quinta-feira, 13 de agosto de 2015

PRTOJETO BRINCANDO COM CORES & FORMAS Atendimento Educacional Especializado (AEE)



  Brinquedosbrincadeiras e musicalização:
...de aprendizado e diversão.



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*      Título: Brinquedos, brincadeiras e musicalização: momentos de aprendizado e diversão;
*      Duração do projeto: 6 meses;
*      Justificativa:  

Os jogos, os brinquedos e brincadeiras melhoram e estimulam o desenvolvimento físico e cognitivo, por isso deveria ser uma atividade universal para todas as crianças independentemente da sua idade, raça, nacionalidade, condição física e social.
Os brinquedos e brincadeiras, além das músicas associadas a esta última, têm um papel de destaque nessa prática e são elementos fundamentais na vida das crianças, pois, por meio da interação que é estabelecida, a criança constrói diversas capacidades, não só intelectuais, como emocionais também. Além de ser uma fonte de prazer e socialização, o brincar pode ser uma poderosa fonte de descoberta do mundo, não só para compreendê-lo fisicamente, mas também culturalmente. As brincadeiras dizem muito sobre as regras que legislam a convivência entre as pessoas, seus costumes e trocas atribuindo-lhes um pertencimento a determinada cultura. Além disso, há também a música que, associada às brincadeiras, auxilia na ampliação da linguagem oral, visual e corporal das crianças, de forma socializadora.
Pensando assim, o Referencial Curricular para a Educação (RCNE) afirma que “As crianças interagem com a música, as brincadeiras e os jogos: cantam enquanto brincam, acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam situações sonoras diversas, conferindo personalidades e significados simbólicos aos objetos sonoros e a sua produção musical”. Ainda, de acordo com o pensamento da pedagoga e especialista em música para crianças, Maria Lúcia Cruz Suzigan, “a música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral”.
Como diz José Antônio Pastor “seja qual for a necessidade especial que a criança apresente, o brinquedo não deve atender suas limitações, mas sim as possibilidades e interesses da criança. Dever-se-ia reforçar aquilo que ela poderia fazer para assumir desafios”. Pensando assim, realizar o Projeto “Brinquedos, brincadeiras e musicalização: momentos de aprendizado e diversão”, contribuirá para melhorar a sensibilidade das crianças, a capacidade de concentração, a memória onde através dos brinquedos, brincadeiras e músicas os alunos poderão atribuir sentido ao seu mundo, se apropriando de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que elas se encontram, proporcionando às mesmas momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva. Como diz José Antônio Pastor “seja qual for a necessidade especial que a criança apresente, o brinquedo não deve atender suas limitações, mas sim as possibilidades e interesses da criança. Dever-se-ia reforçar aquilo que ela poderia fazer para assumir desafios”. Será possível então, que professoras do AEE Atendimento Educacional Especializado.

*      Objetivos gerais:
Desenvolver um trabalho interdisciplinar de maneira prazerosa partindo da construção de brinquedos com diversos materiais recicláveis, resgatando brincadeiras esquecidas ou desconhecidas pelas crianças e percebendo as músicas e sons que envolvem o brincar de maneira também a criar condições para que as mesmas possam refletir e entender a música como fonte de prazer e conhecimento estimulando assim a criatividade, o movimento, a percepção, a coordenação e o convívio social da criança de forma prazerosa que os brinquedos, brincadeiras e músicas oferecem.
ü  Levá-los a conhecer e comparar brinquedos e brincadeiras de crianças da cidade e do campo.
ü  Desenvolver o senso crítico, a socialização, a aceitação a regras impostas pela brincadeira, espírito cooperativo, etc.
ü  Desenvolver a coordenação motora global, fina, ginástica, dança, desenvolvimento da memória e despertando a curiosidade. (lúdico)


*      Objetivos específicos:

