quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

CASOS E REGISTROS A.E.E.



Caso Alessandra
            Aluna da 6ª série Turma A matutina do Ensino Fundamental I, A. de O. S., 11 anos, mora com sua mãe S. F. e avó F. Sua mãe se separou do seu pai quando a mesmo tinha na época 3 anos de idade, o vê com pouca frequência, há 6 meses não se veem.
            Alessandra não o reconhece como pai, não tem muita afetividade e convivência com o mesmo.
            Iniciou sua vida escolar aos 3 anos, hoje é uma criança/ pré-adolescente amável. Até então nunca repetiu de série e suas notas sempre foram superiores à médias estabelecidas pelas escolas por onde estudara.
            Durante o Ensino Fundamental I, todos os professores relatavam que TUDO levava a se perder no contexto da sala de aula. Ela vivia no “mundo da lua”. Suspeitavam de T.D.A.
            Este ano de 2013, na série supracitada, no 1º semestre teve notas ótimas, ano passadas nenhum professor da 5ª série percebeu seu déficit, ou foi alertado. Só agora no 2º semestre, sua tia procurou a SRM/AEE, por observar distração excessiva em casa; Ex: Se lhes solicitado três atividades/favores, ela só consegue realizar uma, ou às vezes nenhuma, ela vive em seu mundinho, ( relato da tia Sandra). Muita lentidão para realizar atividades da vida diária, como: Tomar banho, escovar os dentes, tomar o café da manhã em tempo hábil, pois estuda no turno matutino e chegou ao colégio C.E.J.S.O 07:20 h. Percebe-se em esforço tremendo e é extremamente obediente, e gosta muito da escola.
            A aluna foi encaminhada ao médico clínico e o mesmo orientou e solicitou a mãe de que ela podia está confundindo estes fatos supracitados e as chamadas de desobediências ( pelos familiares) de uma possível déficit de atenção. Sendo que no mês de julho de 2013 após consulta e o relato de seu comportamento, o médico detectou TDA, dando-lhes solicitações de exames/ procedimentos e encaminhamentos a um psicopedagogo.

REGISTRO REFLEXIVO DA ALUNA: A. de O. S.

Segundo suspeita de sua mãe, ALESSANDRA TRAÇOS DE DÉFICIT DE ATENÇÃO - Veja abaixo a definição.
TDAH: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um problema de ordem neurológica, que traz consigo sinais evidentes de inquietude, desatenção, falta de concentração e impulsividade. Hoje em dia é muito comum vermos crianças e adolescentes sendo rotulados como DDA (Distúrbio de Déficit de Atenção), porque apresentam alguma agitação, nervosismo e inquietação, fatores que podem advir de causas emocionais. É importante que esse diagnóstico seja feito por um médico e outros profissionais capacitados.
 



A.em atividades /AEE individual - se aproxima muito para ler e escrever-.
 

PARECER DO PSICOPEDAGOGO Marques Magalhães: O profissional mais adequado para trabalhar com o disléxico é o fonoaudiólogo, pois sua principal dificuldade é fazer a relação letra e som. Mas dependendo do grau da dislexia (LEVE, a MODERADO ou severo).

AEE coletiva atividade online de matemática.

A dislexia é um transtorno genético e hereditário presente em aproximadamente 10% da população mundial, podendo também ser causada pela produção exacerbada de testosterona pela mãe, durante a gestação.
Muitas vezes confundida com déficit de atenção, problemas psicológicos, ou mesmo preguiça; esse transtorno se caracteriza pela dificuldade do indivíduo em decodificar símbolos, ler, escrever, soletrar, compreender um texto, reconhecer fonemas, exercer tarefas relacionadas à coordenação motora; e pelo hábito de trocar, inverter, omitir ou acrescentar letras/palavras ao escrever.
O diagnóstico consiste na análise do paciente, geralmente por equipe multidisciplinar (psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, etc.), excluindo outras possíveis causas. Tal avaliação permite que o acompanhamento seja feito de forma mais eficaz, já que leva em consideração suas particularidades individuais.
O tratamento embora não tenha cura, auxilia o paciente quanto às suas limitações, permitindo uma melhora progressiva e evitando, assim, que sofra problemas sérios relacionados à auto-estimas e socialização.
Por Mariana Araguaia/ Equipe Brasil Escola.
 


