quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Diário de Bordo:Pessoa com Surdez .


"Somos notavelmente ignorantes a respeito da surdez, muito mais ignorantes do que um homem instruído teria sido em 1886 ou 1786. Ignorantes e indiferentes(...). Eu nada sabia a respeito da situação dos surdos, nem imaginava que ela pudesse lançar luz sobre tantos domínios, sobretudo o domínio da língua. Fiquei pasmo com o que aprendi sobre a história das pessoas surdas e os extraordinários desafios (linguísticos que elas enfrentam, e pasmo também ao tomar conhecimento de uma língua completamente visual, a língua de sinais, diferente em modo de minha própria língua, a falada. (...)"
                                             Oliver Sacks








  • Quantos conceitos deixam de ser aprofundados porque falta material de apoio (concreto) para possibilitar a compreensão dos alunos surdos?
  • Alguns/Muitos,primeiro por falta de material concreto,embora na prática acredito que além da falta destes o não saber nosso -EDUCADOR-em produzir/conduzir esta aprendizagem é maior,pois estudando e pesquisando visualizei várias possibilidades neste aspecto,afirmo que os materiais nas escolas para pessoas com surdez é muito escasso,EMBORA sempre se pode fazer algo.
  • Seriam estes materiais imprescindíveis?
  • SIM.Mas não é tudo,o fazer pedagógico do educador e toda a equipe que se faz necessário para esta aprendizagem da PS,CONTA E MUITO,EMBORA OS MATERIAIS CONCRETOS SÃO FUNDAMENTAIS.
  • Como vocês imaginam que a situação acima foi resolvida?
  • Engajamento,trabalho,formação e busca de todos os envolvidos no processo,trabalho coletivo.

  • Como se dá a notação dos itens lexicais em Libras?
  • Quando os sinais são representados por mais de uma palavra em Libras como acontece a notação?
  • Como se transcreve nomes próprios em Libras? Faça a transcrição dos seguintes nomes: Luciana, Ricardo e Isabela.
  • Por que se usa a "@" nas notações em LIBRAS?
  • Quais considerações você acha importante fazer depois da leitura desse texto ?

01/10/2014 ATIVIDADE 2.LIBRAS/ESTRUTURA GRAMATICAL(o texto indicado não foi possível abrir)realizei a atividade pelo texto do site citado abaixo.
''O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive.
Tal sistema diferentemente do que se pensa atualmente não é o Sign Writing (Escrita de Sinais), mas palavras da Língua Portuguesa, onde os itens lexicais são apresentados em letras maiúsculas. 

As línguas de sinais tem características próprias e por isso vem sendo utilizado mais o vídeo para sua reprodução à distância. Existem sistemas de convenções para escrevê-las, mas como geralmente eles exigem um período de estudo para serem aprendidos, neste livro, estamos utilizando um "Sistema de notação em palavras".
    Este sistema, que vem sendo adotado por pesquisadores de línguas de sinais em outros países e aqui no Brasil, tem este nome porque as palavras de uma língua oral-auditiva são utilizadas para representar aproximadamente os sinais.
    Assim, a LIBRAS será representada a partir das seguintes convenções:Podemos citar alguns exemplos: 

1. Se um sinal corresponder a duas palavras (composta) na Língua Portuguesa devemos separá-las com hífen. Ex.: GUARDA-ROUPA.

2. Se dois ou mais sinais correspondem a uma única palavra na Língua Portuguesa deve-se usar o sinal de igualdade e o acento circunflexo unindo ambas para representá-las. Ex.: CAVALO^LISTRA= ZEBRA.

3. Em casos de transcrição de palavras em Datilologia a mesma deve ser apresentada separada por hífen. Ex.: C-O-N-T-I-N-E-N-T-E.

4. Se ocorrer um empréstimo da Língua Portuguesa para a Libra a palavra deverá aparecer em itálico. Ex.: NUNCA.

5. A Libra não apresenta desinência de gênero e número. As palavras em Língua Portuguesa que as possuem deverão ser transcritas com o símbolo @ (arroba) no lugar da desinência. Ex.: EL@ (ela ou ele), ME@ (meu ou minha).