ü  Aumentar o repertório de brincadeiras infantis;
ü  Fazer com que as crianças participam de situações e intercâmbio de socialização participando de jogos que sejam trabalhadas regras em grupo;
ü  Participar de jogos que sejam trabalhadas regras em grupo;
ü  Ampliar as possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação;
ü  Levá-los a conhecer e comparar brinquedos e brincadeiras de crianças da cidade e do campo.
ü  Desenvolver o senso crítico, a socialização, a aceitação a regras impostas pela brincadeira, espírito cooperativo, etc.
ü  Desenvolver a coordenação motora global, fina, ginástica, dança, desenvolvimento da memória e despertando a curiosidade. (lúdico)
ü  Explorar e identificar elementos da música para se expressar interagir com outros;
ü  Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção, confeccionar junto com as crianças brinquedos feitos de sucatas;
ü  Participar de variadas situações de comunicação oral;
ü  Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos;
ü  Levá-los a conhecer e comparar brinquedos e brincadeiras de crianças da cidade e do campo;
ü  Desenvolver o senso crítico, a socialização, a aceitação a regras impostas pela brincadeira, espírito cooperativo, etc;
ü  Desenvolver a coordenação motora global, fina, ginástica, dança, desenvolvimento da memória e despertando a curiosidade;
ü  Construção de brinquedos com sucatas;
ü  Vivenciar os conteúdos trabalhados através de imagens, som, objetos concretos e diferentes suportes;
ü  Explorar materiais e a escuta de obras musicais para propiciar o contato e a experiência com a linguagem musical;
ü  Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir sons;
ü  Diferenciar fontes sonoras diversas desenvolvendo a memória musical;
ü  Integrar e motivar as crianças através da música explorando do movimento corporal;
ü  Cantar canções curtas e de fácil memorização;
ü  Enumerar a seqüência numérica através da música com numerais;

*      Escolas contempladas

ü  Centro Educacional João de Souza Oliveira;
ü  Creche Municipal Pequeno Príncipe;
ü  Escola Aderbal César de Oliveira;
ü  Escola Arlindo Bernardo do Nascimento;
ü  Escola Municipal Elizabethe Gomes de Oliveira;
ü  Escola Reginaldo Silva Macêdo;
ü  Norma Luiza Gonçalves de Medeiros;
*      Público alvo:
Alunos com deficiência física, visual, auditiva e intelectual, transtorno global do desenvolvimento, deficiências múltiplas e/ou com altas habilidades superdotação.

*      Conteúdos:

*      Conceituais:
ü  Aumentar o repertório de brincadeiras infantil;
ü  Registrar de diferentes formas o brincar;
ü  Reconhecer brincadeiras musicais ressaltadas pela professora;

*      Atitudinais:

ü  Participar de situações de socialização
ü  Participar de jogos que sejam trabalhadas regras em grupo,
ü  Saber brincar obedecendo as regras estabelecidas.

*      Procedimentais:
ü  Construção de brinquedos com sucatas;
ü  Vivenciar os conteúdos trabalhados através de imagens, som, objetos concretos e diferentes suportes.

*      Linguagem Oral e Escrita:
ü  Uso da linguagem oral para conversar e brincar;
ü  Observação e manuseio de materiais impressos como livro e revistas;
ü  Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento;
ü  Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita;
ü  Roda da conversa;
ü  Pesquisa com a família;
ü  Interpretação oral e através de desenhos;
ü  Lista dos nomes dos personagens que aparecem na história;
ü  Brinquedos que aparecem no filme: Listar os brinquedos que eles conhecem e aparecem no filme· Falar sobre os brinquedos e brincadeiras que fazem parte da cultura do povo;
ü  Ressaltar que as brincadeiras não são iguais em todas as partes do mundo, embora várias delas tenham se espalhado através dos meios de comunicação;
ü   Pesquisa: propor uma pesquisa sobre as brincadeiras que os alunos conhecem;
ü  Eles farão uma entrevista com os pais, avós ou pessoas mais velhas sobre brincadeiras e brinquedos que eles usavam quando crianças;
ü  Produção de texto feita no coletivo: A educadora irá propor aos alunos que produzam um livro de brinquedos e brincadeira, descrever, analisar e ilustrar;
ü   Trabalhar com as regras, como se brinca em cada brincadeira e brinquedo.

*      Matemática

ü  Brincadeiras de pesca com peixinhos numerados;
ü  Seqüência numérica através de brincadeiras como: amarelinha, caracol, senhor rato está? E outras;
ü  Exploração de diferentes procedimentos para comparação de grandezas (maior, menor, alto, baixo, etc.)
ü  Classificar brinquedo por tamanho, e tipo, etc.;
ü  Comparação de brinquedos antigos e brinquedos modernos;
ü  Confecção de jogo da memória, boliche, quebra cabeça, jogo das argolas e outros.



*      Natureza e Sociedade:

ü  Participação em brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;

*      Música e movimento:
ü  Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
ü     Montar um álbum “canções de minha infância”. Todas as músicas contidas neste álbum, deverão ter a participação das crianças na produção da representação das músicas nele contidas e ser usada em alguma brincadeira. Fazer a partir das músicas que eles mais gostam;
ü  Desenvolver a criatividade, a autoestima e a capacidade de expressão por meio da linguagem musical;
ü  Percepção de estruturas rítmicas para expressar – se corporalmente por meio de brincadeiras.
ü  Brincar de roda com músicas conhecidas populares.

