quarta-feira, 8 de outubro de 2014

LIBRAS[...]

O que você entende por Libras?

É a língua de sinais PB (língua gestual PE) usada pela maioria dos surdos dos centros urbanos brasileiro se reconhecida pela Lei. É derivada tanto de uma língua de sinais autóctone quanto da língua gestual francesa; por isso, é semelhante a outras línguas de sinais da Europa e da América. As LIBRAS não é a simples gestualização da língua, e sim uma língua à parte, como o comprova o fato de que em Portugal usa-se uma língua de sinais diferente, a língua gestual portuguesa (LGP).
O que é o alfabeto manual?
O alfabeto manual de Libras teve origem ainda no império. Foi criado pelo abade Charles-Michel de LÉpée, no século XVI. Ele foi o fundador da primeira escola para deficientes auditivos em Paris, e o precursor no uso da língua de sinais. Este método de linguagem utilizando sinais foi desenvolvido e aperfeiçoado pelo abade Sicard e Clerc, surdos, que começaram a ensinar a língua de sinais por meio gramatical.

O alfabeto manual consiste na soletração de letras e numerais com as mãos. Para fazer uso dele, é necessário soletrar pausadamente, formando as palavras com nitidez. Ele é usado apenas para soletrar nomes de pessoas, de lugares, de rótulos, endereços, e para vocábulos inexistentes na língua de sinais. Pode ser usado também para descrever algo a que se tem dúvida.

Muitas palavras em Libras são simbolizadas pelas letras e não por sinais, é o caso de MARÇO, onde são soletradas todas as letras. Há palavras em que se usam as iniciais, como julho onde se soletram JUL.

Assim como o alfabeto, os números também são representados manualmente.

Para conhecer um dicionário de Libras acesse o site:
http://www.acessobrasil.org.br/libras/

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online: Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/41153/alfabeto-manual-de-libras#ixzz3FZwFyaaD
Você acredita que a Libras pode ser capaz de expressar tudo o que se deseja?
Claro que SIM.
Você já ouviu falar nos Parâmetros das Libras?



OS CINCO PARÂMETROS:

·                     Configuração das Mãos
·                     Pontos de Articulação
·                     Orientação
·                     Movimento
·                     Expressão Facial e/ou corporal

Sinais

Os sinais é formados a partir da combinação do movimento das mãos com um determinado formato em um determinado lugar, podendo este lugar ser uma parte do corpo ou um espaço em frente ao corpo. Estas articulações das mãos, que podem ser comparadas aos fonemas e às vezes aos morfemas, são chamadas de parâmetros.

Nas línguas de sinais podem ser encontrados os seguintes parâmetros:

- Configuração das Mãos


São formas das mãos, que podem ser da datilologia (alfabeto manual) ou outras formas feitas pela mão predominante (mão direita para os destros), ou pelas duas mãos do emissor ou sinalizador. Os sinais APRENDER, LARANJA e ADORAR têm a mesma configuração de mão.

 
Configuração das Mãos (CM)
Pontos de Articulação (PA)
Movimento (M)

- Ponto de Articulação

É o lugar onde incide a mão predominante configurada, podendo esta tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro vertical (do meio do corpo até à cabeça) e horizontal (à frente do emissor). Os sinais TRABALHAR, BRINCAR, CONSERTAR são feitos no espaço neutro e os sinais ESQUECER, APRENDER e PENSAR são feitos na testa.

  
- Movimento

Os sinais podem ter um movimento ou não. Os sinais citados acima tem movimento, com exceção de PENSAR que, como os sinais AJOELHAR, EM-PÉ, não tem movimento.

- Orientação

Os sinais podem ter uma direção e a inversão desta pode significar idéia de oposição, contrário ou concordância número-pessoal, como os sinais QUERER e QUERER-NÃO; IR e VIR.


- Expressão facial e/ou corporal

Muitos sinais, além dos quatro parâmetros mencionados acima, em sua configuração têm como traço diferenciador também a expressão facial e/ou corporal, como os sinais ALEGRE e TRISTE. Há sinais feitos somente com a bochecha como LADRÃO, ATO-SEXUAL.


Exemplo de parâmetro:


Fonte: LIBRAS em contexto (FENEIS)
Fonte das imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário