segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

2013...CENTRO EDUCACIONAL JOÃO DE SOUZA OLIVEIRA AEE x SRM=ALUNOS DA SALA COMUM.



1.PARTE II
 PLANO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO- AEE

NOME DO ALUNO: A.G. L.
SÉRIE:    A     matutino                                                                  ANO: 2013
DATA DE NASCIMENTO: 06 de setembro de 1998
ENDEREÇO:
TELEFONE: 
PERÍODO DA EXECUÇÃO DO PLANO: Ano letivo de 2013
PROFESSORA DO AEE: Silvia Carneiro de Oliveira Silvestre
PROFESSORA DA CLASSE COMUM:
ESCOLA: Centro Educacional João de Souza Oliveira
 SRM DA ESCOLA: CEJSO

1- AÇÕES NECESSÁRIAS PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DO ALUNO:

1-1 ÂMBITO  DA ESCOLA:

Ações já existentes:
Ações necessárias e  que precisam ser desenvolvidas:
Responsáveis:

·         Matrícula e freqüência na Sala de Recursos Multifuncional (SRM), AEE- Atendimento Educacional Especializado.
·         Aumentar o nº de AEE de 2 para 3, visto que sua dificuldade em matemática é bem expressiva, e os conteúdos de 7ª série são complexas;
·         Apoio e orientação ao professor de matemática no sentido de compreender o problema da referida aluna;

Coordenação de AEE e professora de AEE.



1-2 ÂMBITO DA SALA DE AULA:

Ações já existentes:
Ações necessárias e  que precisam ser desenvolvidas:
Responsáveis:








·         Comunicação aos professores sobre a NEE ( Necessidade Educacional Especializada) da aluna, que é a discalculia ( dificuldade na área da matemática);
·         Atenção individualizada na sala de aula, nas aulas/ atividades de matemática;
Coordenação pedagógica da escola, do AEE e professora do AEE.


Professor de matemática;

1-3 ÂMBITO DA FAMÍLIA:


Ações já existentes:
Ações necessárias e  que precisam ser desenvolvidas:
Responsáveis:

·         Matricula da Adrielly no AEE;

·         Acompanhamento mais sistemático nas atividades escolares em casa e em classe;
Seus pais

1-4 ÂMBITO DA SAÚDE:

Ações já existentes:
Ações necessárias e  que precisam ser desenvolvidas:
Responsáveis:
?

?


2- ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO:




Tipo de AEE:
( x)sala de recursos multifuncionais
(   )intérprete na sala regular
(   )tutor em sala de aula regular
(   )domiciliar
(   )outro? Qual?



Frequência
 semanal:

(   ) 1 vez por semana na sala de recursos multifuncionais
(   ) 2 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
( x) 3 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
(   ) 4 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
(   ) 5 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
(   ) todo o período de aula, na própria sala de aula
(   ) outra? Qual?

Tempo de
 atendimento:
( x) 50 minutos por atendimento
(   ) 2 horas por atendimento
(   ) durante todas as aulas, na própria sala de aula.
(   ) outro? Qual?
Composição
 do
 atendimento:
( x) atendimento individual
(   ) atendimento grupal
(   ) atendimento na própria sala de aula com todos os alunos

Outros
profissionais envolvidos:
(   ) Fonoaudiólogo
( x) Psicólogo
(   ) Assistente Social
(   ) Médico. Qual a especialidade?
(   ) outro? Qual?

Orientações
a serem
realizadas
pelo professor
de AEE:
( x ) Orientação ao professor de sala de aula comum. Quais?
Conversa formal x informal sobre a aluna e sua situação-problema # discalculia# ao professor de matemática, fornecimento de material impresso/ e língua portuguesa.


(   ) Orientação ao professor de Educação Física. Quais?



(   ) Orientação aos colegas de turma. Quais?


(   ) Orientação ao diretor da escola. Quais?


( x ) Orientação ao coordenador pedagógico. Quais?
Nas A.Cs, conversar sobre o rendimento da aluna nas aulas

(x  ) Orientação  à família do aluno. Quais?
Apoiar a família, a solicitar para mãe para que sempre elogie e reforce o que é trabalhado na SRM/ AEE

(   ) Orientação aos funcionários da escola. Quais?


3- SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS:








Áreas a serem trabalhadas
 na sala de
 recursos multifuncionais:
Apontar as áreas e o que será desenvolvido com o aluno, em cada uma delas, no AEE:
Área Cognitiva ( X )

A aluna apresenta discalculia, uma incapacidade aritmética ( dificuldades  para lidar com cálculos e seqüência lógica. Problema que pode ocasionar déficit sócio afetivo.
 Realizar o teste online educacionais, com teste discalculia, nas atividades permitir o uso da calculadora, tabuada escrita, mecanismos visuais para resolver problemas, não estipular limites de tempo para realização de atividades, na busca de sanar Discalculia Operacional – Dificuldade de Aprendizagem.

Área Motora (X )

Confecção de dobraduras, materiais concretos com os quais transformaremos em objetos de seu interesse; tipo confecção de minhaeiro com garrafa pet.

Área Social (   )



Objetivos





Descrever os objetivos que pretende alcançar com o aluno, em cada área, no AEE:
·         Auxiliar na busca de alternativas que potencializa sua aprendizagem  na matemática;
·         Ressígnificar conceitos matemáticos básicos e referentes a série que se encontra;
·         Estudar estratégias que a motive nas atividades com números;
·         Propor e auxiliar a aluna em atividades lúdicas que envolva a aritmética;
·         Estudar aspectos gerais da matemática através de jogos eletrônicos, manuais e atividades impressas;
·         Desenvolver habilidades para resolver atividades de matemática;
·         Despertar o interesse pela matemática através de jogos e brincadeiras.





