Brinquedos, brincadeiras e musicalização:
...de aprendizado e diversão.
Brinquedos para todas as crianças com ou sem
deficiência
Organização: professoras do AEE: Cássia, Izaneide, Jilvani e Sílvia.
Título: Brinquedos,
brincadeiras e musicalização: momentos de aprendizado e diversão;
Duração do projeto: 6 meses;
Justificativa:
Os jogos, os brinquedos e brincadeiras melhoram e estimulam o desenvolvimento físico e
cognitivo, por isso deveria ser uma atividade universal para todas as crianças
independentemente da sua idade, raça, nacionalidade, condição física e social.
Os brinquedos e brincadeiras,
além das músicas associadas a esta última, têm um papel de destaque nessa
prática
e são elementos fundamentais na vida das crianças, pois, por meio da
interação que é estabelecida, a criança constrói diversas capacidades, não só
intelectuais, como emocionais também. Além de ser uma fonte de prazer e
socialização, o brincar pode ser uma poderosa fonte de descoberta do mundo, não
só para compreendê-lo fisicamente, mas também culturalmente. As brincadeiras
dizem muito sobre as regras que legislam a convivência entre as pessoas, seus
costumes e trocas atribuindo-lhes um pertencimento a determinada cultura. Além disso, há também a música que, associada às
brincadeiras, auxilia na ampliação da linguagem oral, visual e corporal das
crianças, de forma socializadora.
Pensando assim, o Referencial
Curricular para a Educação (RCNE) afirma que “As crianças interagem com a música,
as brincadeiras e os jogos: cantam enquanto brincam, acompanham com sons os
movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam situações sonoras diversas,
conferindo personalidades e significados simbólicos aos objetos sonoros e a sua
produção musical”.
Ainda, de acordo com o
pensamento da pedagoga e especialista em música para crianças, Maria Lúcia Cruz
Suzigan, “a música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras
linguagens, como a escrita e a oral”.
Como diz José Antônio Pastor “seja qual for a necessidade especial que a criança
apresente, o brinquedo não deve atender suas limitações, mas sim as
possibilidades e interesses da criança. Dever-se-ia reforçar aquilo que ela
poderia fazer para assumir desafios”. Pensando assim, realizar o Projeto “Brinquedos, brincadeiras e musicalização:
momentos de aprendizado e diversão”, contribuirá para melhorar a sensibilidade das crianças, a capacidade de
concentração, a memória onde através dos brinquedos, brincadeiras e
músicas os alunos poderão atribuir sentido ao seu mundo, se apropriando de
conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que elas se encontram, proporcionando às
mesmas momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva. Como
diz José Antônio Pastor “seja qual for a necessidade
especial que a criança apresente, o brinquedo não deve atender suas limitações,
mas sim as possibilidades e interesses da criança. Dever-se-ia reforçar aquilo
que ela poderia fazer para assumir desafios”. Será possível então, que
professoras do AEE Atendimento Educacional Especializado.
Objetivos gerais:
Desenvolver um trabalho
interdisciplinar de maneira prazerosa partindo da construção de brinquedos com
diversos materiais recicláveis, resgatando brincadeiras esquecidas ou
desconhecidas pelas crianças e percebendo as músicas e sons que envolvem o
brincar de maneira também a criar
condições para que as mesmas possam refletir e entender a música como fonte de
prazer e conhecimento estimulando assim a criatividade, o movimento, a
percepção, a coordenação e o convívio social da criança de forma prazerosa que
os brinquedos, brincadeiras e músicas oferecem.
ü Levá-los a conhecer e
comparar brinquedos e brincadeiras de crianças da cidade e do campo.
ü Desenvolver o senso
crítico, a socialização, a aceitação a regras impostas pela brincadeira,
espírito cooperativo, etc.
ü Desenvolver a
coordenação motora global, fina, ginástica, dança, desenvolvimento da memória e
despertando a curiosidade. (lúdico)
Objetivos específicos:
ü Aumentar o repertório de
brincadeiras infantis;
ü Fazer com que as crianças
participam de situações e intercâmbio de socialização participando de jogos que
sejam trabalhadas regras em grupo;
ü Participar de jogos que sejam
trabalhadas regras em grupo;
ü Ampliar as possibilidades
expressivas nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação;
ü Levá-los a conhecer e
comparar brinquedos e brincadeiras de crianças da cidade e do campo.
ü Desenvolver o senso
crítico, a socialização, a aceitação a regras impostas pela brincadeira,
espírito cooperativo, etc.