6. Não há restrições para utilizar os sinais de pontuação da Língua Portuguesa, desde que estejam empregados corretamente.
  7. Os traços não-manuais: expressões facial e corporal, que são feitos simultaneamente com um sinal, estão representados acima do sinal ao qual está acrescentando alguma idéia, que pode ser em relação ao:
    a) tipo de frase ou advérbio de modo:  interrogativa  ou... i ...   negativa   ou   ... neg ...etc
    Para simplificação, serão utilizados, para a representação de frases nas formas exclamativas e interrogativas, os sinais de pontuação utilizados na escrita das línguas orais-auditivas, ou seja: !, ? e ?!
    b) advérbio de modo ou um intensificador: muito  rapidamente  exp.f "espantado" etc;
                      interrogativa                  exclamativo                         muito         Exemplos:     NOME                     ADMIRAR                       LONGE
    8. os verbos que possuem concordância de gênero (pessoa, coisa, animal), através de classificadores, estão representados tipo de classificador em subescrito. Exemplos:pessoaANDAR, veículoANDAR,   coisa-arredondadaCOLOCAR, etc;
    9. os verbos que possuem concordância de lugar ou número-pessoal, através do movimento direcionado, estão representados pela palavra correspondente com uma letra em subscrito que indicará:
    a) a variável para o lugar: i   =   ponto próximo à 1a pessoa,                                                 j   =   ponto próximo à 2a pessoa,                                                e  k'   =   pontos próximos à 3a pessoas,                                                e   =   esquerda,                                                 d   =   direita;
    b) as pessoas gramaticais: 1s, 2s, 3s   =   1a, 2a  e 3a pessoas do singular;                                                    1d, 2d, 3d   =   1a, 2a  e 3a pessoas do dual;                                                     1p, 2p, 3p   =   1a, 2a  e 3a pessoas do plural;
    Exemplos:  1s DAR2S  "eu dou para "você",
                    2sPERGUNTAR3P  "você pergunta para eles/elas",
                     kdANDARk,e  "andar da direita (d) para à esquerda (e).
    10. Às vezes há uma marca de plural pela repetição do sinal. Esta marca será representada por uma cruz no lado direto acima do sinal que está sendo repetido:
        Exemplo: GAROTA +
    11.  quando um sinal, que geralmente é feito somente com uma das mãos, ou dois sinais estão sendo feitos pelas duas mãos simultaneamente, serão representados um abaixo do outro com indicação das mãos: direita (md) e esquerda (me).
        Exemplos:  IGUAL (md)       PESSO@-MUIT@ANDAR (me)                `            IGUAL (me)                 PESSOAEM-PÉ   (md)
    Estas convenções vem sendo utilizadas para poder representar, linearmente, uma língua espaço-visual, que é tridimensional. Felipe (1988, 1991,1993,1994,1995,1996)

Com esta breve explanações puderam perceber que o Sistema de Transcrição da Libra é fácil ao passo que requer atenção e dedicação por parte do transcritor que por sua vez deverá também estar atento ao interlocutor para evitar aos máximos possíveis equívocos, já que a Língua Portuguesa é dotada muitos sinônimos.

http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/21679/o-sistema-de-transcricao-da-lingua-de-sinais-para-a-lingua-portuguesa#ixzz3Eu5bLG1j

COMO SE ESCREVE ?
Luciana=L-U-C-I-A-N-A
Ricardo=R-I-C-A-R-D-O
 Isabela=I-S-A-B-E-L-A
Assim,vejo neste texto a mesma dificuldade ou melhor complexidade em compreender e escrever,ser alfabetizado em Língua Portuguesa.Muito bom ter este conhecimento ,e trabalhar com a pessoa com surdez,faz-se necessário se debruçar nestes parâmetro para trabalhar na SRM/AEE. Perfeito!
"Como se sabe, a língua além de ser o principal veículo de comunicação, é também o mais importante meio de identificação do indivíduo com sua cultura e o suporte do conhecimento da realidade que nos circunda. O problema das minorias lingüisticas é, pois, muitas vezes, não apenas a privação da língua materna, mas sobretudo a privação de sua identidade cultural."


                                                                                  Lucinda Brito 

Fazer:                                                                                                                                       CM:Mão esquerda em A horizontal, palma esquerda para dentro,palma da  mão direita em A horizontal, para baixo, bater os polegares um contra o outro, próximo às unhas, duas vezes.PA: espaço de enunciação em frente ao peito.
MOV: Para cima e para baixo tocando as unhas do polegar.

Televisão
CM: Mãos em "L", palma para frente, mover as mãos levemente para cima e para baixo, alternadamente, na frente do tronco.                                                             
 PA: espaço de enunciação em frente ao peito.                                                        
 MOV: Fazer o sinal de televisão
Triste/Tristeza
Tristeza                                                                                                                                      CM- Mão direita em "Y", dedos apontados para a esquerda, palma para dentro.
 PA:Encostar a ponta do queixo, e baixar um pouco a cabeça, fazendo um semblante de tristeza.          
 MOV: Cabeça para frente e para baixo
Amigo
 CM: espaço de enunciação em frente ao peito.
PA-Mão direita horizontal aberta, palma para cima, dedos para a esquerda, próxima ao peito. MOV.Tocar levemente o peito duas vezes. A expressão facial deve mostrar a intensidade da amizade.
Mês:                                                                                                                                  CM:Mão esquerda fechada, dedo indicador esticado para cima. Direita em A, ponta do polegar  encostada na palma do indicador. Passa o dorso do indicador direito no lado do esquerdo, de cima para baixo.                                                      
PA: espaço de enunciação em frente ao peito.                                              
 MOV:Movimentos para cima e para baixo.

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