Atividades 
diferenciadas
para o AEE
Assinalar  as atividades que pretende desenvolver no AEE com o aluno:

(   ) Ensino do uso da  comunicação alternativa e aumentativa.
(   ) Ensino da usabilidade e das funcionalidades da  informática acessível.
(   ) Ensino da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS.
(   ) Ensino da Língua Portuguesa na modalidade escrita.
(   ) Adequação de material
(   ) Ensino do Sistema Braile
(   ) Ensino do uso de recursos ópticos e não ópticos.
(   ) Técnicas de orientação e mobilidade
(   ) Ensino do uso do soroban.
(   ) Estratégias para o desenvolvimento de processos mentais.
( X ) Estratégias para autonomia no ambiente escolar.
(   ) Estratégias para  enriquecimento curricular.



Metodologia
de trabalho



·         Promover  atividades matemáticas; raciocínio lógico, calculo mental e escrito, jogos e desafios matemáticos.
·         Atividades com jogos impressos e online.
Esta se dará a partir de um trabalho focado na sua dificuldade de matemática – discalculia- buscando com materiais concretos ajustar e ampliar seu entendimento matemático.

Recursos
materiais e equipamentos

·         Computador, jogos diversos, material dourado, tabuada giratória, relógio, ábaco, tabuada vertical, calculadora.


Critérios e
Instrumentos
 de avaliação

Descrever o período e pontuar os critérios que serão utilizados para avaliar o desempenho do aluno, no AEE.
·         Durante o ano letivo de 2013, a aluna será avaliada a partir de seu empenho diante de cada atividade realizada no AEE, bem como haverá registros de todos os seus avanços e entraves encontrados. Assim, diante da proposta  prevista para esta aluna, será avaliado o raciocínio lógico, resolução de situações-problema, e seqüência lógica.
Avaliação
do Plano
de AEE.
No 1º semestre de 2013 Adrielle avançou muito no que tange o entendimento de alguns conceitos matemáticos, bem como o uso do raciocínio lógico aliado ao uso da calculadora, estas estratégias utilizadas lhes deixaram mais confiante, fortalecendo assim suas fraquezas, transformando-se em potencialidades.





Descrever plano de ação que pretende alcançar com o aluno, em cada área, no AEE:
Durante o ano letivo de 2013, no AEE com a referida aluna buscaremos tratar de entender as dificuldades dos discálculos, os fatores que dificultam a aprendizagem da matemática, através de estratégias e atividades lúdicas e com apoio de material concreto como ábaco, material dourado, jogos matemáticos impressos e online buscando favorecer a aluna, o ensino da matemática de acordo com a sua necessidade e relacionando-a seu dia-a-dia; matemática mais significativa, com uma linguagem simbólica trazendo nas atividades propostas, instruções e enunciados matemáticos, bem como as percepções aritméticas mais claro possíveis para o entendimento da aluna. A interpretação e resolução de problemas terão temas/abordagens de vida diária como compra de produtos, troco porcentagem [...] operações fundamentais com o uso de calculadora, geometria, leitura de gráficos, estudo online de tabuada. Levando em conta que são várias as causas da dificuldade em matemática pedagógicas, capacidade intelectual limitada, disfunções do sistema nervoso central; essas desordens têm sido como forma de discalculia- distúrbio da aprendizagem dos cálculos. Assim o desafio deste ano é buscar e se utilizar de várias maneiras, como já citadas o conhecimento matemático mais fascinante e funcional, considerando as estratégias espontâneas da aluna valorizando e estimulando a sua própria capacidade de construir o conhecimento.
Data:

Assinatura  da professora do AEE:

Assinatura do Diretor (a) da escola:







2   PARTE II
 PLANO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO- AEE

NOME DO ALUNO: E. do C. M.
SÉRIE:    A     matutino/ 7º ano                                                                 ANO: 2013
DATA DE NASCIMENTO: 16 de fevereiro de 1999
ENDEREÇO:
TELEFONE:
PERÍODO DA EXECUÇÃO DO PLANO: Ano letivo de 2013
PROFESSORA DO AEE: Silvia Carneiro de Oliveira Silvestre
PROFESSORA DA CLASSE COMUM:
ESCOLA: Centro Educacional João de Souza Oliveira
 SRM DA ESCOLA: CEJSO

1- AÇÕES NECESSÁRIAS PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DO ALUNO:

1-1 ÂMBITO  DA ESCOLA:

Ações já existentes:
Ações necessárias e  que precisam ser desenvolvidas:
Responsáveis:




·         Formação para os professores da 6ª série A matutino, para orientação sobre como lidar e planejar sob as necessidades da aluna, bem como as atividades rotineiras e avaliativas.

Direção,
Coordenação
Pedagógica Coordenadora do AEE e professora do AEE.



1-2 ÂMBITO DA SALA DE AULA:

Ações já existentes:



Ações necessárias e  que precisam ser desenvolvidas:
·         Atendimento individualizado durante as aulas;
Responsáveis:
Professor da sala regular.


1-3 ÂMBITO DA FAMÍLIA:

Ações já existentes:
Ações necessárias e  que precisam ser desenvolvidas:
Responsáveis:


·         Acompanhamento às atividades escolares;
Seus pais

1-4 ÂMBITO DA SAÚDE:

Ações já existentes:
Ações necessárias e  que precisam ser desenvolvidas:
Responsáveis:
?

?


2- ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO:



Tipo de AEE:
(   )sala de recursos multifuncionais
(   )intérprete na sala regular
(   )tutor em sala de aula regular
(   )domiciliar
(   )outro? Qual?



Frequência
 semanal:

(   ) 1 vez por semana na sala de recursos multifuncionais
( X ) 2 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
(   ) 3 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
(   ) 4 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
(   ) 5 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
(   ) todo o período de aula, na própria sala de aula
(   ) outra? Qual?