ü Desenvolver a
coordenação motora global, fina, ginástica, dança, desenvolvimento da memória e
despertando a curiosidade. (lúdico)
ü Explorar e identificar elementos
da música para se expressar interagir com outros;
ü Produzir trabalhos de arte
utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção,
confeccionar junto com as crianças brinquedos feitos de sucatas;
ü Participar de variadas situações
de comunicação oral;
ü Estabelecer algumas relações
entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos;
ü Levá-los a conhecer e comparar
brinquedos e brincadeiras de crianças da cidade e do campo;
ü Desenvolver o senso crítico, a
socialização, a aceitação a regras impostas pela brincadeira, espírito
cooperativo, etc;
ü Desenvolver a coordenação motora
global, fina, ginástica, dança, desenvolvimento da memória e despertando a
curiosidade;
ü Construção de
brinquedos com sucatas;
ü Vivenciar os
conteúdos trabalhados através de imagens, som, objetos concretos e diferentes
suportes;
ü Explorar
materiais e a escuta de obras musicais para propiciar o contato e a experiência
com a linguagem musical;
ü Brincar
com a música, imitar, inventar e reproduzir sons;
ü Diferenciar
fontes sonoras diversas desenvolvendo a memória musical;
ü Integrar
e motivar as crianças através da música explorando
do movimento corporal;
ü Cantar
canções curtas e de fácil memorização;
ü Enumerar
a seqüência numérica através da música com numerais;
Escolas contempladas
ü Centro Educacional João de Souza
Oliveira;
ü Creche Municipal Pequeno
Príncipe;
ü Escola Aderbal César de Oliveira;
ü Escola Arlindo Bernardo do
Nascimento;
ü Escola Municipal Elizabethe Gomes
de Oliveira;
ü Escola Reginaldo Silva Macêdo;
ü Norma Luiza Gonçalves de
Medeiros;
Público alvo:
Alunos com deficiência física, visual, auditiva e
intelectual, transtorno global do desenvolvimento, deficiências múltiplas e/ou
com altas habilidades superdotação.
Conteúdos:
Conceituais:
ü Aumentar o repertório
de brincadeiras infantil;
ü Registrar de
diferentes formas o brincar;
ü Reconhecer
brincadeiras musicais ressaltadas pela professora;
Atitudinais:
ü Participar de situações de
socialização
ü Participar de jogos que sejam
trabalhadas regras em grupo,
ü Saber brincar obedecendo as
regras estabelecidas.
Procedimentais:
ü Construção de brinquedos com
sucatas;
ü Vivenciar os conteúdos
trabalhados através de imagens, som, objetos concretos e diferentes suportes.
Linguagem Oral e Escrita:
ü Uso da linguagem oral para conversar e
brincar;
ü Observação e manuseio de materiais impressos
como livro e revistas;
ü Valorização da leitura como fonte de
prazer e entretenimento;
ü Participação em situações cotidianas
nas quais se faz necessário o uso da escrita;
ü Roda da conversa;
ü Pesquisa com a
família;
ü Interpretação oral e
através de desenhos;
ü Lista dos nomes dos
personagens que aparecem na história;
ü Brinquedos que
aparecem no filme: Listar os brinquedos que eles conhecem e aparecem no filme·
Falar sobre os brinquedos e brincadeiras que fazem parte da cultura do povo;
ü Ressaltar que as
brincadeiras não são iguais em todas as partes do mundo, embora várias delas
tenham se espalhado através dos meios de comunicação;
ü Pesquisa:
propor uma pesquisa sobre as brincadeiras que os alunos conhecem;
ü Eles farão uma
entrevista com os pais, avós ou pessoas mais velhas sobre brincadeiras e
brinquedos que eles usavam quando crianças;
ü Produção de texto
feita no coletivo: A educadora irá propor aos alunos que produzam um livro de
brinquedos e brincadeira, descrever, analisar e ilustrar;
ü Trabalhar com
as regras, como se brinca em cada brincadeira e brinquedo.
Matemática
ü Brincadeiras de pesca com
peixinhos numerados;
ü Seqüência numérica através de
brincadeiras como: amarelinha, caracol, senhor rato está? E outras;
ü Exploração de diferentes
procedimentos para comparação de grandezas (maior, menor, alto, baixo, etc.)
ü Classificar brinquedo por
tamanho, e tipo, etc.;
ü Comparação de brinquedos antigos
e brinquedos modernos;
ü Confecção de jogo da memória,
boliche, quebra cabeça, jogo das argolas e outros.
ü Participação em brincadeiras, jogos e
canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros
grupos;
ü Participação em situações que integrem
músicas, canções e movimentos corporais.
ü Montar um álbum “canções de minha
infância”. Todas as músicas contidas neste álbum, deverão ter a participação
das crianças na produção da representação das músicas nele contidas e ser usada
em alguma brincadeira. Fazer a partir das músicas que eles mais gostam;
ü Desenvolver a criatividade, a
autoestima e a capacidade de expressão por meio da linguagem musical;
ü Percepção de estruturas rítmicas
para expressar – se corporalmente por meio de brincadeiras.
ü
Brincar de roda com músicas
conhecidas populares.