*      Artes visuais:
ü  Trabalhar com obras artísticas: Brinquedos e Brincadeiras de Ivan Cruz;
ü  Apreciar as obras de arte, questionando os alunos: O que essas imagens possuem em comum? Quais são os elementos que fazem parte da pintura? Quais são as cores utilizadas na pintura? Com qual obra você mais se identificou?
ü  Realizar a releitura de uma das obras utilizando diferentes recursos e suportes;
ü  Confeccionar diferentes brinquedos utilizando materiais de sucatas com os alunos;
ü  Confeccionar brinquedos musicais com os alunos com materiais de sucatas;
ü  Propor para que as crianças desenhem algumas brincadeiras utilizando vários materiais.
ü  Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para construção.

*      Vivenciando as brincadeiras:
ü   Perguntar aos alunos quais são suas brincadeiras preferidas;
ü  Trazer diferentes brinquedos como corda, bola, elástico, pião para que os alunos realizem brincadeiras que eles conhecem.
ü  Brincadeiras de roda.
ü   Com cantigas de roda, junto com as crianças vão relembrar algumas brincadeiras de roda da época da vovó.
ü  Confeccionar pipas e outros brinquedos como peões.
ü  Junto com a educadora as crianças vão confeccionar e depois brincar de pipas e peões.
ü  Pular corda;
ü  Fazer um circuito de brincadeiras com a corda.
ü  Brincar de amarelinha com os alunos;
ü  Confecção de bola de meia;
ü  Cantigas de roda (ciranda-cirandinha marcha soldado e etc.);
ü  Confecção de peteca
ü  Brincadeiras (camaleão, estátua, cobra-cega, amarelinha, dança da cadeira, pique - esconde e etc.);
ü  Confecção de pé de lata;
ü  Confecção de pipa, cata-vento;
ü  Dramatização de cantigas (não atire o pau no gato, trem de Pernambuco e etc.);
ü  Exposição de bonecas e bonecos de pano;
ü  Brincar de amarelinha, de cabra-cega;
ü  Bola de gude;
ü  Convidar as mães ou pais para participar da construção de um brinquedo com seu filho e também brincar;
ü  A criança trazer brinquedos para a escola;
ü  Pesquisa junto às famílias sobre as brincadeiras da infância.
ü  Pesquisa em livros e na internet sobre a origem de alguns dos brinquedos e brincadeiras.
ü  Selecionar alguns brinquedos que possam ser construídos pelas crianças.(bilboquê, peteca, vai e vem, pião, cavalo de pau, e outros.).
ü  Coletar algumas sucatas para confecção dos brinquedos.


*      Orientações didáticas:
ü  Pesquisa junto às famílias sobre as brincadeiras da infância.
ü  Pesquisa em livros e na internet sobre a origem de alguns dos brinquedos e brincadeiras.
ü  Selecionar alguns brinquedos que possam ser construídos pelas crianças. (bilboquê, peteca, vai e vem, pião, cavalo de pau, e outros.).
ü  Coletar algumas sucatas para confecção dos brinquedos.

*      Etapas do trabalho:

1ª etapa: Diagnóstico inicial;
·         Solicitar ao aluno que observe os brinquedos dispostos à mesa, vá falando o nome dos mesmos e escrevendo lista em folha pautada, em seguida em computador;
·         Jogo da memória:  http://www.smartkids.com.br/jogo/jogo-da-memoria-brinquedos


2ª etapa:
·         Confeccionar cartaz com figuras de brinquedos. (recorte e colagem);

ü  Rodas de conversa (Quais os brinquedos preferidos?).
ü  Listar os brinquedos em cartaz.
ü  Roda de conversa (Qual a brincadeira preferida?).
ü  Listar as brincadeiras e escolher algumas para brincar.
ü  Pesquisar junto com as famílias sobre as brincadeiras e brinquedos do seu tempo de infância.
ü  Ler as pesquisas para as crianças e junto com as crianças selecionar algumas para brincamos.
ü  Propor para que as crianças desenhem algumas brincadeiras.
ü  Proporcionar oportunidade para que as crianças confeccionem alguns brinquedos.
ü  Escrever junto com as crianças regras de algumas brincadeiras para confecção de um livro de brincadeiras para acervo da escola. (texto coletivo).

*         Avaliação

            Serão feitos registros individuais das crianças, de acordo com as situações vivenciadas durante a execução do Projeto e de sua rotina ocorrendo em todos os momentos através da observação, da participação dos alunos nas atividades propostas, interesse e também mudanças de atitude quanto à incorporação de valores, grau de motivação e entusiasmo.