Tempo de
 atendimento:
( x) 50 minutos por atendimento
(   ) 2 horas por atendimento
(   ) durante todas as aulas, na própria sala de aula.
(   ) outro? Qual?
Composição
 do
 atendimento:
(   ) atendimento individual
( X ) atendimento grupal
(   ) atendimento na própria sala de aula com todos os alunos

Outros
profissionais envolvidos:


(   ) Fonoaudiólogo
( X) Psicólogo
(   ) Assistente Social
(   ) Médico. Qual a especialidade?
(   ) outro? Qual?



Orientações
 a serem
realizadas
pelo professor
 de AEE:
( x ) Orientação ao professor de sala de aula comum. Quais?
·         Sobre sua deficiência e sua forma de aprender;
·         Como pode/deve ser avaliado;

(   ) Orientação ao professor de Educação Física. Quais?

(   ) Orientação aos colegas de turma. Quais?

(   ) Orientação ao diretor da escola. Quais?

(   ) Orientação ao coordenador pedagógico. Quais?

 (x  ) Orientação  à família do aluno. Quais?
Solicitar-lhes que façam um acompanhamento mais sistemático ( caderno para casa [...])

(   ) Orientação aos funcionários da escola. Quais?



3- SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS:




Áreas a serem trabalhadas
 na sala de
 recursos multifuncionais:
Apontar as áreas e o que será desenvolvido com o aluno, em cada uma delas, no AEE:
Área Cognitiva ( X )


Área Motora (   )

.

Área Social (   )



Objetivos





Descrever os objetivos que pretende alcançar com o aluno, em cada área, no AEE:
·         Conduzir e auxiliar o aluno ao reconhecimento de suas potencialidades;
·         Crias intervenções pedagógicas específicas para que o aluno supere suas dificuldades;
·         Desenvolver atividades que estimulem o desenvolvimento dos processos mentais ( processos cognitivos, que oportunizam a produção do conhecimento) como, jogos, brincadeiras, dinâmicas, músicas, leituras, dramatizações entre outros.





Atividades 
diferenciadas
para o AEE
Assinalar  as atividades que pretende desenvolver no AEE com o aluno:

(   ) Ensino do uso da  comunicação alternativa e aumentativa.
(   ) Ensino da usabilidade e das funcionalidades da  informática acessível.
(   ) Ensino da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS.
(   ) Ensino da Língua Portuguesa na modalidade escrita.
(   ) Adequação de material
(   ) Ensino do Sistema Braile
(   ) Ensino do uso de recursos ópticos e não ópticos.
(   ) Técnicas de orientação e mobilidade
(   ) Ensino do uso do soroban.
( X ) Estratégias para o desenvolvimento de processos mentais.
( X ) Estratégias para autonomia no ambiente escolar.
(   ) Estratégias para  enriquecimento curricular.



Metodologia
de trabalho



·         Todas as atividades propostas neste ano de 2013 contemplar o desenvolvimento de estratégias para o desenvolvimento de processos mentais e para sua autonomia no ambiente escolar. Estas atividades inclusivas ( de acordo e valorizando) fazem com que os alunos com DI avancem dentro de seus limites, mostrando que todos são parte importante do grupo, promovendo e estimulando diariamente o respeito e a cooperação.
Recursos
materiais e equipamentos


Critérios e
Instrumentos
de avaliação

Descrever o período e pontuar os critérios que serão utilizados para avaliar o desempenho do aluno, no AEE.
·         Observação diária nas atividades realizadas, seguido de registros enfatizando seus avanços, buscando repensar novas intervenções pedagógicas para sua progressão.

Avaliação
do Plano
de AEE.


Descrever plano de ação que pretende alcançar com o aluno, em cada área, no AEE:
Todas as atividades propostas neste ano de 2013 contemplam o desenvolvimento de estratégias para o desenvolvimento de processos mentais e para sua autonomia no ambiente escolar. Estas atividades inclusivas ( de acordo e valorizando as potencialidades e limites/ritmos de aprendizagem) fazem com que os alunos com DI avancem dentro de seus limites mostrando que todos são partes importantes do grupo, promovendo e estimulando diariamente o respeito e a cooperação.
Data:

Assinatura  da professora do AEE:

Assinatura do Diretor (a) da escola:







3    PARTE II
 PLANO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO- AEE

NOME DO ALUNO: Í. E. R.B.
SÉRIE: 8º ano / 7ª série   C  matutino                                                                  ANO: 2013
DATA DE NASCIMENTO: 15 de Janeiro de 2000
ENDEREÇO: Rua Maximino José Venâncio Nº 215
TELEFONE:
PERÍODO DA EXECUÇÃO DO PLANO: Ano letivo de 2013
PROFESSORA DO AEE: Silvia Carneiro de Oliveira Silvestre
PROFESSORA DA CLASSE COMUM:
ESCOLA: Centro Educacional João de Souza Oliveira
 SRM DA ESCOLA: CEJSO

1- AÇÕES NECESSÁRIAS PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DO ALUNO:

1-1 ÂMBITO  DA ESCOLA:

Ações já existentes:
Ações necessárias e  que precisam ser desenvolvidas:
Responsáveis:

·         “Adaptações necessárias” como: rampas, banheiro acessível.
·         Monitora educacional para o aluno na sala de aula comum;
·         Sala de Recursos Multifuncional na escola;

·         Encontro com professores da escola CEJSO. Para apresentação de todos os alunos com Necessidade Educacional Especializada que freqüenta o AEE x SRM;
·         Articulação entre os professores da sala comum com a sala de recursos multifuncional;
Direção, coordenação pedagógica da escola e do AEE e professor do AEE.


1-2 ÂMBITO DA SALA DE AULA:

Ações já existentes:
Ações necessárias e  que precisam ser desenvolvidas:
Responsáveis:

·         Acompanhamento permanente de uma monitora;
·         Inclusão na sala com colegas e professores;
·         Acesso a 70% do conteúdo curricular através de atividades adaptadas;
·         Material adaptado à suas necessidades, cadeira/mesa computador, programa, internet.
·         Garantir adaptação de todas as atividades, de/em todas as áreas do conhecimento estudadas nesta série pelos professores responsáveis com o acompanhamento e orientação da professora do AEE (se necessário e solicitado);
·         Orientação aos alunos novos da sala ( se necessário) sobre Ítalo aprende;
·         Acompanhamento de uma monitora na sala comum.