Artes visuais:
ü Trabalhar com obras artísticas:
Brinquedos e Brincadeiras de Ivan Cruz;
ü Apreciar as obras de arte,
questionando os alunos: O que essas imagens possuem em comum? Quais são os
elementos que fazem parte da pintura? Quais são as cores utilizadas na pintura?
Com qual obra você mais se identificou?
ü Realizar a releitura de uma das
obras utilizando diferentes recursos e suportes;
ü Confeccionar diferentes
brinquedos utilizando materiais de sucatas com os alunos;
ü Confeccionar brinquedos musicais
com os alunos com materiais de sucatas;
ü Propor para que as crianças
desenhem algumas brincadeiras utilizando vários materiais.
ü Exploração e utilização de alguns
procedimentos necessários para construção.
Vivenciando as brincadeiras:
ü Perguntar aos alunos quais
são suas brincadeiras preferidas;
ü Trazer diferentes brinquedos como
corda, bola, elástico, pião para que os alunos realizem brincadeiras que eles
conhecem.
ü Brincadeiras de roda.
ü Com cantigas de roda, junto
com as crianças vão relembrar algumas brincadeiras de roda da época da vovó.
ü Confeccionar pipas e outros
brinquedos como peões.
ü Junto com a educadora as crianças
vão confeccionar e depois brincar de pipas e peões.
ü Pular corda;
ü Fazer um circuito de brincadeiras
com a corda.
ü Brincar de amarelinha com os
alunos;
ü Confecção de bola de meia;
ü Cantigas de roda
(ciranda-cirandinha marcha soldado e etc.);
ü Confecção de peteca
ü Brincadeiras (camaleão, estátua,
cobra-cega, amarelinha, dança da cadeira, pique - esconde e etc.);
ü Confecção de pé de lata;
ü Confecção de pipa, cata-vento;
ü Dramatização de cantigas (não
atire o pau no gato, trem de Pernambuco e etc.);
ü Exposição de bonecas e bonecos de
pano;
ü Brincar de amarelinha, de
cabra-cega;
ü Bola de gude;
ü Convidar as mães ou pais para
participar da construção de um brinquedo com seu filho e também brincar;
ü A criança trazer brinquedos para
a escola;
ü Pesquisa junto às famílias sobre as
brincadeiras da infância.
ü Pesquisa em livros e na internet sobre
a origem de alguns dos brinquedos e brincadeiras.
ü Selecionar alguns brinquedos que
possam ser construídos pelas crianças.(bilboquê, peteca, vai e vem, pião,
cavalo de pau, e outros.).
ü Coletar algumas sucatas para confecção
dos brinquedos.
Orientações didáticas:
ü Pesquisa junto às famílias sobre as
brincadeiras da infância.
ü Pesquisa em livros e na internet sobre
a origem de alguns dos brinquedos e brincadeiras.
ü Selecionar alguns brinquedos que
possam ser construídos pelas crianças. (bilboquê, peteca, vai e vem, pião,
cavalo de pau, e outros.).
ü Coletar algumas sucatas para confecção
dos brinquedos.
Etapas do trabalho:
1ª
etapa: Diagnóstico
inicial;
·
Solicitar
ao aluno que observe os brinquedos dispostos à mesa, vá falando o nome dos
mesmos e escrevendo lista em folha pautada, em seguida em computador;
2ª
etapa:
·
Confeccionar
cartaz com figuras de brinquedos. (recorte e colagem);
ü Rodas de conversa (Quais os brinquedos
preferidos?).
ü Listar os brinquedos em cartaz.
ü Roda de conversa (Qual a brincadeira
preferida?).
ü Listar as brincadeiras e escolher
algumas para brincar.
ü Pesquisar junto com as famílias sobre
as brincadeiras e brinquedos do seu tempo de infância.
ü Ler as pesquisas para as crianças e
junto com as crianças selecionar algumas para brincamos.
ü Propor para que as crianças desenhem
algumas brincadeiras.
ü Proporcionar oportunidade para que as
crianças confeccionem alguns brinquedos.
ü Escrever junto com as crianças regras
de algumas brincadeiras para confecção de um livro de brincadeiras para acervo
da escola. (texto coletivo).
Avaliação
Serão
feitos registros individuais das crianças, de acordo com as situações
vivenciadas durante a execução do Projeto e de sua rotina ocorrendo em todos os
momentos através da observação, da participação dos alunos nas atividades
propostas, interesse e também mudanças de atitude quanto à incorporação de
valores, grau de motivação e entusiasmo.
Culminância:
ü Divulgação do projeto em mídias
sociais (rádio, facebook, etc)
ü Exposição dos trabalhos
produzidos pelas crianças;
ü Exposição de fotos;
Brinquedos ou brincadeiras:
Quebra- cabeça, Roda, Passa anel,
Dominó, Pula corda, Memória, Bobinho, Morto- vivo, Boliche, Cabo
de Guerra, Telefone sem fio, Estátua, Adoleta/ Babalú/ Popeye, Casinha,
Macaco mandou, Amarelinha, Cavalo de pau, Cabra- cega, Dança das cadeiras, Pião,
Batata- quente, Chicotinho queimado, Trilha, Peteca, Elástico, Ioiô, Bola, Bambolê,
Pique (Altinho/ esconde/...), Bilboquê, Vai e vem, Mímica, Acertar a lata, Dança
da laranja, Espelho.