*      Culminância:

ü  Divulgação do projeto em mídias sociais (rádio, facebook, etc)
ü  Exposição dos trabalhos produzidos pelas crianças;
ü  Exposição de fotos;







*      Brinquedos ou brincadeiras:
Quebra- cabeça, Roda, Passa anel, Dominó, Pula corda, Memória, Bobinho, Morto- vivo, Boliche, Cabo de  Guerra, Telefone sem fio, Estátua, Adoleta/ Babalú/ Popeye, Casinha, Macaco mandou, Amarelinha, Cavalo de pau, Cabra- cega, Dança das cadeiras, Pião, Batata- quente, Chicotinho queimado, Trilha, Peteca, Elástico, Ioiô, Bola, Bambolê, Pique (Altinho/ esconde/...), Bilboquê, Vai e vem, Mímica, Acertar a lata, Dança da laranja, Espelho.

*      Brinquedos para todas as crianças com ou sem deficiência

 

1. Para as incapacidades motoras. Seria muito interessante os brinquedos com peças fáceis de encaixar, estruturas grandes, que não obriguem a realizar movimentos muito rápidos. Devem ser de fácil acesso aos seus recursos, teclas ou funções.
2. Para as deficiências auditivas. Às crianças com deficiência auditiva podem ser oferecidos a elas os mesmos brinquedos que damos a qualquer criança: bonecas, jogos de mesa, patins, bicicletas... Em função do grau de surdez da criança, podemos escolher brinquedos com efeitos sonoros acompanhados de vibrações, luzes, movimentos. É muito interessante que disponham do controle de volume dos aparelhos auditivos e fones de ouvido para adaptá-los ao nível auditivo da criança.
3. Para a deficiência visual. Como nos outros casos, não devemos partir da limitação. Para as crianças com deficiência visual devemos facilitar os jogos e os brinquedos, incorporando efeitos sonoros às peças, assim como texturas fáceis de identificar o tato. Os brinquedos de cores bem vivas e contrastes, sem peças muito pequenas ou com velcro, poderiam ser muito estimulantes.
4. Para a incapacidade intelectual, as escolhas são muito amplas, dependendo do nível. Os brinquedos de uso escolar podem ser uma opção atrativa, já que foram pensados para facilitar a aprendizagem.
O mais importante para a criança com alguma deficiência é que favoreça a inclusão e a socialização através das brincadeiras com outras crianças, assim como a compreensão e o enriquecimento mútuo. É muito complicado criar jogos e brinquedos-padrão para crianças com deficiência para ajustá-los às necessidades específicas e concretas de cada criança em particular, mas a Associação de Fabricantes apostam em “brinquedos para todos”, de maneira que quando se idealizem e se fabriquem, levem em conta que qualquer criança possa brincar com eles. É muito complexo criar brinquedos para cada necessidade concreta, mas sim se deve facilitar, em todos os sentidos, a plena incorporação e desenvolvimento da criança, seja qual for a sua condição.


Excelente site para brincadeiras e jogos  - http://cmais.com.br/vilasesamo/atividades



AUTORIA DESTE PROJETO: IRVYS DE LIMA OLIVEIRA
VÁRZEA NOVA,BA
SRM /AEE























https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRGieHJ4Gw0wTFohJIqilpGDb3CCra4JtnkDJMGypZKk-HACsvePA






Organização: professoras do AEE: Cássia, Izaneide, Jilvani e Sílvia.
Várzea Nova- AEE- 2015




Projeto Brincando com Cores e Formas

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JUSTIFICATIVA:

Este projeto visa o desenvolvimento dos conteúdos específicos do Atendimento Educacional Especializado (AEE), trabalhando os processos mentais superiores, comunicação alternativa e aumentativa, e tecnologia assistiva, LIBRAS e Braile,  de forma lúdica e diversificada,  servindo –se das técnicas de pinturas dos artistas Romero Brito e Jackson Pollock, assim como outras técnicas de pintura, proporcionando  aos alunos publico alvo do AEE  o manuseio de diverso materiais, utilizado no universo das cores e formas relacionando - os com objetos do cotidiano e presentes na natureza.

OBJETIVOS:

·         Conhecer a vida, obras e estilo de Romero Brito e Johan Pollock (expressionismo abstrato).
·          Criar obras próprias seguindo o estilo do artista com diferentes materiais e inserir a criação em objetos. (Releitura). 
·         Conhecer e nomear cores e formas. 
·          Aprender a usar as cores. 
·          Reproduzir cores e formas. 
·          Ampliar vocabulário. 
·          Reconhecer existência de formas e cores do mundo. 
·          Utilizar diversos materiais plásticos para ampliar suas possibilidades de
expressão. 
·         Apreciar as artes visuais. 
·         Servir-se das tecnologias Assistiva de baixa e alta tecnologia para o desenvolvimento pessoal e escolar do aluno;
·         Utilizar a comunicação alternativa e ou aumentativa para expressar-se e ser compreendido dentro do contexto familiar, escolar e social.