Direção, coordenação pedagógica da escola e do AEE, Professor do AEE e todos os professores que trabalham na 7ª série c/ 8º ano com Ítalo.


1-3 ÂMBITO DA FAMÍLIA:


Ações já existentes:
Ações necessárias e  que precisam ser desenvolvidas:
Responsáveis:
·         Matrícula e freqüência do aluno na sala comum e no AEE;
·         Parecia entre os pais e a escola;

·         A partir da orientação da profª do AEE, se possível dar continuidades em sua casa.
Seus pais

1-4 ÂMBITO DA SAÚDE:

Ações já existentes:
Ações necessárias e  que precisam ser desenvolvidas:
Responsáveis:
·         Acompanhamento no Hospital;

·         Freqüência maior ao Hospital
Pais do Ítalo

2- ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO:




Tipo de AEE:
( x)sala de recursos multifuncionais
(   )intérprete na sala regular
(   )tutor em sala de aula regular
(   )domiciliar
(   )outro? Qual?



Frequência
 semanal:

(   ) 1 vez por semana na sala de recursos multifuncionais
( X) 2 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
(  ) 3 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
(   ) 4 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
(   ) 5 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
(   ) todo o período de aula, na própria sala de aula
(   ) outra? Qual?

Tempo de
 atendimento:
( x) 50 minutos por atendimento
(   ) 2 horas por atendimento
(   ) durante todas as aulas, na própria sala de aula.
(   ) outro? Qual?
Composição
 do
 atendimento:
( x) atendimento individual
(   ) atendimento grupal
(   ) atendimento na própria sala de aula com todos os alunos

Outros
profissionais envolvidos:
(   ) Fonoaudiólogo
(   ) Psicólogo
(   ) Assistente Social
(   ) Médico. Qual a especialidade?
(   ) outro? Qual?













Orientações
 a serem
realizadas
pelo professor
 de AEE:
( x ) Orientação ao professor de sala de aula comum. Quais?
Comunicação, adaptações de atividades para serem realizadas pelo aluno na classe e extraclasse;


(   ) Orientação ao professor de Educação Física. Quais?

(   ) Orientação aos colegas de turma. Quais?
O que ele tem? Conversas informais sobre como Ítalo aprende, se comunica.
( X ) Orientação ao diretor da escola. Quais?
Formação como ele se comunica e aprende.

( x ) Orientação ao coordenador pedagógico. Quais?
Formação sobre: o que ele precisa na sala de aula para ser repassado para todos os professores que lidam no 8º ano/ 7ª C matutino.

(x  ) Orientação  à família do aluno. Quais?
Dar continuidade com freqüência ao uso do programa SKM.

(   ) Orientação aos funcionários da escola. Quais?



3- SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS:








Áreas a serem trabalhadas
 na sala de
 recursos multifuncionais:
Apontar as áreas e o que será desenvolvido com o aluno, em cada uma delas, no AEE:
Área Cognitiva (  )

Área Motora (X )
Buscar através do uso e treino do programa SKM no computador e um acionador de pressão na cabeça estimular a escrita de Ítalo no Noide ou conectá-lo a jogos online para que o mesmo interaja com mais precisão.

Área Social (   )



Objetivos





Descrever os objetivos que pretende alcançar com o aluno, em cada área, no AEE:
·         Utilizar o computador com o acionador de cabeça automaticamente;
·         Produzir frases e pequenos textos;
·         Reforçar o sistema da Comunicação Alternativa, objetivando uma comunicação precisa e real.





Atividades 
diferenciadas
para o AEE
Assinalar  as atividades que pretende desenvolver no AEE com o aluno:

( X) Ensino do uso da  comunicação alternativa e aumentativa.
(   ) Ensino da usabilidade e das funcionalidades da  informática acessível.
(   ) Ensino da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS.
(   ) Ensino da Língua Portuguesa na modalidade escrita.
(X) Adequação de material
(   ) Ensino do Sistema Braile
(   ) Ensino do uso de recursos ópticos e não ópticos.
(   ) Técnicas de orientação e mobilidade
(   ) Ensino do uso do soroban.
(   ) Estratégias para o desenvolvimento de processos mentais.
( X ) Estratégias para autonomia no ambiente escolar.
(   ) Estratégias para  enriquecimento curricular.



Metodologia
de trabalho



Todo o trabalho será a partir do programa de computador SKM, e pranchas de comunicação sempre utilizando a comunicação alternativa com baixa e alta tecnologia. Sendo que as atividades serão diversificada, xerografa, produção e em jogos online.

Recursos
materiais e equipamentos

·         Produzidos: prancha de comunicação matemática, alfabeto silábico, tabuada com as quatro operações em prancha.
·         Utilizadas: Computador com programas específicos e acionador de pressão na cabeça- SKM programa -


Critérios e
Instrumentos
 de avaliação

Descrever o período e pontuar os critérios que serão utilizados para avaliar o desempenho do aluno, no AEE.
·         Neste sentido a observação diária e o registro de seus avanços nos permitirão ao final do 1º semestre de 2013, visualizarmos seu crescimento no que tange ao uso de programas de computador que lhes dê autonomia na produção escrita e leitura.
Avaliação
do Plano
de AEE.