Brinquedos para todas as crianças com ou sem
deficiência
1. Para as incapacidades
motoras. Seria muito interessante os brinquedos
com peças fáceis de encaixar, estruturas grandes, que não obriguem a realizar
movimentos muito rápidos. Devem ser de fácil acesso aos seus recursos, teclas
ou funções.
2. Para as deficiências
auditivas. Às crianças com deficiência auditiva
podem ser oferecidos a elas os mesmos brinquedos que damos a qualquer criança:
bonecas, jogos de mesa, patins, bicicletas... Em função do grau de surdez da
criança, podemos escolher brinquedos com efeitos sonoros acompanhados de
vibrações, luzes, movimentos. É muito interessante que disponham do controle de
volume dos aparelhos auditivos e fones de ouvido para adaptá-los ao nível auditivo
da criança.
3. Para a deficiência visual. Como nos outros casos, não devemos partir da limitação.
Para as crianças com deficiência visual devemos facilitar os jogos e os
brinquedos, incorporando efeitos sonoros às peças, assim como texturas fáceis
de identificar o tato. Os brinquedos de cores bem vivas e contrastes, sem peças
muito pequenas ou com velcro, poderiam ser muito estimulantes.
4.
Para a incapacidade intelectual, as escolhas são muito amplas, dependendo do
nível. Os brinquedos de uso escolar podem ser uma opção atrativa, já que foram
pensados para facilitar a aprendizagem.
O mais importante para
a criança com alguma deficiência é que favoreça a inclusão e a socialização
através das brincadeiras com outras crianças, assim como a compreensão e o
enriquecimento mútuo. É muito complicado criar jogos e brinquedos-padrão para
crianças com deficiência para ajustá-los às necessidades específicas e
concretas de cada criança em particular, mas a Associação de Fabricantes
apostam em “brinquedos para todos”, de maneira que quando se idealizem e
se fabriquem, levem em conta que qualquer criança possa brincar com eles. É
muito complexo criar brinquedos para cada necessidade concreta, mas sim se deve
facilitar, em todos os sentidos, a plena incorporação e desenvolvimento da
criança, seja qual for a sua condição.
AUTORIA DESTE PROJETO: IRVYS DE LIMA OLIVEIRA
VÁRZEA NOVA,BA
SRM /AEE
Organização: professoras do AEE: Cássia, Izaneide, Jilvani e Sílvia.
Várzea Nova- AEE- 2015
Projeto Brincando com Cores e Formas
JUSTIFICATIVA:
Este projeto visa o desenvolvimento dos conteúdos específicos do Atendimento
Educacional Especializado (AEE), trabalhando os processos mentais superiores,
comunicação alternativa e aumentativa, e tecnologia assistiva, LIBRAS e Braile,
de forma lúdica e diversificada, servindo –se das técnicas de pinturas dos
artistas Romero Brito e Jackson Pollock, assim como outras
técnicas de pintura, proporcionando aos
alunos publico alvo do AEE o manuseio de
diverso materiais, utilizado no universo das cores e formas relacionando - os
com objetos do cotidiano e presentes na natureza.
OBJETIVOS:
·
Conhecer a vida, obras e estilo de
Romero Brito e Johan Pollock (expressionismo abstrato).
·
Criar obras próprias seguindo o
estilo do artista com diferentes materiais e inserir a criação em objetos.
(Releitura).
·
Conhecer e nomear cores e formas.
·
Aprender a usar as
cores.
·
Reproduzir cores e
formas.
·
Ampliar vocabulário.
·
Reconhecer existência de
formas e cores do mundo.
·
Utilizar diversos materiais
plásticos para ampliar suas possibilidades de
expressão.
expressão.
·
Apreciar as artes visuais.
·
Servir-se das tecnologias Assistiva de baixa e alta tecnologia
para o desenvolvimento pessoal e escolar do aluno;
·
Utilizar a comunicação alternativa e ou aumentativa para
expressar-se e ser compreendido dentro do contexto familiar, escolar e social.
OBJETIVO DAS PROFESSORAS:
PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.
·
Realizar atividades que estimulem o desenvolvimento
dos processos mentais: atenção, percepção, memória, raciocínio, imaginação,
criatividade, linguagem, entre outros;
·
Proporcionar ao aluno o conhecimento de seu corpo,
levando-o a usá-lo como instrumento de expressão consciente na busca de sua
independência e na satisfação de suas necessidades;
·
Fortalecer a autonomia dos alunos para decidir,
opinar, escolher e tomar iniciativas, a partir de suas necessidades e
motivações;
·
Preparar materiais e atividades específicas para o
desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.
