Aluna da 6ª série Turma A matutina
do Ensino Fundamental I, A. de O. S., 11 anos, mora com sua
mãe S. F. e avó F. Sua mãe se separou do seu pai quando a mesmo
tinha na época 3 anos de idade, o vê com pouca frequência, há 6 meses não se veem.
Alessandra não o reconhece como pai,
não tem muita afetividade e convivência com o mesmo.
Iniciou sua vida escolar aos 3 anos,
hoje é uma criança/ pré-adolescente amável. Até então nunca repetiu de série e
suas notas sempre foram superiores à médias estabelecidas pelas escolas por
onde estudara.
Durante o Ensino Fundamental I,
todos os professores relatavam que TUDO levava a se perder no contexto da sala
de aula. Ela vivia no “mundo da lua”. Suspeitavam de T.D.A.
Este ano de 2013, na série
supracitada, no 1º semestre teve notas ótimas, ano passadas nenhum professor da
5ª série percebeu seu déficit, ou foi alertado. Só agora no 2º semestre, sua
tia procurou a SRM/AEE, por observar distração excessiva em casa; Ex: Se lhes
solicitado três atividades/favores, ela só consegue realizar uma, ou às vezes
nenhuma, ela vive em seu mundinho, ( relato da tia Sandra). Muita lentidão para
realizar atividades da vida diária, como: Tomar banho, escovar os dentes, tomar
o café da manhã em tempo hábil, pois estuda no turno matutino e chegou ao
colégio C.E.J.S.O 07:20 h. Percebe-se em esforço tremendo e é extremamente
obediente, e gosta muito da escola.
A aluna foi
encaminhada ao médico clínico e o mesmo orientou e solicitou a mãe de que ela
podia está confundindo estes fatos supracitados e as chamadas de desobediências
( pelos familiares) de uma possível déficit de atenção. Sendo que no mês de
julho de 2013 após consulta e o relato de seu comportamento, o médico detectou
TDA, dando-lhes solicitações de exames/ procedimentos e encaminhamentos a um
psicopedagogo.
REGISTRO REFLEXIVO DA
ALUNA: A. de O. S.
Segundo suspeita de sua mãe, ALESSANDRA TRAÇOS DE
DÉFICIT DE ATENÇÃO - Veja abaixo a definição.
TDAH: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é
um problema de ordem neurológica, que traz consigo sinais evidentes de
inquietude, desatenção, falta de concentração e impulsividade. Hoje em dia é
muito comum vermos crianças e adolescentes sendo rotulados como DDA (Distúrbio
de Déficit de Atenção), porque apresentam alguma agitação, nervosismo e
inquietação, fatores que podem advir de causas emocionais. É importante que
esse diagnóstico seja feito por um médico e outros profissionais capacitados.
A.em atividades /AEE individual - se aproxima muito para ler e escrever-.
PARECER DO PSICOPEDAGOGO Marques Magalhães: O profissional mais adequado para trabalhar com o disléxico é o fonoaudiólogo, pois sua principal dificuldade é fazer a relação letra e som. Mas dependendo do grau da dislexia (LEVE, a MODERADO ou severo).
AEE coletiva atividade online de matemática.
A dislexia é um transtorno genético e hereditário presente em aproximadamente 10% da população mundial, podendo também ser causada pela produção exacerbada de testosterona pela mãe, durante a gestação.
Muitas vezes confundida com déficit de atenção,
problemas psicológicos, ou mesmo preguiça; esse transtorno se caracteriza pela
dificuldade do indivíduo em decodificar símbolos, ler, escrever, soletrar,
compreender um texto, reconhecer fonemas, exercer tarefas relacionadas à
coordenação motora; e pelo hábito de trocar, inverter, omitir ou acrescentar
letras/palavras ao escrever.
O diagnóstico consiste na análise do paciente,
geralmente por equipe multidisciplinar (psicólogo, fonoaudiólogo,
psicopedagogo, etc.), excluindo outras possíveis causas. Tal avaliação permite
que o acompanhamento seja feito de forma mais eficaz, já que leva em
consideração suas particularidades individuais.
O tratamento embora não tenha cura, auxilia o paciente quanto às suas
limitações, permitindo uma melhora progressiva e evitando, assim, que sofra
problemas sérios relacionados à auto-estimas e socialização. Por Mariana Araguaia/ Equipe Brasil Escola.
PROBLEMA: Realizar
mais de uma tarefa ao mesmo tempo, ex: Comprar DOIS OBJETOS NO SUPERMERCADO. DISTRAÇÃO.
DDA (Distúrbio de Déficit de Atenção).
POTENCIALIDADES: Leitura,
escrita, manuseio no computador INTERPRETAÇÃO E PERCEPÇÃO-, não foi possível observa mais, visto que a aluna só teve
freqüência em oito atendimentos. SEGUE ABAIXO PARECER DO PSICOPEDAGOGO DO
MUNICÍPIO.
BARREIRAS: “Segundo sua tia Sandra Fernandes e sua
mãe Selma Fernandes, Alessandra desde seus primeiros anos no Ensino Fundamental
I todos os professores lhes relatavam que a mesma andava no mundo da lua”.
“Hoje cursa a 6ª série no CEJSO não é diferente, embora não interfira em suas
notas e seu conhecimento para a série que se encontra”. “Os professores do
CEJSO nunca relataram nada com a família”. “Em casa se lhes forem solicitadas
3tarefas seguidas, faz uma ou nenhuma.
QUANTIDADE DE AEE/SRM
EM 2013: 8 ATENDIMENTOS Após o segundo semestre de 2013-12-11 OUTUBRO á NOVEMBRO.
PARECER DO PSICOPEDAGOGO CLÍNICO E INCONSTITUCIONAL M. M.: 01.13/09/2013
Realizada intervenção de cunho
psicopedagógico em prol da referida aluna, inicialmente, através de diálogo com
sua tia (Sandra Fernandes), que relatou um caso de suposto transtorno de
atenção apresentado pela aluna. Narrou fatos do dia a dia da mesma que, segundo
Sandra, evidencia questões relacionadas com a atenção da mesma.
Afirmou que é demasiadamente distraída
desde a sua primeira infância, fato este observado, inclusive, pelos seus
professores.
Além disso, disse também, que é
descuidada quando manipula objetos, deixando-os cair com frequência ou batendo
a mão acidentalmente nos mesmos como copos, talheres e outros utensílios
domésticos. Fato este que evidencia supostas questões relacionadas à
coordenação motora de Alessandra.
Afirmou, ainda, que costuma se esquecer
e se distrair com facilidade, porém, sempre obteve boas notas nos estudos.
A aluna, segundo Sandra, está sendo
medicada com o uso de ritalina, e
que, após isso, tem obtido alguns avanços no que diz respeito à sua capacidade
de concentração. Fato que tem melhorado a sua condição de dispersão.
Em seguida, foi realizada uma abordagem
psicopedagógica mais individualizada com a aluna que demonstrou que apesar de
todas as questões relativas ao seu suposto transtorno de
atenção, a mesma encontra-se com a sua capacidade cognitiva dentro dos limites
da normalidade, estando esta mesma capacidade, ao que tudo indica, supostamente
acima da média dos outros alunos.
Além do acima exposto, a aluna será
encaminhada para avaliação médica básica, nutricionista, educador físico,
fisioterapêutica (sugere-se fisioterapia com uma abordagem psicomotricista), e;
continuidade do acompanhamento psicopedagógico após o cumprimento dos outros
encaminhamentos.
Outras informações:
Genitora: Selma Fernandes de
Oliveira
Genitor: Valdemir de Jesus
Silva
Endereço: Rua José Pedro da
Silva, Várzea Nova – BA
Tia e corresponsável:Sandra
Fernandes
Contato (tia):(74)8827-9862
Contato da
aluna:(74)8828-8101
Outras observações:
“Buscar
ajuda psicopedagógica por solicitação de um médico clínico e por conta do
relato da família (tia, mãe, avó).” “Seus pais são separados.”
Ass: Sandra Fernandes
02/09/2013
Avaliar é tomar partido, é
aceitar o outro como ele se apresenta, é ter responsabilidade, compromisso com
o outro e, portanto, consigo mesmo, com uma nova perspectiva, com uma dimensão
ética.
SEGUE EM ANEXO ATIVIDADES REALIZADAS.
SÍLVIA CARNEIRO DE OLIVEIRA SILVESTRE.
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VÁRZEA NOVA, dezembro de 13.
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