ALUNOS INCLUSIVOS
“Deficiência,
na origem, significa ‘presença da falta’, isto é, ausência de alguma
condição ou capacidade que deveria ou poderia estar presente em alguém.
Como nenhum e nenhuma de nós é possuidor de todas as condições e
capacidades, cada pessoa tem deficiências e, portanto, ninguém é ‘feito
por completo’ (sentido etimológico da palavra perfeito).” (Mario Sergio
Cortella)
TRABALHANDO COM ALUNOS INCLUSIVOS
professoremiliofigueira.com.b
No Centro de Apoio Aos Professores com Alunos Inclusivos – C.A.P.A.I., tenho reunido muito material e dicas práticas e pedagógicas para se trabalhar com cada tipo de aluno com deficiências diversas.
Aqui, por uma questão de espaço, vou lhe passar algumas resumidas em práticas pedagógicas. Não podemos esquecer que cada aluno é único. Nem sempre o que funciona para um funcionará para o outro. Por isso, continuo defendendo que o melhor caminho sempre será as pesquisas individuais, caso a caso – o que falarei na Aula 4.
ALUNO COM FALTA DE CONCENTRAÇÃO E CONSERVAÇÃO DAS INFORMAÇÕES

Primeiro, descubra o que desperta a atenção do aluno e só então proponha atividades. Uma sugestão é a brincadeira de espião. Em dupla, cada integrante observará bem a outra pessoa. Os dois se viram de costas e fazem uma mudança no visual. Depois, um de frente para o outro, tentam descobrir o que mudou. Trabalhe com música. Tocar violão, por exemplo, estimula a concentração e desenvolve a memória.
ALUNO COM AUTISMO

Concentre-se no contato visual. Olhe nos olhos do aluno, fale de forma serena e objetiva (assim, as falas são mais bem compreendidas). Nem sempre o autista assimila frases como “Não faça isso!”. Em cada atividade, portanto, mostre-lhe o que fazer, dando funcionalidade às ações.
ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN

ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DA ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE – HDAH

ALUNOS COM TRANSTORNOS EMOCIONAIS

ALUNOS COM DISLEXIA

ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL (dinsfunção motora)

DEFICIÊNCIA AUDITIVA

DEFICIÊNCIA VISUAL

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
Eu planejei escrever várias coisas referente ao tema avaliação. Mas encontrei no youtuibe este vídeo que nos mostra a prática da avaliação tanto pelo lado teórico, como ela sendo realizada na prática. vou compartilhá-lo com você e depois escrever algumas coisas:
Em Educação inclusiva, o aluno precisa passar pela modalidade de avaliação formativa (processual), caracterizada, principalmente, por ser:
- a) Integral: abrangendo todas as áreas de desenvolvimento – socioafetiva, psicomotora e cognitiva.
- b) Interativa: comprometendo nesse processo, além do professor, demais educadores e membros da escola, os próprios alunos e seus familiares.
- c) Contínua: realizada em diferentes momentos e através de diversos procedimentos.
- d) Acumulativa: os principais conteúdos (conceitos, fatos, procedimentos, valores e atitudes) trabalhados em cada etapa serão aprofundados e reavaliados nas etapas seguintes.
- e) Diferenciada: definiremos metas de aprendizagem adaptadas e/ou instrumentos/intervenções diferenciados, para avaliarmos, de maneira justa, o desempenho dos alunos que, por fatores diversos, estejam com dificuldade de superar os desafios propostos ao seu grupo-classe.
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