ALUNOS
COM DEFICIÊNCIA VISUAL/BAIXA VISÃO.
·
Promover e apoiar a alfabetização e o aprendizado
pelo Sistema Braille;
·
Realizar adaptação de materiais didáticos para uso de alunos cegos;
·
Promover a utilização de recursos ópticos, (lupas
manuais e eletrônicas) e não ópticos,
(cadernos de pauta ampliada, iluminação, lápis e canetas adequadas);
·
Adaptar material em caracteres ampliados para uso
de alunos com baixa visão, além de
disponibilizar outros materiais didáticos;
·
Desenvolver técnicas e vivências de orientação e
mobilidade e atividades da vida diária
para autonomia e independência;
·
Promover adequações necessárias para o uso de
tecnologias de informação e comunicação.
ALUNOS
COM DEFICIÊNCIA FÍSICA.
·
Orientar o professor da classe comum sobre
estratégias que favoreçam autonomia e envolvimento do aluno em todas as
atividades propostas ao grupo;
·
Operacionalizar as complementações curriculares
específicas necessárias à educação dos alunos com deficiência física no que se
refere ao manejo de materiais adaptados e à escrita alternativa, (quando
necessário), às vivências de mobilidade e acesso a todos os espaços da escola e
atividades da vida diária, que envolvam a rotina escolar, dentre outras;
·
Introduzir o aluno no aprendizado da informática
acessível, identificando qual o melhor recurso de tecnologia assistiva que
atende às suas necessidades, considerando a sua habilidade física e sensorial
atual, e capacitá-lo para o uso independente do computador;
·
Promover a inserção dos recursos de tecnologias
de informação e comunicação no espaço da sala de aula;
·
Realizar
adequação de material didático pedagógico para atender as necessidades dos
alunos.
·
Garantir o suprimento de material específico de
Comunicação Aumentativa e Alternativa (pranchas, cartões de comunicação,
vocalizadores e outros), que atendam a necessidade comunicativa do aluno no
espaço escolar;
·
Adaptar
material pedagógico (jogos e livros de histórias) com a simbologia gráfica e
construir pranchas de comunicação temáticas para cada atividade, com objetivo
de proporcionar a apropriação e o aprendizado do uso do recurso de comunicação
e a ampliação de vocabulário de símbolos gráficos;
·
Identificar
o melhor recurso de tecnologia assistiva que atenda as necessidades dos alunos,
de acordo com sua habilidade física e sensorial atual, e promova sua
aprendizagem por meio da informática acessível;
·
Habilitar
os alunos para o uso de "softwares" específicos de Comunicação
Aumentativa e Alternativa, utilizando o computador como ferramenta de voz, a
fim de lhes proporcionar expressão comunicativa;
·
Ampliar o repertório comunicativo do aluno, por
meio das atividades curriculares e de vida diária;
ALUNOS
COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA.
·
Promover o aprendizado da Libras para o aluno
que optar pelo seu uso;
·
Utilizar as tecnologias de informação e
comunicação para a aprendizagem da Libras e da Língua Portuguesa;
·
Desenvolver a Libras como atividade pedagógica,
instrumental, dialógica e de conversação;
·
Promover a aprendizagem da Língua Portuguesa
para alunos surdos, como segunda língua, de forma instrumental, dialógica e de
conversação;
·
Aprofundar os estudos relativos à disciplina de
Língua Portuguesa, principalmente na modalidade escrita;
·
Produzir materiais bilíngües,
(Libras-Português-Libras);
ESCOLAS CONTEMPLADAS:
·
Centro Educacional João de Souza Oliveira;
·
Complexo Escolar Reginaldo Silva Macedo;
·
Creche Municipal Pequeno Príncipe;
·
Escola Aderbal César de Oliveira;
·
Norma Luiza Gonçalves de Medeiros.
PÚBLICO-ALVO:
Alunos com deficiência física, deficiência
intelectual, transtorno global do desenvolvimento, deficiências múltiplas e
deficiência visual.
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS:
·
Tecnologia
Assistiva;
·
Comunicação
Alternativa aumentativa
·
Autonomia no ambiente
escolar
·
Libras
·
Braile
·
Desenvolvimento
dos processos mentais
·
Língua
Portuguesa na modalidade escrita
·
Orientação
e mobilidade
·
Uso de
recursos ópticos e não ópticos.
CONTEÚDOS ENVOLVIDOS:
·
Johan Pollock e Romero Brito – vida,
obras e estilo.
·
Leitura formal, interpretativa e
releitura de obra de arte.
·
Linhas, formas, cores, composição,
sobreposição, textura, harmonia, etc.
·
Cores primárias e secundárias.
METODOLOGIA:
O projeto
será desenvolvido em sete etapas, cada uma envolvendo temas diferentes
relacionados às cores e formas. A saber:
1ª etapa: Diagnóstico
inicial.