PROBLEMA: Realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo, ex: Comprar DOIS OBJETOS NO SUPERMERCADO. DISTRAÇÃO. DDA (Distúrbio de Déficit de Atenção).
POTENCIALIDADES: Leitura, escrita, manuseio no computador INTERPRETAÇÃO E PERCEPÇÃO-, não foi possível observa mais, visto que a aluna só teve freqüência em oito atendimentos. SEGUE ABAIXO PARECER DO PSICOPEDAGOGO DO MUNICÍPIO.
BARREIRAS: “Segundo sua tia Sandra Fernandes e sua mãe Selma Fernandes, Alessandra desde seus primeiros anos no Ensino Fundamental I todos os professores lhes relatavam que a mesma andava no mundo da lua”. “Hoje cursa a 6ª série no CEJSO não é diferente, embora não interfira em suas notas e seu conhecimento para a série que se encontra”. “Os professores do CEJSO nunca relataram nada com a família”. “Em casa se lhes forem solicitadas 3tarefas seguidas, faz uma ou nenhuma.
QUANTIDADE DE AEE/SRM EM 2013: 8 ATENDIMENTOS Após o segundo semestre de 2013-12-11 OUTUBRO á NOVEMBRO.
PARECER DO PSICOPEDAGOGO CLÍNICO E INCONSTITUCIONAL M. M.: 01.13/09/2013
       Realizada intervenção de cunho psicopedagógico em prol da referida aluna, inicialmente, através de diálogo com sua tia (Sandra Fernandes), que relatou um caso de suposto transtorno de atenção apresentado pela aluna. Narrou fatos do dia a dia da mesma que, segundo Sandra, evidencia questões relacionadas com a atenção da mesma.
       Afirmou que é demasiadamente distraída desde a sua primeira infância, fato este observado, inclusive, pelos seus professores.
       Além disso, disse também, que é descuidada quando manipula objetos, deixando-os cair com frequência ou batendo a mão acidentalmente nos mesmos como copos, talheres e outros utensílios domésticos. Fato este que evidencia supostas questões relacionadas à coordenação motora de Alessandra.
       Afirmou, ainda, que costuma se esquecer e se distrair com facilidade, porém, sempre obteve boas notas nos estudos.
       A aluna, segundo Sandra, está sendo medicada com o uso de ritalina, e que, após isso, tem obtido alguns avanços no que diz respeito à sua capacidade de concentração. Fato que tem melhorado a sua condição de dispersão.
       Em seguida, foi realizada uma abordagem psicopedagógica mais individualizada com a aluna que demonstrou que apesar de todas as questões relativas ao seu suposto transtorno de atenção, a mesma encontra-se com a sua capacidade cognitiva dentro dos limites da normalidade, estando esta mesma capacidade, ao que tudo indica, supostamente acima da média dos outros alunos.
       Além do acima exposto, a aluna será encaminhada para avaliação médica básica, nutricionista, educador físico, fisioterapêutica (sugere-se fisioterapia com uma abordagem psicomotricista), e; continuidade do acompanhamento psicopedagógico após o cumprimento dos outros encaminhamentos.
Outras informações:
Genitora: Selma Fernandes de Oliveira
Genitor: Valdemir de Jesus Silva
Endereço: Rua José Pedro da Silva, Várzea Nova – BA
Tia e corresponsável:Sandra Fernandes
Contato (tia):(74)8827-9862
Contato da aluna:(74)8828-8101
Outras observações:
“Buscar ajuda psicopedagógica por solicitação de um médico clínico e por conta do relato da família (tia, mãe, avó).” “Seus pais são separados.”
Ass: Sandra Fernandes
02/09/2013
Avaliar é tomar partido, é aceitar o outro como ele se apresenta, é ter responsabilidade, compromisso com o outro e, portanto, consigo mesmo, com uma nova perspectiva, com uma dimensão ética.





SEGUE EM ANEXO ATIVIDADES REALIZADAS.




SÍLVIA CARNEIRO DE OLIVEIRA SILVESTRE.
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VÁRZEA NOVA, dezembro de 13.

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