Data:

Assinatura  da professora do AEE:

Assinatura do Diretor (a) da escola:







4      PARTE II
 PLANO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO- AEE

NOME DO ALUNO: G. de A. A.
SÉRIE: 4ª/5º ano                                            ANO: 2013
DATA DE NASCIMENTO: 22 de Janeiro de 2004
ENDEREÇO: Praça Otacílio Alcântara
TELEFONE:
PERÍODO DA EXECUÇÃO DO PLANO: Ano letivo de 2013
PROFESSORA DO AEE: Silvia Carneiro de Oliveira Silvestre
PROFESSORA DA CLASSE COMUM: Izaneide Gonzaga Marques
ESCOLA: Centro Educacional João de Souza Oliveira
 SRM DA ESCOLA: CEJSO

1- AÇÕES NECESSÁRIAS PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DO ALUNO:

1-1 ÂMBITO  DA ESCOLA:

Ações já existentes:
Ações necessárias e  que precisam ser desenvolvidas:
Responsáveis:

·         Garantir a sua participação na Sala de Recursos Multifuncional ( SEM) para o Atendimento Educacional Especializado AEE.
·         Matrícula na SEM/AEE uma vez por semana.

·         Incluir no Projeto Político Pedagógico as necessidades educacionais deste aluno;
·         Realizar junto ao professor da escola comum o PDI- Plano Individual do Aluno com NEE Necessidade Educacional Especializado.
Dirigentes
Professores
Coordenadores
Profº do AEE

1-2 ÂMBITO DA SALA DE AULA:

Ações já existentes:
Ações necessárias e  que precisam ser desenvolvidas:
Responsáveis:

·         Enturmar G nos grupos pré determinadas  pela profª 
·         Evitar que ele seja privilegiado.
·         Estabelecer diferentes estratégias para se organizar melhor: o seu caderno, a sua escrita, o seu para casa ( na maioria das vezes não são realizadas).
·         Orientar os pais quanto à ajudar o G. a  realizar os para casa.
Professora




  Professora





1-3 ÂMBITO DA FAMÍLIA:

Ações já existentes:
Ações necessárias e  que precisam ser desenvolvidas:
Responsáveis:
·         Matrícula na SEM/ AEE;


·         Buscar um laudo preciso/específico com uma equipe multiprofissional.
Seus pais

1-4 ÂMBITO DA SAÚDE:

Ações já existentes:
Ações necessárias e  que precisam ser desenvolvidas:
Responsáveis:

·         Acompanhamento pedagógico psicológico;
·         Busca de um laudo preciso sobre o aluno.
Pais
Escola
Sec. de saúde e Assistência Social.


2- ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO:




Tipo de AEE:
( x)sala de recursos multifuncionais
(   )intérprete na sala regular
(   )tutor em sala de aula regular
(   )domiciliar
(   )outro? Qual?



Frequência
 semanal:

( X ) 1 vez por semana na sala de recursos multifuncionais
(   ) 2 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
(  ) 3 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
(   ) 4 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
(   ) 5 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
(   ) todo o período de aula, na própria sala de aula
(   ) outra? Qual?

Tempo de
 atendimento:
( x) 50 minutos por atendimento
(   ) 2 horas por atendimento
(   ) durante todas as aulas, na própria sala de aula.
(   ) outro? Qual?
Composição
 do
 atendimento:
( x) atendimento individual
(   ) atendimento grupal
(   ) atendimento na própria sala de aula com todos os alunos

Outros
profissionais envolvidos:
(   ) Fonoaudiólogo
( X) Psicólogo
( X ) Assistente Social
( X ) Médico. Qual a especialidade? Neuro Pediatra.
(   ) outro? Qual?

Orientações
 a serem
realizadas
pelo professor
 de AEE:
( x ) Orientação ao professor de sala de aula comum. Quais?
Apostila/questionário sobre a Necessidade Educacional do Aluno - Altas habilidades/ superdotação.

(   ) Orientação ao professor de Educação Física. Quais?

(   ) Orientação aos colegas de turma. Quais?

 (   ) Orientação ao diretor da escola. Quais?

(   ) Orientação ao coordenador pedagógico. Quais?

 ( X) Orientação  à família do aluno. Quais?
Material impresso/informativo sobre altas habilidades/superdotação.

(   ) Orientação aos funcionários da escola. Quais?



3- SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS:

















Áreas a serem trabalhadas
 na sala de
 recursos multifuncionais:
Apontar as áreas e o que será desenvolvido com o aluno, em cada uma delas, no AEE:
Área Cognitiva (X)
·         Atividades pedagógicas complementares e atividades de enriquecimento e aprofundamento nas diversas áreas em que se manifestam a superdotação tais como: Desenvolvimento de projeto.
·         Confecção e resolução de saídas em labirintos, quebra-cabeça;
·         Atividades práticas de como: pesquisa sobre aspectos que lhes chamo atenção.
·         Atividades: jogos físicos, recreativos e competitivos
·         Atividades de destreza dígito-manual.
·         Resolução de problemas;
·          

Área Motora (X )
·         O aluno tem aspectos de disgráfico-pertubação no comportamento motor do ato de escrever, caligrafia deficiente com letras pouco diferenciada, mal elaborada e mal proporcionada. Sendo que é possível o encorajamento da expressão de diferentes materiais, pincel, lápis= pintura, incitar a G. a recortar desenhar e figuras, a fazer colagens e picotar. Promover situações de escrita funcional como: recados/convites/listas/bilhetes entre outros.
·         Assim, faz-se necessário realizar alguns trabalhos manuais concretos do tipo origami, confecção de materiais concretos com metriais recicláveis- Exercícios de precisão motora, deixando G. expressar-se livremente sem corrigir nem julgar resultados.

Área Social ( X )
·         Promover AEE, com outros alunos, pois ele gosta de se isolar, fazer “TUDO” sozinho.



Objetivos





Descrever os objetivos que pretende alcançar com o aluno, em cada área, no AEE:
·         Oportunizar momentos de desenvolvimento global e de harmonização dos aspectos dificultadores de seus potenciais;
·         Propor atividades centradas em seu interesse, baseados em propostas metodológicas de várias correntes da educação e psicologia: pesquisas na área de interesse, testes cognitivas, montagens e construção de objetos;
·         Elaboração de atividades, atingindo organização de trabalhos intelectuais, pessoais acerca de um campo de interesse – projeto de pesquisa -.
·         Identificar com clareza alta precisão as áreas de altas potencialidades do aluno;
·         Promover atividades considerando o crescimento de acordo com seus próprios ritmos, possibilidades e interesse e necessidade.
·         Construir: desenhos, pinturas, objetos, projetos...