2ª etapa: Aprendendo as
cores
3ª etapa:
Aprendendo as formas
4ª etapa: Conhecendo
a arte de Romero Britto
5ª etapa: Aprendendo sobre Jackson Pollok
6ª
etapa:. Organização dos materiais para exposição
7ª etapa: Culminância do projeto -
Exposição de artes
Os
atendimentos serão desenvolvidos de forma individualizada ou em duplas
servindo-se de poemas, músicas, histórias, vídeos, jogos didáticos, jogos
online, atividades impressas, atividades práticas de pintura, recorte e
colagem, dobraduras etc. com o intuito de desenvolver os conteúdos específicos
de forma lúdica e prazerosa. Os horários e dias de atendimentos dos alunos
variam por escola, não ultrapassando as 2h diárias conforme as regras do AEE.
DESENVOLVIMENTO DOS
TRABALHOS:
1ª Etapa: Diagnóstico inicial.
·
Identificação e listagem das cores existentes
no ambiente escolar.
Solicitar
ao aluno que observem todo o ambiente da SRM, bem como no espaço escolar e vá
falando o nome das cores existentes. Enquanto isso a professora será escriba;
de volta a SRM a professora irá ditar o que foi escrito para ser digitado pelo
aluno em forma de lista o nome dos objetos e as cores observadas.
·
Jogo de sequenciação lógica com formas
geométricas. (Online)
Colocar
um jogo de sequenciação lógica no site
·
Seleção e classificação por formas e cores
Expor
para o aluno os blocos lógicos e solicitar que o mesmo pegue a forma indicada
pelo professor. Em seguida irá nomear as cores.
Solicitar
que o aluno crie objetos com os blocos lógicos
·
Pintura orientada ( lápis de cor, giz de cera
ou tinta)
Entregar ao aluno um desenho impresso com
indicação de cores por meio de legenda.
Recursos:
Folha
de oficio, lápis de cor, giz de cera, tinta guache, pincel, computador com
internet, blocos lógicos, EVA.
2ª Etapa: Aprendendo as Cores
·
Assistir ao vídeo “Timothy vai à escola- Episódio:
Pintando o sete”.
·
Em seguida trabalhar com os alunos o nome das
cores primárias e solicitar que façam uma pintura usando apenas as três cores.
E, por meio da mistura destas descobrir outras cores.
·
Realizar jogos online sobre as cores.
Colorir
online
http://www.jogai.com/jogo/pinte-os-roqueiros ( Para os alunos maiores)
Jogo
de identificação de cores
Jogo “Formar cores”
Jogo cores para os
alunos menores e com PC
·
Utilizar
músicas sobre as cores
Passar vídeo com a música
“Arco-iris “ da Xuxa. ( Para os alunos que ainda não conhece as cores). https://www.youtube.com/watch?v=UN_-EezqIb4
Vídeo com a
música: Xuxa - Misturando as cores / Onde estão as cores?
Para
trabalhar a cor amarela https://www.youtube.com/watch?v=59GM_xjPhco
Para
trabalhar a cor azul https://www.youtube.com/watch?v=xYis3ahL8lk
Para
trabalhar o vermelho https://www.youtube.com/watch?v=85nyVXPaaoo
Para
trabalhar várias cores https://www.youtube.com/watch?v=yE4a9xJlqAY
·
Cantar a música com os alunos e desenvolver
atividade de relacionar as cores das casas com os animais correspondentes. Com
alguns alunos será necessário trabalhar uma cor de cada vez, para esses usar o
vídeo com a música específica da cor a ser
trabalhada.
·
Entregar ao aluno uma atividade impressa para
trabalhar a mistura das cores.
Para os alunos
menores realizar atividades de relacionar as cores ligando-as.
·
Fazer
a leitura do livro “ Bom dia, todas as cores!” de Ruth Rocha.
Questionar aos alunos
o nome das cores citadas no livro.
Listar o nome das
cores no quadro branco ( professor escriba).
Fazer a leitura dos
nomes e explorá-los quanto à quantidade de letras, letra inicial e final,
sílabas etc.
·
Passar um vídeo com música sobre as cores.
·
Trabalhar a leitura e escrita do nome das
cores primárias e secundárias.
Associar
o nome com a cor;
Selecionar
objetos por cores;
Separar as sílabas;
Trabalhar as famílias
de sílabas de cada cor;
Criar novas palavras
com as sílabas trabalhadas.
·
Trabalhar com o poema “As borboletas” de
Venicius de Morais.
Apresentar cartaz com o
poema; localizar as cores no poema;
Realizar atividades
impressas sobre o poema;
Confeccionar borboletas com
papel crepom ou papel dupla face e montar um painel.