OBJETIVO DAS PROFESSORAS:
 PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.
·                    Realizar atividades que estimulem o desenvolvimento dos processos mentais: atenção, percepção, memória, raciocínio, imaginação, criatividade, linguagem, entre outros;
·         Proporcionar ao aluno o conhecimento de seu corpo, levando-o a usá-lo como instrumento de expressão consciente na busca de sua independência e na satisfação de suas necessidades;
·         Fortalecer a autonomia dos alunos para decidir, opinar, escolher e tomar iniciativas, a partir de suas necessidades e motivações;
·         Preparar materiais e atividades específicas para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.

ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL/BAIXA VISÃO.

·         Promover e apoiar a alfabetização e o aprendizado pelo Sistema Braille;
·         Realizar adaptação de materiais  didáticos para uso de alunos cegos;
·         Promover a utilização de recursos ópticos, (lupas manuais e eletrônicas)  e não ópticos, (cadernos de pauta ampliada, iluminação, lápis e canetas  adequadas);
·         Adaptar material em caracteres ampliados para uso de alunos com  baixa visão, além de disponibilizar outros materiais didáticos;
·         Desenvolver técnicas e vivências de orientação e mobilidade e atividades  da vida diária para autonomia e independência;
·         Promover adequações necessárias para o uso de tecnologias de  informação e comunicação.

ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA.

·     Orientar o professor da classe comum sobre estratégias que favoreçam autonomia e envolvimento do aluno em todas as atividades propostas ao grupo;
·     Operacionalizar as complementações curriculares específicas necessárias à educação dos alunos com deficiência física no que se refere ao manejo de materiais adaptados e à escrita alternativa, (quando necessário), às vivências de mobilidade e acesso a todos os espaços da escola e atividades da vida diária, que envolvam a rotina escolar, dentre outras;
·     Introduzir o aluno no aprendizado da informática acessível, identificando qual o melhor recurso de tecnologia assistiva que atende às suas necessidades, considerando a sua habilidade física e sensorial atual, e capacitá-lo para o uso independente do computador;
·     Promover a inserção dos recursos de tecnologias de informação e comunicação no espaço da sala de aula;
·       Realizar adequação de material didático pedagógico para atender as necessidades dos alunos.
·      Garantir o suprimento de material específico de Comunicação Aumentativa e Alternativa (pranchas, cartões de comunicação, vocalizadores e outros), que atendam a necessidade comunicativa do aluno no espaço escolar;
·       Adaptar material pedagógico (jogos e livros de histórias) com a simbologia gráfica e construir pranchas de comunicação temáticas para cada atividade, com objetivo de proporcionar a apropriação e o aprendizado do uso do recurso de comunicação e a ampliação de vocabulário de símbolos gráficos;
·       Identificar o melhor recurso de tecnologia assistiva que atenda as necessidades dos alunos, de acordo com sua habilidade física e sensorial atual, e promova sua aprendizagem por meio da informática acessível;
·       Habilitar os alunos para o uso de "softwares" específicos de Comunicação Aumentativa e Alternativa, utilizando o computador como ferramenta de voz, a fim de lhes proporcionar expressão comunicativa;
·      Ampliar o repertório comunicativo do aluno, por meio das atividades curriculares e de vida diária;

ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA.

·         Promover o aprendizado da Libras para o aluno que optar pelo seu uso;
·         Utilizar as tecnologias de informação e comunicação para a aprendizagem da Libras e da Língua Portuguesa;
·         Desenvolver a Libras como atividade pedagógica, instrumental, dialógica e de conversação;
·         Promover a aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos surdos, como segunda língua, de forma instrumental, dialógica e de conversação;
·         Aprofundar os estudos relativos à disciplina de Língua Portuguesa, principalmente na modalidade escrita;
·         Produzir materiais bilíngües, (Libras-Português-Libras);

ESCOLAS  CONTEMPLADAS:

·         Centro Educacional João de Souza Oliveira;
·         Complexo Escolar Reginaldo Silva Macedo;
·         Creche Municipal Pequeno Príncipe;
·         Escola Aderbal César de Oliveira;
·         Norma Luiza Gonçalves de Medeiros.
     
PÚBLICO-ALVO:
Alunos com deficiência física, deficiência intelectual, transtorno global do desenvolvimento, deficiências múltiplas e deficiência visual.