Atividades 
diferenciadas
para o AEE
Assinalar  as atividades que pretende desenvolver no AEE com o aluno:

(   ) Ensino do uso da  comunicação alternativa e aumentativa.
(   ) Ensino da usabilidade e das funcionalidades da  informática acessível.
(   ) Ensino da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS.
(   ) Ensino da Língua Portuguesa na modalidade escrita.
(  ) Adequação de material
(   ) Ensino do Sistema Braile
(   ) Ensino do uso de recursos ópticos e não ópticos.
(   ) Técnicas de orientação e mobilidade
(   ) Ensino do uso do soroban.
(   ) Estratégias para o desenvolvimento de processos mentais.
(   ) Estratégias para autonomia no ambiente escolar.
( X) Estratégias para  enriquecimento curricular.



Metodologia
de trabalho



·         Utilizar-se-a materiais e equipamentos disponíveis na sala de Recursos Multifuncionais (SRM) do tipo: quebra-cabeça, damas, xadrez... Equipamentos como atividades online no computador, construção de materiais e elaboração de um projeto de pesquisa na sua área de interesse e descobrir esta área no processo durante o trabalho com o aluno, buscando sempre prepará-lo para autonomia, independência, respeito ao outro que sabe diferente, desenvolvendo habilidades, estimulando atividades de planejamento implementando diferentes formas de pensar, oferecendo estratégias que “sempre” estimule o pensamento crítico e avaliativo.

Recursos
materiais e equipamentos

·         Materiais recicláveis como: garrafa pet, tampinhas, papel, cola, estilete... Computador, tesoura, quebra-cabeça, labirinto.


Critérios e
Instrumentos
 de avaliação

Descrever o período e pontuar os critérios que serão utilizados para avaliar o desempenho do aluno, no AEE.
·         A partir da proposta das estratégias metodológicas e suas atividades, juntos aluno x professor buscaremos conjuntamente desenvolver competências habilidades e talentos, a observação e os registros, serão em todas as áreas aqui privilegiadas, sempre buscando nas atividades o diferencial sendo complementar/suplementar ao seu estudo na escola regular. Sempre objetivando o seu sucesso, favorecendo e ampliando as suas potencialidades, buscando também fortalecer as suas fraquezas.

Avaliação
do Plano
de AEE.



·         Mediante as atividades realizadas nestes dois atendimentos que o mesmo participou neste 2º semestre não foi suficiente para dar um parecer positivo ou negativo do que está proposto para G. neste plano.

Descrever plano de ação que pretende alcançar com o aluno, em cada área, no AEE:
·         O trabalho com Gabriel, focando suas altas habilidades/superdotação, se traduz em grandes desafios; requerendo uma postura de mediador do seu processo de aprendizagem. Estimulando sempre a construção e ampliação dos conteúdos/temas que já domina. Não obrigando o aluno a realizar atividades/conteúdos que não lhes são desafiador, para não desmotivá-lo e aborrecido. Faz-se necessário deixá-lo “LIVRE” para através das atividades diversificadas que lhes são propostas desenvolvam e enriqueçam seus conhecimentos curriculares.
·         Buscar flexibilidades nas atividades propostas para que o aluno amplie o que já sabe e favoreça os seus pontos fracos para que os mesmos se fortaleçam.

Data:

Assinatura  da professora do AEE:

Assinatura do Diretor (a) da escola:







5    PARTE II
 PLANO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO- AEE

NOME DO ALUNO: O.S. de L.
SÉRIE:   B Matutino                                            ANO: 2013
DATA DE NASCIMENTO: 30 de maio de 1992
ENDEREÇO: Povoado de Boa Esperança
TELEFONE: 
PERÍODO DA EXECUÇÃO DO PLANO: Ano letivo de 2013
PROFESSORA DO AEE: Silvia Carneiro de Oliveira Silvestre
PROFESSORA DA CLASSE COMUM:
ESCOLA: Centro Educacional João de Souza Oliveira
 SRM DA ESCOLA: CEJSO

1- AÇÕES NECESSÁRIAS PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DO ALUNO:

1-1 ÂMBITO  DA ESCOLA:

Ações já existentes:
Ações necessárias e  que precisam ser desenvolvidas:
Responsáveis:

·         Garantia do AEE na escola em turno oposto.

·         Garantir a formação dos professores que estão trabalhando na 5ª B matutino;
·         Dar orientação e acompanhamento aos professores sobre o que e como fazer na sala de aula com o aluno;
Direção
Coordenação Pedagógica
Coordenação do AEE e professor de AEE (Atendimento Educacional Especializado)

1-2 ÂMBITO DA SALA DE AULA:

Ações já existentes:
Ações necessárias e que precisam ser desenvolvidas:
Responsáveis:





1-3 ÂMBITO DA FAMÍLIA:

Ações já existentes:
Ações necessárias e que precisam ser desenvolvidas:
Responsáveis:
·         Garantia da matricula de Ozimar na sala regular e no AEE;


·         Encaminhamento do fonoaudiólogo.
Pais, dirigentes escolar, coordenador pedagógico do AEE.

1-4 ÂMBITO DA SAÚDE:

Ações já existentes:
Ações necessárias e  que precisam ser desenvolvidas:
Responsáveis:

·         Acompanhamento sistemático do fonoaudiólogo.
·          
Fonoaudiólogo.


2- ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO:




Tipo de AEE:
( x)sala de recursos multifuncionais
(   )intérprete na sala regular
(   )tutor em sala de aula regular
(   )domiciliar
(   )outro? Qual?