·
Passar o vídeo com a música “Aquarela” de
Vinícius de Morais.
https://www.youtube.com/watch?v=rtd-DFn1fzk (vídeo sem legenda)
https://www.youtube.com/watch?v=kviHTdnkGhg ( vídeo com legenda)
https://www.youtube.com/watch?v=C6W4-3dXkZo
(vídeo em libras)
Entregar música escrita para os alunos;
Pedir para os alunos localizar o nome
das cores no texto;
Solicitar que ilustrem o texto conforme
a música, (para isso a professora fará a leitura de cada estrofe para que o
aluno possa ir ilustrando.)
OBS: No
caso dos alunos que necessitam de comunicação alternativa, elaborar um cartaz
com as três primeiras estrofes. A professora deverá criar no boardmaker as
fichas correspondentes às três estrofes.
Aquarela
Vinicius de Moraes
Numa folha
qualquer eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva
E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva
Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva
E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva
Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu
Vai
voando, contornando a imensa curva norte-sul
Vou com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela branco navegando
É tanto céu e mar num beijo azul
Vou com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela branco navegando
É tanto céu e mar num beijo azul
Entre as
nuvens vem surgindo um lindo avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo, com suas luzes a piscar
Basta imaginar e ele está partindo, sereno e lindo
E se a gente quiser ele vai pousar.
Tudo em volta colorindo, com suas luzes a piscar
Basta imaginar e ele está partindo, sereno e lindo
E se a gente quiser ele vai pousar.
Numa folha
qualquer eu desenho um navio de partida
Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo
Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo
Um menino
caminha e caminhando chega no muro
E ali logo em frente a esperar pela gente o futuro está
E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar
Não tem tempo nem piedade nem tem hora de chegar
Sem pedir licença muda nossa vida
Depois convida a rir ou chorar
E ali logo em frente a esperar pela gente o futuro está
E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar
Não tem tempo nem piedade nem tem hora de chegar
Sem pedir licença muda nossa vida
Depois convida a rir ou chorar
Nessa
estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar
Vamos todos numa linda passarela
De uma aquarela que um dia enfim
Descolorirá
O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar
Vamos todos numa linda passarela
De uma aquarela que um dia enfim
Descolorirá
Numa folha
qualquer eu desenho um sol amarelo
Que descolorirá
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Que descolorirá
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo
Que descolorirá
Que descolorirá
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Que descolorirá
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo
Que descolorirá
·
Fazer a leitura do poema “As cores”
·
Realizar pintura com giz de cera - caça
texturas.
Após
explicação prévia sobre a atividade a ser executada, a professora irá solicitar
ao aluno que com a sua folha de ofício e o giz de cera em mãos, saia à procura
de texturas no ambiente escolar.
Ao retornar a sala de
recursos irá cortar essas texturas em quadrados ou retângulos e montar um
quadro formando uma composição com as texturas coletadas ou produzir sua
composição já na própria folha de ofício em que está coletando as texturas,
isso pode ser feito também já tendo como suporte um desenho prévio feito com o
próprio giz de cera
·
Montar um livro sobre as cores.
OBS: Para os alunos que
necessitam de comunicação alternativa, serão introduzidas fichas com as cores,
palavras das músicas com seus respectivos símbolos para trabalhar a comunicação
do aluno e criar posteriormente pranchas de comunicação. Serão utilizados também
adaptadores ou engrossadores de pincel e lápis para a realização das pinturas e
atividades de escrita.
Recursos: Tintas
guache nas cores: amarelo, azul, vermelho, branco e preto. Pincéis, lápis de
cor, giz de cera, atividade impressa,
folha de ofício, vídeo (pintando o sete), livro online (pintando todas as cores),
vídeo com a música (Aquarela), computador com internet, fichas para comunicação
alternativa, cartaz com a escrita da música, cartaz com o nome das cores.
3ª ETAPA: APRENDENDO
AS FORMAS
·
Fazer a leitura da história “O quadradinho”
Questionar aos alunos sobre
os personagens da história.
Passar um vídeo para complementar.
·
Trabalhar o nome das formas geométricas por
meio de:
Leitura e escrita do nome
das formas geométricas.
Atividade de relacionar nome as formas;
·
Passar vídeo com música sobre as formas.
·
Vivenciar jogos onlines
com formas geométricas:
http://www.reinodorecreio.com/index.php?menu=jogo&jogo=13 -
clicar nas formas solicitadas
http://www.edinfjogos.universoneo.com.br/index.php?task=view&id=54
-
montar figuras com os blocos lógicos.
http://www.edinfjogos.universoneo.com.br/index.php?task=view&id=91 -
pintar as formas conforme legenda.
http://www.escolagames.com.br/jogos/formasDesenhos/ - encaixar as formas nos seus respectivos
lugares.
·
Recorte e colagem com formas geométricas:
Procurar em livros e
revistas objetos com as formas geométricas solicitadas pela professora. Depois
montar um cartaz com as gravuras de cada forma.
·
Leitura da história “ O comboio das formas”
no site:
·
Criar
figuras com as formas geométricas
A professora irá levar para
a sala várias formas geométricas já recortadas em papel dupla face de diversas
cores e tamanhos. Para que os alunos possam usar a sua criatividade e montar
figuras com as formas.