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS:
·         Tecnologia Assistiva;
·         Comunicação Alternativa aumentativa
·         Autonomia no ambiente escolar
·         Libras
·         Braile
·         Desenvolvimento dos processos mentais
·         Língua Portuguesa na modalidade escrita
·         Orientação e mobilidade
·         Uso de recursos ópticos e não ópticos.

CONTEÚDOS ENVOLVIDOS:
·         Johan Pollock e Romero Brito – vida, obras e estilo.
·          Leitura formal, interpretativa e releitura de obra de arte.
·         Linhas, formas, cores, composição, sobreposição, textura, harmonia, etc.
·         Cores primárias e secundárias.

METODOLOGIA:
O projeto será desenvolvido em sete etapas, cada uma envolvendo temas diferentes relacionados às cores e formas.  A saber:
1ª etapa: Diagnóstico inicial.
 2ª etapa: Aprendendo as cores
3ª etapa:   Aprendendo as formas
4ª etapa: Conhecendo  a arte de Romero Britto
5ª etapa: Aprendendo sobre  Jackson Pollok
  etapa:. Organização dos materiais para exposição
7ª etapa: Culminância do projeto - Exposição  de artes
Os atendimentos serão desenvolvidos de forma individualizada ou em duplas servindo-se de poemas, músicas, histórias, vídeos, jogos didáticos, jogos online, atividades impressas, atividades práticas de pintura, recorte e colagem, dobraduras etc. com o intuito de desenvolver os conteúdos específicos de forma lúdica e prazerosa. Os horários e dias de atendimentos dos alunos variam por escola, não ultrapassando as 2h diárias conforme as regras do AEE.



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DESENVOLVIMENTO DOS TRABALHOS:

1ª Etapa: Diagnóstico inicial.
·        Identificação e listagem das cores existentes no ambiente escolar.
Solicitar ao aluno que observem todo o ambiente da SRM, bem como no espaço escolar e vá falando o nome das cores existentes. Enquanto isso a professora será escriba; de volta a SRM a professora irá ditar o que foi escrito para ser digitado pelo aluno em forma de lista o nome dos objetos e as cores observadas.  
·        Jogo de sequenciação lógica com formas geométricas. (Online)
Colocar um jogo de sequenciação lógica no site
·        Seleção e classificação por formas e cores
Expor para o aluno os blocos lógicos e solicitar que o mesmo pegue a forma indicada pelo professor. Em seguida irá nomear as cores.
Solicitar que o aluno crie objetos com os blocos lógicos
·        Pintura orientada ( lápis de cor, giz de cera ou tinta)
      Entregar ao aluno um desenho impresso com indicação de cores por meio de legenda.
Recursos:
Folha de oficio, lápis de cor, giz de cera, tinta guache, pincel, computador com internet, blocos lógicos, EVA.
2ª Etapa: Aprendendo as Cores Resultado de imagem para projeto cores
·        Assistir ao vídeo “Timothy vai à escola- Episódio: Pintando o sete”.
·        Em seguida trabalhar com os alunos o nome das cores primárias e solicitar que façam uma pintura usando apenas as três cores. E, por meio da mistura destas descobrir outras cores.
·        Realizar jogos online sobre as cores.
Colorir online
Jogo de identificação de cores
Jogo “Formar cores”
Jogo cores para os alunos menores e com PC
·         Utilizar músicas sobre as cores
Passar vídeo com a música “Arco-iris “ da Xuxa. ( Para os alunos que ainda não conhece as cores).   https://www.youtube.com/watch?v=UN_-EezqIb4
    Vídeo com a música: Xuxa - Misturando as cores / Onde estão as cores?

          https://www.youtube.com/watch?v=uoA3OB35EjY ( para os alunos que  já conhecem as cores primárias.)Resultado de imagem para atividades de artes com jackson pollock
Para trabalhar  a cor amarela  https://www.youtube.com/watch?v=59GM_xjPhco
Para trabalhar várias cores https://www.youtube.com/watch?v=yE4a9xJlqAY
·         Cantar a música com os alunos e desenvolver atividade de relacionar as cores das casas com os animais correspondentes. Com alguns alunos será necessário trabalhar uma cor de cada vez, para esses usar o vídeo com a música específica da cor a ser  trabalhada.
·         Entregar ao aluno uma atividade impressa para trabalhar a mistura das cores.
Para os alunos menores realizar atividades de relacionar as cores ligando-as.
·         Fazer a leitura do livro “ Bom dia, todas as cores!” de Ruth Rocha.
Questionar aos alunos o nome das cores citadas no livro.
Listar o nome das cores no quadro branco ( professor escriba).
Fazer a leitura dos nomes e explorá-los quanto à quantidade de letras, letra inicial e final, sílabas etc.
·         Passar um vídeo com música sobre as cores.
·        Trabalhar a leitura e escrita do nome das cores primárias e secundárias.
Associar o nome com a cor;
Selecionar objetos por cores;
Separar as sílabas;
Trabalhar as famílias de sílabas      de cada cor;
Criar novas palavras com as sílabas trabalhadas.
·        Trabalhar com o poema “As borboletas” de Venicius de Morais.
Apresentar cartaz com o poema; localizar as cores no poema; 
Realizar atividades impressas sobre o poema; Resultado de imagem para atividades de artes com jackson pollock
                              