Frequência
 semanal:

(   ) 1 vez por semana na sala de recursos multifuncionais
(   ) 2 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
(  ) 3 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
(   ) 4 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
(   ) 5 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
(   ) todo o período de aula, na própria sala de aula
(   ) outra? Qual?

Tempo de
 atendimento:
(  ) 50 minutos por atendimento
(   ) 2 horas por atendimento
(   ) durante todas as aulas, na própria sala de aula.
(   ) outro? Qual?
Composição
 do
 atendimento:
(  ) atendimento individual
(   ) atendimento grupal
(   ) atendimento na própria sala de aula com todos os alunos

Outros
profissionais envolvidos:
(   ) Fonoaudiólogo
(  ) Psicólogo
(   ) Assistente Social
(   ) Médico. Qual a especialidade?
(   ) outro? Qual?

Orientações
 a serem
realizadas
pelo professor
 de AEE:
( x ) Orientação ao professor de sala de aula comum. Quais?
·         Formação geral sobre o aluno;
·         Acompanhamento nas A.C. sobre “adaptações” de atividades;

(   ) Orientação ao professor de Educação Física. Quais?

(   ) Orientação aos colegas de turma. Quais?

 (   ) Orientação ao diretor da escola. Quais?

(   ) Orientação ao coordenador pedagógico. Quais?

 (  ) Orientação  à família do aluno. Quais?
Material impresso/informativo sobre altas habilidades/superdotação.

(   ) Orientação aos funcionários da escola. Quais?



3- SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS:




Áreas a serem trabalhadas
 na sala de
 recursos multifuncionais:
Apontar as áreas e o que será desenvolvido com o aluno, em cada uma delas, no AEE:
Área Cognitiva (X)


Área Motora (  )



Área Social (  )



Objetivos





Descrever os objetivos que pretende alcançar com o aluno, em cada área, no AEE:
·         Estimular o desenvolvimento dos processos mentais: atenção, percepção, memória, raciocínio, imaginação, criatividade e linguagem;
·         Possibilitar atividades que estimulem a linguagem oral, seguida de escrita.





Atividades 
diferenciadas
para o AEE
Assinalar  as atividades que pretende desenvolver no AEE com o aluno:

(   ) Ensino do uso da  comunicação alternativa e aumentativa.
(   ) Ensino da usabilidade e das funcionalidades da  informática acessível.
(   ) Ensino da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS.
(   ) Ensino da Língua Portuguesa na modalidade escrita.
(  ) Adequação de material
(   ) Ensino do Sistema Braile
(   ) Ensino do uso de recursos ópticos e não ópticos.
(   ) Técnicas de orientação e mobilidade
(   ) Ensino do uso do soroban.
( X) Estratégias para o desenvolvimento de processos mentais.
(   ) Estratégias para autonomia no ambiente escolar.
(   ) Estratégias para  enriquecimento curricular.


Metodologia
de trabalho



Recursos
materiais e equipamentos




Critérios e
Instrumentos
 de avaliação

Descrever o período e pontuar os critérios que serão utilizados para avaliar o desempenho do aluno, no AEE.


Avaliação
do Plano
de AEE.



.

Descrever plano de ação que pretende alcançar com o aluno, em cada área, no AEE:
·         Por se o aluno com DI, ou melhor, parecer o trabalho/ a ensinagem desses alunos mais complexos, é que todas as atividades a serem realizadas com este adolescente devem contemplar estratégias para o desenvolvimento de processos mentais e em seguida que o auxilie na autonomia no ambiente da sala de aula regular. Neste caso temos algumas dificuldades a serem enfrentadas: entraves na comunicação, menor capacidade para entender a lógica de funcionamento das línguas, por não compreender a representação escrita, necessita de um sistema de aprendizado diferente. Assim as atividades buscarão contemplar a ludicidade/atratividade com jogos online, de tabuleiro, quebra-cabeça, jogo da memória, usando uma seqüência lógica de exercícios/ atividades parecidas e agradáveis possíveis de serem executadas.
·          
Data:

Assinatura  da professora do AEE:

Assinatura do Diretor (a) da escola:










6     PARTE II
 PLANO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO- A.E.E.

NOME DO ALUNO: W. T.S. dos S.
SÉRIE: 6ª C / 7º Ano  Matutino                                            ANO: 2013
DATA DE NASCIMENTO: 12 de Janeiro de 2001
ENDEREÇO: Rua João Barbosa
TELEFONE:
PERÍODO DA EXECUÇÃO DO PLANO: Ano letivo de 2013
PROFESSORA DO AEE: Silvia Carneiro de Oliveira Silvestre
PROFESSORA DA CLASSE COMUM:
ESCOLA: Centro Educacional João de Souza Oliveira
 SRM DA ESCOLA: CEJSO

1- AÇÕES NECESSÁRIAS PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DO ALUNO:

1-1 ÂMBITO  DA ESCOLA:

Ações já existentes:
Ações necessárias e  que precisam ser desenvolvidas:
Responsáveis:

·         Matrícula e permanência na Sala de Recursos Multifuncionais.

·         Reunião com os professores da 6ª matutino, para uma conversa sobre sua dificuldade de aprendizagem, por conta de sua dispersão, causando-lhes um comportamento típico de Transtorno do Déficit de Atenção.
·         Distribuição de apostilas para TODOS os professores (p.80 a 83, livro mentes inquietas de Ana Beatriz Barbosa Silva).
Direção da escola, coordenação pedagógica/do AEE, e professora do AEE.


1-2 ÂMBITO DA SALA DE AULA:

Ações já existentes:
Ações necessárias e  que precisam ser desenvolvidas:
Responsáveis:

·          
·         Atendimento individualizado na sala de aula;
·         Se necessário: Orientação do uso do caderno, atividades digitadas, sentar-se sempre à frente, promover trabalhos em dupla...
Professores que trabalham  na 6ª matutino.
Professor de AEE, para repassar estas orientações, em reunião com todos eles.