·
Realização de atividades impressas ( contagem de formas geométricas, adição,
subtação, sequência numérica etc )
4ª ETAPA: CONHECENDO A ARTE DE ROMERO BRITTO
·
Apresentar aos alunos slides sobre a vida e
obras do artista- Romero Brito.
·
Apresentar ao aluno as obras de Romero Britto, e pedir para ele
escolher uma delas.
Em seguida, fazer a leitura formal da obra; identificando linhas (retas, inclinadas e curvas), formas geométricas (círculos, retângulos, quadrados, triângulos), cores vibrantes etc;
Em seguida, fazer a leitura formal da obra; identificando linhas (retas, inclinadas e curvas), formas geométricas (círculos, retângulos, quadrados, triângulos), cores vibrantes etc;
Depois fazer a leitura interpretativa
da obra (O que vejo na obra?, O que está representando, o que me lembra? Qual a
mensagem que o artista quer passar? etc).
Fale sobre o artista, seu estilo, as cores usadas nas obras, os temas que ele aborda, as técnicas, etc.
Fale sobre o artista, seu estilo, as cores usadas nas obras, os temas que ele aborda, as técnicas, etc.
Explore os sentimentos que aparecem na
obra escolhida, pedir para o aluno fazer
uma reflexão sobre os seus próprios
sentimentos, em seguida fazer a releitura da obra. (Explicar ao aluno o que é
uma releitura).
·
Pintura com tinta guache ou giz de cera com
os desenhos de Romero Brito impressos.
http://www.atividadeeduca.com/2013/02/romero-britto-para-colorir.html ( para imprimir e pintar).
·
Realização de
pinturas online das obras de Romero Brito.
·
Criação de desenho e pintura com as características do
artista seguindo as 5 dicas abaixo:
1. Desenhe objetos que lhe agradem (elas não precisam fazer sentido)
2. Faça formas geométricas e linhas aleatórias por cima do desenho
3. Escolha diferentes cores que não ornem entre si
4. Agora é hora de colorir cada espaço com uma cor diferente
5. Contorne-as com traços de intensidade diferente
5ª ETAPA: APRENDENDO
SOBRE JACKSON POLLOK
·
Atividades – Releituras - idéias
retiradas do site: http://www.acrilex.com.br/educadores.asp?conteudo=188&visivel=sim&mes=56
Converse com seus alunos sobre as
diferentes maneiras de expressão e sobre a possibilidade de você também poder
fazer obras inspiradas em diferentes artistas.
Mostre as obras de John Pollock aos
seus alunos.
Fale sobre as técnicas que ele
utilizava (gotas, espirros de tinta, linhas sobrepostas, formas irregulares e
únicas).
Fale sobre o expressionismo abstrato e
a inspiração de Pollock na teoria do “inconsciente coletivo”.
Mostrar vídeo onde um artista faz
demonstração da técnica utilizada por Pollock.
Proponha que cada criança faça uma obra
inédita utilizando as técnicas de Pollock.
Recriando Pollock
Modo de fazer:
a) Coloque uma porção de tinta
acrílica ou guache num recipiente e junte algumas gotas de água para deixá-la
aguada.
b) Molhe o pincel na tinta e deixe
cair gotas sobre a cartolina. Depois, faça movimentos para que a tinta
“respingue”
sobre o papel. Espere secar.
sobre o papel. Espere secar.
c) Faça a mesma coisa com outra
cor, em seguida outra, outra... quantas cores quiser.
d) Por cima do respingado
colorido, faça linhas com Crystal Cola. Utilize-a inteira ou fragmente-a,
inserindo-a em telas, agendas, caixas, embalagens, enfeites, etc.
6ª ETAPA:. ORGANIZAÇÃO DOS
MATERIAIS PARA EXPOSIÇÃO
·
Montagem do trenzinho com a as formas ( usar
miniaturas ou gravuras)
A
professora deverá levar as formas já recortadas para que os alunos apenas
montem e colem as miniaturas ou gravuras. (Usar folhas de duplex).
·
Colar as pinturas feitas pelos alunos em duplex preto deixando as bordas à vista.
(trabalho realizado pela
professora).
Produzir placas informando
sobre o trabalho desenvolvido. Ex: Releitura das obras de Romero Brito;
Recriando Jackson Pollock ; Arte com texturas etc,( atividade
feita pela professora).
7ª
ETAPA: CULMINÂNCIA DO PROJETO - EXPOSIÇÃO DE ARTES
A exposição de artes será
realizada coletivamente (todas as escolas), no Auditório do Centro Educacional
João de Souza Oliveira, no final de
novembro ou início de dezembro.
AVALIAÇÃO: No
decorrer de todas as atividades propostas serão realizadas observações e
registros escritos sobre a participação, interesse e desempenho de cada aluno.
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