Confeccionar borboletas com papel crepom ou papel dupla face e montar um painel.
    
·                    Passar o vídeo com a música “Aquarela” de Vinícius de Morais.
Entregar música escrita para os alunos;
Pedir para os alunos localizar o nome das cores no texto;
Solicitar que ilustrem o texto conforme a música, (para isso a professora fará a leitura de cada estrofe para que o aluno possa ir ilustrando.)
OBS: No caso dos alunos que necessitam de comunicação alternativa, elaborar um cartaz com as três primeiras estrofes. A professora deverá criar no boardmaker as fichas correspondentes às três estrofes.

AquarelaResultado de imagem para projeto cores

Vinicius de Moraes


Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo

Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva
E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva
Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu
Vai voando, contornando a imensa curva norte-sul
Vou com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela branco navegando
É tanto céu e mar num beijo azul
Entre as nuvens vem surgindo um lindo avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo, com suas luzes a piscar
Basta imaginar e ele está partindo, sereno e lindo
E se a gente quiser ele vai pousar.
Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida
Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo
Um menino caminha e caminhando chega no muro
E ali logo em frente a esperar pela gente o futuro está
E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar
Não tem tempo nem piedade nem tem hora de chegar
Sem pedir licença muda nossa vida
Depois convida a rir ou chorar
Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar
Vamos todos numa linda passarela
De uma aquarela que um dia enfim
Descolorirá
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
Que descolorirá
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Que descolorirá
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo
Que descolorirá
·         Fazer a leitura do poema “As cores”
·        Realizar pintura com giz de cera - caça texturas.
Após explicação prévia sobre a atividade a ser executada, a professora irá solicitar ao aluno que com a sua folha de ofício e o giz de cera em mãos, saia à procura de texturas no ambiente escolar.
Ao retornar a sala de recursos irá cortar essas texturas em quadrados ou retângulos e montar um quadro formando uma  composição  com as texturas coletadas ou produzir sua composição já na própria folha de ofício em que está coletando as texturas, isso pode ser feito também já tendo como suporte um desenho prévio feito com o próprio  giz de cera   
·         Montar um livro sobre as cores.
OBS: Para os alunos que necessitam de comunicação alternativa, serão introduzidas fichas com as cores, palavras das músicas com seus respectivos símbolos para trabalhar a comunicação do aluno e criar posteriormente pranchas de comunicação. Serão utilizados também adaptadores ou engrossadores de pincel e lápis para a realização das pinturas e atividades de escrita.
Recursos: Tintas guache nas cores: amarelo, azul, vermelho, branco e preto. Pincéis, lápis de cor, giz de cera,  atividade impressa, folha de ofício, vídeo (pintando o sete), livro online (pintando todas as cores), vídeo com a música (Aquarela), computador com internet, fichas para comunicação alternativa, cartaz com a escrita da música, cartaz com o nome das cores.
Resultado de imagem para formas3ª ETAPA:   APRENDENDO AS FORMAS
·        Fazer a leitura da história “O quadradinho”
Questionar aos alunos sobre os personagens da história.
Passar um vídeo para complementar.
·         Trabalhar o nome das formas geométricas por meio de:
Leitura e escrita do nome das formas geométricas.
Atividade de relacionar nome as formas;
·        Passar vídeo com música sobre as formas.
·         
 Vivenciar jogos onlines com formas geométricas:Resultado de imagem para cores e formas

http://www.edinfjogos.universoneo.com.br/index.php?task=view&id=54 - montar figuras    com os blocos lógicos.
http://www.escolagames.com.br/jogos/formasDesenhos/  - encaixar as formas nos seus respectivos lugares.
Resultado de imagem para cores e formasResultado de imagem para cores e formas
·        Recorte e colagem com formas geométricas:Resultado de imagem para formas
Procurar em livros e revistas objetos com as formas geométricas solicitadas pela professora. Depois montar um cartaz com as gravuras de cada forma.
·         Leitura da história “ O comboio das formas” no site:
·         Criar figuras com as formas geométricas
A professora irá levar para a sala várias formas geométricas já recortadas em papel dupla face de diversas cores e tamanhos. Para que os alunos possam usar a sua criatividade e montar figuras com as formas.Resultado de imagem para formas
                