1-3 ÂMBITO DA FAMÍLIA:

Ações já existentes:
Ações necessárias e  que precisam ser desenvolvidas:
Responsáveis:
·         Matrícula no AEE;
·         Acompanhamento sistemático da mãe à escola regular e AEE.



Pais

1-4 ÂMBITO DA SAÚDE:

Ações já existentes:
Ações necessárias e  que precisam ser desenvolvidas:
Responsáveis:

·         Revisão médica para rever dosagem da mediação que era ingerida em 2012.
Pais


2- ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO:




Tipo de AEE:
( x)sala de recursos multifuncionais
(   )intérprete na sala regular
(   )tutor em sala de aula regular
(   )domiciliar
(   )outro? Qual?



Frequência
 semanal:

(   ) 1 vez por semana na sala de recursos multifuncionais
(X) 2 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
(  ) 3 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
(   ) 4 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
(   ) 5 vezes por semana na sala de recursos multifuncionais
(   ) todo o período de aula, na própria sala de aula
(   ) outra? Qual?

Tempo de
 atendimento:
( x) 50 minutos por atendimento
(   ) 2 horas por atendimento
(   ) durante todas as aulas, na própria sala de aula.
(   ) outro? Qual?
Composição
 do
 atendimento:
(   ) atendimento individual
(   ) atendimento grupal
(   ) atendimento na própria sala de aula com todos os alunos

Outros
profissionais envolvidos:
(   ) Fonoaudiólogo
(  ) Psicólogo
(   ) Assistente Social
(   ) Médico. Qual a especialidade? Neuro Pediatra.
(   ) outro? Qual?

Orientações
 a serem
realizadas
pelo professor
 de AEE:
( x ) Orientação ao professor de sala de aula comum. Quais?
Material impresso com dicas de como lidar com TDA, para todos os professores.

(   ) Orientação ao professor de Educação Física. Quais?

(   ) Orientação aos colegas de turma. Quais?

 (   ) Orientação ao diretor da escola. Quais?

(   ) Orientação ao coordenador pedagógico. Quais?

 (  ) Orientação  à família do aluno. Quais?

(   ) Orientação aos funcionários da escola. Quais?



3- SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS:





Áreas a serem trabalhadas
 na sala de
 recursos multifuncionais:
Apontar as áreas e o que será desenvolvido com o aluno, em cada uma delas, no AEE:
Área Cognitiva (X)
·         O transtorno de déficit de atenção deriva de um funcionamento alterado no sistema neurológico cerebral [...] Trata-se de uma disfunção, e não de uma lesão, como anteriormente se pensava. Assim faz-se necessário trabalhar atividades motivadoras, lúdicos, jogos no computador e com materiais concretos, produções espontâneas e orientadas, para ampliar a escrita.

Área Motora (  )



Área Social (   )




Objetivos





Descrever os objetivos que pretende alcançar com o aluno, em cada área, no AEE:
·         Promover atividades onde estimule a percepção e concentração;
·         Reconhecer suas potencialidades através de atividades lúdicas;
·         Favorecer e auxiliar o aluno em atividades que potencialize seu poder de concentração;
·         Estudar com o aluno, alternativas para sanar seu déficit de atenção.





Atividades 
diferenciadas
para o AEE
Assinalar  as atividades que pretende desenvolver no AEE com o aluno:

(   ) Ensino do uso da  comunicação alternativa e aumentativa.
(   ) Ensino da usabilidade e das funcionalidades da  informática acessível.
(   ) Ensino da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS.
(   ) Ensino da Língua Portuguesa na modalidade escrita.
(  ) Adequação de material
(   ) Ensino do Sistema Braile
(   ) Ensino do uso de recursos ópticos e não ópticos.
(   ) Técnicas de orientação e mobilidade
(   ) Ensino do uso do soroban.
(   ) Estratégias para o desenvolvimento de processos mentais.
( x ) Estratégias para autonomia no ambiente escolar.
(   ) Estratégias para  enriquecimento curricular.



Metodologia
de trabalho



·         Tendo estudado e ficando ciente do assunto, todas as atividades foram pensadas por serem executadas com muita flexibilidade, dinamismo, coerência levando em consideração seu déficit de atenção. Sempre o elogiando, estimulando-o, orientando-lhe nas atividades com consignas curtas e claras, se necessário simplificando o vocabulário para melhor lhe atender. Se necessário estabelecer regras, metas, seqüência de atividades, alternando sempre o método de ensino, evitando assim AEE monótonas, adicionando sempre doses de emoção e criatividade no intuito de despertar-lhes sempre o desejo de realizá-los e conseqüentemente aprender a diminuir sua dispersão. Valorizando a tecnologia a seu favor, pois, seu domínio é bom no computador e lhes é atrativo.

Recursos
materiais e equipamentos

·         Jogos manuais/ eletrônicos, computador, ábaco, material dourado.


Critérios e
Instrumentos
 de avaliação

Descrever o período e pontuar os critérios que serão utilizados para avaliar o desempenho do aluno, no AEE.
·         Durante todo ano de 2013, o aluno será avaliado processualmente, mediante à todos as atividades realizadas no AEE, buscando valorizar todas as potencialidades do aluno.

Avaliação
do Plano
de AEE.



·         Durante este 1º semestre de 2013, realizaram-se atividades, onde fosse estimulado seu interesse buscando focar seu raciocínio, para que sua atenção fosse apreendida e melhorada, pois, se não há este acompanhamento, o aluno fica sempre no “mundo da lua”. Para evitar este fato que fez parte do TDA, o acompanhamento nas atividades deve ser sistemático.

Descrever plano de ação que pretende alcançar com o aluno, em cada área, no AEE:
·         Todo o trabalho com este aluno com TODA, está focado em atividades que estimulem e prende sua atenção.
Data:

Assinatura  da professora do AEE:

Assinatura do Diretor (a) da escola:











 POSTAREI EM SEGUIDA OS RELATOS DE CADA ALUNO.Sílvia Carneiro de Oliveira Silvestre.

















































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