala de recursos multifuncionais
(
)intérprete na sala regular
( )tutor em
sala de aula regular
(
)domiciliar
( )outro?
Qual?
|
Frequência
semanal:
|
( ) 1 vez
por semana na sala de recursos multifuncionais
(X) 2 vezes por semana na sala de recursos
multifuncionais
( ) 3 vezes
por semana na sala de recursos multifuncionais
( ) 4 vezes
por semana na sala de recursos multifuncionais
( ) 5 vezes
por semana na sala de recursos multifuncionais
( ) todo o
período de aula, na própria sala de aula
( ) outra?
Qual?
|
Tempo de
atendimento:
|
( x) 50 minutos por atendimento
( ) 2 horas
por atendimento
( ) durante
todas as aulas, na própria sala de aula.
( ) outro?
Qual?
|
Composição
do
atendimento:
|
( ) atendimento
individual
( )
atendimento grupal
( )
atendimento na própria sala de aula com todos os alunos
|
Outros
profissionais
envolvidos:
|
( )
Fonoaudiólogo
( ) Psicólogo
( )
Assistente Social
( ) Médico.
Qual a especialidade? Neuro Pediatra.
( ) outro?
Qual?
|
Orientações
a serem
realizadas
pelo
professor
de AEE:
|
( x ) Orientação ao professor de sala de aula comum.
Quais?
Material
impresso com dicas de como lidar com TDA, para todos os professores.
( )
Orientação ao professor de Educação Física. Quais?
( )
Orientação aos colegas de turma. Quais?
( ) Orientação ao diretor da escola. Quais?
( )
Orientação ao coordenador pedagógico. Quais?
( ) Orientação à família do aluno. Quais?
( )
Orientação aos funcionários da escola. Quais?
|
3- SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS:
Áreas a
serem trabalhadas
na sala de
recursos multifuncionais:
|
Apontar as áreas e o que será desenvolvido com o
aluno, em cada uma delas, no AEE:
Área Cognitiva (X)
·
O
transtorno de déficit de atenção deriva de um funcionamento alterado no
sistema neurológico cerebral [...] Trata-se de uma disfunção, e não de uma
lesão, como anteriormente se pensava. Assim faz-se necessário trabalhar
atividades motivadoras, lúdicos, jogos no computador e com materiais
concretos, produções espontâneas e orientadas, para ampliar a escrita.
Área Motora ( )
Área Social (
)
|
|
Objetivos
|
Descrever os objetivos que pretende alcançar com o
aluno, em cada área, no AEE:
·
Promover
atividades onde estimule a percepção e concentração;
·
Reconhecer
suas potencialidades através de atividades lúdicas;
·
Favorecer
e auxiliar o aluno em atividades que potencialize seu poder de concentração;
·
Estudar
com o aluno, alternativas para sanar seu déficit de atenção.
|
|
Atividades
diferenciadas
para o AEE
|
Assinalar as
atividades que pretende desenvolver no AEE com o aluno:
( ) Ensino
do uso da comunicação alternativa e
aumentativa.
( ) Ensino
da usabilidade e das funcionalidades da
informática acessível.
( ) Ensino
da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS.
( ) Ensino
da Língua Portuguesa na modalidade escrita.
( ) Adequação
de material
( ) Ensino
do Sistema Braile
( ) Ensino
do uso de recursos ópticos e não ópticos.
( ) Técnicas
de orientação e mobilidade
( ) Ensino
do uso do soroban.
( )
Estratégias para o desenvolvimento de processos mentais.
( x ) Estratégias para autonomia no ambiente
escolar.
( )
Estratégias para enriquecimento
curricular.
|
|
Metodologia
de
trabalho
|
·
Tendo
estudado e ficando ciente do assunto, todas as atividades foram pensadas por
serem executadas com muita flexibilidade, dinamismo, coerência levando em
consideração seu déficit de atenção. Sempre o elogiando, estimulando-o,
orientando-lhe nas atividades com consignas curtas e claras, se necessário
simplificando o vocabulário para melhor lhe atender. Se necessário
estabelecer regras, metas, seqüência de atividades, alternando sempre o
método de ensino, evitando assim AEE monótonas, adicionando sempre doses de
emoção e criatividade no intuito de despertar-lhes sempre o desejo de
realizá-los e conseqüentemente aprender a diminuir sua dispersão. Valorizando
a tecnologia a seu favor, pois, seu domínio é bom no computador e lhes é
atrativo.
|
|
Recursos
materiais
e equipamentos
|
·
Jogos
manuais/ eletrônicos, computador, ábaco, material dourado.
|
|
Critérios
e
Instrumentos
de avaliação
|
Descrever o período e pontuar os critérios que serão
utilizados para avaliar o desempenho do aluno, no AEE.
·
Durante
todo ano de 2013, o aluno será avaliado processualmente, mediante à todos as
atividades realizadas no AEE, buscando valorizar todas as potencialidades do
aluno.
|
|
Avaliação
do Plano
de AEE.
|
·
Durante
este 1º semestre de 2013, realizaram-se atividades, onde fosse estimulado seu
interesse buscando focar seu raciocínio, para que sua atenção fosse
apreendida e melhorada, pois, se não há este acompanhamento, o aluno fica
sempre no “mundo da lua”. Para evitar este fato que fez parte do TDA, o acompanhamento
nas atividades deve ser sistemático.
|
|
|
Descrever plano de ação que pretende alcançar com o
aluno, em cada área, no AEE:
·
Todo o
trabalho com este aluno com TODA, está focado em atividades que estimulem e
prende sua atenção.
|
|
Data:
|
||
Assinatura da
professora do AEE:
|
||
Assinatura do Diretor (a) da escola:
|
||
POSTAREI EM SEGUIDA OS RELATOS DE CADA ALUNO.Sílvia Carneiro de Oliveira Silvestre.
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