 
·        Realização de atividades impressas  ( contagem de formas geométricas, adição, subtação, sequência numérica etc  )

4ª ETAPA: CONHECENDO  A ARTE DE ROMERO BRITTO       Resultado de imagem para romero britto   
·         Apresentar aos alunos slides sobre a vida e obras do artista- Romero Brito.   
·         Apresentar ao aluno as obras de Romero Britto, e pedir para ele escolher uma delas.
 Em seguida,  fazer a leitura formal  da obra;
identificando linhas (retas, inclinadas e curvas), formas geométricas (círculos, retângulos, quadrados, triângulos),  cores vibrantes etc;
Depois fazer a leitura interpretativa da obra (O que vejo na obra?, O que está representando, o que me lembra? Qual a mensagem que o artista quer passar? etc).
Fale sobre o artista,  seu estilo, as cores usadas nas obras, os temas que ele aborda, as técnicas, etc.
Explore os sentimentos que aparecem na obra escolhida,  pedir para o aluno fazer  uma reflexão sobre os seus próprios sentimentos, em seguida fazer a releitura da obra. (Explicar ao aluno o que é uma releitura).
·         Pintura com tinta guache ou giz de cera com os desenhos de Romero Brito impressos.
             
·         Realização de  pinturas online das obras de Romero Brito.
·         Criação de  desenho e pintura com as características do artista seguindo as 5 dicas abaixo:

1. Desenhe objetos que lhe agradem (elas não precisam fazer sentido)Resultado de imagem para romero britto


2. Faça formas geométricas e linhas aleatórias por cima do desenho

3. Escolha diferentes cores que não ornem entre si

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4. Agora é hora de colorir cada espaço com uma cor diferente

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5. Contorne-as com traços de intensidade diferente

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5ª ETAPA: APRENDENDO SOBRE  JACKSON POLLOKResultado de imagem para jackson pollock
·         Atividades – Releituras - idéias retiradas do site: http://www.acrilex.com.br/educadores.asp?conteudo=188&visivel=sim&mes=56

Converse com seus alunos sobre as diferentes maneiras de expressão e sobre a possibilidade de você também poder fazer obras inspiradas em diferentes artistas.
Mostre as obras de John Pollock aos seus alunos.
Fale sobre as técnicas que ele utilizava (gotas, espirros de tinta, linhas sobrepostas, formas irregulares e únicas). 
Fale sobre o expressionismo abstrato e a inspiração de Pollock na teoria do “inconsciente coletivo”. 
Mostrar vídeo onde um artista faz demonstração da técnica utilizada por Pollock.
Proponha que cada criança faça uma obra inédita utilizando as técnicas de Pollock.

Recriando Pollock

Modo de fazer:
a) Coloque uma porção de tinta acrílica ou guache num recipiente e junte algumas gotas de água para deixá-la aguada.
b) Molhe o pincel na tinta e deixe cair gotas sobre a cartolina. Depois, faça movimentos para que a tinta “respingue”
sobre o papel. Espere secar.
c) Faça a mesma coisa com outra cor, em seguida outra, outra... quantas cores quiser.
d) Por cima do respingado colorido, faça linhas com Crystal Cola. Utilize-a inteira ou fragmente-a, inserindo-a em telas, agendas, caixas, embalagens, enfeites, etc.




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  ETAPA:. ORGANIZAÇÃO DOS MATERIAIS PARA EXPOSIÇÃO
·         Montagem do trenzinho com a as formas ( usar miniaturas ou gravuras)
A professora deverá levar as formas já recortadas para que os alunos apenas montem e colem as miniaturas ou gravuras. (Usar folhas de  duplex).
·         Colar as pinturas feitas pelos alunos  em duplex preto deixando as bordas à vista.
(trabalho realizado pela professora).
Produzir placas informando sobre o trabalho desenvolvido. Ex: Releitura das obras de Romero Brito; Recriando Jackson Pollock ; Arte com texturas etc,(  atividade  feita pela professora).


7ª ETAPA: CULMINÂNCIA DO PROJETO - EXPOSIÇÃO  DE ARTES

A exposição de artes será realizada coletivamente (todas as escolas), no Auditório do Centro Educacional João de Souza Oliveira, no  final de novembro ou início de dezembro.

AVALIAÇÃO: No decorrer de todas as atividades propostas serão realizadas observações e registros escritos sobre a participação, interesse e desempenho de cada  aluno.
                                            




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